Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel?

4 participantes

Ir para baixo

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? Empty Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel?

Mensagem por Xan Berg Seg maio 23, 2011 6:37 pm

Durante os últimos séculos, o mundo, inclusive os cristãos, adotou um hábito ruim. Caímos na armadilha de uma antiga propaganda romana.

Temos usado o nome “Palestina”, que foi colocado no país de Israel pelo imperador romano Adriano no ano de 135 d.c. Como essa denominação foi usada durante muito tempo, esse nome se tornou de uso comum. Porém, ele é tão incorreto quanto seria chamarmos a Rússia de hoje de “União Soviética”, ou nos referirmos atualmente a Berlim como “Alemanha Oriental”, ou, chamarmos o Brasil de "Ilha de Vera Cruz".

O uso de “Palestina” na atual propaganda política

Está acontecendo agora uma guerra de propaganda política com o termo “Palestina”. Em um dado momento no passado, pode-se afirmar que “Palestina” era uma designação inócua da área do Oriente Médio que é geralmente entendida como a Terra Santa. Durante as últimas décadas, entretanto, o termo “Palestina” foi adotado pelos árabes que moram em Israel para designar a área a oeste do rio Jordão. O termo é usado especificamente para evitar o uso do nome Israel, e deve ser considerado um termo anti-Israel. Em todos os mapas publicados na Jordânia, no Egito, etc., a área a oeste do Rio Jordão é denominada Palestina, sem qualquer referência a Israel. A Palestina é o termo usado agora por aqueles que querem negar a legítima existência de Israel como uma nação genuína dentre a família das nações.

O termo agora adotado pela entidade política dentro de Israel que está gradativamente obtendo mais e mais porções de território através do “processo de paz” é Autoridade Palestina (AP). Embora tenha que tratar diariamente com os documentos oficiais israelenses, a AP odeia usar o termo Israel em qualquer uma de suas comunicações.

Portanto, “Palestina” deve agora ser considerado um termo de propaganda política com implicações maciçamente anti-Israel. A imprensa mundial usa o termo para questionar a legitimidade do Israel moderno. Os cristãos também têm usado o termo Palestina há séculos para se referirem à Terra Santa. Em tempos passados, isso poderia ser desculpado (embora biblicamente questionável) por causa de seu uso comum. Todavia, à luz da atual guerra de propaganda política contra Israel, os cristãos devem reavaliar o termo “Palestina” e considerar se é um termo bíblica, teológica ou profeticamente correto.

O uso bíblico de “Palestina”

O termo “Palestina”, da forma que foi aplicado à Terra de Israel, foi inventado pelo inveterado inimigo da Bíblia e do povo judeu, o imperador Adriano.

O termo Palestina é raramente usado no Antigo Testamento, e quando é usado, refere-se especificamente à área costeira a sudoeste de Israel ocupada pelos filisteus. É a tradução da palavra hebraica “Pilisheth”. O termo nunca é usado para se referir a toda a área de Israel. Antes que Israel se estabelecesse na terra, seria geralmente correto dizer que a área costeira a sudoeste era denominada Filístia (o Caminho dos Filisteus, ou Palestina), enquanto que as áreas centrais mais altas eram denominadas Canaã. Tanto os cananeus quanto os filisteus haviam desaparecido como povos distintos pela época do cativeiro de Judá em Babilônia (586 a.C.), e já não mais existem.

No Novo Testamento, o termo Palestina não é usado nenhuma vez. O termo Israel é essencialmente usado para se referir ao povo de Israel, em vez de se referir à Terra. Contudo, em pelo menos duas passagens, Israel é usado para se referir à Terra:

“...um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino. Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel” (Mt 2.20-21).

e

“Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem” (Mt 10.23).

A primeira passagem aconteceu quando José, Maria e Yeshua retornaram do Egito para Israel; e a segunda refere-se à proclamação do Evangelho por toda a Terra de Israel. O anjo que falou a José, Mateus e Yeshua usam o termo Israel com referência à Terra Santa, embora esse termo não fosse reconhecido pelas autoridades romanas naquela época.

Fica claro, então, que a Bíblia nunca usa o termo Palestina para se referir à Terra Santa como um todo, e que os mapas bíblicos que se referem à Palestina no Antigo e no Novo Testamento são, na melhor das hipóteses, imprecisos, e, na pior das hipóteses, são uma negação consciente do nome bíblico de Israel.

A história do termo “Palestina”

Onde se originou o termo “Palestina”? Como foi que o mundo e a Igreja adotaram o hábito de chamar a terra de Israel de “Palestina”? Um dos guias em nossas turnês a Israel é Zvi Rivai, um israelense judeu messiânico, que já fez consideráveis pesquisas sobre o assunto. Zvi nos informa que, antes do ano 135 d.C., os romanos usavam os termos Judéia e Galiléia para se referir à Terra de Israel. Quando Tito destruiu Jerusalém no ano 70 d.C., o governo romano cunhou uma moeda com a inscrição Iudea Capta, querendo dizer “a Judéia foi capturada”. O termo “Palestina” nunca foi usado nas designações romanas antigas.

Foi apenas quando os romanos aniquilaram a segunda revolta dos judeus contra Roma, liderada por Bar Kochba, em 135 d.C., que o imperador Adriano aplicou o termo “Palestina” à Terra de Israel. Adriano, como muitos ditadores de seu tempo, percebeu o poder da propaganda política dos termos e dos símbolos. Ele substituiu os santuários do Templo Judeu e do Sepulcro de haMashiach em Jerusalém por templos a deidades pagãs. Ele mudou o nome de Jerusalém para Aelia Capitolina, e mudou o nome de Israel e da Judéia para Palestina. A escolha do termo Palestina por Adriano foi proposital, não acidental. Ele tomou o nome dos antigos inimigos de Israel, os filisteus, latinizou o termo para Palestina, e aplicou-o à Terra de Israel. Ele esperava apagar o nome de Israel de todas as memórias. Desse modo, o termo “Palestina”, da forma que foi aplicado à Terra de Israel, foi inventado pelo inveterado inimigo da Bíblia e do povo judeu, o imperador Adriano.

É interessante observar que os filisteus originais não eram, de forma nenhuma, do Oriente Médio. Eram povos europeus do Mar Adriático próximo à Grécia. Deve ter dado prazer a Adriano usar esse termo helenista para a terra dos judeus. De qualquer modo, o termo original “palestinos” não tem absolutamente nada a ver com os árabes.
A adoção do termo “Palestina” pelos cristãos

Um dos primeiros usos do termo “Palestina” é encontrado nos trabalhos de Eusébio, o historiador da Igreja, que vivia em Cesaréia. Ele escreveu em torno do ano 300 d.C., uma vez que a perseguição romana aos cristãos estava terminando e o imperador Constantino começava a aceitar o cristianismo como legal. Eusébio não aceitou a designação Aelia Capitolina que Adriano deu a Jerusalém, mas usou o termo “Palestina”. O próprio Eusébio considerava ser um dos bispos da Palestina. Assim, o nome anti-Israel e anticristão de “Palestina” foi assimilado ao vocabulário da Igreja à medida que o Império Bizantino ia sendo estabelecido.

Desde aquela época, a Igreja tem usado amplamente o termo “Palestina” na literatura e nos mapas para se referir à Terra de Israel. Não obstante, deve-se observar que as Cruzadas chamavam sua terra de Reino de Jerusalém. Entretanto, quando os britânicos receberam o mandato, depois da Primeira Guerra Mundial, eles chamavam os dois lados do rio Jordão de Palestina. Esse se tornou um termo geopolítico aceito por várias décadas, e aqueles que viviam naquela terra eram chamados de palestinos, sendo eles judeus, árabes ou europeus.

Até mesmo cristãos evangélicos que crêem no futuro de Israel têm usado o termo “Palestina”. No final de muitas bíblias há mapas intitulados “A Palestina no Tempo de Yeshua”. Nunca houve uma Palestina na época de Yeshua. Esta é uma grave identificação incorreta. Seria algo como olhar um moderno mapa do estado do Texas com o título “O México no Século XX”.

Parece que os cristãos que crêem na Bíblia, seja consciente ou inadvertidamente, têm seguido o mundo, os pagãos e os que odeiam Israel ao chamarem Israel pelo nome anti-Israel de “Palestina”. Esse nome é encontrado em muitos mapas bíblicos, em comentários bíblicos e em livros-texto.

A designação adequada da terra

O uso do termo “Palestina” foi inadequado biblicamente e errado em toda a era da Igreja. Contudo, é mais do que apenas errado, é devastador quando, em nossos dias, o termo “Palestina” é a pedra de esquina da guerra da propaganda política contra Israel e contra o povo judeu. Será que queremos usar termos inventados por aqueles que odeiam a haMashiach, a Bíblia e Israel? Será que queremos utilizar termos usados pelos inimigos de Israel que desejam realizar nada menos do que a destruição do povo judeu? Acho que não!

Os cristãos deveriam usar a terminologia da Bíblia sempre que possível. Por que não voltamos aos termos usados no Novo Testamento? Os escritores dos Evangelhos usaram o termo “Israel” para se referirem à Terra Santa. Por que deveríamos usar qualquer outro termo quando nos referimos à Terra Santa, especialmente agora que os judeus estão de volta a ela e se restabeleceram como a nação de Israel dentre a família das nações?

À medida que nos aproximamos da Segunda Vinda de haMashiach, devemos entender que a fúria de Satanás contra os crentes em Yeshua e contra Israel irá crescer exponencialmente. Satanás odeia o Evangelho do Messias crucificado e ressurreto, e odeia a realidade da restauração de Israel como nação que finalmente receberá Yeshua como Messias em Seu retorno, e a nação que será o quartel-general terreno de haMashiach. O único termo que devemos usar para a Terra Santa é Israel, ou suas subdivisões: Judéia, Samaria e Galiléia. Deveríamos empreender todos os esforços para remover o termo “Palestina” de nossos mapas bíblicos e de nossos livros-texto, e usar apenas termos bíblicos com referência à Terra Santa de Israel. (Thomas S. McCall, Th.D. - Pre-Trib Research Center)


Última edição por Xan em Seg maio 23, 2011 7:12 pm, editado 1 vez(es)
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? Empty Re: Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel?

Mensagem por Convidad Seg maio 23, 2011 7:02 pm

BOA TARDE.
REALMENTE, SEMPRE ACHEI ESTRANHO ESTE NOME
DADO A TERRA QUE YSRAEL VIVE, NA TORAH NUNCA
OCORRE ESTE NOME, OCORRE Kanaã.
terra dada aos filhos de cam, seria retirada deles e dada
a outro povo, a saber os FILHOS DE YSRAEL, dai o nome:

TERRA DE YSRAEL E NÃO PALESTINA DE YSRAEL.

GOSTEI DO ESTUDO ESCLARECEDOR.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? Empty Re: Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel?

Mensagem por msantos oliveira Seg maio 23, 2011 9:09 pm

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 3708 Xan!

O estudo realmente é interessante, pois muitos tem duvidas de qual nome é o correto!

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 645357

msantos oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 7

Cidade Cidade : Vitoria da Conquista

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 28/03/2011


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? Empty Re: Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel?

Mensagem por Xan Berg Seg maio 23, 2011 9:48 pm

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 3708 pessoal

Obrigado pelas considerações.

É muito bom que saibamos a importância de todos os fatos que abrangem a história de Israel, pois querendo, ou não, Israel e Jerusalém foram coladadas por YHWH como um copo de atordoamento entre as nações para que as profecias do Eterno e sua justiça sejam cumpridas no momento oportuno e todos estes fatores nos auxiliarão a levar a mensagem biblica aos pecadores de forma sólida baseada em fatos reais.

Quanto ao pedido que fiz para que ajudem a divulgar este artigo, gostaria apenas de ressaltar que não é meu interesse defender Israel por interesses próprios, até porquê nem eu e muito menos Israel não dependemos de ninguém neste mundo para existir. Se existimos é porque YHWH vela por Sua Palavra revelada aos profetas e assim se cumpre testemunhando a volta do messias acompanhada da restauração do Estado de Israel para que o Eterno entre em juizo contra as nações que profanaram o nome do YHWH de Avraham, Itzrak e Israel destruindo os judeus crentes em Yeshua, ou não, de forma cruel. Lembrando que grande parte dos discipulos e apostolos também foram assassinados pelo imperio Romano, assim como os fiéis durante as inquisições católica e prostestante.

Quem achou a materia interessante e construtiva e deseja compartilhar as informações com amigos, fique a vontade, porém faça como um ato voluntário considerando elevar o nivel de conhecimento. Não se sintam constrangido em divulgar nenhum artigo publicado neste site. Digo isto porquê recebi um e-mail dizendo o seguinte:



Não posso divulgar algo que não vai interferir na salvação de ninguém. Chame Israel ou Palestina, YHWH não vai deixar ninguem se perder simplesmente porque não reconheço o Estado de Israel e o chamo de palestina. Vamos levar ao mundo uma mensagem de salvação e não de interesse próprio.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? Empty Re: Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel?

Mensagem por Altieres Seg maio 23, 2011 11:29 pm

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 3708 a todos

Os mapas no fim da minha Bíblia, já estão devidamente alterados, riscados
e corrigidos ARC

A terra prometida em toda a sua dimensão era, é, e vai se chamar sempre ISRAEL.



Altieres
Altieres
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 20

Idade Idade : 62

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 11/03/2011

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? Empty Re: Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel?

Mensagem por Tatiana Ter maio 24, 2011 2:59 am

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 3708!

Meu entendimento com relação a este assunto, há um tempo, postei um artigo neste fórum. Quem quiser poderá lê-lo aqui: http://www.torahweb.net/t999-israel-ou-palestina

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 458965

Abraço a todos.

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 606715 Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 606715 Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 606715 Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 606715 Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 606715 Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 606715 Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel? Empty Re: Qual o nome da terra santa, Palestina ou Israel?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos