Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Quem é nosso próximo? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Quem é nosso próximo? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Quem é nosso próximo? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Quem é nosso próximo? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Quem é nosso próximo? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Quem é nosso próximo? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Quem é nosso próximo? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Quem é nosso próximo? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Quem é nosso próximo? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Quem é nosso próximo? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Quem é nosso próximo?

5 participantes

Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Quem é nosso próximo?

Mensagem por Xan Berg Ter Mar 30, 2010 10:52 am

Quem é nosso próximo? 3708 Xan


Autor: Xan


No conceito de muitas pessoas religiosas de diversos segmentos, o próximo é aquele indivíduo que faz parte de sua congregação ou familiares, enquanto que para outros, o "próximo" é qualquer pessoa, quer seja boa ou má.

Biblicamente falando, quem é nosso próximo? Será que são todos os indivíduos de forma geral?

Segundo vemos na doutrina de Yeshua descrita em LUCAS 10:25-37, o nosso próximo não é somente aquele que faz parte de nossa comunidade denominacional e tão pouco qualquer individuo, mas o verdadeiro próximo é aquele que contém os frutos do amor em suas ações e a fé no unico Senhor, o D-us de Ysrael, vejamos:

Levantou-se certo doutor da Torah e, querendo pôr Yeshua em provas, perguntou-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

Yeshua lhe respondeu: O que está escrito na Torah? Como lês?

Respondeu-lhe o homem: Amarás ao Senhor teu YHWH de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. ( Deut. 6:5 / Levíticos 19:18)

Então Yeshua lhe disse: Respondeste bem. Faze isto, e viverás.

Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Yeshua: E quem é o meu próximo?

Respondeu-lhe Yeshua: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos assaltantes, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

Casualmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote que, vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar e, vendo-o, passou de largo.

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho. Então pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.

Partindo no outro dia, tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares com ele eu te pagarei quando voltar.

Qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes?

Ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse Yeshua: Vai, e faze da mesma maneira.


Conclusão:



O conceito que devemos ter em relação ao próximo é de que o mesmo deverá primeiramente, independentemente da nacionalidade, ser uma pessoa amável e honesta e obediente ao YHWH de Israel, tendo-o como ÚNICO D-us.

Quem é nosso próximo? 263546





Última edição por Xan em Sex Abr 09, 2010 8:06 am, editado 1 vez(es)
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Xan Berg Qua Mar 31, 2010 12:27 pm

Quem é nosso próximo? 3708 pessoal

Eu recebi um e-mail com a seguinte indagação:

Amado, compreendi, e em parte concordo, mas creio que somente um ponto de vista foi focado. Pergunto, e para o Samaritano que encontrou o caído, quem era o próximo? Quem era esse caído? O que o Samaritano viu nele para que o ajudasse? Ajudou-o por se condoer por ele, ou por que o entrevistou e reconheceu nele um temente ao Eterno?


O homem caído poderia ser tanto o próximo, quanto o inimígo, porém não podemos confundir os termos.

Meu inimigo não é o meu próximo por diversos aspectos biblico, porém isso não invalida a misericórdia que devo ter por ele.

Quando Yeshua vier, ele destruirá seus inimigos, que não são seus próximos, porém, a misericórdia divina está pacientemente aguardando e dando chances a nossos inimigos que se arrependam e tornem-se verdadeiramente nosso próximo através da mesma fé e obediência ao Eterno.

O fato de termos amigos e familiares "gente boa", não dá a eles (ou vice-versa) o privilégio de ser nosso próximo se os mesmos não estiverem dentro dos parâmetros biblico geral estabelecidos por YHWH, por exemplo, os idólatras possuem obras de caridade muito além do que muitos 'crentes" de outras denominações, porém, todas estas obras dos idolatras não poderão justificar estes indivíduos se os mesmos não deixarem a prática da idolatria abominavel por YHWH.

O fato do indivíduo ser "gente boa" ainda assim não dá a ele o direito ser o próximo do verdadeiro servo de YHWH.





Última edição por Xan em Qua Abr 07, 2010 8:49 pm, editado 1 vez(es)
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Leite de Oliveira Qua Mar 31, 2010 11:38 pm

Xan escreveu: Meu inimigo não é o meu próximo por diversos aspectos biblico, porém isso não invalida a misericórdia que devo ter por ele."
Como vai Xan?
Sempre orei por meus inimigos
mas pesso a mesa preparada perante mim
ou seja:
que YHWH não deixe que meus inimigos prosperem ou triunfem sobre mim
o que devemos ressaltar é que muitas vezes os nossos inimigos não são os inimigos de YHWH
mas que todos os inimigos de YHWH são os nossos inimigos
mas entendo sempre que o proximo é o de tras da fila
eu sou atendido, e depois alguém diz:
"o proximo"
Quem é nosso próximo? 3708
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Eldier Khristos Qui Abr 01, 2010 5:13 am

Quem é nosso próximo? 3708 Xan

o nosso próximo não é somente aquele que faz parte de nossa comunidade denominacional e tão pouco qualquer individuo, mas o verdadeiro próximo é aquele que contém os frutos do amor em suas ações e a fé no unico Senhor, o D-us de Ysrael, vejamos:
Excelente reflexão, no que tange ao próximo.
Principalmente para aqueles, que possuem vínculo denominacional, como no meu caso. Paramos um momento, para analisarmos, que o próximo não está somente, dentro do santuário de C risto ( O Messias). Mas, que existem outros, procurando essa mesma UNIDADE de fé, para também, participarem desta mesma comunhão.
Disse o Espírito Santo..."E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principamente aos domésticos da fé. " Gálatas 6-10
Os domésticos estão em todo o lugar, na empresa, na faculdade, na vizinhança, enfim...Todos, que invocam a YHWH, de maneira sincera, fazem parte da mesma fé. Não existe quesito, para se julga o nível de fé de cada um, mas, o que importará é nosso testemunho perante eles.
Para que, aqueles que desviados da fé, por qualquer circunstância, a luz, manifestada pelo amor, sinalize para o retorno. O próximo se identifica de inúmeras maneiras. Poderá ser minha esposa, meu filho, minha família, como, poderá ser num ponto de ônibus, numa conversa com alguém desanimado, no serviço, com alguém desejando ouvir a palavra da vida, nos hospitais, se condoendo com o sofrimento alheio, entre tantos outros lugares.
YHWH é multiforme.
Graça e Paz.
Eldier Khristos
Eldier Khristos
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 235

Cidade Cidade : Maringa

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 03/10/2009


http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Well Seg Abr 05, 2010 8:04 pm

Xan escreveu:Qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes?

Ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse Yeshua: Vai, e faze da mesma maneira.

Em simples palavras, Yeshua foi enfático: "O que usou de misericórdia para com ele. Disse Yeshua: Vai, e faze da mesma maneira."

Então, só nos resta amar de fato e não de palavras.
Xan escreveu:O conceito que devemos ter em relação ao próximo é de que o mesmo deverá primeiramente, independentemente da nacionalidade, ser uma pessoa amável e honesta e obediente ao YHWH de Israel, tendo-o como ÚNICO D-us.

Xan e demais leitores(as).

Pessoal, a resposta está aí na afirmativa de Yeshua: "O que usou de misericórdia para com ele." Esse é o verdadeiro próximo. Quem ama ao próximo ama a YHWH independentemente de qualquer credo que essa pessoa venha a professar. Quem não ama ao próximo que vê, como poderá amar a YHWH que não vê? Não é mesmo??








Well
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 18

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 28/04/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Leite de Oliveira Ter Abr 06, 2010 11:02 pm

Concordo com você Well
quem usa de misericórdia trata diretamente com seu próximo
agora...
A misericórdia é sofredora "quantas vezes vamos ajudar e nós arrependemos"
isso inibe as pessoas de usarem de misericórdia
pois ninguém gosta de sofrer
dai pensarmos no que diz Yeshua:
amar ao próximo como a nós mesmos
eu não posso amar meu próximo mais do que a mim mesmo
e as vezes fazemos isso sem pensar...
Quem é nosso próximo? 3708
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Xan Berg Qua Abr 07, 2010 8:02 pm

Well escreveu:Pessoal, a resposta está aí na afirmativa de Yeshua: "O que usou de misericórdia para com ele." Esse é o verdadeiro próximo. Quem ama ao próximo ama a YHWH independentemente de qualquer credo que essa pessoa venha a professar. Quem não ama ao próximo que vê, como poderá amar a YHWH que não vê? Não é mesmo??



Quem é nosso próximo? 3708 Well


Neste caso eu discordo, pois não podemos generalizar a palavra "próximo" e atribuí-la a qualqer semelhante, veja bem, Yeshua, em sua morte, orou pelos seus INIMIGOS, logo, nem todos podem ser considerados como o "próximo".

Se todo mundo são "próximos", então, quem são os inimigos?

Por gentileza, não confundam alhos com bugalhos baseados em interpretações particulares espiritualizadas, a biblia é bem clara quanto ao fato de existirem humanamente os inimigos que não tem nada de "próximo".
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Well Qua Abr 07, 2010 8:35 pm

Xan, se o seu inimigo te pedir uma ajuda você o ajudará??

Xan, a párabola que você citou de Yeshua não especificou em momento algum que o homem que caiu nas mãos dos assaltantes era um adorador do YHWH de Israel. Pode reparar!!

Reflita nisso, caríssimo Xan: Mat. 5. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.

44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;

45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?

47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo?

48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.


Última edição por Well em Qua Abr 07, 2010 8:49 pm, editado 1 vez(es)

Well
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 18

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 28/04/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Xan Berg Qua Abr 07, 2010 8:46 pm

Quem é nosso próximo? 3708 Well

O fato de eu ajudar o inimigo, de maneira alguma o tornará meu próximo.

Inimigo é inimigo e próximo é próximo, existe muita diferença nos significados da palavra.


A propósito, me mostre na Torah onde está escrito que devemos odiar alguém.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Well Qua Abr 07, 2010 8:52 pm

Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo...

Xan, a párabola que você citou de Yeshua não
especificou em momento algum que o homem que caiu nas mãos dos
assaltantes era um adorador do YHWH de Israel. Pode reparar!!



Well
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 18

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 28/04/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Xan Berg Qua Abr 07, 2010 9:05 pm

Well, meu caro

Da mesma maneria a parábola também não disse que o samaritano não era um adorador do verdadeiro D'us de Israel.

Não se esqueça dos fatos biblico de demonstram que muitos samaritanos criam em YHWH, nos profetas (João 4:19) de Israel e até no messias (João 4:25-29.), pois eles são descendentes de Jacó (Ya'akov) - João 4:12. Porém existiam os que estavam apartados de YHWH - João 4:20.

Quem é nosso próximo? 86723
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Well Qua Abr 07, 2010 9:09 pm

Xan, eu até concordo que o samaritano poderia ser um adorador de YHWH de Israel. O detalhe é que o homem que caiu nas mãos dos assaltantes não era e, portanto, dentro do seu conceito o samaritano não ajudou a um próximo, o que não condiz com a parábola de Yeshua.

Grande abraço.

Well
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 18

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 28/04/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Xan Berg Qua Abr 07, 2010 9:31 pm

A biblia não diz que o homem que caiu nas mãos dos assaltantes não era adorador de YHWH, isso é apenas uma interpretação particular sua.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Well Qua Abr 07, 2010 9:39 pm

Xan escreveu:A biblia não diz que o homem que caiu nas mãos dos assaltantes não era adorador de YHWH, isso é apenas uma interpretação particular sua.
Será??? Ou não será uma interpretação particular sua ao dizer que ele era um adorador de YHWH?

Well
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 18

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 28/04/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Xan Berg Qua Abr 07, 2010 9:47 pm

Basta vc analisar o contexto biblico geral e saber distinguir os significados da palavra "próximo" e "inimigos" que você saberá exatamente quem está certo.

Se todo mundo são "próximos", então, quem são os inimigos?

Quem eram os "próximos" de Yeshua e quem eram seus "inimigos"?
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Well Qua Abr 07, 2010 10:05 pm

Bem, Xan, YHWH dá o Sol e a chuva sobre bons e maus. Certo? A Lei e os Profetas se resume no amor. Certo? Então quem é o próximo e quem é o inimigo? O próximo é aquele que ama incondicionalmente e o inimigo é aquele que não ama, é o mau que mesmo assim YHWH dá o sol e a chuva pra ele.

Respondeu-lhe Yeshua: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu
nas mãos dos assaltantes, ...

Um homem = um ser humano. Não há nada aqui que diga que esse ser era um adorador de YHWH.

Repare que no contexto da parábola, Yeshua identificou os adoradores de YHWH: um sacerdote, um levita e possivelmente o samaritano. Pois é, mas a vítima Yeshua não identificou. Por que será?? Reflita nisso, Xan.

Abração.

Well
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 18

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 28/04/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Abr 08, 2010 3:09 pm

Quem é nosso próximo? 3708 Convidado

Acho que o Well e o Xan se desencontraram por uma mera distração.

Ambos estão certos nas óticas aplicadas por cada um.

O que ocore é que cada um tem olhado por uma vertente diferente.

A Biblia deixa claro duas coisas em relação a nossa postura em relação as outras pessoas: Que existe nosso próximo e existe tbm nosso inimigo.

E o tópico nos pergunta: quem é esse próximo?

Vejamos :

"46 Falava ainda Yeshua ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe.47 E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.48 Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?49 E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos.50 Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe." (Mt 12)

A Palavra nos assegura que o Xan está certo quanto o nosso próximo ser aqueles que fazem a vontade de YHWH.

14 Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado.15 Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão. ( I Ts 3)

A Palavra tbm nos assegura que os ímpios não são nossos inimigos, e não devemos trata-los como tal, isso faz deles tbm nosso próximo, alvo de nosso objetivo, que é apresentar-lhes a D'us através de Yeshua. Então temos aqui que a afirmação do Well tbm está apropriada.

O Xan nos trouxe um desafio:

A propósito, me mostre na Torah onde está escrito que devemos odiar alguém..

Não existe essa orientação, por isso todos nossos semelhantes serão nosso próximo. O único dever que temos para com nosso semelhante é ama-lo incondicionalmente, agora por conta da dureza de nossos corações caimos no erro de irmos contra a Palavra de YHWH e dizermos que nosso semelhante é nosso inimigo e nos esquecemos que:

12 a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. (Ef 6)

Temos que nos lembrar sempre, que são os homens que se fazem inimigos de YHWH, não querendo cumprir as Leis divinas, e não YHWH que se faz inimigos dos homens. "Deus amou o mundo" e pede que seus filhos ajam de igual modo, portanto nosso inimigo é satan e sua corja e nosso próximo são nossos semelhantes.

Quem é nosso próximo? 3708 Adonay.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Xan Berg Sex maio 14, 2010 12:04 pm

Diego escreveu:

Xan escreveu:A propósito, me mostre na Torah onde está escrito que devemos odiar alguém..

Não existe essa orientação, por isso todos nossos semelhantes serão nosso próximo. O único dever que temos para com nosso semelhante é ama-lo incondicionalmente, agora por conta da dureza de nossos corações caimos no erro de irmos contra a Palavra de YHWH e dizermos que nosso semelhante é nosso inimigo e nos esquecemos que:

12 a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. (Ef 6)

Temos que nos lembrar sempre, que são os homens que se fazem inimigos de YHWH, não querendo cumprir as Leis divinas, e não YHWH que se faz inimigos dos homens. "Deus amou o mundo" e pede que seus filhos ajam de igual modo, portanto nosso inimigo é satan e sua corja e nosso próximo são nossos semelhantes.

Quem é nosso próximo? 3708 Adonay.


Quem é nosso próximo? 3708 Diego

Existe uma pequena contradição nesta sa explicação, pois Yeshua disse:

Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Ele faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e envia chuva sobre justos e injustos.


YHWH pode ter amado o mundo, porém isso não significa que o mundo inteiro será salvo (Mateus 20:28 / 26:28), existem bons e maus, justos e injustos e baseado nisto concluimos que os inimigos também existem, inclusive o salmista (92:9) ja dizia que o Senhor possi inimigos humanos que sofrerão juizos, logo, os inimigos do Senhor são nossos inimigos também, tanto as hostes demoníacas quanto os proprios seres humanos que conscientemente transgridem os mandamentos de YHWH.

Nem todo o semelhante poderá ser considerado como meu próximo ou o texto de Mateus citado inicialmente estaria sem nexo, incluindo a parabola do samaritano.


Quem é nosso próximo? 103451
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex maio 14, 2010 1:59 pm

Ora Xan...

Existe sim inimigos, mas nem por serem inimigos deixam de ser nosso próximo/semelhante.

Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. (Mt 5:44-45)

Não resta dúvidas se quisermos nos tornarmos filho de D'us devemos amar nossos inimigos e orarmos por eles.

Bem, se eu amo meu inimigo fica obvil que que ele só é meu inimgo porque ELE escolheu assim e não eu, portanto pra mim ele é meu próximo, pois o amo. Agora se Avinu vai o destruir não compete a mim esse julgamento.

Esse é o mandamento essa é a Lei.

Quem é nosso próximo? 3708 Adonay.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é nosso próximo? Empty Re: Quem é nosso próximo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos