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Acerca de Gênesis 6
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Torah Web :: Escrituras :: Lei de Moisés
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Acerca de Gênesis 6
E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
Gênesis 6:1-6
Muito se tem discutido sobre este assunto, acerca da identidade dos chamados "filhos de Deus". Até agora, me deparei com duas formas de interpretação desta passagem, que resumidamente estão explicadas abaixo.
1) Os filhos de Deus são da linhagem de Sete, uma linhagem que não se afastou de Deus e permaneceu fiel a Ele. As filhas dos homens eram da linhagem de Caim, que há muito se afastara de Deus e tinham se esquecido da Sua promessa (o Descendente da mulher pisará a cabeça da serpente). Esta união das linhagens era má aos olhos de Deus.
Esta é a interpretação mais comumente aceita (pelo menos é o que se vê nas igrejas e também em materiais teológicos).
2) Os filhos de Deus eram anjos caídos que se afastaram de suas funções e coabitaram com as filhas dos homens, criando ainda mais maldade sobre a terra. Em parte por causa disto, Deus enviou o dilúvio sobre a terra. E mais, o texto mostra que houve 2 vezes em que este fato aconteceu, primeiro nos dias de Noé e depois posteriormente.
Esta é uma interpretação muito criticada e rejeitada por "n" motivos dados por seus oponentes.
Isto posto, gostaria de saber qual a opinião dos irmãos do fórum sobre este assunto. O judaísmo messiânico tem alguma visão a respeito desta passagem em questão? O estudo do texto em sua língua original nos ajudaria a compreender melhor o tema?
Abraço a todos!
P.S.: Se for tópico repetido, por favor me direcionem ao original!!!
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
Gênesis 6:1-6
Muito se tem discutido sobre este assunto, acerca da identidade dos chamados "filhos de Deus". Até agora, me deparei com duas formas de interpretação desta passagem, que resumidamente estão explicadas abaixo.
1) Os filhos de Deus são da linhagem de Sete, uma linhagem que não se afastou de Deus e permaneceu fiel a Ele. As filhas dos homens eram da linhagem de Caim, que há muito se afastara de Deus e tinham se esquecido da Sua promessa (o Descendente da mulher pisará a cabeça da serpente). Esta união das linhagens era má aos olhos de Deus.
Esta é a interpretação mais comumente aceita (pelo menos é o que se vê nas igrejas e também em materiais teológicos).
2) Os filhos de Deus eram anjos caídos que se afastaram de suas funções e coabitaram com as filhas dos homens, criando ainda mais maldade sobre a terra. Em parte por causa disto, Deus enviou o dilúvio sobre a terra. E mais, o texto mostra que houve 2 vezes em que este fato aconteceu, primeiro nos dias de Noé e depois posteriormente.
Esta é uma interpretação muito criticada e rejeitada por "n" motivos dados por seus oponentes.
Isto posto, gostaria de saber qual a opinião dos irmãos do fórum sobre este assunto. O judaísmo messiânico tem alguma visão a respeito desta passagem em questão? O estudo do texto em sua língua original nos ajudaria a compreender melhor o tema?
Abraço a todos!
P.S.: Se for tópico repetido, por favor me direcionem ao original!!!
*Thiago*- Membro
- Mensagens : 19
Cidade : Mogi das Cruzes
País :
Inscrição : 12/01/2013
Religião :- Outros
Re: Acerca de Gênesis 6
para todos!
Olá irmão Thiago!
Com certeza, os filhos de D'us mencionados em Bereshit 6 são os da linhagem de Sete: "E a Shet mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enosh; então, se começou a invocar o nome de ADONAI." (Bereshit 4:26).
Esta linhagem prosseguiu com Noach (Noé) e terminou com Malki-Tzedek (Melquisedeque), que transferiu para Avraham (Abraão) a responsabilidade e o chamado para continuar a representar ADONAI diante dos homens.
Como os anjos podem ter a capacidade de reprodução?
Como os anjos podem encarnar e ainda ter filhos? (neste caso, os filhos não seriam dos anjos, mas dos que foram encarnados);
Como eles, abandonando seus lugares, podem ainda ser chamados de "filhos de D'us"?
Na sua discussão com os saduceus sobre a vida futura, Yeshua deixou claro que os anjos não se casam, nem se dão em casamento, isto é, não têm sexo (Mc. 12.18- 27; Mt. 22.23-33).
Na verdade, em parte alguma da Bíblia aparece um feminino de anjo. Nem feminino de demônios, anjos maus.
Nunca se viu qualquer menção bíblica sobre procriação de anjos.
A idéia que temos é que os anjos não foram criados para procriar, mas foram criados de uma vez. Aliás, a maioria dos intérpretes das Escrituras acha que os anjos não foram criados como uma espécie, que se reproduz conforme a sua espécie a exemplo das demais criações de D'us, mas como uma companhia.
D'us criou uma fêmea para Adão, mas não fez o mesmo com os anjos.
Para que se tenha uma idéia, os dois anjos que têm nome na Bíblia, Gabriel e Miguel, aparecem num período extremamente longo, e nunca morreram, só tomando o tempo de Daniel como referência até o tempo do nascimento de o Messias, em que os mesmos anjos aparecem. E na verdade, eles aparecem até no Apocalipse.
E ainda, ele estará presente na volta do Messias.
As reproduções dos seres vivos, de acordo com a Bíblia, e até segundo a própria ciência, são feitas segundo a espécie de cada um, e se um anjo, por acaso, pudesse fertilizar uma mulher, seria esse produto um ser humano?
Poderia ser até que isso acontecesse através de anjos caídos, mas no caso dos gigantes, que teriam surgido da mesma maneira (6.4), eles já existiam antes desta menção.
Thiago escreveu:
Isto posto, gostaria de saber qual a opinião dos irmãos do fórum sobre este assunto. O judaísmo messiânico tem alguma visão a respeito desta passagem em questão? O estudo do texto em sua língua original nos ajudaria a compreender melhor o tema?
Abraço a todos!
Olá irmão Thiago!
Com certeza, os filhos de D'us mencionados em Bereshit 6 são os da linhagem de Sete: "E a Shet mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enosh; então, se começou a invocar o nome de ADONAI." (Bereshit 4:26).
Esta linhagem prosseguiu com Noach (Noé) e terminou com Malki-Tzedek (Melquisedeque), que transferiu para Avraham (Abraão) a responsabilidade e o chamado para continuar a representar ADONAI diante dos homens.
Como os anjos podem ter a capacidade de reprodução?
Como os anjos podem encarnar e ainda ter filhos? (neste caso, os filhos não seriam dos anjos, mas dos que foram encarnados);
Como eles, abandonando seus lugares, podem ainda ser chamados de "filhos de D'us"?
Na sua discussão com os saduceus sobre a vida futura, Yeshua deixou claro que os anjos não se casam, nem se dão em casamento, isto é, não têm sexo (Mc. 12.18- 27; Mt. 22.23-33).
Na verdade, em parte alguma da Bíblia aparece um feminino de anjo. Nem feminino de demônios, anjos maus.
Nunca se viu qualquer menção bíblica sobre procriação de anjos.
A idéia que temos é que os anjos não foram criados para procriar, mas foram criados de uma vez. Aliás, a maioria dos intérpretes das Escrituras acha que os anjos não foram criados como uma espécie, que se reproduz conforme a sua espécie a exemplo das demais criações de D'us, mas como uma companhia.
D'us criou uma fêmea para Adão, mas não fez o mesmo com os anjos.
Para que se tenha uma idéia, os dois anjos que têm nome na Bíblia, Gabriel e Miguel, aparecem num período extremamente longo, e nunca morreram, só tomando o tempo de Daniel como referência até o tempo do nascimento de o Messias, em que os mesmos anjos aparecem. E na verdade, eles aparecem até no Apocalipse.
E ainda, ele estará presente na volta do Messias.
As reproduções dos seres vivos, de acordo com a Bíblia, e até segundo a própria ciência, são feitas segundo a espécie de cada um, e se um anjo, por acaso, pudesse fertilizar uma mulher, seria esse produto um ser humano?
Poderia ser até que isso acontecesse através de anjos caídos, mas no caso dos gigantes, que teriam surgido da mesma maneira (6.4), eles já existiam antes desta menção.
Convidad- Convidado
Re: Acerca de Gênesis 6
É uma boa resposta a não ser pelo fato da mênção de Melquisedeque como linhagem de Noé!
De acordo com as Escrituras esse sacerdote não tem linhagem e se tiver não é mencionada nas Sagradas Escrituras.
Eis a ascendência de Abrão:
11 E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos, e gerou filhos e filhas.
12 E viveu Arfaxade trinta e cinco anos, e gerou a Selá.
13 E viveu Arfaxade depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
14 E viveu Selá trinta anos, e gerou a Éber;
15 E viveu Selá, depois que gerou a Éber, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
16 E viveu Éber trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue.
17 E viveu Éber, depois que gerou a Pelegue, quatrocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas.
18 E viveu Pelegue trinta anos, e gerou a Reú.
19 E viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, duzentos e nove anos, e gerou filhos e filhas.
20 E viveu Reú trinta e dois anos, e gerou a Serugue.
21 E viveu Reú, depois que gerou a Serugue, duzentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
22 E viveu Serugue trinta anos, e gerou a Naor.
23 E viveu Serugue, depois que gerou a Naor, duzentos anos, e gerou filhos e filhas.
24 E viveu Naor vinte e nove anos, e gerou a Terá.
25 E viveu Naor, depois que gerou a Terá, cento e dezenove anos, e gerou filhos e filhas.
26 E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.
De acordo com as Escrituras esse sacerdote não tem linhagem e se tiver não é mencionada nas Sagradas Escrituras.
Eis a ascendência de Abrão:
11 E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos, e gerou filhos e filhas.
12 E viveu Arfaxade trinta e cinco anos, e gerou a Selá.
13 E viveu Arfaxade depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
14 E viveu Selá trinta anos, e gerou a Éber;
15 E viveu Selá, depois que gerou a Éber, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
16 E viveu Éber trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue.
17 E viveu Éber, depois que gerou a Pelegue, quatrocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas.
18 E viveu Pelegue trinta anos, e gerou a Reú.
19 E viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, duzentos e nove anos, e gerou filhos e filhas.
20 E viveu Reú trinta e dois anos, e gerou a Serugue.
21 E viveu Reú, depois que gerou a Serugue, duzentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
22 E viveu Serugue trinta anos, e gerou a Naor.
23 E viveu Serugue, depois que gerou a Naor, duzentos anos, e gerou filhos e filhas.
24 E viveu Naor vinte e nove anos, e gerou a Terá.
25 E viveu Naor, depois que gerou a Terá, cento e dezenove anos, e gerou filhos e filhas.
26 E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.
Convidad- Convidado
Re: Acerca de Gênesis 6
pessoal
Eu particularmente acredito que os filhos de D-us eram os filhos que provavelmente Adam e Havah tiveram antes da queda, antes do pecado.
Se realmente Adam e Havah tiveram filhos antes de pecarem devemos considerar que eles eram puros e permaneceram temporariamente no Eden até que o Eterno o escondeu juntamente com as arvores do conhecimento e da vida.
Isso é apenas uma suposição.
Eu particularmente acredito que os filhos de D-us eram os filhos que provavelmente Adam e Havah tiveram antes da queda, antes do pecado.
Se realmente Adam e Havah tiveram filhos antes de pecarem devemos considerar que eles eram puros e permaneceram temporariamente no Eden até que o Eterno o escondeu juntamente com as arvores do conhecimento e da vida.
Isso é apenas uma suposição.
Re: Acerca de Gênesis 6
para todos!
A linhagem da qual eu mencionei não é a de descendência e sim de LEGADO, RESPONSABILIDADE.Convidad escreveu:
É uma boa resposta a não ser pelo fato da mênção de Melquisedeque como linhagem de Noé!
De acordo com as Escrituras esse sacerdote não tem linhagem e se tiver não é mencionada nas Sagradas Escrituras.
Convidad- Convidado
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