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A Composição de D'us
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A Composição de D'us
Os judeus sempre creram que YHWH é uma pessoa, que tem três naturezas. Isto faz bastante sentido, visto que somos criados à imagem e semelhança dEle e também somos uma pessoa com três naturezas (corpo, alma e espírito)
Segundo a tradição Judaica, as três naturezas de YHWH são como três diferentes aspectos do seu ser. Dois deles em lados opostos, e o terceiro sendo o reflexo dos dois primeiros.
O Pilar do Pai possui os seguintes atributos: Compreensão, Força e Glória. Esta é a face paterna de YHWH, que é justa e soberana. Não é à toa que nós, seres humanos, que somos feitos à imagem e semelhança do Eterno, também associamos tais atributos à figura do Pai.
Porém, YHWH também tem uma face maternal. Não é de se admirar que em hebraico `Espirito Santo' seja uma expressão idiomática feminina, e não masculina! Assim como YHWH tem o seu lado pai, também tem o seu lado materno. Quais são os atributos deste pilar? Sabedoria, Misericórdia e Esplendor.
A união das duas naturezas de YHWH forma uma terceira, que é o reflexo das duas outras. Este pilar do meio é a terceira natureza de YHWH, que é o Filho. Não é de se admirar que nós, seres humanos, sejamos também assim. Quando analisamos as escrituras no hebraico, principalmente o livro de Bereshit (Gênesis), vemos que a nossa `alma' é justamente o reflexo da união entre corpo e espírito. Agora sim, fica claro que somos imagem e semelhança de YHWH!
E é por isso que Yeshua disse a Philipe, seu discípulo, que quem via a Ele via também ao Pai. Ele é o reflexo do Pai! (Yochanan / João 14:9)
Segundo a tradição Judaica, as três naturezas de YHWH são como três diferentes aspectos do seu ser. Dois deles em lados opostos, e o terceiro sendo o reflexo dos dois primeiros.
O Pilar do Pai possui os seguintes atributos: Compreensão, Força e Glória. Esta é a face paterna de YHWH, que é justa e soberana. Não é à toa que nós, seres humanos, que somos feitos à imagem e semelhança do Eterno, também associamos tais atributos à figura do Pai.
Porém, YHWH também tem uma face maternal. Não é de se admirar que em hebraico `Espirito Santo' seja uma expressão idiomática feminina, e não masculina! Assim como YHWH tem o seu lado pai, também tem o seu lado materno. Quais são os atributos deste pilar? Sabedoria, Misericórdia e Esplendor.
A união das duas naturezas de YHWH forma uma terceira, que é o reflexo das duas outras. Este pilar do meio é a terceira natureza de YHWH, que é o Filho. Não é de se admirar que nós, seres humanos, sejamos também assim. Quando analisamos as escrituras no hebraico, principalmente o livro de Bereshit (Gênesis), vemos que a nossa `alma' é justamente o reflexo da união entre corpo e espírito. Agora sim, fica claro que somos imagem e semelhança de YHWH!
E é por isso que Yeshua disse a Philipe, seu discípulo, que quem via a Ele via também ao Pai. Ele é o reflexo do Pai! (Yochanan / João 14:9)
Eunice- Membro
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Religião :- Judeu messiânico
Re: A Composição de D'us
Eunice
Nesse estudo tudo foi novidade para mim
jamais li ou ouvi sobre o assunto
que para mimfoi muito bom.
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jamais li ou ouvi sobre o assunto
que para mimfoi muito bom.
Leite de Oliveira- Membro
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Re: A Composição de D'us
Eunice,
Por favor me explique uma coisa:
Este não seria um conceito semelhante ao da trindade?
No cristianismo aprendi: Yeshua é YHWH, o Espirito Santo é YHWH, mas não há tres deuses e sim um unico YHWH.
Não teria uma similaridade com seu estudo sobre os pilares?
Por favor me explique uma coisa:
Este não seria um conceito semelhante ao da trindade?
No cristianismo aprendi: Yeshua é YHWH, o Espirito Santo é YHWH, mas não há tres deuses e sim um unico YHWH.
Não teria uma similaridade com seu estudo sobre os pilares?
Alex_Maciel- Moderador
- Mensagens : 395
Idade : 43
Inscrição : 19/09/2009
Re: A Composição de D'us
O QUE DIZ A DOUTRINA DA ‘ TRINDADE'
Esta doutrina diz que YHWH é composto de três pessoas que compartilham a mesma natureza. Diz ainda que estas pessoas são iguais e que há uma hierarquia apenas funcional.
-O Pai é YHWH
-Yeshua (Yeshua), o Filho, é YHWH (Yochanan / João 1)
-O Espírito Santo é YHWH (Bereshit / Gênesis 1:2)
-Os três interagem (ou seja, não podem ser apenas funções de YHWH Yochanan / João 14:26; 15:26;17:8 e 20:21, dentre outros)
-De alguma forma, há um só YHWH (Devarim / Deuteronômio 6)
Mas como então surgiu essa definição confusa de que YHWH seria três pessoas em uma só?
O conceito de que YHWH é uma pessoa e tem três k'numeh (naturezas/essências) era defendido tanto por judeus messiânicos quanto pela comunidade que falava o Aramaico.
Os primeiros gentios também criam desta forma, tanto que os primeiros pais da igreja (antes do conselho de Nicéia) traduziam a palavra "k'numah" do Aramaico como "hypostasis" (substância) no Grego.
Mantinham também a crença de que YHWH tinha três "hypostasis" (substâncias) mas era uma "prosopon" (pessoa).
Porém, como vimos anteriormente, a palavra `k'numah' é bastante difícil de ser traduzida. Uma das teses é a de que possa ter havido distorções de tradução, e aí teriam começado as brigas na igreja.
Outra tese, e a meu ver é provável que as duas tenham contribuído, é a de que Roma vinha de um politeísmo pagão, e pelo mesmo era muito mais fácil a percepção de que haveriam três deuses, da qual se derivou o conceito de que YHWH era três "personas" (pessoas) e apenas uma "substantia" (substância).
Esta doutrina diz que YHWH é composto de três pessoas que compartilham a mesma natureza. Diz ainda que estas pessoas são iguais e que há uma hierarquia apenas funcional.
-O Pai é YHWH
-Yeshua (Yeshua), o Filho, é YHWH (Yochanan / João 1)
-O Espírito Santo é YHWH (Bereshit / Gênesis 1:2)
-Os três interagem (ou seja, não podem ser apenas funções de YHWH Yochanan / João 14:26; 15:26;17:8 e 20:21, dentre outros)
-De alguma forma, há um só YHWH (Devarim / Deuteronômio 6)
Mas como então surgiu essa definição confusa de que YHWH seria três pessoas em uma só?
O conceito de que YHWH é uma pessoa e tem três k'numeh (naturezas/essências) era defendido tanto por judeus messiânicos quanto pela comunidade que falava o Aramaico.
Os primeiros gentios também criam desta forma, tanto que os primeiros pais da igreja (antes do conselho de Nicéia) traduziam a palavra "k'numah" do Aramaico como "hypostasis" (substância) no Grego.
Mantinham também a crença de que YHWH tinha três "hypostasis" (substâncias) mas era uma "prosopon" (pessoa).
Porém, como vimos anteriormente, a palavra `k'numah' é bastante difícil de ser traduzida. Uma das teses é a de que possa ter havido distorções de tradução, e aí teriam começado as brigas na igreja.
Outra tese, e a meu ver é provável que as duas tenham contribuído, é a de que Roma vinha de um politeísmo pagão, e pelo mesmo era muito mais fácil a percepção de que haveriam três deuses, da qual se derivou o conceito de que YHWH era três "personas" (pessoas) e apenas uma "substantia" (substância).
Última edição por Eunice em Qua Nov 18, 2009 4:27 am, editado 1 vez(es)
Eunice- Membro
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Inscrição : 11/04/2009
Religião :- Judeu messiânico
Re: A Composição de D'us
Entendi.
Obrigado por sua explicação.
Obrigado por sua explicação.
Alex_Maciel- Moderador
- Mensagens : 395
Idade : 43
Inscrição : 19/09/2009
Re: A Composição de D'us
.
Os judeus creem ser YHWH 3 pessoas, uma trindade como defende o cristianismo?
Como interpretar estas passagens:
Devarin 6;4 Ouve, Israel, o SENHOR nosso YHWH é o único SENHOR.
Exodo3;14 E disse YHWH a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Os judeus creem ser YHWH 3 pessoas, uma trindade como defende o cristianismo?
Como interpretar estas passagens:
Devarin 6;4 Ouve, Israel, o SENHOR nosso YHWH é o único SENHOR.
Exodo3;14 E disse YHWH a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
admar- Membro
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Re: A Composição de D'us
Admar, acho, parece-me que vc não lêu com atenção suficiente o explicado acima.
Os versiculos que vc postou foram estes:
Shemá Israel Ad-nai Elokeinu Ad-nai Echad"
"Ouve Israel, Ad-nai é nosso D-us, Ad-nai é UM" - Devarim (Deuteronômio) 6.4 - Traduzido do original hebraico.
Pois bem! não só neste texto, mas também em tanto outros, vemos que se menciona a existência de "UM SÓ D-US" - Isaías 45.21 (por exemplo): "Porventura, não sou Eu, o SENHOR? E não há outro D-us além de mim; D-us Justo e Salvador não há fora de mim".
Portanto, existe um só D-us. Inclusive, vemos a mesma definição na Nova Aliança (o chamado "Novo Testamento" não é "Aliança Renovada") vamos aos exemplos: o próprio Messias declarou o "Shemá" dizendo que o SENHOR é UM e sobre isto o "sofêr" (escriba) respondeu: Rabí e com verdade disseste que há um só D-us e não há outro fora dEle, "Kí Elohím Echád Hú Veêin Od milevadó". (Marcos 12.29-32); "Todavia, para nós há um só D-us, o Pai ach Êl echád HaAv, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Yeshua, O Messias - VeAdón echád Yeshua HaMashíach, pelo qual são todas as coisas, nós por Ele" (1 Coríntios 8.6); "Há um só corpo, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação, Um só Senhor (Yeshua) - Adôn echád, uma só fé, Um só D-us e Pai - Êl veAv echád; Porque há um só D-us, e um só Mediador entre D-us e os homens, o Filho do Homem, Yeshua, o Messias, homem - Kí echád hú HaElohím Veechád huHaOmêd bêin Elohím Uvêin b'nêi adám hu Vén adam HaMashíach Yeshua (1 Timóteo 2.5); "Tu crês que também há um só D-us, fazes bem..." Atá maamín kí HaElohím echád hu hetivôta..." (Yaacov - Tiago 2.19).
Os versiculos que vc postou foram estes:
Shemá Israel Ad-nai Elokeinu Ad-nai Echad"
"Ouve Israel, Ad-nai é nosso D-us, Ad-nai é UM" - Devarim (Deuteronômio) 6.4 - Traduzido do original hebraico.
Pois bem! não só neste texto, mas também em tanto outros, vemos que se menciona a existência de "UM SÓ D-US" - Isaías 45.21 (por exemplo): "Porventura, não sou Eu, o SENHOR? E não há outro D-us além de mim; D-us Justo e Salvador não há fora de mim".
Portanto, existe um só D-us. Inclusive, vemos a mesma definição na Nova Aliança (o chamado "Novo Testamento" não é "Aliança Renovada") vamos aos exemplos: o próprio Messias declarou o "Shemá" dizendo que o SENHOR é UM e sobre isto o "sofêr" (escriba) respondeu: Rabí e com verdade disseste que há um só D-us e não há outro fora dEle, "Kí Elohím Echád Hú Veêin Od milevadó". (Marcos 12.29-32); "Todavia, para nós há um só D-us, o Pai ach Êl echád HaAv, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Yeshua, O Messias - VeAdón echád Yeshua HaMashíach, pelo qual são todas as coisas, nós por Ele" (1 Coríntios 8.6); "Há um só corpo, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação, Um só Senhor (Yeshua) - Adôn echád, uma só fé, Um só D-us e Pai - Êl veAv echád; Porque há um só D-us, e um só Mediador entre D-us e os homens, o Filho do Homem, Yeshua, o Messias, homem - Kí echád hú HaElohím Veechád huHaOmêd bêin Elohím Uvêin b'nêi adám hu Vén adam HaMashíach Yeshua (1 Timóteo 2.5); "Tu crês que também há um só D-us, fazes bem..." Atá maamín kí HaElohím echád hu hetivôta..." (Yaacov - Tiago 2.19).
Eunice- Membro
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Religião :- Judeu messiânico
Re: A Composição de D'us
Mas como explicar isto à luz de Todas Escrituras: Você deve ter visto que aparece a palavra "echád".
Esta palavra significa "UM", como também uma "Unidade Composta" diferente de "iachíd" que significa unidade absoluta. Esta palavra echád aparece em Gênesis 2.24 "basár echád" (uma só carne) e aparece no texto hebraico da Brít Chadashá (Nova Aliança) em João 10.30, quando o Messias Yeshua declarou: "Eu e o meu Pai somos echád UM"! Como vimos o termo "echád" se refere à "duas pessoas unidas" conforme as passagens logo acima mencionadas.
Yeshua
Entretanto, como fica Yeshua nesse contexto? A divindade do Messias é mencionada enfaticamente no livro do profeta Isaías e no Talmúd. No Talmúd a primeira designação que os nossos sábios deram ao Mashíach (Messias) foi "Êl Guibôr" (D-us Forte) e não tiveram dificuldade em aceitar a divindade do Messias, diferente de hoje. Yeshua é D-us com o Pai, ou seja, a Sua divindade é no Pai não sendo independente do Pai. Portanto, vemos a comprovação da divindade de Mashíach tanto na Antiga Aliança (o chamado "Antigo Testamento") e nos escritos rabínicos. Se você prestar bem atenção no emprego do termo "echád", você perceberá que há uma "parceria submissa" (o homem depende e independe da mulher), ou seja, uma das partes depende e independe ao mesmo tempo da outra. Nesse contexto, quanto a Yeshua, vemos sua dependência e independência para com o Pai nos seguintes textos: "Na verdade, na verdade, digo-vos que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai (dependência); porque tudo o que o Pai faz o Filho faz igualmente (independência). Porque o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz; e Ele lhe mostrará maiores obras do que estas para que vos maravilheis. Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo". E um texto que fala do Messias dependente do Pai (que pode até causar choque) é João 14.18: "Ouvistes o que Eu vos disse: Vou e venho para vós. Se amásseis, certamente exultaríeis por haver dito: Vou para o Pai; porque o Pai é maior do que Eu. Ouve-se que "ah! Mas Ele falou isto quando estava como homem aqui na terra. Contudo, o texto implica que Yeshua, mesmo o Pai sendo maior do que Ele, voltaria ao seio dEle.
Esta palavra significa "UM", como também uma "Unidade Composta" diferente de "iachíd" que significa unidade absoluta. Esta palavra echád aparece em Gênesis 2.24 "basár echád" (uma só carne) e aparece no texto hebraico da Brít Chadashá (Nova Aliança) em João 10.30, quando o Messias Yeshua declarou: "Eu e o meu Pai somos echád UM"! Como vimos o termo "echád" se refere à "duas pessoas unidas" conforme as passagens logo acima mencionadas.
Yeshua
Entretanto, como fica Yeshua nesse contexto? A divindade do Messias é mencionada enfaticamente no livro do profeta Isaías e no Talmúd. No Talmúd a primeira designação que os nossos sábios deram ao Mashíach (Messias) foi "Êl Guibôr" (D-us Forte) e não tiveram dificuldade em aceitar a divindade do Messias, diferente de hoje. Yeshua é D-us com o Pai, ou seja, a Sua divindade é no Pai não sendo independente do Pai. Portanto, vemos a comprovação da divindade de Mashíach tanto na Antiga Aliança (o chamado "Antigo Testamento") e nos escritos rabínicos. Se você prestar bem atenção no emprego do termo "echád", você perceberá que há uma "parceria submissa" (o homem depende e independe da mulher), ou seja, uma das partes depende e independe ao mesmo tempo da outra. Nesse contexto, quanto a Yeshua, vemos sua dependência e independência para com o Pai nos seguintes textos: "Na verdade, na verdade, digo-vos que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai (dependência); porque tudo o que o Pai faz o Filho faz igualmente (independência). Porque o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz; e Ele lhe mostrará maiores obras do que estas para que vos maravilheis. Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo". E um texto que fala do Messias dependente do Pai (que pode até causar choque) é João 14.18: "Ouvistes o que Eu vos disse: Vou e venho para vós. Se amásseis, certamente exultaríeis por haver dito: Vou para o Pai; porque o Pai é maior do que Eu. Ouve-se que "ah! Mas Ele falou isto quando estava como homem aqui na terra. Contudo, o texto implica que Yeshua, mesmo o Pai sendo maior do que Ele, voltaria ao seio dEle.
Eunice- Membro
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Re: A Composição de D'us
Um texto que apresenta escatologicamente Yeshua como
dependente e independente do Pai a "parceria submissa" é 1 Coríntios 15.24: "Depois virá o fim, quando houver entregado o Reino a D-us, ao Pai (dependência), e quando houver aniquilado todo o império e toda a potestade e força. Porque convém que reine (independência) até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Porque todas as coisas (o Messias) sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua Aquele que sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará Àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que D-us seja tudo em todos.Veja! o Messias não sujeitou para si mesmo "todas as coisas" por sua própria vontade, mas foi o Pai que fez com que todas as coisas fossem sujeitas ao Messias e, por fim, o mesmo Messias se sujeitará ao Pai (que sujeitou todas as coisas a Yeshua) quando o Reino for entregue pelo Filho ao Pai para que o Eterno D-us seja tudo em todos. Indubitavelmente, esta passagem trata do "Olám Habá" (Mundo Vindouro), mas mesmo no "Olám Habá" Yeshua dependerá e independerá do Pai. Vale ressaltar, que a dependência e a independência destes textos de Shaúl (Paulo) aguardam cumprimento profético por ocasião da chegada do "Olám Habá" (Mundo Futuro) não significando portanto, que Yeshua não dependa e independa do Pai hoje (a temática aqui é outra).Tendemos a limitar a "parceria submissa" de Yeshua para com o Pai ao tempo em que Ele viveu aqui na terra, sem levar em conta o tempo antes da Sua 1ª vinda, bem como depois da sua "aliá" (subida) aos céus. Só a 1ª vinda de Mashíach, por exemplo, insere-se claramente nesse contexto.
dependente e independente do Pai a "parceria submissa" é 1 Coríntios 15.24: "Depois virá o fim, quando houver entregado o Reino a D-us, ao Pai (dependência), e quando houver aniquilado todo o império e toda a potestade e força. Porque convém que reine (independência) até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Porque todas as coisas (o Messias) sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua Aquele que sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará Àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que D-us seja tudo em todos.Veja! o Messias não sujeitou para si mesmo "todas as coisas" por sua própria vontade, mas foi o Pai que fez com que todas as coisas fossem sujeitas ao Messias e, por fim, o mesmo Messias se sujeitará ao Pai (que sujeitou todas as coisas a Yeshua) quando o Reino for entregue pelo Filho ao Pai para que o Eterno D-us seja tudo em todos. Indubitavelmente, esta passagem trata do "Olám Habá" (Mundo Vindouro), mas mesmo no "Olám Habá" Yeshua dependerá e independerá do Pai. Vale ressaltar, que a dependência e a independência destes textos de Shaúl (Paulo) aguardam cumprimento profético por ocasião da chegada do "Olám Habá" (Mundo Futuro) não significando portanto, que Yeshua não dependa e independa do Pai hoje (a temática aqui é outra).Tendemos a limitar a "parceria submissa" de Yeshua para com o Pai ao tempo em que Ele viveu aqui na terra, sem levar em conta o tempo antes da Sua 1ª vinda, bem como depois da sua "aliá" (subida) aos céus. Só a 1ª vinda de Mashíach, por exemplo, insere-se claramente nesse contexto.
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Religião :- Judeu messiânico
Re: A Composição de D'us
Yeshua mesmo disse em João 10.30: "Eu e meu Pai somos 'um' ". A palavra hebraica que aparece no texto hebraico da Brít Chadashá é "echád" (que significa "unidade composta") e não "iachíd" que significa "unidade absoluta" conforme se falou anteriormente. O que expús acima, está de conformidade com o que Rav Shaúl (Paulo) expressou em Colossences 1.19 e 2.9 "que foi do agrado do Pai que toda a plenitude da divindade do próprio Pai habitasse corporalmente em Yeshua". Portanto, o Pai compartilha da Sua própria divindade - que é plena (uma vez que não foi "parte" dela com o Seu Filho -
Mashíach Yeshua. Yeshua não obteve divindade "fora do Pai", mas no Pai, sendo portanto "divino no Pai", e não como pessoa que tenha divindade sem o Pai, visto que a divindade de ou que tem Yeshua é a
divindade do próprio Pai nEle. Outra comprovação da divindade do nosso Messias, está em Isaías 9.6 e 10.22. Em 9.6, estão títulos messiânicos que tão bem conhecemos, um deles é "El Guibôr" (D-us Forte), que também aparece em Isaías 10.22. Como também em Isaías 7.14, "Imanuel" ("imánu" em hebraico sig. "conosco" mais "El" D-us, fica "D-us conosco".). Yeshua pelo fato de ser chamado de "ImanuEl" (D-us conosco) significa que Ele veio para terra para representar o Pai enviado na autoridade e vontade dEle.
Reconheço ser lamentável judeus messiânicos não reconhecerem a divindade do Messias à exemplo dos "ebionitas" no 1º século. Até mesmo o "senhorio" Yeshua recebeu do Pai, ou seja, conforme Shimón Kêifa (Simão Cefas) "Saiba pois, com certeza toda a Casa de Israel, que a esse Yeshua, D-us (o Pai), o fez Senhor e Messias" (Atos 2.36). Portanto, Yeshua foi feito Senhor e Mashíach pelo Pai (não foi de si mesmo ou pela sua própria vontade independente). É interessante, que
quanto ao Shabát (Sábado), Yeshua disse: "Porque o Filho do homem também é Senhor do Shabát" conforme Mateus 12.8, etc.(há versão que traz: "até do Sábado é Senhor" - ficando um tanto diferente da tradução fiel feita acima). O Pai inclusive concedeu ao Filho até mesmo "autoridade ou poder" para perdoar pecados conforme Marcos 2.5,10: "...Filho (paralítico de Cafarnaúm), perdoados estão os teus pecados. Ora, para que saibais que o Filho tem na terra poder para perdoar pacados...". Aqui, entra Efésios 4.32 que diz: "...perdoando-vos uns aos outros, como também D-us vos perdoou no Messias". Por ocasião da morte do Messias no madeiro conforme Shaúl (Paulo) "...D-us, que nos reconciliou consigo mesmo por meio do Messias e nos deu o ministério da reconciliação. Isto é, que D-us estava no Messias reconciliando consigo o mundo...". (2 Coríntios 5.18,19).
Mashíach Yeshua. Yeshua não obteve divindade "fora do Pai", mas no Pai, sendo portanto "divino no Pai", e não como pessoa que tenha divindade sem o Pai, visto que a divindade de ou que tem Yeshua é a
divindade do próprio Pai nEle. Outra comprovação da divindade do nosso Messias, está em Isaías 9.6 e 10.22. Em 9.6, estão títulos messiânicos que tão bem conhecemos, um deles é "El Guibôr" (D-us Forte), que também aparece em Isaías 10.22. Como também em Isaías 7.14, "Imanuel" ("imánu" em hebraico sig. "conosco" mais "El" D-us, fica "D-us conosco".). Yeshua pelo fato de ser chamado de "ImanuEl" (D-us conosco) significa que Ele veio para terra para representar o Pai enviado na autoridade e vontade dEle.
Reconheço ser lamentável judeus messiânicos não reconhecerem a divindade do Messias à exemplo dos "ebionitas" no 1º século. Até mesmo o "senhorio" Yeshua recebeu do Pai, ou seja, conforme Shimón Kêifa (Simão Cefas) "Saiba pois, com certeza toda a Casa de Israel, que a esse Yeshua, D-us (o Pai), o fez Senhor e Messias" (Atos 2.36). Portanto, Yeshua foi feito Senhor e Mashíach pelo Pai (não foi de si mesmo ou pela sua própria vontade independente). É interessante, que
quanto ao Shabát (Sábado), Yeshua disse: "Porque o Filho do homem também é Senhor do Shabát" conforme Mateus 12.8, etc.(há versão que traz: "até do Sábado é Senhor" - ficando um tanto diferente da tradução fiel feita acima). O Pai inclusive concedeu ao Filho até mesmo "autoridade ou poder" para perdoar pecados conforme Marcos 2.5,10: "...Filho (paralítico de Cafarnaúm), perdoados estão os teus pecados. Ora, para que saibais que o Filho tem na terra poder para perdoar pacados...". Aqui, entra Efésios 4.32 que diz: "...perdoando-vos uns aos outros, como também D-us vos perdoou no Messias". Por ocasião da morte do Messias no madeiro conforme Shaúl (Paulo) "...D-us, que nos reconciliou consigo mesmo por meio do Messias e nos deu o ministério da reconciliação. Isto é, que D-us estava no Messias reconciliando consigo o mundo...". (2 Coríntios 5.18,19).
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Re: A Composição de D'us
Rúach HaKôdesh (Espírito Santo)
Muitos entendem o Espírito Santo como uma pessoa distinta do Pai e do Filho. A expressão D-us-Pai, D-us-Filho e D-us-Espírito Santo, apareceu no Concílio de Nicéia no ano de 325d.C. que estava sendo liderado pelo imperador Constantino. Provavelmente, foi Tertuliano que criou o termo "trindade" conquanto o mesmo não se encontre em uma linha sequer das Escrituras.
Constatamos ao longo das Escrituras da Antiga Aliança (o chamado "Antigo Testamento"), que o Espírito é de D-us, o Pai (Gênesis 1.2;Isaías 40.13, etc.). Isto também está claro na Brít Chadashá (Nova Aliança) em 1 Coríntios 3.16: "Não sabeis que sois Templo de D-us, e que o Espírito de D-us habita em vós?" e Romanos 8.11: "E se o Espírito dAquele (do Pai) que dos mortos ressuscitou a Yeshua habita em vós, Aquele (o Pai) que dos mortos ressuscitou o Messias também vivificará os vossos corpos mortais pelo Seu Espirito que em vós habita" . Ora, o Espírito é do próprio Pai, logo, é a pessoa do Pai que habita em mim pelo Seu Espirito, não sendo portanto, uma outra pessoa distinta do Pai (uma terceira pessoa distinta do Pai e do Messias Yeshua - o Filho). Noutras palavras, chamo-me
Ariel, porventura o meu espírito (espírito de Ariel) é uma pessoa distinta de mim ou sou eu mesmo?
Portanto, o Espírito é o próprio Pai (e não uma outra pessoa). Conforme Shaúl em 2 Coríntios: "Ora, o SENHOR é o Espírito, e onde está o Espírito do SENHOR, aí há liberdade", sendo claro que o Espírito Santo não é o Messias (o fato de ser chamado "Espírito de Yeshua, o Messias" ou "Espírito do Messias" em algumas passagens (Flipenses 1.19; 1 Pedro 1.11) é por haver sido enviado para dar continuidade ao ministério exercido pelo Messias Yeshua; foi enviado em Nome de Yeshua pelo Pai. O Pai concedeu o Seu Espírito ao Messias para que este exercesse o Seu ministério - "...Pois não lhe dá
D-us o Espírito por medida" - João 3.34.). É o mesmo caso da divindade de Yeshua, não é de Yeshua propriamente, mas do Pai que quis por Sua vontade que a plenitude da Sua Divindade habitasse em Seu Filho. OK!
Os judeus messiânicos que seguem esta concepção, creêm no Espírito Santo, mas não como uma terceira pessoa distinta do Pai, mas sim, como sendo o Pai habitando por Ele na vida do salvo em Yeshua, o Messias. Em suma: o Pai compartilha a Sua Pessoa com o homem pelo Seu Espírito Santo.
Quanto a Gênesis 1.26, especificamente a expressão "façamos o homem" - refere-se ao Pai (o Criador) e a Yeshua que por ser a "Palavra" executou os comandos do Pai, participando dos atos da criação de D-us, conforme João 1.1-3. dentro da "parceria submissa" de Yeshua para com o Pai. OK!
Muitos entendem o Espírito Santo como uma pessoa distinta do Pai e do Filho. A expressão D-us-Pai, D-us-Filho e D-us-Espírito Santo, apareceu no Concílio de Nicéia no ano de 325d.C. que estava sendo liderado pelo imperador Constantino. Provavelmente, foi Tertuliano que criou o termo "trindade" conquanto o mesmo não se encontre em uma linha sequer das Escrituras.
Constatamos ao longo das Escrituras da Antiga Aliança (o chamado "Antigo Testamento"), que o Espírito é de D-us, o Pai (Gênesis 1.2;Isaías 40.13, etc.). Isto também está claro na Brít Chadashá (Nova Aliança) em 1 Coríntios 3.16: "Não sabeis que sois Templo de D-us, e que o Espírito de D-us habita em vós?" e Romanos 8.11: "E se o Espírito dAquele (do Pai) que dos mortos ressuscitou a Yeshua habita em vós, Aquele (o Pai) que dos mortos ressuscitou o Messias também vivificará os vossos corpos mortais pelo Seu Espirito que em vós habita" . Ora, o Espírito é do próprio Pai, logo, é a pessoa do Pai que habita em mim pelo Seu Espirito, não sendo portanto, uma outra pessoa distinta do Pai (uma terceira pessoa distinta do Pai e do Messias Yeshua - o Filho). Noutras palavras, chamo-me
Ariel, porventura o meu espírito (espírito de Ariel) é uma pessoa distinta de mim ou sou eu mesmo?
Portanto, o Espírito é o próprio Pai (e não uma outra pessoa). Conforme Shaúl em 2 Coríntios: "Ora, o SENHOR é o Espírito, e onde está o Espírito do SENHOR, aí há liberdade", sendo claro que o Espírito Santo não é o Messias (o fato de ser chamado "Espírito de Yeshua, o Messias" ou "Espírito do Messias" em algumas passagens (Flipenses 1.19; 1 Pedro 1.11) é por haver sido enviado para dar continuidade ao ministério exercido pelo Messias Yeshua; foi enviado em Nome de Yeshua pelo Pai. O Pai concedeu o Seu Espírito ao Messias para que este exercesse o Seu ministério - "...Pois não lhe dá
D-us o Espírito por medida" - João 3.34.). É o mesmo caso da divindade de Yeshua, não é de Yeshua propriamente, mas do Pai que quis por Sua vontade que a plenitude da Sua Divindade habitasse em Seu Filho. OK!
Os judeus messiânicos que seguem esta concepção, creêm no Espírito Santo, mas não como uma terceira pessoa distinta do Pai, mas sim, como sendo o Pai habitando por Ele na vida do salvo em Yeshua, o Messias. Em suma: o Pai compartilha a Sua Pessoa com o homem pelo Seu Espírito Santo.
Quanto a Gênesis 1.26, especificamente a expressão "façamos o homem" - refere-se ao Pai (o Criador) e a Yeshua que por ser a "Palavra" executou os comandos do Pai, participando dos atos da criação de D-us, conforme João 1.1-3. dentro da "parceria submissa" de Yeshua para com o Pai. OK!
Eunice- Membro
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Re: A Composição de D'us
Eunice
Muito bom o texto
Gostaria então de fazer um levantamento dos principais pontos que encontrei a este respeito.
1) Existe um único YHWH, que é o criador, o Pai.
2) Yeshua, o messias, é o principio da criação de YHWH e a fiel testemunha (Apocalipse 3:14).
3) Yeshua não é um "deus" independente do Pai, porém ele se tornou um com o Pai porquê estão interligados através do Espirito Santo que os possibilita a "trabalhar" em perfeita harmonia, com um mesmo objetivo, como podemos ver em Genesis 1:26.
4) Este mesmo Espirito Santo nos une a Yeshua e ao Pai e nos torna um com eles, fatores pelos quais lemos:
Eu disse: Vós sois deuses; vós sois todos filhos do Altíssimo. (Salmos 86:2)
Ele (Aron) falará por ti ao povo, e te será por boca, e tu (Moisés) lhe serás por "DEUS". (Exodo 4:16)
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti. Que eles também sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (João 17:21) vide contexto.
Muito bom o texto
Gostaria então de fazer um levantamento dos principais pontos que encontrei a este respeito.
1) Existe um único YHWH, que é o criador, o Pai.
2) Yeshua, o messias, é o principio da criação de YHWH e a fiel testemunha (Apocalipse 3:14).
3) Yeshua não é um "deus" independente do Pai, porém ele se tornou um com o Pai porquê estão interligados através do Espirito Santo que os possibilita a "trabalhar" em perfeita harmonia, com um mesmo objetivo, como podemos ver em Genesis 1:26.
4) Este mesmo Espirito Santo nos une a Yeshua e ao Pai e nos torna um com eles, fatores pelos quais lemos:
Eu disse: Vós sois deuses; vós sois todos filhos do Altíssimo. (Salmos 86:2)
Ele (Aron) falará por ti ao povo, e te será por boca, e tu (Moisés) lhe serás por "DEUS". (Exodo 4:16)
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti. Que eles também sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (João 17:21) vide contexto.
Re: A Composição de D'us
Eunice!!!
Excelente os seus textos.Porém,eu nunca ouvi uma explicação assim tão fora da doutrina da trindade espera aí,
Você diz que Yeshua estava junto ao Pai durante a criação,então ele sempre existiu.
Yeshua é divino,mas não é YHWH.Yeshua é Eterno mas não é YHWH.
Ai meu YHWH.Quem é Yeshua?Por que para mim Yeshua Ha Mashiach ( O Messias) sempre foi o Ha Mashiach ( O Messias) e YHWH.
Tipo quem forma o YHWH Unico: Pai,Yeshua,Espirito Santo.
Não existe trindade,existe YHWH Pai e Yeshua divino.
Em João 1 diz que A PAlavra era YHWH.
Nossa.
Então Yeshua e YHWH Pai são pessoas distintas mas não são Um YHWH o YHWH é O Pai e Yeshua o homem divino?
Excelente os seus textos.Porém,eu nunca ouvi uma explicação assim tão fora da doutrina da trindade espera aí,
Você diz que Yeshua estava junto ao Pai durante a criação,então ele sempre existiu.
Yeshua é divino,mas não é YHWH.Yeshua é Eterno mas não é YHWH.
Ai meu YHWH.Quem é Yeshua?Por que para mim Yeshua Ha Mashiach ( O Messias) sempre foi o Ha Mashiach ( O Messias) e YHWH.
Tipo quem forma o YHWH Unico: Pai,Yeshua,Espirito Santo.
Não existe trindade,existe YHWH Pai e Yeshua divino.
Em João 1 diz que A PAlavra era YHWH.
Nossa.
Então Yeshua e YHWH Pai são pessoas distintas mas não são Um YHWH o YHWH é O Pai e Yeshua o homem divino?
Prisca- Desativado
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Re: A Composição de D'us
Vou tentar absorver o que eu li aqui
Prisca- Desativado
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Re: A Composição de D'us
Prisca,
nãonão, não é isso aí, vc ficou muuuuuito confusa
Vou expôr de outro jeito, vê se entendes:
nãonão, não é isso aí, vc ficou muuuuuito confusa
Vou expôr de outro jeito, vê se entendes:
O cristianismo vem compreendendo "JESUS" ou Yeshua dentro do conceito de trindade e comumente ouve-se cristãos afirmando que Yeshua é D’us ou o próprio ADONAI (O PAI) em carne. Tais afirmações podem ser problemáticas se forem má formuladas, pois colocam em risco a fé monoteísta, produzindo assim uma doutrina que pode soar idólatra.
Pois afinal, se D’us é um e Seu nome é Adonai, como pode haver outro D’us chamado Yeshua? Esta é uma pergunta lógica, que automaticamente produzirá uma outra: “Yeshua é D’us?”
o D'us Único da Bíblia é ADONAI. Seu nome é formado por quatro consoantes hebraicas – Yud, Hei, Vav e Hei, que formaria o correspondente em português YHVH. Como se pode observar, o nome de D'us não tem vogais, o que o torna conseqüentemente impronunciável. Muitos na tentativa de transliterar este nome criaram expressões como Jeová, Javé, Yavé, Yahweh ou Yahú; todas criações de um nome completamente desconhecido, conforme a lingüística hebraica vem comprovando.
Pois afinal, se D’us é um e Seu nome é Adonai, como pode haver outro D’us chamado Yeshua? Esta é uma pergunta lógica, que automaticamente produzirá uma outra: “Yeshua é D’us?”
o D'us Único da Bíblia é ADONAI. Seu nome é formado por quatro consoantes hebraicas – Yud, Hei, Vav e Hei, que formaria o correspondente em português YHVH. Como se pode observar, o nome de D'us não tem vogais, o que o torna conseqüentemente impronunciável. Muitos na tentativa de transliterar este nome criaram expressões como Jeová, Javé, Yavé, Yahweh ou Yahú; todas criações de um nome completamente desconhecido, conforme a lingüística hebraica vem comprovando.
Eunice- Membro
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Re: A Composição de D'us
O nome do D'us de Israel é impronunciável, sendo assim, foi criada uma forma alternativa de chamá-lo, neste caso, a expressão ADONAI, que quer dizer simplesmente “SENHOR”. Conclui-se então, que D'US é UM e seu nome é YHVH (ADONAI).
Partindo desta tese, retoma-se a pergunta inicial: “YESHUA (Yeshua) É D'US?”. Se esta pergunta é formulada com o sentido de “YESHUA (Yeshua) É ADONAI?”, a resposta é: NÃO! Por quê? Por um motivo simples, o próprio Yeshua deixou claro em várias citações sua distinção do PAI (ADONAI); veja este exemplo: "Em verdade, em verdade, digo-vos que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se não vir fazer o Pai; porque tudo o que o Pai faz o Filho faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz; e Ele lhe mostrará maiores obras do que estas para que vos maravilheis. Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo" (João 5.19-22).
Este texto é muito interessante, pois demonstra claramente que Yeshua e o Pai possuem funções distintas e que o poder dEle depende completamente de Adonai, como diz o trecho: “[...] o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma [...]”. Além disso, também fica claro que existe uma poderosa unidade entre ambos - unidade não no sentido de serem a mesma 'entidade', mas de parceria, união - [...] porque tudo o que o Pai faz o filho faz igualmente [...]. Por isto em outro trecho, Yeshua dirá “Eu e o Pai somos UM”. O que se percebe é que Yeshua tem uma autoridade divina – o que não o transforma no PAI. Porém, esta depende profundamente de ADONAI, Ele não tem autoridade ou poder divino por si só, ele depende da unidade com Seu Pai.
“Yeshua é D'us”? Se esta sentença tiver o mesmo sentido de perguntas como: “Yeshua é divino”? ou “Yeshua possui atributos divinos”? ou ainda “Yeshua tem autoridade divina?”. Se ela for formulada com estes significados, não há problemas em responder que SIM, Yeshua é D’us (divino). Pois de fato, Yeshua tem atributos e autoridade divinas, mas não porque ele é o PAI, ou ADONAI, mas, porque o PAI lhe concedeu tal poder .
Partindo desta tese, retoma-se a pergunta inicial: “YESHUA (Yeshua) É D'US?”. Se esta pergunta é formulada com o sentido de “YESHUA (Yeshua) É ADONAI?”, a resposta é: NÃO! Por quê? Por um motivo simples, o próprio Yeshua deixou claro em várias citações sua distinção do PAI (ADONAI); veja este exemplo: "Em verdade, em verdade, digo-vos que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se não vir fazer o Pai; porque tudo o que o Pai faz o Filho faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz; e Ele lhe mostrará maiores obras do que estas para que vos maravilheis. Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo" (João 5.19-22).
Este texto é muito interessante, pois demonstra claramente que Yeshua e o Pai possuem funções distintas e que o poder dEle depende completamente de Adonai, como diz o trecho: “[...] o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma [...]”. Além disso, também fica claro que existe uma poderosa unidade entre ambos - unidade não no sentido de serem a mesma 'entidade', mas de parceria, união - [...] porque tudo o que o Pai faz o filho faz igualmente [...]. Por isto em outro trecho, Yeshua dirá “Eu e o Pai somos UM”. O que se percebe é que Yeshua tem uma autoridade divina – o que não o transforma no PAI. Porém, esta depende profundamente de ADONAI, Ele não tem autoridade ou poder divino por si só, ele depende da unidade com Seu Pai.
“Yeshua é D'us”? Se esta sentença tiver o mesmo sentido de perguntas como: “Yeshua é divino”? ou “Yeshua possui atributos divinos”? ou ainda “Yeshua tem autoridade divina?”. Se ela for formulada com estes significados, não há problemas em responder que SIM, Yeshua é D’us (divino). Pois de fato, Yeshua tem atributos e autoridade divinas, mas não porque ele é o PAI, ou ADONAI, mas, porque o PAI lhe concedeu tal poder .
Eunice- Membro
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Re: A Composição de D'us
Para entender definitivamente a função de Yeshua, deve-se usar o princípio da representatividade. Yeshua REPRESENTA o Pai. Por ser seu representante legal é também possuidor da autoridade dAquele a quem representa, é divino, não no sentido de ser o PAI, mas no sentido de vir do D'US ADONAI. Por isto a Bíblia o chama de “D'US FORTE” (Isaías 9:5) e “D'US CONOSCO – EMANUEL” (Isaías 7:14). Pois, YESHUA 'REPRESENTA' ADONAI ENTRE NÓS, sendo assim, quem honra o Filho, honra o Pai (João 5:23).
Existem vários textos que demonstram este caráter representativo de Yeshua, vejamos: “... o qual (Messias) é a imagem do D’us invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl. 1:15). Aqui o Messias é a “imagem do D’us invisível”, ninguém pode ver ao Eterno (YHVH), mas todos podemos vê-lo em Seu Filho o Messias Yeshua. Outro texto interessante é o que está em Hebreus 1:3: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão do Seu Ser”.
Existem vários textos que demonstram este caráter representativo de Yeshua, vejamos: “... o qual (Messias) é a imagem do D’us invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl. 1:15). Aqui o Messias é a “imagem do D’us invisível”, ninguém pode ver ao Eterno (YHVH), mas todos podemos vê-lo em Seu Filho o Messias Yeshua. Outro texto interessante é o que está em Hebreus 1:3: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão do Seu Ser”.
Eunice- Membro
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Re: A Composição de D'us
Prisca espera que você entenda agora explicado de maneira um pouco mais simples.
Eunice- Membro
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Re: A Composição de D'us
No cristianismo é complicado voce afirmar que Yeshua não é YHWH e que o Espirito santo não é uma outra pessoa, a 3ª.
Num forum messiânico questionei: Quantos Espirito tem YHWH?
Não tive resposta.
Os judeus creem que a unidade composta que o cristianismo defende torna Um YHWH em 3 pessoas distintas mas com a mesma essencia gerando confulsão, afinal YHWH se revelou como Um e não como 3 pesssoas; o verbo Façamos de Gn 2 é um plural majestatico segundo os rabinos interpretes da Torah e que somente soberanos poderiam usa-lo desta forma.
admar- Membro
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Re: A Composição de D'us
Admar,
Quero-lhe ressaltar o seguinte:
“Yeshua é D'us”? Se esta sentença tiver o mesmo sentido de perguntas como: “Yeshua é divino”? ou “Yeshua possui atributos divinos”? ou ainda “Yeshua tem autoridade divina?”. Se ela for formulada com estes significados, não há problemas em responder que SIM, Yeshua é D’us (divino). Pois de fato, Yeshua tem atributos e autoridade divinas, mas não porque ele é o PAI, ou ADONAI, mas, porque o PAI lhe concedeu tal poder .
Quero-lhe ressaltar o seguinte:
“Yeshua é D'us”? Se esta sentença tiver o mesmo sentido de perguntas como: “Yeshua é divino”? ou “Yeshua possui atributos divinos”? ou ainda “Yeshua tem autoridade divina?”. Se ela for formulada com estes significados, não há problemas em responder que SIM, Yeshua é D’us (divino). Pois de fato, Yeshua tem atributos e autoridade divinas, mas não porque ele é o PAI, ou ADONAI, mas, porque o PAI lhe concedeu tal poder .
Eunice- Membro
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Re: A Composição de D'us
O Eterno nosso D'us é SEM PRINCÍPIO E SEM FIM, enquanto que o seu filho Yeshua teve início, quando foi gerado numa determinada era antes que houvesse mundo ou alguma coisa criada, mesmo as celestiais, inclusive os anjos.
Eis aí alguns textos bíblicos que provam que Yeshua é o princípio e o fim ou primeiro e último e o filho unigênito e também o primogênito de D'us:
TEHILIM, SALMOS [2]
7 Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei.
MISHLEI, PROVÉRBIOS [30]
4 Quem subiu ao céu e desceu? quem encerrou os ventos nos seus punhos? mas amarrou as águas no seu manto? quem estabeleceu todas as extremidades da terra? qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho? Se é que o sabes?
MATITIAHU, MATEUS [1]
21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás YESHUA; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
MATITIAHU, MATEUS [3]
17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
MATITIAHU, MATEUS [16]
16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o MASHIACH, o Filho do D'us vivo.
MATITIAHU, MATEUS [17]
5 Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
YOCHANAN, JOÃO [1]
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
YOCHANAN, JOÃO [3]
16 Porque D’us amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
ROMANOS [8]
29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
YVRIM, HEBREUS [1]
6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de D’us se prostrem diante dele.
APOCALIPSE, REVELAÇÃO [1]
5 e da parte de Yeshua ha Mashiach, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra.
APOCALIPSE, REVELAÇÃO [3]
14 Ao anjo da kehilah em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de D'us:
APOCALIPSE, REVELAÇÃO [21]
6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.[justify]
APOCALIPSE, REVELAÇÃO [22]
13 "Eu sou o Aleph e o Tav (o Alfa e o Ômega), o cabeça (o primeiro, o líder, o que está na frente) e o derradeiro (o último, o que está no final, atrás), o início e o término (o princípio e o fim)."
Eis aí alguns textos bíblicos que provam que Yeshua é o princípio e o fim ou primeiro e último e o filho unigênito e também o primogênito de D'us:
TEHILIM, SALMOS [2]
7 Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei.
MISHLEI, PROVÉRBIOS [30]
4 Quem subiu ao céu e desceu? quem encerrou os ventos nos seus punhos? mas amarrou as águas no seu manto? quem estabeleceu todas as extremidades da terra? qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho? Se é que o sabes?
MATITIAHU, MATEUS [1]
21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás YESHUA; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
MATITIAHU, MATEUS [3]
17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
MATITIAHU, MATEUS [16]
16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o MASHIACH, o Filho do D'us vivo.
MATITIAHU, MATEUS [17]
5 Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
YOCHANAN, JOÃO [1]
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
YOCHANAN, JOÃO [3]
16 Porque D’us amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
ROMANOS [8]
29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
YVRIM, HEBREUS [1]
6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de D’us se prostrem diante dele.
APOCALIPSE, REVELAÇÃO [1]
5 e da parte de Yeshua ha Mashiach, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra.
APOCALIPSE, REVELAÇÃO [3]
14 Ao anjo da kehilah em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de D'us:
APOCALIPSE, REVELAÇÃO [21]
6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.[justify]
APOCALIPSE, REVELAÇÃO [22]
13 "Eu sou o Aleph e o Tav (o Alfa e o Ômega), o cabeça (o primeiro, o líder, o que está na frente) e o derradeiro (o último, o que está no final, atrás), o início e o término (o princípio e o fim)."
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Re: A Composição de D'us
Yeshua já era o filho de HaShem muito antes de ser gerado pelo Ruach HaShem no ventre de Mariam, Maria. (Mishlei, Provérbios 30:4).
Yeshua é o filho de D'us quanto a sua natureza divina ser anterior a sua geração no ventre de Maria; e Filho do Homem quanto a sua natureza humana ser gerada muito depois no ventre da mesma. E se a natureza de Yeshua não fosse humana, então ele não poderia realizar a redenção de nossas vidas. Yeshua era 100% elohim, divino antes de vir a esse mundo. E após ser gerado no ventre de Miriam ele passou a ser 100% humano, o Filho do Homem. Como homem ele foi sujeito as mesmas fraquezas que temos, porém sem ter pecado. Sua vida aqui na Terra foi semelhante a de Adão antes de sua queda, porém com apenas uma diferença - de ser conhecedor do bem e do mal.
Portanto, como elohim ele já existia desde o princípio até deixar a sua glória, ou seja, sua natureza divina de Filho de D'us e se fazer carne, humano conforme nos diz Yochanan, João 1:1,2,14.
E depois de ressuscitado ele tomou de novo a sua natureza 100% divina de Filho de D'us.[justify]
Yeshua é o filho de D'us quanto a sua natureza divina ser anterior a sua geração no ventre de Maria; e Filho do Homem quanto a sua natureza humana ser gerada muito depois no ventre da mesma. E se a natureza de Yeshua não fosse humana, então ele não poderia realizar a redenção de nossas vidas. Yeshua era 100% elohim, divino antes de vir a esse mundo. E após ser gerado no ventre de Miriam ele passou a ser 100% humano, o Filho do Homem. Como homem ele foi sujeito as mesmas fraquezas que temos, porém sem ter pecado. Sua vida aqui na Terra foi semelhante a de Adão antes de sua queda, porém com apenas uma diferença - de ser conhecedor do bem e do mal.
Portanto, como elohim ele já existia desde o princípio até deixar a sua glória, ou seja, sua natureza divina de Filho de D'us e se fazer carne, humano conforme nos diz Yochanan, João 1:1,2,14.
E depois de ressuscitado ele tomou de novo a sua natureza 100% divina de Filho de D'us.[justify]
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Re: A Composição de D'us
Provas que HaShem já tinha Yeshua como seu filho antes que houvesse mundo:
YOCHANAN, JOÃO ed]1 No princípio era o Verbo (Yeshua), e o Verbo (Yeshua) estava com HaShem, e o Verbo (Yeshua) era Elohim.
2 Ele estava no princípio com HaShem.
YOCHANAN, JOÃO [1]
14 E o Verbo (Yeshua) se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
YOCHANAN, JOÃO [3]
16 Porque D'us amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque D'us ENVIOU SEU FILHO AO MUNDO, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
YOCHANAN, JOÃO [17]
5 Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.
YOCHANAN, JOÃO ed]1 No princípio era o Verbo (Yeshua), e o Verbo (Yeshua) estava com HaShem, e o Verbo (Yeshua) era Elohim.
2 Ele estava no princípio com HaShem.
YOCHANAN, JOÃO [1]
14 E o Verbo (Yeshua) se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
YOCHANAN, JOÃO [3]
16 Porque D'us amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque D'us ENVIOU SEU FILHO AO MUNDO, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
YOCHANAN, JOÃO [17]
5 Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.
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Re: A Composição de D'us
admar escreveu:
Num forum messiânico questionei: Quantos Espirito tem YHWH?
Não tive resposta.
Admar
YHWH possue 7 Espíritos, conforme lemos em Apocalípse 4:5 e Apocalipse 5:6.
Yeshua possui estes 7 Espíritos de YHWH, conforme lemos em Apocalipse 3:1.
Re: A Composição de D'us
.
Porque a maioria em torno de 95% de todo os fundamentos apologeticos a respeito da divindade de Yeshua estão a nivel da Nova Aliança(Novo Testamento), as citações da Velha Aliança muitas vezes estão ou são usadas descartando o contexto de seus escritos e a quem eram dirigidas?
Porque a maioria em torno de 95% de todo os fundamentos apologeticos a respeito da divindade de Yeshua estão a nivel da Nova Aliança(Novo Testamento), as citações da Velha Aliança muitas vezes estão ou são usadas descartando o contexto de seus escritos e a quem eram dirigidas?
admar- Membro
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