Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 4255 usuários registradosO último membro registrado é Diesulludar
Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos
Mas afinal o que é Torah ?
5 participantes
Torah Web :: Escrituras :: Lei de Moisés
Página 1 de 1
Mas afinal o que é Torah ?
A maioria de vocês me responderia esta pergunta da seguinte forma: "Torah é a palavra hebraica, cuja tradução é Lei"
E alguns outros também falariam: "Nós hoje não estamos mais debaixo da Lei, mas sim debaixo da graça".
Um dos maiores equívocos e erros da grande maioria dos crentes atuais é com respeito à Torah.
Para começar, deve ficar claro que YHWH sempre salvou e salvará indivíduos em todas as épocas pela graça, por meio da fé.
Qual é o significado de Torah então?
E alguns outros também falariam: "Nós hoje não estamos mais debaixo da Lei, mas sim debaixo da graça".
Um dos maiores equívocos e erros da grande maioria dos crentes atuais é com respeito à Torah.
Para começar, deve ficar claro que YHWH sempre salvou e salvará indivíduos em todas as épocas pela graça, por meio da fé.
Qual é o significado de Torah então?
Eunice- Membro
País :
Inscrição : 11/04/2009
Religião :- Judeu messiânico
Re: Mas afinal o que é Torah ?
A palavra Torah deriva da palavra hebraica Yarah, que quer dizer ensinar, instruir, apontar para o alvo, estabelecer uma fundação.
Assim podemos afirmar que a palavra Torah fala da INSTRUÇÃO e ENSINO de Elohim (YHWH) ao seu povo, que deve ser recebida e praticada por cada um de nós DEPOIS que somos salvos.
Assim somos salvos pela graça, por meio da fé em Yeshua Ha Mashiach, mas DEPOIS que somos salvos, devemos crescer no conhecimento e prática da Torah (Instrução, Ensino), de Elohim para nossas vidas.
É evidente que nunca foi o propósito de YHWH dar a Torah para a salvação. a salvação foi e sempre será através de Yeshua Ha Mashiach. Mas DEPOIS que somos salvos temos que andar nas boas obras que YHWH preparou para que nós andássemos nelas, ou seja, temos que crescer no conhecimento e na prática da Torah.
Resumindo:
Yeshua: Salvação
Torah: Instrução depois que sou salvo
Assim somos salvos pela graça, por meio da fé em Yeshua Ha Mashiach, mas DEPOIS que somos salvos, devemos crescer no conhecimento e prática da Torah (Instrução, Ensino), de Elohim para nossas vidas.
É evidente que nunca foi o propósito de YHWH dar a Torah para a salvação. a salvação foi e sempre será através de Yeshua Ha Mashiach. Mas DEPOIS que somos salvos temos que andar nas boas obras que YHWH preparou para que nós andássemos nelas, ou seja, temos que crescer no conhecimento e na prática da Torah.
Resumindo:
Yeshua: Salvação
Torah: Instrução depois que sou salvo
Eunice- Membro
País :
Inscrição : 11/04/2009
Religião :- Judeu messiânico
Eunice
Belo resumo!!!!
O proprio YHWH avisou que a observância da Torah independete da fé, ou seja, apenas tradicionalmente, de forma costumeira, não estava correto, vejamos por exemplo, Isaias 29:13 que diz:
Diz o Senhor: Este povo se aproxima de mim com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim. O seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em coisa aprendida por rotina.
Por outro lado, a fé isolada também não resolve o problema de ninguém, pois encontramos escrito:
Meus irmãos, que proveito há se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Pode essa fé salvá-lo?
Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé; eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras .
Mas queres saber, ó homem insensato, que a fé sem as obras é inútil?
Versículos extraídos da carta de Tiago, capítulo 2: 14 a seguir.
Belo resumo!!!!
O proprio YHWH avisou que a observância da Torah independete da fé, ou seja, apenas tradicionalmente, de forma costumeira, não estava correto, vejamos por exemplo, Isaias 29:13 que diz:
Diz o Senhor: Este povo se aproxima de mim com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim. O seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em coisa aprendida por rotina.
Por outro lado, a fé isolada também não resolve o problema de ninguém, pois encontramos escrito:
Meus irmãos, que proveito há se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Pode essa fé salvá-lo?
Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé; eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras .
Mas queres saber, ó homem insensato, que a fé sem as obras é inútil?
Versículos extraídos da carta de Tiago, capítulo 2: 14 a seguir.
Verídico ...
Aliás, os israelitas receberam a Torah depois que foram salvos, pela Graça, da Escravidão.
Aliás, os israelitas receberam a Torah depois que foram salvos, pela Graça, da Escravidão.
Vivendo e aprendendo....
Obrigado pela aulinha irmã Eunice.
Também achei interessante o ponto de vista do irmão Ton, eu nunca tinha parado para pensar por este ângulo.
Legal
Obrigado pela aulinha irmã Eunice.
Também achei interessante o ponto de vista do irmão Ton, eu nunca tinha parado para pensar por este ângulo.
Legal
Profeta- Membro
País :
Inscrição : 22/07/2009
pessoal
Queremos compartilhar este ótimo vídeo que traz noções do significado de "LEI" e os tipos diferentes de "leis" existentes na Torah.
Queremos compartilhar este ótimo vídeo que traz noções do significado de "LEI" e os tipos diferentes de "leis" existentes na Torah.
Fica só uma pergunta Irmã Eunice
A torah hoje é a constituição de Israel?
A torah hoje é a constituição de Israel?
Leite de Oliveira- Membro
País :
Inscrição : 01/09/2009
a todos
vou provoacar voces, não me levem a mal
é para começar a jogar lenha no debate
A Torah hoje não é a constituição de Israel
a Torah tá resumida aos estudiosos israelenses religiosos
que ganham dinheiro para estudar a Torah
o povo Judeu conhece menos a Torah do que muitos evangelicos
o povbo Judeu na sua maioria, principalmente imigrantes
não sabe nem quais os livros que compõe a Torah
ou estou errado?
vou provoacar voces, não me levem a mal
é para começar a jogar lenha no debate
A Torah hoje não é a constituição de Israel
a Torah tá resumida aos estudiosos israelenses religiosos
que ganham dinheiro para estudar a Torah
o povo Judeu conhece menos a Torah do que muitos evangelicos
o povbo Judeu na sua maioria, principalmente imigrantes
não sabe nem quais os livros que compõe a Torah
ou estou errado?
País :
Inscrição : 01/09/2009
Talvez esse seja um dos grandes motivos de Israel ainda sofrer dentro de suas proprias fronteiras
Israel desconhece a Torah
pois se conhecessem não haveria tanta tolerancia
e já teriam expulsos seus inimigos sem ligar para comunidade de outros paises
Israel não sabe
a força que tem
Israel desconhece a Torah
pois se conhecessem não haveria tanta tolerancia
e já teriam expulsos seus inimigos sem ligar para comunidade de outros paises
Israel não sabe
a força que tem
País :