Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Devemos ou podemos usar o Tzitzit EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Devemos ou podemos usar o Tzitzit EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Devemos ou podemos usar o Tzitzit EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Devemos ou podemos usar o Tzitzit EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Devemos ou podemos usar o Tzitzit EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Devemos ou podemos usar o Tzitzit EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Devemos ou podemos usar o Tzitzit EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Devemos ou podemos usar o Tzitzit EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Devemos ou podemos usar o Tzitzit EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Devemos ou podemos usar o Tzitzit EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Devemos ou podemos usar o Tzitzit

3 participantes

Ir para baixo

Devemos ou podemos usar o Tzitzit Empty Devemos ou podemos usar o Tzitzit

Mensagem por Renan Oliveira Ter Jul 31, 2012 3:57 am

Nos como Judeus Messiânicos devemos ou podemos usar o Tzitzit? e se podemos ele teve ser usado a todo o tempo?

Renan Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 2

Cidade Cidade : vargem grande

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/08/2011


Ir para o topo Ir para baixo

Devemos ou podemos usar o Tzitzit Empty Re: Devemos ou podemos usar o Tzitzit

Mensagem por Marcos Grano Qua Ago 01, 2012 2:28 am

Devemos ou podemos usar o Tzitzit 3708!
Franjas porás nas quatro bordas da tua manta, com que te cobrires.
Deuteronômio 22:12
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul.
E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos de YHUH, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.
Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Elohim.
Eu sou YHUH vosso Elohim, que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus. Eu sou YHUH vosso Elohim.
Números 15:38-41

Obs. Os Tzitzi são as franjas, porém feitas conforme descrito na Torah. Aqui no Brasil somente se
confeccionando. O Talit tem tzitzi mas seu uso esta restrito ao serviço diante de YHUH. O uso do tzitzi é mandamento para se lembrar dos mitzvot. Devemos ou podemos usar o Tzitzit 3708!
Marcos Grano
Marcos Grano
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 482

Idade Idade : 66

Cidade Cidade : Goiânia

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 19/08/2010

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Devemos ou podemos usar o Tzitzit Empty Re: Devemos ou podemos usar o Tzitzit

Mensagem por Anselmo Goldman Seg Ago 13, 2012 6:07 pm

Devemos ou podemos usar o Tzitzit 3708 a todos.
Acredito que inicialmente deveríamos separar os termos usados por Moshé para designar e instruir quanto ao mandamento do Tsit-Tsit.
Em Dt por exemplo o termo usado ali é "גְּדִלִים" "G'dilym". Este mesmo termo aparece novamente en Reis 7.17, de maneira que podemos entender Dt 22.12 como o termo genérico usado para o Tsit-Tsit.
Já o termo Tsittsit aparece em Ez 8.3 e Nm 15.38 e 39.

Vemos de antemão certa escassez de referências para este mandamento. Mas é claro, nem por isso ele deixa de ser maior ou menor dentre as obrigações dos servos de YHVH.

A discussão porém neste tópico pareceu-me girar em torno da obrigação ou não de usar o Tsittsit como imposição da Toráh. Bem... vamos a questão.

Inicialmente devemos observar o motivo para o uso das franjas. E ao lermos Nm encontramos: "E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo." (Nm 15:39)
"Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus." (Nm 15:40)
Vemos claramente a didática do Eterno. O Uso das franjas era um lembrete de todos os mandamentos do SENHOR por parte do fiel.

Com isto creio que os servos do ETERNO que estão sob a Nova Aliança não necessitam deste "Lembrete". Podem usar mas não estão obrigados a isto.
Chegamos a este ensino pelo fato de que, sob a Nova Aliança, o crente em YHVH possue estes mesmos mandamentos dos quais ele deve se lembrar agora escritos em seu coração.
1) Jeremias 31:33 "Mas esta [é] a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo."
2) "Porque esta [é] a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;" (Hb 8:10)

Devemos ou podemos usar o Tzitzit 3708 lechem
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Devemos ou podemos usar o Tzitzit Empty Re: Devemos ou podemos usar o Tzitzit

Mensagem por Marcos Grano Seg Ago 13, 2012 7:14 pm

Franjas porás nas quatro bordas da tua manta, com que te cobrires.
Deuteronômio 22:12

Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul.
Números 15:38

E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.
Números 15:39

Advertência:

E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
Mateus 23:5

Não é este o problema? Mostrar somente aparência de que é e não é de fato? Ora, se usavam o tzitzi apenas para mostrar aparentemente, mas seus corações estavam longe da Torah. Como julgar isto? Logo, usar o tzitzi em cumprimento a Torah, isto é, pelo tzitzi mostrar que é cumpridor da Torah, isto é devr de todo cumpridor da Torah. Mas existe pessoas que abominam o tzitzi e a Torah. Devemos ou podemos usar o Tzitzit 3708! Quem ama Elohim cumpre Seus mitzvot, e o tzi tzi é sim mandamento!
Marcos Grano
Marcos Grano
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 482

Idade Idade : 66

Cidade Cidade : Goiânia

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 19/08/2010

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Devemos ou podemos usar o Tzitzit Empty Re: Devemos ou podemos usar o Tzitzit

Mensagem por Marcos Grano Seg Ago 13, 2012 7:30 pm

Devemos ou podemos usar o Tzitzit 3708, Anselmo, fazia tempo que não aparecia! Estava com saudades! Abraços!
Marcos Grano
Marcos Grano
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 482

Idade Idade : 66

Cidade Cidade : Goiânia

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 19/08/2010

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Devemos ou podemos usar o Tzitzit Empty Re: Devemos ou podemos usar o Tzitzit

Mensagem por Anselmo Goldman Seg Ago 13, 2012 8:35 pm

Pois é irmãozão... resolvi opinar.
Espero que a Paz do Eterno esteja contigo meu irmão!

Eu preciso insistir irmão: Se o mandamento tinha por objetivo nos fazer lembrar da lei, mas hoje a lei deve é estar dentro de nosso próprio coração, e não dentro da Arca, ou numa caixinha presa entre os olhos e no braço esquerdo.
Entenda minha compreensão deste assunto: Se está escrita em meu coração, eu deverei agora é viver os mandamentos e não me lembrar deles pois estão dentro de mim.

Na verdade isto só aumenta a responsabilidade do crente frente aos mandamentos. Faremos não para sermos vistos, mas porque vivemos a lei.
É isso.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010


http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Devemos ou podemos usar o Tzitzit Empty Re: Devemos ou podemos usar o Tzitzit

Mensagem por Marcos Grano Seg Ago 13, 2012 10:28 pm

Isto é a aliança, ter escrito no coração a Torah. Se tens em teu coração a Torah, certamente fazes parte da aliança. Nisto confirmamos! Devemos ou podemos usar o Tzitzit 3708 meu amigo!
Marcos Grano
Marcos Grano
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 482

Idade Idade : 66

Cidade Cidade : Goiânia

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 19/08/2010

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


Ir para o topo Ir para baixo

Devemos ou podemos usar o Tzitzit Empty Re: Devemos ou podemos usar o Tzitzit

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos