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O que é lícito ou não no Shabat
3 participantes
Torah Web :: Escrituras :: Assunto geral
Página 1 de 1
O que é lícito ou não no Shabat
!
O Shabat é uma mitzvah, isto é fato indiscutível. É um memorial da criação. O Eterno é exaltado de maneira especial neste dia que ELE mesmo separou e abençoou.
Contudo, como deve-se observar esta mitzvah? Esta é a pergunta principal. O que a Torah e o Brit Hadashá nos dizem sobre este assunto? Vamos conversar sobre isto e procurar tirar dúvidas à luz das Sagradas Escrituras!
Obs.: Se os administradores ou moderadores deste fórum acharem que este tópico ou alguma postagem nele estiver ferindo à qualquer uma das normas do Fórum, estou ciente de que as atitudes cabíveis serão tomadas, até a exclusão do mesmo se for necessário.
Sendo que minha intenção é apenas refletir de maneira respeitosa e temente ao D`us de Israel a quem eu sirvo com amor e temor! Atendendo a pedidos de amigos foristas para conversarmos sobre a maneira como observar o Shabat resolvi criar este tópico.
Se alguém achar necessário fundi-lo a outro já existente que o faça. Se o mesmo não puder nem mesmo ter continuidade que o exclua.
O Shabat é uma mitzvah, isto é fato indiscutível. É um memorial da criação. O Eterno é exaltado de maneira especial neste dia que ELE mesmo separou e abençoou.
Contudo, como deve-se observar esta mitzvah? Esta é a pergunta principal. O que a Torah e o Brit Hadashá nos dizem sobre este assunto? Vamos conversar sobre isto e procurar tirar dúvidas à luz das Sagradas Escrituras!
Obs.: Se os administradores ou moderadores deste fórum acharem que este tópico ou alguma postagem nele estiver ferindo à qualquer uma das normas do Fórum, estou ciente de que as atitudes cabíveis serão tomadas, até a exclusão do mesmo se for necessário.
Sendo que minha intenção é apenas refletir de maneira respeitosa e temente ao D`us de Israel a quem eu sirvo com amor e temor! Atendendo a pedidos de amigos foristas para conversarmos sobre a maneira como observar o Shabat resolvi criar este tópico.
Se alguém achar necessário fundi-lo a outro já existente que o faça. Se o mesmo não puder nem mesmo ter continuidade que o exclua.
Re: O que é lícito ou não no Shabat
, a todos!
Uma das questões mais difíceis e polêmicas diz respeito ao conceito de trabalho. O que realmente é trabalho e não se deve fazer no Shabat?
A Torah não fala disso em detalhes:
"...Seis dias farás tuas obras, e no sétimo dia folgarás, para que folgue teu boi e teu asno, e repouse o filho de tua serva e o peregrino." Êx 23.12
Porém há passagens que falam sobre algumas atitudes que não se devem fazer no Shabat e que HaShem chamou atenção de Seu povo a respeito:
"Isto é o que falou o Eterno: 'Amanhã é repouso, sábado [shabat] santo para o Eterno; o que haveis de assar, assai-o, e o que haveis de cozinhar, cozinhai-o, e tudo o que sobrar, deixai de lado para vós, guardando até a manhã." Êx 16.23
"E no dia de sábado, saíram alguns do povo para colher e não acharam. E disse o Eterno a Moisés: 'Até quando recusareis guardar os Meus mandamentos e Minhas leis? Vede que o Eterno vos deu o sábado, potanto ele vos dá no sexto dia pão para dois dias. Ficai cada qual em seu lugar, não saia ninguém de seu lugar no sétimo dia. 'E folgou o povo no sétimo dia." Êx 16.27-30
Vemos acima, uma advertência com relação a alimentação. Entendo com isso, que o Eterno nos orienta a prepararmos nossa alimentação com porção dobrada para na sexta para dois dias: a sexta e o shabat, porém Yeshua nos orienta para não entrarmos em legalismo e aí fala sobre a atitude de seus talmidim quando debulharam espigas no Shabat porque estavam com fome e disse que tal atitude não era algo condenável. Deixou claro, assim, que a vida é superior a qualquer mitzvah, pois o homem não serve ao Shabat, mas o Shabat serve de dia deleitoso para o homem! Não devendo, dessa forma, ser um "peso" e sim algo prazeroso.
Por isso se por algum motivo justo, não se preparou a comida para o Shabat, não é errado fazê-la neste dia, visto que servirá para a manutenção da vida e consequentemente da saúde. Mas se é possívelprepará-la antecipadamente, devemos fazê-la.
Esta é uma questão. Assim a compreendo.
Depois postarei mais sobre este assunto.
Há muito o que se falar...
Fiquem à vontade para os comentários e exposição de questões sobre o assunto, observações, etc.
Uma das questões mais difíceis e polêmicas diz respeito ao conceito de trabalho. O que realmente é trabalho e não se deve fazer no Shabat?
A Torah não fala disso em detalhes:
"...Seis dias farás tuas obras, e no sétimo dia folgarás, para que folgue teu boi e teu asno, e repouse o filho de tua serva e o peregrino." Êx 23.12
Porém há passagens que falam sobre algumas atitudes que não se devem fazer no Shabat e que HaShem chamou atenção de Seu povo a respeito:
"Isto é o que falou o Eterno: 'Amanhã é repouso, sábado [shabat] santo para o Eterno; o que haveis de assar, assai-o, e o que haveis de cozinhar, cozinhai-o, e tudo o que sobrar, deixai de lado para vós, guardando até a manhã." Êx 16.23
"E no dia de sábado, saíram alguns do povo para colher e não acharam. E disse o Eterno a Moisés: 'Até quando recusareis guardar os Meus mandamentos e Minhas leis? Vede que o Eterno vos deu o sábado, potanto ele vos dá no sexto dia pão para dois dias. Ficai cada qual em seu lugar, não saia ninguém de seu lugar no sétimo dia. 'E folgou o povo no sétimo dia." Êx 16.27-30
Vemos acima, uma advertência com relação a alimentação. Entendo com isso, que o Eterno nos orienta a prepararmos nossa alimentação com porção dobrada para na sexta para dois dias: a sexta e o shabat, porém Yeshua nos orienta para não entrarmos em legalismo e aí fala sobre a atitude de seus talmidim quando debulharam espigas no Shabat porque estavam com fome e disse que tal atitude não era algo condenável. Deixou claro, assim, que a vida é superior a qualquer mitzvah, pois o homem não serve ao Shabat, mas o Shabat serve de dia deleitoso para o homem! Não devendo, dessa forma, ser um "peso" e sim algo prazeroso.
Por isso se por algum motivo justo, não se preparou a comida para o Shabat, não é errado fazê-la neste dia, visto que servirá para a manutenção da vida e consequentemente da saúde. Mas se é possívelprepará-la antecipadamente, devemos fazê-la.
Esta é uma questão. Assim a compreendo.
Depois postarei mais sobre este assunto.
Há muito o que se falar...
Fiquem à vontade para os comentários e exposição de questões sobre o assunto, observações, etc.
Re: O que é lícito ou não no Shabat
Entendi, para que eu descanse né... Hum interessante, então tb não poderei arrumar a cozinha rs rs??
Lili- Membro
- Mensagens : 146
Cidade : São Paulo
País :
Inscrição : 12/03/2010
Re: O que é lícito ou não no Shabat
Yeshua nos orienta para não entrarmos em legalismo e aí fala sobre a atitude de seus talmidim quando debulharam espigas no Shabat porque estavam com fome e disse que tal atitude não era algo condenável.
Tati sempre tive uma dúvida sobre Lucas 6:1, será que os Talmidim comeram milho crú ?? Será que é bom ?? rsrsrs
Vale lembrar que os Discípulos não roubaram, pois era permitido passar pela colheita de outras pessoas e juntar com as MÃOS o que fosse necessário para saciar a fome (Dt 23:25).
Re: O que é lícito ou não no Shabat
Lili disse:
"Entendi, para que eu descanse né... Hum interessante, então tb não poderei arrumar a cozinha rs rs??"
Aí é que está Lili, o "X" da questão. HaShem disse em Êx 16.23-30 a respeito do preparo para alimentação na véspera do Shabat para dois dias. Porém não vemos 'detalhes sobre: Será que posso ou não lavar um copo? Posso ou não arrumar a cozinha?
Não lemos a expressão "arrumar a cozinha", então como saber? Eis aquestão!
Uma das passagens que dá base para entender o significado de trabalho para os ortodoxos é o caso do homem que foi morto por juntar madeira no Shabat.
Eis a explicação da análise ortodoxa: A atitude do homem que juntou madeira no Shabat envolvia um transporte. Então eles se baseiam em Jeremias 17.21-22 que diz:
"Tomem cuidado, e não levem cargas no Shabat...Tampouco transportem nenhuma carga para fora de suas casas no Shabat."
Sendo assim eles entendem que transportar é proibido no Shabat.
Outra coisa eles entendem, baseados ainda na atitude do homem que juntou madeira, que ele agiu sobre a natureza (por ter extraído madeira - ainda que no texto não esteja especificando que ele extraiu, mas que juntou...). Sendo assim
chegam a conclusão que o domínio do homem sobre a natureza é uma forma de trabalho e que todas as atitudes neste sentido são consideradas trabalho, e por isso proibidas no Shabat.
Agora podemos entender o porquê dos fariseus dizerem àquele paralítico que foi posto diante de Yeshua pelo telhado, que não poderia carregar sua cama por ser Shabat! ( ele iria transportar a cama). Mas Yeshua o ordenou que levantasse, pegasse seu leito (cama) e andasse (além de perdoar os pecados dele). Até porque o homem não estava trabalhando, ele foi curado e precisava ir para casa, mas precisava levar sua cama. Ou iria deixar a cama ali ? Neste caso, claro que não havia problema em levar sua cama para casa.
Ao lermos essas passagens, percebemos o quanto Yeshua foi criticado por “purificar” as mitzvot dos excessos que os fariseus tentavam colocar! Yeshua não quebrou Shabat. Yeshua mostrou como realmente se observa o Shabat e em algumas ocasiões, ele precisou mostrar que em se tratando de vida e saúde, não há quebra de Shabat como no caso da alimentação falado anteriormente.
Por isso surgem os excessos! Neste sentido, devemos tomar cuidado para não tornarmo-nos extremistas, "legalistas". Na minha opinião, devemos ter seriedade, mas sem tensões! Orar, ler muito as Sagradas Escrituras e assim pedir a HaShem que nos oriente. Nada de paranóias como: nada pode ser feito, ou vale tudo... Qualquer extremo é perigoso.
Shabat !
"Entendi, para que eu descanse né... Hum interessante, então tb não poderei arrumar a cozinha rs rs??"
Aí é que está Lili, o "X" da questão. HaShem disse em Êx 16.23-30 a respeito do preparo para alimentação na véspera do Shabat para dois dias. Porém não vemos 'detalhes sobre: Será que posso ou não lavar um copo? Posso ou não arrumar a cozinha?
Não lemos a expressão "arrumar a cozinha", então como saber? Eis aquestão!
Uma das passagens que dá base para entender o significado de trabalho para os ortodoxos é o caso do homem que foi morto por juntar madeira no Shabat.
Eis a explicação da análise ortodoxa: A atitude do homem que juntou madeira no Shabat envolvia um transporte. Então eles se baseiam em Jeremias 17.21-22 que diz:
"Tomem cuidado, e não levem cargas no Shabat...Tampouco transportem nenhuma carga para fora de suas casas no Shabat."
Sendo assim eles entendem que transportar é proibido no Shabat.
Outra coisa eles entendem, baseados ainda na atitude do homem que juntou madeira, que ele agiu sobre a natureza (por ter extraído madeira - ainda que no texto não esteja especificando que ele extraiu, mas que juntou...). Sendo assim
chegam a conclusão que o domínio do homem sobre a natureza é uma forma de trabalho e que todas as atitudes neste sentido são consideradas trabalho, e por isso proibidas no Shabat.
Agora podemos entender o porquê dos fariseus dizerem àquele paralítico que foi posto diante de Yeshua pelo telhado, que não poderia carregar sua cama por ser Shabat! ( ele iria transportar a cama). Mas Yeshua o ordenou que levantasse, pegasse seu leito (cama) e andasse (além de perdoar os pecados dele). Até porque o homem não estava trabalhando, ele foi curado e precisava ir para casa, mas precisava levar sua cama. Ou iria deixar a cama ali ? Neste caso, claro que não havia problema em levar sua cama para casa.
Ao lermos essas passagens, percebemos o quanto Yeshua foi criticado por “purificar” as mitzvot dos excessos que os fariseus tentavam colocar! Yeshua não quebrou Shabat. Yeshua mostrou como realmente se observa o Shabat e em algumas ocasiões, ele precisou mostrar que em se tratando de vida e saúde, não há quebra de Shabat como no caso da alimentação falado anteriormente.
Por isso surgem os excessos! Neste sentido, devemos tomar cuidado para não tornarmo-nos extremistas, "legalistas". Na minha opinião, devemos ter seriedade, mas sem tensões! Orar, ler muito as Sagradas Escrituras e assim pedir a HaShem que nos oriente. Nada de paranóias como: nada pode ser feito, ou vale tudo... Qualquer extremo é perigoso.
Shabat !
Re: O que é lícito ou não no Shabat
Diego disse:
Diego,
Na tradução do Brit Hadashá por David Stern está escrito ''trigo'' e não ''milho''. Diz que eles comeram os grãos. Então eu entendo que comeram os grãos de trigo crus.
Shabat !
Tati sempre tive uma dúvida sobre Lucas 6:1, será que os Talmidim comeram milho crú ?? Será que é bom ?? rsrsrs
Diego,
Na tradução do Brit Hadashá por David Stern está escrito ''trigo'' e não ''milho''. Diz que eles comeram os grãos. Então eu entendo que comeram os grãos de trigo crus.
Shabat !
Re: O que é lícito ou não no Shabat
Tatiana escreveu:Diego disse:Tati sempre tive uma dúvida sobre Lucas 6:1, será que os Talmidim comeram milho crú ?? Será que é bom ?? rsrsrs
Diego,
Na tradução do Brit Hadashá por David Stern está escrito ''trigo'' e não ''milho''. Diz que eles comeram os grãos. Então eu entendo que comeram os grãos de trigo crus.
Shabat !
É vero, David fala mesmo assim...
Masssss só piorou a situação, milho crú deve ser bemmmm melhor... rsrsrsrs
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