Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 4255 usuários registradosO último membro registrado é Diesulludar
Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos
quem inventou o domingo se na biblia está 1ºdia da sema
5 participantes
Página 4 de 4
Página 4 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: quem inventou o domingo se na biblia está 1ºdia da sema
Jefté escreveu:Olá irmão ...
Em qual dos 10 mandamentos que está o mandamento de amar ao Senhor Deus acima de tudo ???
Deuteronômio 6:5 - Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
Jefté escreveu:E qual dos 10 mandamentos que está o mandamento de amar ao próximo como a si mesmo ???
Levitico 19:18 - Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Aí estão os textos da Torah na qual Yeshua baseava seus ensinos, que não eram nenhuma novidade para os conhecedores das instruções em sua originalidade.
Conclusão
Quem ama a YHWH de todo o coração:
1) Tem por único D-us a YHWH, isto é, o D-us de Israel.
2) Não faz ou adora ídolos.
3) Não pronuncia indevidamente o nome de YHWH.
4) Santifica o verdadeiro dia de repouso determinado por YHWH, o shabat.
Quem ama o próximo como a si mesmo:
1) Honra o pai e a mãe.
2) Não assassina.
3) Não pratica adultério.
4) Não furta.
5) Não mente ou dá falso testemunho.
6) Não cobiça os pertences dos outros.
O nome de YHWH é pronunciado em vão (indevidamente) quando o mesmo é citado em piadas (anedotas), juramentos falsos, etc.
Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de YHWH e a fé em Yeshua. Apocalipse 14:12
Re: quem inventou o domingo se na biblia está 1ºdia da sema
se Deus se cansa o mesmo não e meu Deus.a linguagem usada para descanso se chama linguagem Antropomórfica expressão que usa meios humanos para se comunicar com o homem, o sabado não foi feito por causa do homem e sim o homem por causa do sabado marcos 2:7, as pessoas criam formulas de interpretação que mais confundem do que edificam tenho minhas convicções e respeito tambem as dos outros detalhe quero muito aprender. persiste em ler exortar e ensinar 1 Timóteo 4:13
Re: quem inventou o domingo se na biblia está 1ºdia da sema
irmão Sampaio!
Não somente você, mas eu também quero muito aprender mais e mais.
E no que tenho aprendido, graças a YHWH, hoje tenho plena convicção de que a igreja não precisa de mais um templo, nem de mais um ‘ministério gospel’, um pastor na TV, uma ‘Bíblia de Estudo’, de mais um cantor gospel, mais cruzadas evangelísticas, de mais uma denominação, mais aglomerações de avivamento, etc., ela precisa verdadeiramente é de RESTAURAÇÃO!
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
EM CADA ALMA HAVIA TEMOR; E MUITOS PRODÍGIOS E SINAIS ERAM FEITOS POR INTERMÉDIO DOS APÓSTOLOS.
Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a YHWH e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso lhes acrescentava o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." (At. 2:42-47).
A Igreja descrita no livro de Atos, chamada de forma depreciativa de "igreja primitiva", chamamos de Igreja do 1° século, e o propósito do Movimento de Restauração é trazer de volta para os nossos dias os "moldes" desta igreja, uma Congregação ligada em Israel, tendo Yeshua como o Cabeça.
Uma Congregação livre das contaminações de Roma.
E uma das práticas que é testificada, não somente pelas Escrituras, mas também por documentos históricos, é a Santificação do Shabat, o Sétimo Dia.
A Igreja, até o 3° século, santificava o Shabat, e se isto, além de ser um Mandamento dado por YHWH, era praticado na igreja, por que muitos que se dizem "servos de Yeshua" ainda insistem em desprezar este Mandamento?
Por que ainda continuam a ensinar que o domingo é "o dia do Senhor?", se existem
provas históricas de que o catolicismo arquitetou esta mudança?
Por que é tão difícil admitir estas e muitas outras coisas, que são verdades, tanto bíblicas quanto históricas?
Muitos crentes não têm a menor dificuldade de celebrar o natal, uma festa oriunda do paganismo, mas quando o assunto é o Sábado, aí as palavras estão na ponta da língua: "a guarda do sábado é heresia, coisa de seita herética!"
Muitos crentes, na época das "festas juninas", até realizam algumas festas, como a "festa do milho", com muitas comidas típicas, porém quando alguém diz que celebra a Festa de Sucôt (Tabernáculos), uma Festa estabelecida por YHWH, eles imediatamente criticam: "ah, isto é coisa de judeu!"
Parece que a igreja atual, desligada de Israel, em sua maioria, está tão acostumada com práticas e doutrinas estabelecidas por homens, que por mais que tentemos mostrar a verdade, baseados numa interpretação de acordo com os textos originais das Escrituras, isto é, dentro do contexto original, as pessoas insistem em combater, discutir, teimar, tudo de forma equivocada e insensata, quase da mesma maneira de que os fariseus hipócritas faziam com Yeshua quando Ele ensinava a Torah da maneira correta.
É como se a tradição denominacional ou histórica, ou familiar, tivessem mais valor do que as verdades de YHWH.
Por mais que as pessoas tentem, por mais que as denominações insistam, por mais que os teólogos debatam, ninguém pode ou consegue provar verdadeiramente que o Shabat não deve ser praticado na igreja de Yeshua.
"No início, a igreja era um grupo de homens e mulheres centrados no Messias Vivo. Então, a igreja chegou à Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois, chegou até Roma e tornou- se uma instituição. Em seguida, à Europa, e tornou-se uma cultura. E finalmente, chegou à América,e tornou-se negócios."
Certamente nós somos pessoas imperfeitas, porém o problema é a persistência nos erros. E o maior erro cometido pela igreja ao longo dos anos foi o desprezo à cultura bíblica judaica, a mesma que resistia firme na Igreja de Yeshua no 1º século.
A medida que isto acontecia, o lugar para a entrada do humanismo e do paganismo na igreja se alargava mais e mais. Este desprezo inclui os parâmetros observados pela Igreja do 1º século, tanto por judeus quanto por gentios, baseados na Torah ensinada por Yeshua, quando não havia as contaminações doutrinárias que desviaram a maior parte dos adeptos da igreja, tirando-os do Caminho estabelecido pelo Messias.
A guarda do Shabat nunca foi doutrina judaica ou farisaica, é um Mandamento do Eterno, faz parte dos Dez Mandamentos, é uma doutrina Divina.
O Dia escolhido pelo Eterno é o 7°. Não é o 1° e nem o 2° ou 3° dia;
O 7° Dia foi escolhido, abençoado e santificado pelo Eterno (Gn. 2.1-3);
O 7° Dia deve ser "lembrado", pois nele o Eterno terminou Sua obra, tendo criado os céus, a terra, os mares e tudo o que neles há. Nele lembramos e reconhecemos que o Eterno é o Criador e Soberano sobre toda a criação (Êx. 20.8-11);
O 7° Dia deve ser “guardado”, pois assim como no Pessach (anualmente), lembramo-nos (semanalmente) da libertação que o Eterno nos proporcionou através do Cordeiro sacrificado (Dt. 5.12-15);
O 7° Dia deve ser guardado como declaração de que o Eterno é Adonai que nos santifica (Êx. 31.13);
O 7° Dia é um sinal entre os filhos de Israel e para todos aqueles (gentios) que se unirem ao Eterno, para O amarem e para O servirem (Êx. 31.17; Is. 56.6-7; Jo. 14.15); Guardar o 7° Dia é tomar posse das bênçãos do Eterno (Is. 58.11-14);
Celebrar o Shabat é uma declaração de amor ao Eterno e a Yeshua HaMashiach e que permanecemos na Verdade e no Seu amor (Jo. 14.21; 1Jo. 2.4-5; 1Jo. 5.3).
O mais interessante é que quando lemos algumas declarações de irmãos que se incomodam com aqueles que buscam obedecer aos preceitos do Eterno, vemos uma tremenda falta de entendimento das Escrituras, isolando textos bíblicos, discriminando o povo judeu, ignorando os propósitos do Eterno para Israel, substituindo preceitos estabelecidos por YHWH, misturando a Lei com legalismo, substituindo Israel pela Igreja, simplesmente rejeitando o que o Eterno jamais rejeitou.
Muitos destes irmãos ainda desconhecem a origem de coisas que fazem parte de suas igrejas, coisas que tiveram origem no paganismo, e ao invés de buscarem a verdade, se empenham em desmoralizar aqueles que ainda tentam se manter nas verdades de YHWH.
A Igreja guardava o Shabat até que, após 132 d.C., líderes gentios suscitados na Igreja foram progressivamente afastando-se de Israel e rompendo com as raízes judaicas originais da fé em Yeshua, o que culminou com a declaração formal deste rompimento em 325, durante o Concílio de Nicéia.
Neste concílio houve um completo boicote aos líderes judeus da Igreja, os quais não foram convidados a participar. Em 336, no Concílio de Laodicéia, foi proibida no seio da Igreja a guarda do Shabat, e em 590 d.C. o Papa Gregório estabeleceu “definitivamente” o domingo como o “Dia do Senhor”.
Agora fica uma pergunta: se hoje muitas pessoas crentes que defendem a abolição da Lei, entregam e ensinam incansavelmente sobre o dízimo, sob o motivo de que este aconteceu antes da Lei, por que estes mesmos crentes condenam a observação do Shabat (Sábado), que também foi santificado antes da Lei?
Se o Eterno, depois de ter criado todas as coisas, descansou e santificou o 7° Dia, sendo um ato direto do PRÓPRIO YHWH, ESCRITO NAS TÁBUAS DOS DEZ MANDAMENTOS PELO PRÓPRIO YHWH, enquanto o dízimo foi um ato direto voluntário antes da Lei realizado pelo homem, por que o Shabat tem menos valor do que o dízimo?
Seria o dinheiro mais importante do que a santificação? Seria mais fácil tirar 10% do salário e entregar para YHWH (na igreja) do que descansar no 7º dia da semana para honrar a YHWH?
Eles gostam de usar este texto que está nos escritos da Antiga Aliança (Malaquias 3:8-12), e ainda usam o pretexto de que o texto está fora dos escritos da Lei.
E sobre o Shabat?
Isaías 56:2 diz “Bem-aventurado o homem que fizer isso, e o filho do homem que lançar mão disso, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de perpetrar algum mal.”
Isaías 56:6 diz “E aos filhos dos estrangeiros que se chegarem ao YHWH (ADONAI, SENHOR), para o servirem e para amarem o nome do YHWH (ADONAI, SENHOR), sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu concerto,...”
Jeremias 17:22 diz “...nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais.”
Jeremias 17:27 diz “Mas, se não me derdes ouvidos, para santificardes o dia de sábado e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então, acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém e não se apagará.”
O que diz o 4º Mandamento? “LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, PARA O SANTIFICAR. SEIS DIAS TRABALHARÁS E FARÁS TODA A TUA OBRA, MAS O SÉTIMO DIA É O SÁBADO DO YHWH (ADONAI, SENHOR), TEU ELOHIM; NÃO FARÁS NENHUMA OBRA, NEM TU, NEM O TEU FILHO, NEM A TUA FILHA, NEM O TEU SERVO, NEM A TUA SERVA, NEM O TEU ANIMAL, NEM O TEU ESTRANGEIRO QUE ESTÁ DENTRO DAS TUAS PORTAS. PORQUE EM SEIS DIAS FEZ O YHWH (ADONAI, SENHOR) OS CÉUS E A TERRA, O MAR E TUDO QUE NELES HÁ E AO SÉTIMO DIA DESCANSOU; PORTANTO, ABENÇOOU O YHWH (ADONAI, SENHOR) O DIA DO SÁBADO E O SANTIFICOU.”
(Êxodo 20:8-11). O dízimo, apesar de importante, NÃO É MENCIONADO nos Dez Mandamentos.
Os defensores da obrigatoriedade do dízimo também dizem que ele faz parte da Nova Aliança.
Estes são os únicos textos dos escritos da Nova Aliança que citam o dízimo: Mateus 23:23; Lucas 18:12; Hebreus 7:1-10.
Neles não há nenhuma menção sobre qualquer obrigação estabelecida na Nova Aliança para dizimar. Ora, se eles afirmam isto para algo mencionado antes da Lei, sendo depois estabelecido nela e tendo continuidade na Nova Aliança, por que com o Shabat seria diferente?
Tanto o dízimo quanto o Shabat tiveram início antes da Lei e foram ratificados na Lei e PERMANECEM PLENIFICADOS NA NOVA ALIANÇA.
Quem é contra a guarda do Shabat também deve ser contra a entrega do dízimo. Quem ensina contra a guarda do Shabat deve também ensinar contra a entrega do dízimo.
Quem discrimina alguém que guarda o Shabat deve discriminar também quem entrega o dízimo, e assim sucessivamente.
A grande diferença é que o Shabat, dentro de um contexto genuinamente bíblico, é algo mais sublime e mais importante do que o dízimo, porque:
1- É algo que o próprio YHWH praticou - Gênesis 2:2;
2- É algo que o próprio YHWH abençoou e santificou - Gênesis 2:3;
3- É algo escrito nos Dez Mandamentos pelo próprio YHWH - Êxodo 31:18;
4- É quando separamos o tempo da vida para o Eterno, que vale mais do que o ganho financeiro da vida – Lucas 12:16-21;
5- É algo feito por causa do homem (para que ele o observe em favor do Eterno) Marcos 2:27;
6- É um memorial da Criação realizada por YHWH - Gênesis 2:2;
7- Simboliza o descanso espiritual que se obtém no Messias - Mateus 11:29;
8- Yeshua é o Senhor do Sábado – (porque tinha autoridade para definir o modo de observá-lo, diante das distorções dos líderes judaicos legalistas da época) Mateus 12:8.
Foi a religião chamada ‘cristianismo’ quem SEPAROU A IGREJA DE ISRAEL:
O famoso Concílio de Nicéia (325 d.C.), com sua teologia que considerou “heresia” toda a forma de judaísmo, estabeleceu as bases e as leis que deram forma e construíram a IDENTIDADE DO CRISTIANISMO.
O Concílio de Antioquia (341 d.C.), PROIBIU OS CRISTÃOS (os do Partido do Messias, os gentios crentes), de celebrarem a Páscoa com os judeus, alterando a data e a liturgia da celebração.
O Concílio de Laodicéia (364 d.C.), PROIBIU OS CRISTÃOS (os do Partido do Messias, os gentios crentes) de observarem o Shabat (Sábado do Senhor), oficializando o domingo como o ‘Dia do Senhor’, em contrapartida.
Obras de homens, sem qualquer compromisso com YHWH, homens como o Imperador Constantino, que era pagão e idólatra, quando se fazia de cristão.
Biblicamente, de que forma o Corpo do Messias foi particionado? O texto de Romanos 10:12 trata de SALVAÇÃO! Basta lermos o verso 13.
1 Coríntios 12:13 trata do CONDICIONAMENTO DO CORPO, POR JUDEUS E GENTIOS, porém, O GENTIO É QUEM FOI APROXIAMADO DO JUDEU CRENTE, E NÃO O JUDEU QUE SE APROXIMOU DO GENTIO CRISTÃO, ISTO É BÍBLICO!
Gálatas 3:28 trata da UNIDADE DO CORPO, COMPOSTO POR JUDEUS E GENTIOS.
Se um gentio crente ainda permanecesse com seus costumes e culturas de ORIGEM PAGÃ, é claro, lógico e evidente que a sua realidade seria IMPACTADA PELO EVANGELHO DE YESHUA, APROXIMANDO-O DA COMUNIDADE JUDAICA.
E se o destrutivo Concílio de Laodicéia (364 d.C.), PROIBIU OS CRISTÃOS (os do Partido do Messias, os gentios crentes), de celebrarem a Páscoa com os judeus e de guardarem o Sábado, É CLARO, LÓGICO E EVIDENTE que eles, MESMO SENDO GENTIOS, PORÉM APROXIMADOS PELO SANGUE DE YESHUA À COMUNIDADE DE ISRAEL, praticavam estas coisas.
Não somente você, mas eu também quero muito aprender mais e mais.
E no que tenho aprendido, graças a YHWH, hoje tenho plena convicção de que a igreja não precisa de mais um templo, nem de mais um ‘ministério gospel’, um pastor na TV, uma ‘Bíblia de Estudo’, de mais um cantor gospel, mais cruzadas evangelísticas, de mais uma denominação, mais aglomerações de avivamento, etc., ela precisa verdadeiramente é de RESTAURAÇÃO!
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
EM CADA ALMA HAVIA TEMOR; E MUITOS PRODÍGIOS E SINAIS ERAM FEITOS POR INTERMÉDIO DOS APÓSTOLOS.
Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a YHWH e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso lhes acrescentava o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." (At. 2:42-47).
A Igreja descrita no livro de Atos, chamada de forma depreciativa de "igreja primitiva", chamamos de Igreja do 1° século, e o propósito do Movimento de Restauração é trazer de volta para os nossos dias os "moldes" desta igreja, uma Congregação ligada em Israel, tendo Yeshua como o Cabeça.
Uma Congregação livre das contaminações de Roma.
E uma das práticas que é testificada, não somente pelas Escrituras, mas também por documentos históricos, é a Santificação do Shabat, o Sétimo Dia.
A Igreja, até o 3° século, santificava o Shabat, e se isto, além de ser um Mandamento dado por YHWH, era praticado na igreja, por que muitos que se dizem "servos de Yeshua" ainda insistem em desprezar este Mandamento?
Por que ainda continuam a ensinar que o domingo é "o dia do Senhor?", se existem
provas históricas de que o catolicismo arquitetou esta mudança?
Por que é tão difícil admitir estas e muitas outras coisas, que são verdades, tanto bíblicas quanto históricas?
Muitos crentes não têm a menor dificuldade de celebrar o natal, uma festa oriunda do paganismo, mas quando o assunto é o Sábado, aí as palavras estão na ponta da língua: "a guarda do sábado é heresia, coisa de seita herética!"
Muitos crentes, na época das "festas juninas", até realizam algumas festas, como a "festa do milho", com muitas comidas típicas, porém quando alguém diz que celebra a Festa de Sucôt (Tabernáculos), uma Festa estabelecida por YHWH, eles imediatamente criticam: "ah, isto é coisa de judeu!"
Parece que a igreja atual, desligada de Israel, em sua maioria, está tão acostumada com práticas e doutrinas estabelecidas por homens, que por mais que tentemos mostrar a verdade, baseados numa interpretação de acordo com os textos originais das Escrituras, isto é, dentro do contexto original, as pessoas insistem em combater, discutir, teimar, tudo de forma equivocada e insensata, quase da mesma maneira de que os fariseus hipócritas faziam com Yeshua quando Ele ensinava a Torah da maneira correta.
É como se a tradição denominacional ou histórica, ou familiar, tivessem mais valor do que as verdades de YHWH.
Por mais que as pessoas tentem, por mais que as denominações insistam, por mais que os teólogos debatam, ninguém pode ou consegue provar verdadeiramente que o Shabat não deve ser praticado na igreja de Yeshua.
"No início, a igreja era um grupo de homens e mulheres centrados no Messias Vivo. Então, a igreja chegou à Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois, chegou até Roma e tornou- se uma instituição. Em seguida, à Europa, e tornou-se uma cultura. E finalmente, chegou à América,e tornou-se negócios."
Certamente nós somos pessoas imperfeitas, porém o problema é a persistência nos erros. E o maior erro cometido pela igreja ao longo dos anos foi o desprezo à cultura bíblica judaica, a mesma que resistia firme na Igreja de Yeshua no 1º século.
A medida que isto acontecia, o lugar para a entrada do humanismo e do paganismo na igreja se alargava mais e mais. Este desprezo inclui os parâmetros observados pela Igreja do 1º século, tanto por judeus quanto por gentios, baseados na Torah ensinada por Yeshua, quando não havia as contaminações doutrinárias que desviaram a maior parte dos adeptos da igreja, tirando-os do Caminho estabelecido pelo Messias.
A guarda do Shabat nunca foi doutrina judaica ou farisaica, é um Mandamento do Eterno, faz parte dos Dez Mandamentos, é uma doutrina Divina.
O Dia escolhido pelo Eterno é o 7°. Não é o 1° e nem o 2° ou 3° dia;
O 7° Dia foi escolhido, abençoado e santificado pelo Eterno (Gn. 2.1-3);
O 7° Dia deve ser "lembrado", pois nele o Eterno terminou Sua obra, tendo criado os céus, a terra, os mares e tudo o que neles há. Nele lembramos e reconhecemos que o Eterno é o Criador e Soberano sobre toda a criação (Êx. 20.8-11);
O 7° Dia deve ser “guardado”, pois assim como no Pessach (anualmente), lembramo-nos (semanalmente) da libertação que o Eterno nos proporcionou através do Cordeiro sacrificado (Dt. 5.12-15);
O 7° Dia deve ser guardado como declaração de que o Eterno é Adonai que nos santifica (Êx. 31.13);
O 7° Dia é um sinal entre os filhos de Israel e para todos aqueles (gentios) que se unirem ao Eterno, para O amarem e para O servirem (Êx. 31.17; Is. 56.6-7; Jo. 14.15); Guardar o 7° Dia é tomar posse das bênçãos do Eterno (Is. 58.11-14);
Celebrar o Shabat é uma declaração de amor ao Eterno e a Yeshua HaMashiach e que permanecemos na Verdade e no Seu amor (Jo. 14.21; 1Jo. 2.4-5; 1Jo. 5.3).
O mais interessante é que quando lemos algumas declarações de irmãos que se incomodam com aqueles que buscam obedecer aos preceitos do Eterno, vemos uma tremenda falta de entendimento das Escrituras, isolando textos bíblicos, discriminando o povo judeu, ignorando os propósitos do Eterno para Israel, substituindo preceitos estabelecidos por YHWH, misturando a Lei com legalismo, substituindo Israel pela Igreja, simplesmente rejeitando o que o Eterno jamais rejeitou.
Muitos destes irmãos ainda desconhecem a origem de coisas que fazem parte de suas igrejas, coisas que tiveram origem no paganismo, e ao invés de buscarem a verdade, se empenham em desmoralizar aqueles que ainda tentam se manter nas verdades de YHWH.
A Igreja guardava o Shabat até que, após 132 d.C., líderes gentios suscitados na Igreja foram progressivamente afastando-se de Israel e rompendo com as raízes judaicas originais da fé em Yeshua, o que culminou com a declaração formal deste rompimento em 325, durante o Concílio de Nicéia.
Neste concílio houve um completo boicote aos líderes judeus da Igreja, os quais não foram convidados a participar. Em 336, no Concílio de Laodicéia, foi proibida no seio da Igreja a guarda do Shabat, e em 590 d.C. o Papa Gregório estabeleceu “definitivamente” o domingo como o “Dia do Senhor”.
Agora fica uma pergunta: se hoje muitas pessoas crentes que defendem a abolição da Lei, entregam e ensinam incansavelmente sobre o dízimo, sob o motivo de que este aconteceu antes da Lei, por que estes mesmos crentes condenam a observação do Shabat (Sábado), que também foi santificado antes da Lei?
Se o Eterno, depois de ter criado todas as coisas, descansou e santificou o 7° Dia, sendo um ato direto do PRÓPRIO YHWH, ESCRITO NAS TÁBUAS DOS DEZ MANDAMENTOS PELO PRÓPRIO YHWH, enquanto o dízimo foi um ato direto voluntário antes da Lei realizado pelo homem, por que o Shabat tem menos valor do que o dízimo?
Seria o dinheiro mais importante do que a santificação? Seria mais fácil tirar 10% do salário e entregar para YHWH (na igreja) do que descansar no 7º dia da semana para honrar a YHWH?
Eles gostam de usar este texto que está nos escritos da Antiga Aliança (Malaquias 3:8-12), e ainda usam o pretexto de que o texto está fora dos escritos da Lei.
E sobre o Shabat?
Isaías 56:2 diz “Bem-aventurado o homem que fizer isso, e o filho do homem que lançar mão disso, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de perpetrar algum mal.”
Isaías 56:6 diz “E aos filhos dos estrangeiros que se chegarem ao YHWH (ADONAI, SENHOR), para o servirem e para amarem o nome do YHWH (ADONAI, SENHOR), sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu concerto,...”
Jeremias 17:22 diz “...nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais.”
Jeremias 17:27 diz “Mas, se não me derdes ouvidos, para santificardes o dia de sábado e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então, acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém e não se apagará.”
O que diz o 4º Mandamento? “LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, PARA O SANTIFICAR. SEIS DIAS TRABALHARÁS E FARÁS TODA A TUA OBRA, MAS O SÉTIMO DIA É O SÁBADO DO YHWH (ADONAI, SENHOR), TEU ELOHIM; NÃO FARÁS NENHUMA OBRA, NEM TU, NEM O TEU FILHO, NEM A TUA FILHA, NEM O TEU SERVO, NEM A TUA SERVA, NEM O TEU ANIMAL, NEM O TEU ESTRANGEIRO QUE ESTÁ DENTRO DAS TUAS PORTAS. PORQUE EM SEIS DIAS FEZ O YHWH (ADONAI, SENHOR) OS CÉUS E A TERRA, O MAR E TUDO QUE NELES HÁ E AO SÉTIMO DIA DESCANSOU; PORTANTO, ABENÇOOU O YHWH (ADONAI, SENHOR) O DIA DO SÁBADO E O SANTIFICOU.”
(Êxodo 20:8-11). O dízimo, apesar de importante, NÃO É MENCIONADO nos Dez Mandamentos.
Os defensores da obrigatoriedade do dízimo também dizem que ele faz parte da Nova Aliança.
Estes são os únicos textos dos escritos da Nova Aliança que citam o dízimo: Mateus 23:23; Lucas 18:12; Hebreus 7:1-10.
Neles não há nenhuma menção sobre qualquer obrigação estabelecida na Nova Aliança para dizimar. Ora, se eles afirmam isto para algo mencionado antes da Lei, sendo depois estabelecido nela e tendo continuidade na Nova Aliança, por que com o Shabat seria diferente?
Tanto o dízimo quanto o Shabat tiveram início antes da Lei e foram ratificados na Lei e PERMANECEM PLENIFICADOS NA NOVA ALIANÇA.
Quem é contra a guarda do Shabat também deve ser contra a entrega do dízimo. Quem ensina contra a guarda do Shabat deve também ensinar contra a entrega do dízimo.
Quem discrimina alguém que guarda o Shabat deve discriminar também quem entrega o dízimo, e assim sucessivamente.
A grande diferença é que o Shabat, dentro de um contexto genuinamente bíblico, é algo mais sublime e mais importante do que o dízimo, porque:
1- É algo que o próprio YHWH praticou - Gênesis 2:2;
2- É algo que o próprio YHWH abençoou e santificou - Gênesis 2:3;
3- É algo escrito nos Dez Mandamentos pelo próprio YHWH - Êxodo 31:18;
4- É quando separamos o tempo da vida para o Eterno, que vale mais do que o ganho financeiro da vida – Lucas 12:16-21;
5- É algo feito por causa do homem (para que ele o observe em favor do Eterno) Marcos 2:27;
6- É um memorial da Criação realizada por YHWH - Gênesis 2:2;
7- Simboliza o descanso espiritual que se obtém no Messias - Mateus 11:29;
8- Yeshua é o Senhor do Sábado – (porque tinha autoridade para definir o modo de observá-lo, diante das distorções dos líderes judaicos legalistas da época) Mateus 12:8.
Foi a religião chamada ‘cristianismo’ quem SEPAROU A IGREJA DE ISRAEL:
O famoso Concílio de Nicéia (325 d.C.), com sua teologia que considerou “heresia” toda a forma de judaísmo, estabeleceu as bases e as leis que deram forma e construíram a IDENTIDADE DO CRISTIANISMO.
O Concílio de Antioquia (341 d.C.), PROIBIU OS CRISTÃOS (os do Partido do Messias, os gentios crentes), de celebrarem a Páscoa com os judeus, alterando a data e a liturgia da celebração.
O Concílio de Laodicéia (364 d.C.), PROIBIU OS CRISTÃOS (os do Partido do Messias, os gentios crentes) de observarem o Shabat (Sábado do Senhor), oficializando o domingo como o ‘Dia do Senhor’, em contrapartida.
Obras de homens, sem qualquer compromisso com YHWH, homens como o Imperador Constantino, que era pagão e idólatra, quando se fazia de cristão.
Biblicamente, de que forma o Corpo do Messias foi particionado? O texto de Romanos 10:12 trata de SALVAÇÃO! Basta lermos o verso 13.
1 Coríntios 12:13 trata do CONDICIONAMENTO DO CORPO, POR JUDEUS E GENTIOS, porém, O GENTIO É QUEM FOI APROXIAMADO DO JUDEU CRENTE, E NÃO O JUDEU QUE SE APROXIMOU DO GENTIO CRISTÃO, ISTO É BÍBLICO!
Gálatas 3:28 trata da UNIDADE DO CORPO, COMPOSTO POR JUDEUS E GENTIOS.
Se um gentio crente ainda permanecesse com seus costumes e culturas de ORIGEM PAGÃ, é claro, lógico e evidente que a sua realidade seria IMPACTADA PELO EVANGELHO DE YESHUA, APROXIMANDO-O DA COMUNIDADE JUDAICA.
E se o destrutivo Concílio de Laodicéia (364 d.C.), PROIBIU OS CRISTÃOS (os do Partido do Messias, os gentios crentes), de celebrarem a Páscoa com os judeus e de guardarem o Sábado, É CLARO, LÓGICO E EVIDENTE que eles, MESMO SENDO GENTIOS, PORÉM APROXIMADOS PELO SANGUE DE YESHUA À COMUNIDADE DE ISRAEL, praticavam estas coisas.
Convidad- Convidado
Re: quem inventou o domingo se na biblia está 1ºdia da sema
Randfal
Tenho apreciado seus post's e concordo em muito com eles.
Neste seu ultimo comentário me veio a mente a parábola das dez virgens que se enquadra perfeitamente, em paralelo com as sete igrejas da Ásia, na situação dos crentes em Yeshua.
Tenho apreciado seus post's e concordo em muito com eles.
Neste seu ultimo comentário me veio a mente a parábola das dez virgens que se enquadra perfeitamente, em paralelo com as sete igrejas da Ásia, na situação dos crentes em Yeshua.
Re: quem inventou o domingo se na biblia está 1ºdia da sema
Shabat irmão Xan!
Obrigado pelo comentário, e quero dizer também que tenho aprendido muito com todos os seus esclarecimentos que tive a oportunidade de ler, em defesa das verdades que envolvem Israel e a Igreja.
Confesso a você que às vezes, e o exemplo disto está neste meu último post, eu expresso um pouco do meu "desabafo", diante de muitas coisas que leio na internet e ouço aqui onde moro.
Mas, sigamos a orientação dada ao rabino Sha'ul pelo Ruach HaKodesh em 2 Timóteo 2:23-26 que diz:
"E rejeita as questões loucas e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
E ao servo de ADONAI não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, YHWH lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade
e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do Satan, em cuja vontade estão presos."
Que o Eterno te abençôe, em nome de Yeshua!
Obrigado pelo comentário, e quero dizer também que tenho aprendido muito com todos os seus esclarecimentos que tive a oportunidade de ler, em defesa das verdades que envolvem Israel e a Igreja.
Confesso a você que às vezes, e o exemplo disto está neste meu último post, eu expresso um pouco do meu "desabafo", diante de muitas coisas que leio na internet e ouço aqui onde moro.
Mas, sigamos a orientação dada ao rabino Sha'ul pelo Ruach HaKodesh em 2 Timóteo 2:23-26 que diz:
"E rejeita as questões loucas e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
E ao servo de ADONAI não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, YHWH lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade
e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do Satan, em cuja vontade estão presos."
Que o Eterno te abençôe, em nome de Yeshua!
Convidad- Convidado
Re: quem inventou o domingo se na biblia está 1ºdia da sema
Amados,
Shabath !
Creio que se o Senhor do Sábado (O Filho do Homem) disse que esse dia (sabado) lhe pertence (Até do sabado ...é Senhor) é porque o 7º dia é realmente ,e sempre será, o Dia do Senhor....ainda mais porque Ele ,desde a criação,estava com o Pai e o Esp.Santo, sendo co-autor da obra e portanto com plena autoridade e direitos autorais sobre o assunto; não tendo cedido a ninguem esses direitos.
Shabath !
Creio que se o Senhor do Sábado (O Filho do Homem) disse que esse dia (sabado) lhe pertence (Até do sabado ...é Senhor) é porque o 7º dia é realmente ,e sempre será, o Dia do Senhor....ainda mais porque Ele ,desde a criação,estava com o Pai e o Esp.Santo, sendo co-autor da obra e portanto com plena autoridade e direitos autorais sobre o assunto; não tendo cedido a ninguem esses direitos.
peter cafe- Membro
- Mensagens : 74
Cidade : crateus
País :
Inscrição : 23/08/2011
Re: quem inventou o domingo se na biblia está 1ºdia da sema
'Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor' (Apocalipse 1:10) revela o fato que qualquer pessoa no seu tempo, que lesse esse seu escrito saberia a que dia se referia, isto é, qual o dia que pertencia ao Senhor Yeshua."
Lucas 24:
1 Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro,
levando as especiarias que tinham preparado.
2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
3 Entrando, porém, não acharam o corpo do Senhor Yeshua.”
Mateus 28:1 “No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria
Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”
- Não há dúvida possível. Para a Bíblia o domingo é o primeiro dia e não o sétimo da semana e
não existe menção alguma de que Deus no primeiro dia da semana descansou, o abençoou e o
santificou, bem ao contrário, foi um dia de muita atividade este da ressurreição de Yeshua.
responde essa peter cafe.
não tendo cedido também a ninguem esses direitos
Lucas 24:
1 Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro,
levando as especiarias que tinham preparado.
2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
3 Entrando, porém, não acharam o corpo do Senhor Yeshua.”
Mateus 28:1 “No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria
Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”
- Não há dúvida possível. Para a Bíblia o domingo é o primeiro dia e não o sétimo da semana e
não existe menção alguma de que Deus no primeiro dia da semana descansou, o abençoou e o
santificou, bem ao contrário, foi um dia de muita atividade este da ressurreição de Yeshua.
responde essa peter cafe.
não tendo cedido também a ninguem esses direitos
Re: quem inventou o domingo se na biblia está 1ºdia da sema
Amado...é isso mesmo ? Domingo é o 1º dia da semana? Claro que sim!
A questão é simplesmente esta:o 1º dia não é o 7º ;e quanto o versiculo de Ap.1:10 veja que João viveu até o ano 90 do primeiro seculo ,época bem anterior ao uso do vocabulo "domingo"(que veio por meados do sec.III) e ele sendo judeu só poderia chamar de Dia do Senhor aquele que é centenas de vezes citado assim na Torá:o 7º dia.
É uma evidente e pura questão de cronologia biblica.Ou seja:uma questão de lógica.
A questão é simplesmente esta:o 1º dia não é o 7º ;e quanto o versiculo de Ap.1:10 veja que João viveu até o ano 90 do primeiro seculo ,época bem anterior ao uso do vocabulo "domingo"(que veio por meados do sec.III) e ele sendo judeu só poderia chamar de Dia do Senhor aquele que é centenas de vezes citado assim na Torá:o 7º dia.
É uma evidente e pura questão de cronologia biblica.Ou seja:uma questão de lógica.
peter cafe- Membro
- Mensagens : 74
Cidade : crateus
País :
Inscrição : 23/08/2011
Re: quem inventou o domingo se na biblia está 1ºdia da sema
Sampaio
Talvez você não saiba, mas no calendário biblico judaico observado deste a antiguidade até os dias de hoje em Israel, o primeiro dia da semana inicia logo após o por-do-sol, ou seja, assim que o sol se pôs no horizonte, no inicio do primeiro dia da semana, Miriam de Magdalah foram ao sepulcro e encontraram-no vazio, isto é, Yeshua já havia ressuscitado.
Se Yeshua ja havia ressuscitado no motsê shabat, concluimos que ele ressuscitou no dia do qual ele é senhor, ou seja, no sábado, e não no domingo.
Estude a biblia pela biblia que as coisas ficam mais fáceis.
Talvez você não saiba, mas no calendário biblico judaico observado deste a antiguidade até os dias de hoje em Israel, o primeiro dia da semana inicia logo após o por-do-sol, ou seja, assim que o sol se pôs no horizonte, no inicio do primeiro dia da semana, Miriam de Magdalah foram ao sepulcro e encontraram-no vazio, isto é, Yeshua já havia ressuscitado.
Se Yeshua ja havia ressuscitado no motsê shabat, concluimos que ele ressuscitou no dia do qual ele é senhor, ou seja, no sábado, e não no domingo.
Estude a biblia pela biblia que as coisas ficam mais fáceis.
Re: quem inventou o domingo se na biblia está 1ºdia da sema
Lucas 24: 1" O PRIMEIRO dia da semana, muito cedo, vieram ao sepulcro, trazendo as especiarias aromáticas que tinham preparado, e algumas outras mulheres com elas. " Esta é a melhor tradução do grego p/ o português.
O último versículo do cap. 23 e o primeiro do cap. 24 estão estreitamente unidos no texto grego pela conjunção dê, "mas", "e". Esta relação se nota melhor na seguinte tradução, também possível, do texto grego: "Verdadeiramente, descansaram no sábado segundo o mandamento, mas o primeiro dia da semana, muito temporão pela manhã, foram ao sepulcro". Com esta tradução, correta segundo o texto, pode ver-se perfeitamente que os primeiros crentes cristãos lhe davam muita importância à santidade do sábado, sétimo dia da semana. O último que fizeram na sexta-feira pela tarde foi preparar "especiarias aromáticas e ungüentos" (cap. 23: 56); depois deixaram todo a um lado "conforme ao mandamento [do sábado]" (ver com. Exo. 20: 8-11), e não reiniciaram sua obra movimentada pelo amor senão até o domingo "muito de manhã". O notável contraste entre a santidade do sábado e o caráter secular do dia domingo que se observa aqui no relato evangélico, é um depoimento eloquente para os cristãos de hoje.
O último versículo do cap. 23 e o primeiro do cap. 24 estão estreitamente unidos no texto grego pela conjunção dê, "mas", "e". Esta relação se nota melhor na seguinte tradução, também possível, do texto grego: "Verdadeiramente, descansaram no sábado segundo o mandamento, mas o primeiro dia da semana, muito temporão pela manhã, foram ao sepulcro". Com esta tradução, correta segundo o texto, pode ver-se perfeitamente que os primeiros crentes cristãos lhe davam muita importância à santidade do sábado, sétimo dia da semana. O último que fizeram na sexta-feira pela tarde foi preparar "especiarias aromáticas e ungüentos" (cap. 23: 56); depois deixaram todo a um lado "conforme ao mandamento [do sábado]" (ver com. Exo. 20: 8-11), e não reiniciaram sua obra movimentada pelo amor senão até o domingo "muito de manhã". O notável contraste entre a santidade do sábado e o caráter secular do dia domingo que se observa aqui no relato evangélico, é um depoimento eloquente para os cristãos de hoje.
peter cafe- Membro
- Mensagens : 74
Cidade : crateus
País :
Inscrição : 23/08/2011
Re: quem inventou o domingo se na biblia está 1ºdia da sema
A Grécia ditando o "quê" "quando" e aliada a Roma, atestam ter sido a ressurreição no domingo!
Eles mesmo professam a "sexta-feira santa", fazem mentiroso quem disse que ficaria três dias e três noites no sepulcro ( sem importância mesmo, quem disse isto não se deve levar a sério). Desprezam Matitiyahu e Yochanan, onde Matitiyahu diz;
"Ao findar o shabat, ao despontar o primeiro dia da semana, elas foram ap sepulcro e Ele não estava lá".
Para engrossar a voz de roma, aparece os defensores do messias romano.
Mashiach yahud = shabat
Messias romano = domingo
Mashiach yahud = cumprir a Torah
Messias romano = aboliu a Torah
Mashiach yahud = enxerta os gentios na oliveira Ysrael
Messias romano = quer enxertar os yahudim em roma
Mashiach yahud = celebrou a Pessach
Messias romano = celebra a Páscoa
Mashiach yahud = tem cabelos escuros e olhos escuros
Messias romano = tem cabelos loiros e olhos azuis
Mashiach yahud = toca shofar
Messias romano = toca trombeta
Mashiach yahud = missão: encontrar as ovelhas perdidas da Casa de Ysrael
Messias romano = missão: rejeitar os yahudim e se tornar deus dos gentios
Mashiach yahud = disse: Sh'ma Ysrael, YHWH Eloheinu, YHWH echad
Messias romano = diz: batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
Mashiach yahud = diz: Any ve ABA somos "UM"
Sera que Eliyahu hanavi não faria a mesma coisa em nossos dias? Por que se multiplicaram tantos os navim me Baal? Não acredito que ficaria inerte!
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
!
Eles mesmo professam a "sexta-feira santa", fazem mentiroso quem disse que ficaria três dias e três noites no sepulcro ( sem importância mesmo, quem disse isto não se deve levar a sério). Desprezam Matitiyahu e Yochanan, onde Matitiyahu diz;
"Ao findar o shabat, ao despontar o primeiro dia da semana, elas foram ap sepulcro e Ele não estava lá".
Para engrossar a voz de roma, aparece os defensores do messias romano.
Mashiach yahud = shabat
Messias romano = domingo
Mashiach yahud = cumprir a Torah
Messias romano = aboliu a Torah
Mashiach yahud = enxerta os gentios na oliveira Ysrael
Messias romano = quer enxertar os yahudim em roma
Mashiach yahud = celebrou a Pessach
Messias romano = celebra a Páscoa
Mashiach yahud = tem cabelos escuros e olhos escuros
Messias romano = tem cabelos loiros e olhos azuis
Mashiach yahud = toca shofar
Messias romano = toca trombeta
Mashiach yahud = missão: encontrar as ovelhas perdidas da Casa de Ysrael
Messias romano = missão: rejeitar os yahudim e se tornar deus dos gentios
Mashiach yahud = disse: Sh'ma Ysrael, YHWH Eloheinu, YHWH echad
Messias romano = diz: batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
Mashiach yahud = diz: Any ve ABA somos "UM"
Sera que Eliyahu hanavi não faria a mesma coisa em nossos dias? Por que se multiplicaram tantos os navim me Baal? Não acredito que ficaria inerte!
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
!
Marcos Grano- Membro
- Mensagens : 482
Idade : 66
Cidade : Goiânia
País :
Inscrição : 19/08/2010
Religião :- Judeu messiânico
Página 4 de 4 • 1, 2, 3, 4
Tópicos semelhantes
» A Biblia está cheia de "erros".
» II Guerra e Holocausto na bíblia, quem arrisca?
» Quem será esta bendita mulher???
» YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
» Yeshua ressuscitou no domingo?
» II Guerra e Holocausto na bíblia, quem arrisca?
» Quem será esta bendita mulher???
» YESHUA (J'esus) deve ser adorado?
» Yeshua ressuscitou no domingo?
Página 4 de 4
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira
» 666
Seg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira
» Pena de morte para bandidos
Seg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon
» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Qua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi
» Apresente-se aqui
Qua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino
» Viver em Israel - Imigração
Dom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues
» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Sex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe
» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Ter Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza
» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Ter Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza
» Bnei Noach
Ter Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza