Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Como deve-se Dizimar? - Página 13 EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Como deve-se Dizimar? - Página 13 EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Como deve-se Dizimar? - Página 13 EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Como deve-se Dizimar? - Página 13 EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Como deve-se Dizimar? - Página 13 EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Como deve-se Dizimar? - Página 13 EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Como deve-se Dizimar? - Página 13 EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Como deve-se Dizimar? - Página 13 EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Como deve-se Dizimar? - Página 13 EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Como deve-se Dizimar? - Página 13 EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

Home Page

Regras do fórum

Portal

Fórum

Registre-se

Quem somos

Normas e Dicas

Estudos biblico

Mapa de Israel

História de Israel

Aula de Hebraico

Dicionário biblico

Biblia em Hebraico

Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Como deve-se Dizimar?

+23
atessarotto almenara
MEIRE RUTE MOREIRA OLIVEI
talmidim
Paulopaixao
Camilo
Yaakov
alexmaracanau
Eldier Khristos
adalberto santos
Eunice
Tatiana
Lili
REn.lluz
Jefté
messias
haShaliach
Xan Berg
Diego Yo'ets
Leite de Oliveira
Alex_Maciel
Darley Avshalom
vicente
Prisca
27 participantes

Página 13 de 14 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14  Seguinte

Ir para baixo

Como deve-se Dizimar? - Página 13 Empty Re: Como deve-se Dizimar?

Mensagem por Prisca Sex Jun 11, 2010 5:30 am

Pronto, agora tem.

Como deve-se Dizimar? - Página 13 3708 Darley Laila tov.

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Inscrição Inscrição : 12/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por REn.lluz Sex Jun 11, 2010 7:38 am

A Paz do Senhor...

Vixi esse a tema esta dando que falar mesmo...Mais vou dar meu pitaco de novo.

Quem e maior o Mestre ou o aluno?
O dizimo e não e pago e devolvido. Nos chamam de malaquianos e outros...so que vemos deste a construção do tabernáculo, Moisés foi ordenado por YHWH para pedir ao que traze-se o material "( matera, ouro,sede,pedras preciosas entre outros)" pra a construção do tabernáculo e o povo foi abençoado por YHWH por sua obediência a YHWH a e Moisés.
E essa atitude que vejo que o povo de YHWH tem que ter ate hoje. Sim faze-mos conforme esta em malaquias 3:10. Me mostra onde esta errado? Outros dissem que crêem em Yeshua mais não se tornou no criatura ainda.?
Tudo isso e graça as maças podres que estão encima de nossos pubitos. Mas YHWH e amor mais e justiça, e sua palavra tem que se cumprir literalmente. Mais temos grandes homens de YHWH ainda em nosso meio.Se não fosse assim nós não seriamos a maior igreja pentecostal do Brasil.

Mais irmão level sim sua ofertas seus votos e seu dizimo para casa do tesouro e deixa YHWH Trabalhar...Como já disse antes vcs veram a glória de YHWH na sua vidas.
REn.lluz
REn.lluz
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 62

Cidade Cidade : São Carlos - Sp

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 02/05/2010

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Jun 11, 2010 2:56 pm

Como deve-se Dizimar? - Página 13 3708 amigos e irmãos...

Pris o que vc considera por dizímos, acredito eu, que não se aproxima da verdade biblica..

Vc deveria buscar melhor entender para depois dizer que realmente entende. (falo em amor).

Vou dar algumas espetadas para que vc se aprofunde.

O Dizimo não era em dinheiro. Mesmo em Malaaquias 3 fica claro que o dízimo era de alimentos (mantimento) e o restante conf. Levítico 27:30,32; Números 18:27,28; Deuteronômio 12:17; 14:22, 23, 26; 2 Crônicas 31:5; Neemias 10:37; 13:5; ; Mateus 23:23 e Lucas 11:42).

Pobres eram mantidos pelo dizimo e não dizimistas. Levítico 14:21; 25:6,25-28,35,36; 27:8; Deuteronômio12:1-19; 14:23,28-29; 15:7,8,11; 24:12,14,15,19,20; 26:11-13; Malaquias 3:5; Mateus 12:1,2; Marcos 2:23-24; Lucas 2:22-24; 6:1-2; 2 Coríntios 8:12-14; 1 Timóteo 5:8; Tiago 1:27.

Os Pescadores Pedro, João Nunca dizimaram ??? Claro que não.. os Dízimos era da terra (Lv 27:30-32), nem mesmo artesãos, construtores, servos, empregados etc.. eram "obrigados" a dizimar , eles poderiam fazer caso quisessem, contudo seria voluntário e segundo suas posses, e ainda teriam que pegar o dinheiro e comprar mantimentos ( o dízimos estava condicionado a produção, o que interessava aos sacerdotes era comida e não dinheiro, eles não poderiam ter heranças).

O dizimo não iam somente ao Templo. Números 35, Josué, 20, 21 e 1 Crônicas 6, os levitas e os sacerdotes residiam nas cidades levíticas, em terras emprestadas, onde cultivavam o solo e criavam os animais dizimáveis. Está claro em Números 18:20-24; 2 Crônicas 31:15-19 e Neemias 10:37, que do povo comum esperava-se que trouxesse dízimos às cidades levíticas. Por que? Porque lá vivia a grande maioria dos levitas e sacerdotes com suas famílias, a maior parte do tempo. Veja também Neemias 13:9.

Acho que já dá uma boa pulga na orelha, o resto é com vc.
Eu ainda estou aprendendo, espero que sigas no mesmo ritimo.

Com carinho...
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://adonayechad.forumeiros.com/

Mensagem por Prisca Sex Jun 11, 2010 3:23 pm

Como deve-se Dizimar? - Página 13 3708 Diego, a minha questão sobre o dízimo não era sobre a sua forma de "depósito" na mão do "administrador", esta questão que você expôs eu abordei quando iniciei este tópico, minha discussão nestes dias foi sobre quem deveria receber, se realmente o dizimo que recolhemos deve ser considerado o dizimo dos sacerdotes e isso com análise em Hebreus, a forma como ele é recolhido ou de-ve-ri-a ser recolhido não é o foco da discussão que eu levantei, mas tudo bem eu posso me tornar um "PHD" sobre a forma de recolhimento e doação de dízimos, vou procurar conhecer sim e sempre, não só esta questão mas todas que eu puder e saber que posso investigar, mas pra frente tomei muito tempo com dízimos, rs existem outras coisas que preciso investigar, como por exemplo a possível transmutação do sacerdócio e outras coisas ainda...

Diego disse:

"O dizimo não iam somente ao Templo. Números 35, Josué, 20, 21 e 1 Crônicas 6, os levitas e os sacerdotes residiam nas cidades levíticas, em terras emprestadas, onde cultivavam o solo e criavam os animais dizimáveis. Está claro em Números 18:20-24; 2 Crônicas 31:15-19 e Neemias 10:37, que do povo comum esperava-se que trouxesse dízimos às cidades levíticas. Por que? Porque lá vivia a grande maioria dos levitas e sacerdotes com suas famílias, a maior parte do tempo. Veja também Neemias 13:9."

Então como judeu, envie dízimos para eles.

Também estou aprendendo. Sempre!

Prisca
Desativado
Desativado

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Jun 11, 2010 5:52 pm

Acho que o caldo entornou...
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Leite de Oliveira Sex Jun 11, 2010 6:36 pm

Olhe como disse não vou por achismo, vamos pela Biblia

Quando Yeshua viu aquela mulher viuva deitar tudo o que tinha de ofertas
qual foi a reação?
Um elogio

se fosse alguns hipocritas talvez dissesem:
"estão roubando a mulher,dar dinheiro para que? vá comprar pão minha filha, o templo já é rico.

mas não Yeshua não disse nada disso
o que Ele condenou, foi as pessoas darem sobras ou darem com pena
concordo então com a frase:

"Mais irmão level sim sua ofertas seus votos e seu dizimo para casa do tesouro e deixa YHWH Trabalhar...Como já disse antes vcs veram a glória de YHWH na sua vidas."

Se Yeshua calou consentiu
o resto são talvez medo de dar e não saber para onde vai
ai fico quieto e lamento
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 59

Cidade Cidade : Natal RN

Inscrição Inscrição : 01/09/2009

Mensagem por Prisca Sex Jun 11, 2010 7:51 pm

Deut. 15:7-8 : Se no meio de ti houver um mendigo entre teus irmão, numa das tuas cidades, na tua terra, que o Eterno, teu D'us, te dá, não endurecerás teu coração e não fecharás tua mão a teu irmão, o mendigo; mas lhe abrirás a tua mão e lhe emprestará o suficiente para o que lhe faltar.

Dêem uma lida neste artigo, é muito interessante fala sobre caridade Tsedaka, muito bom.
Acredito que este tópico além de nos esclarecer sobre o dizimo também reforça a nossa obrigação de ajudar o nosso próximo.

http://www.rivkah.com.br/tradicoes/tsedaka/tsedaka.htm

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagem por REn.lluz Sáb Jun 12, 2010 4:08 am

Leite de Oliveira escreveu:Olhe como disse não vou por achismo, vamos pela Biblia

Quando Yeshua viu aquela mulher viuva deitar tudo o que tinha de ofertas
qual foi a reação?
Um elogio

se fosse alguns hipocritas talvez dissesem:
"estão roubando a mulher,dar dinheiro para que? vá comprar pão minha filha, o templo já é rico.

mas não Yeshua não disse nada disso
o que Ele condenou, foi as pessoas darem sobras ou darem com pena
concordo então com a frase:

"Mais irmão level sim sua ofertas seus votos e seu dizimo para casa do tesouro e deixa YHWH Trabalhar...Como já disse antes vcs veram a glória de YHWH na sua vidas."

Se Yeshua calou consentiu
o resto são talvez medo de dar e não saber para onde vai
ai fico quieto e lamento
amém...amém... Como deve-se Dizimar? - Página 13 5587 Como deve-se Dizimar? - Página 13 507525 Como deve-se Dizimar? - Página 13 224635
REn.lluz
REn.lluz
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 62

Cidade Cidade : São Carlos - Sp

Inscrição Inscrição : 02/05/2010

Mensagem por Darley Avshalom Sáb Jun 12, 2010 4:11 am

Prisca, seu avatar em hebraico está errado. Como deve-se Dizimar? - Página 13 3708 termina com mem final. O que está usando não é. Quer dizer, é mem, mas não em seu uso no fim de uma palavra.

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

Inscrição Inscrição : 13/09/2009

Mensagem por Prisca Sáb Jun 12, 2010 4:13 am

Sério? Já vou trocar, kkkkk
Hahahahah, Como deve-se Dizimar? - Página 13 738423

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagem por Prisca Ter Jun 29, 2010 3:43 am

Como deve-se Dizimar? - Página 13 3708 amigos queridos!!!

Pois bem, voltei aqui, rs

Hoje foi um dia calmo e feliz, eu estava pensando a respeito das escrituras, e lembrei dos sarcedotes, e comecei a considerar a carta aos Hebreus, eu realmente estava pensando na possibilidade de que ela estaria correta, estive pensando, mas por que estive pensando?

Pelo simples fato de que eu poderia estar com os dois pés no inferno por causa de minha desconfiança no NT, então pensei: vou tentar tirar um deles primeiro, depois vejo como arranjo para tirar o segundo de lá, rsrsrs

Eu não sei se existe o acaso, eu não sei, só sei que anda acontecendo com frequencia no meu dia a dia.

E quando eu havia esquecido do assunto e abri as Escrituras veio diretamente o texto de Jeremias 33 eu já havia utilizado o texto para outros posts mas eu não havia reparado nesses versos, é estranho, chego a ficar com medo, rs

Mas vamos ao que interessa:
Vejam o meu Drama que já não era Drama mas voltou a ser e depois se Desfez, rsrsrs.

Jeremias 33

14 Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que cumprirei a boa palavra que falei acerca da casa de Israel e acerca da casa de Judá.
15 Naqueles dias e naquele tempo farei que brote a Davi um Renovo de justiça; ele executará juízo e justiça na terra.

16 Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará em segurança; e este é o nome que lhe chamarão: O SENHOR É NOSSA JUSTIÇA.

17 Pois assim diz o Senhor: Nunca faltará a Davi varão que se assente sobre o trono da casa de Israel;

18 nem aos sacerdotes levíticos faltará varão diante de mim para oferecer holocaustos, e queimar ofertas de cereais e oferecer sacrifícios continuamente.

Pause! (Só com esse verso já me fez questionar denovo Hebreus!)

19 E veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
20 Assim diz o Senhor: se puderdes invalidar o meu pacto com o dia, e o meu pacto com a noite, de tal modo que não haja dia e noite a seu tempo,
21 também se poderá invalidar o meu pacto com Davi, meu servo, para que não tenha filho que reine no seu trono; como também o pacto com os sacerdotes levíticos, meus ministros.

Pause!(Essa passagem foi mais enérgica, só aqui tremi!)

Eu iria parar aqui, mas o texto é tão gostoso de ler e tem uma mensagem cheia de esperança...continuei...

22 Assim como não se pode contar o exército dos céus, nem medir-se a areia do mar, assim multiplicarei a descendência de Davi, meu servo, e os levitas, que ministram diante de mim.

Mais uma confirmação...

E pessoal na leitura deste verso eu parei e refleti por segundos é mas foi invalidado, não tem como mudar o que está escrito lá(Hebreus)...

Continuei lendo...

Esta pareceu que YHWH estava falando com tom de: ATENÇÃO!!!!

23 E veio ainda a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
24 Acaso não observaste o que este povo está dizendo: As duas famílias que o Senhor escolheu, agora as rejeitou? Assim desprezam o meu povo, como se não fora um povo diante deles.

25 Assim diz o Senhor: Se o meu pacto com o dia e com a noite não permanecer, e se eu não tiver determinado as ordenanças dos céus e da terra,
26 também rejeitarei a descendência de Jacó, e de Davi, meu servo, de modo que não tome da sua descendência os que dominem sobre a descendência de Abraão, Isaque, e Jacó; pois eu os farei voltar do seu cativeiro, e apiedar-me-ei deles.

Olha, melhor temer a YHWH e não fazer dele um YHWH volúvel como qualquer ser humano...

Eu pensei sim, em reconsiderar Hebreus, desculpe haShaliach e Diego se os ofendo, porém não dá, eu simplesmente não consigo, eu encaro que YHWH de alguma forma falou comigo, eu não sei... Talvez se eu fosse uma Teologa ou uma Cabalista ou PaRDeSista, eu entenderia melhor, sei lá, sei lá meu povo, não tem como.

Olha eu não quero ensinar ninguém, muito menos os judeus que receberam a torah e em sua tradições e vida cotidiana relembram dela dia e noite mas, talvez, desculpem, olha eu acho que não seria prudente os judeus desprezarem os levitas por essa simples palavra de YHWH, os cristãos até que não é tão grave como os judeus desprezarem, ai povo é o que eu penso, é o que eu penso...

Eu posso estar enganada, mas não podemos invalidar o que YHWH perpetuou.

Como eu vivo dizendo cada um é cativo de sua própria consciência.

A minha consciencia me diz: Nunca mais diga que o Ministério de YHWH para os Levitas foi invalidado!

E não voltarei aqui neste tópico para discutir essa questão, podem postar seus comentários, mas em nada vai mudar meu pensamento, pq está escrito, está escrito em minha mente tbm.

Como deve-se Dizimar? - Página 13 3708. Como deve-se Dizimar? - Página 13 941985

Última edição por Prisca em Ter Jun 29, 2010 3:45 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adição de comentário)

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagem por Yaakov Ter Jun 29, 2010 2:41 pm

Como deve-se Dizimar? - Página 13 3708 Aleichem.

A Aliança feita com Ysrael nunca foi desfeita, ela foi renovada através de um pacto superior.

Os Levitas fiéis não foram e nunca serão desprezados, contundo isso se estende aos benjamitas, judeus, efraemitas etc..

Os Levitas logo após o Sacrificío Eterno ficaram com menas funções "fisícas", onde que a simbologia que prefigurava como sombra da regra eterna substituiu o modo sacrificial (animal) antes estipulado.

A função levitica passou a TODO messiânico fiel, independente de Tribo ou se gentio enxertado. Cada um de nós oferecemos a Yeshua como paga de nossos erros a D-us, executando assim a função levitica. Por isso Jeremias nos disse que os levitas se multiplicariam.

A linhagem carnal de fato não é mais um pré-requisito, mas a função espiritual se estende.

Yaakov
Yaakov
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/06/2010

Mensagem por Darley Avshalom Dom Jul 04, 2010 2:20 am

Pris escreveu:Olha eu não quero ensinar ninguém, muito menos os judeus que receberam a torah e em sua tradições e vida cotidiana relembram dela dia e noite mas, talvez, desculpem, olha eu acho que não seria prudente os judeus desprezarem os levitas por essa simples palavra de YHWH, os cristãos até que não é tão grave como os judeus desprezarem, ai povo é o que eu penso, é o que eu penso..

Mas, quem disse que os judeus desprezam os Leviim? Note a singela diferença de traduções, do JFA para David Godorovits e Jairo Fridlin, respectivamente:

"24 Acaso não observaste o que este povo está dizendo: As duas famílias que o Senhor escolheu, agora as rejeitou? Assim desprezam o meu povo, como se não fora um povo diante deles."

"Não leves em consideração o que este povo disse, ao afirmar: 'O ETERNO repudiou as 2 famílias que havia escolhido!', depreciando Meu povo e afirmando perante eles, que jamais serão cosiderados novamente uma nação. "

Quem estava afirmando que H'SHEM repudiou as 2 famílias, de David e Aharon? Os israelitas transgressores, e não toda a nação, visto por terem sido infiéis foram levados todos em cativeiro. Assim como no deserto houve os revoltados (Datan, Abiran...)assim alguns queriam que israel desaparecesse nas maõs dos caldeus.
Ainda hj há a família de David, como de Aharon. Destes sairão o Mashiach e o Sumo sacerdote, para a Era Messiânica.
Shabua tob!

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagem por Prisca Dom Jul 04, 2010 4:51 am

Yaakov escreveu:Como deve-se Dizimar? - Página 13 3708 Aleichem.

A Aliança feita com Ysrael nunca foi desfeita, ela foi renovada através de um pacto superior.

Os Levitas fiéis não foram e nunca serão desprezados, contundo isso se estende aos benjamitas, judeus, efraemitas etc..

Os Levitas logo após o Sacrificío Eterno ficaram com menas funções "fisícas", onde que a simbologia que prefigurava como sombra da regra eterna substituiu o modo sacrificial (animal) antes estipulado.

A função levitica passou a TODO messiânico fiel, independente de Tribo ou se gentio enxertado. Cada um de nós oferecemos a Yeshua como paga de nossos erros a D-us, executando assim a função levitica. Por isso Jeremias nos disse que os levitas se multiplicariam.

A linhagem carnal de fato não é mais um pré-requisito, mas a função espiritual se estende.

Então, dentro desta sua explicação podemos adicionar a promessa para Davi.
Se a de Levi foi anulada, coisa que não tem cabimento(Não se encaixa, não faz sentindo, não há validação) algum dentro do Tanach a promessa para Davi tbm foi, e outra falam da nação de Israel, então a Teologia da substituição está correta.
Não existe explicação coerente e bíblica para esta idéia, a não ser o que diz Hebreus, Hebreus vai contra o ensino que o Tanach orienta sobre o assunto.

De fato se os levitas perderam sua promessa logo as leis exclusivas para eles tbm foram anuladas, visto que estas eram para distingui-los em sua função especial em servir Israel espiritualmente.

Vemos então que não foi somente os sacrificios e oficio dos levitas que foi abolido lá, algumas outras leis tbm.

Sou todo apoio aos levitas, rsrsrsrs, eu me intrometo em cada uma.

Não precisa de muito conhecimento para ver que há conflitos aí.

Como deve-se Dizimar? - Página 13 738423

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagem por Darley Avshalom Dom Jul 04, 2010 6:44 am

Bem, pensando deste lado, poderemos acabar finalmente com este tópico. Posto que os levitas recebiam dízimos porque não tinham herança, e ainda prestavam ao serviço do ETERNO, e hoje não são mais, pq dos dízimos? Ah, mas tem os 'pança vazia' que tem de encher o saco, pois vazio não se para de pé...

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagem por Xan Berg Dom Jul 04, 2010 8:53 pm

Pois é ne Darley, e aqui em Israel também temos muitos destes, basta você chegar la no kotel para conferir, ou em locais em frente a bancos, onde armam barraquinhas.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://www.torahweb.net

Mensagem por Darley Avshalom Seg Jul 05, 2010 2:27 am

É Xan, sempre tem os espertinhos.

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagem por Tatiana Seg Jul 05, 2010 4:20 am

Como deve-se Dizimar? - Página 13 3708 a todos!

Estudando um pouco sobre a mitzvah do dízimo li as referências sobre o assunto na Torah e comentários de base judaico-ortodoxa:

Lv 27.32 – “E todo o dízimo do gado e do rebanho, todo o que passar debaixo da vara marcadora, o décimo será santidade ao eterno. Não escolherá entre o bom e o mau, e não o trocará; e se trocar, ele e sus troca serão santidade, não se poderão remir.”

Esta mitzvah é de número 78, dentro dos 248 Preceitos positivos. É o Dízimo do gado. Separa-se o dízimo dos animais puros todo ano, oferece sua banha e seu sangue ao Eterno e come-se o resto em Yerushalayim. De acordo com a ortodoxia, esta mitzvah é obrigatória também fora de Israel e depois da destruição do Templo. Mas para que não fosse comido fora de Yerushalayim, os sábios ortodoxos concordaram que esta mitzvah fosse obrigatória apenas quando da existência do Templo.

Nm 18.24 - "Porque os dízimos dos filhos de Israel, que separarem ao Eterno em oferta, dei aos Levitas por herança; portanto Eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel não terão herança."

Esta mitazvah é de número 127. Segundo a ortodoxia judaica, este é chamado “O Primeiro Dízimo” e a Torah só o torna obrigatório dentro da Terra de Israel. Este dízimo é sobre o produto da terra e pertence aos levitas.

Dt 14.22-26 - "Certamente separarás o dízimo de todo o produto das tuas sementes, que o campo produzir de ano em ano. E o comerás diante do Eterno, teu D`us, no lugar que escolher para ali fazer habitar Seu nome; o dízimo de teu grão, teu mosto e teu azeite, e os primogênitos do teu gado e do teu rebanho, para que parendas a temer o Eterno, teu D`us, em todo o tempo. E se o caminho te for comprido, de sorte que não o possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Eterno, teu D`us, para ali pôr o Seu nome, pois te abençoará o Eterno, teu D`us, para teres produção abundante; então o trocarás por dinheiro, e atarás o dinheiro em tua mão e irás ao lugar que o Eterno, teu D`us, escolher. E darás este dinheiro por tudo o que desejar a tua alma - por gado, ou por rebanho, ou por vinho, ou por vinho velho ou por tudo o que te pedir a tua alma; e comerás ali diante do Eterno, teu D`us, e te alegrarás, tu e a gente de tua casa."

Este é “O Segundo Dízimo”, e a mitzvah de número 128.

É para ser levado a Yerushalayim para ser comido por quem dizima e quando for impossível levá-lo, deve-se resgatá-lo e levar seu valor até o Santuário e gastá-lo ali exclusivamente com alimentação e se resgatar para si, deve ser acrescido a sua quinta parte conforme Lv 27.31.

É obrigatório em relação aos produtos da Terra de Israel e deve ser comido durante a existência do Santuário.

Nm 18.26 - "E aos Levitas falarás e lhes dirás: Quando tomardes dos filhos de Israel o dízimo que deles vos dei por vossa herança, dele separareis uma oferta para o Eterno, o dízimo do dízimo.”

Esta mitzvah é de número 129. Este dízimo é chamado “Oferta de Elevação do Dízimo” e é levado pelos levitas aos cohanim.

Dt 14.28-29 – “Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos de teu produto, naquele ano, e os depositarás dentro das tuas cidades. E virá o Levita, que não tem parte nem herança contigo (e tomará o primeiro dízimo), e o peregrino, o órfão e a viúva, que estão nas tuas cidades (tomarão o dízimo de pobre) e comerão e se fartarão, para que o Eterno, teu D`us, te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem.”

Esta é a mitzvah de número 130. Diz-se: “ao fim de três anos...” porque caso não tivessem separado os dízimos do primeiro e do segundo ano em seu tempo, deveria fazê-lo no terceiro ano. Esta mitzvah é obrigatória somente na Terra de Israel.

Dt 26.13 – “E dirás diante do Eterno, teu D`us: ‘Tirei o que é consagrado de minha casa, e também o dei ao Levita, ao peregrino, ao órfão e à viúva, de acordo com todo o Teu mandamento, que me ordenaste; não mudei, e fiz como Teus preceitos; e não me esqueci de abençoar-Te. Não comi do segundo dízimo no primeiro dia de luto, e não comi dele em estado impuro, e não o troquei para fazer o sepultamento de um morto; ouvi a Tua voz, ó Eterno, meu D`us, fiz tudo o que me ordenaste. Olha desde a Tua santidade, desde os céus, e abençoa Teu povo, Israel, e a terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra que emana leite e mel.”

Esta é a mitzvah de número 131. É a “Declaração do Dízimo”. Declara-se que os dízimos obrigatórios foram separados, e que se está liberado das obrigações bem como exonerado das mesmas.

De acordo com estas referências e seus respectivos comentários, alguém se opõe aos mesmos? Por quê? Que outra interpretação é possível sobre tais versículos?

Estou apenas querendo compreender melhor o assunto.

Como deve-se Dizimar? - Página 13 606715

Última edição por Tatiana em Seg Jul 05, 2010 5:01 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Inclusão de termo explicativo)
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Jul 05, 2010 3:32 pm

Uma coisa que sempre tenho dito é que o dizímo é fração decimal de produtos agropecúarios e isso era usado para manutenção da vida dos impossibilitados e tbm para o deleite do ofertante.

Nunca se pede dizimo em dinheiro vivo, mesmo quando os dizimistas (fazendeiros) moravam longe do Templo a orientação que se tinha era vender seus dizimos (animais/fruto da terra) antes de partir em viagem ao Templo e assim que chegasse ao Templo comprasse novamente o que fosse possivel com dada a quantia.

24 Quando o caminho te for comprido demais, que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que o SENHOR, teu YHWH, escolher para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR, teu YHWH, te tiver abençoado,25 então, vende-os, e leva o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que o SENHOR, teu YHWH, escolher.
26 Esse dinheiro, dá-lo-ás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou bebida forte, ou qualquer coisa que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR, teu YHWH, e te alegrarás, tu e a tua casa;
(Dt 14)

Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Leite de Oliveira Seg Jul 05, 2010 7:07 pm

Não concordo com voce Diego quanto aos produtos agropecuarios

pois naquela epoca existia dificuldade de dinheiro e as pessoas trocavam produtos sendo animais e produtos considerados como dinheiro

além do mais temos passagens na Biblia que fala sobre o ofertar dinheiro (passagem da moedinha)

Note que renda em seu conceito é também tudo que nasce numa fazenda
por exemplo:
Para quem declara imposto de renda, deve ser contabilizado os bezerros
sendo assim tudo é dinheiro
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 59

Cidade Cidade : Natal RN

Inscrição Inscrição : 01/09/2009

Mensagem por Diego Yo'ets Seg Jul 05, 2010 7:21 pm

Leite...

Não é de mim que descorda, e sim da Torah. Todos os textos que falam de dizímo é tratado como a decíma parte das produções e não decíma parte de dinheiro.

além do mais temos passagens na Biblia que fala sobre o ofertar dinheiro (passagem da moedinha)

Se for a OFERTA da viuva pobre contemplada por Yeshua, ali não foi dízimo e sim oferta, pode ainda ter sido um voto etc.. mas não fração decimal, ali foi tudo e não dízimo.

Para quem declara imposto de renda, deve ser contabilizado os bezerros
sendo assim tudo é dinheiro

rsrsrs eu nunca comi dinheiro (brincadeira). Tudo que noz faz renda pode virar dinheiro, contudo não é dinheiro. A Torah ensina que os dizimos eram para ser tirado da Terra, mas se vc demonstrar o contrário apresentando textos da Torah eu ficarei satisfeito em renovar e aprender diferente.

Dt 14: 24/26 deixa claro que o que era para ser ofertado era produtos e não o dinheiro.

Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Seg Jul 05, 2010 7:25 pm

Como deve-se Dizimar? - Página 13 3708, pessoal!

Quando eu disse que quero compreender melhor o assunto, me refiro a questão do dízimo hoje! Por exemplo: Na Torah está dizendo claramente como eram entregues os dízimos, (variadamente), pois tinham vários tipos de dízimos, como citado no meu post anterior. Está, também, bem claro a respeito da ida à Yerushalayim para entregar os mesmos.

Sendo assim, pergunto: Como fica hoje a entrega dos dízimos, visto não termos o Templo, e como fica a questão dos Levitas e Cohanim, pois está expecificado nos versículos citados que devem ser entregues a eles.

Outra coisa, atenção para diferenciar dízimo de oferta.

Continuo aguardando alguma explicação para essa questão com base nas Escrituras.

Como deve-se Dizimar? - Página 13 3708! Como deve-se Dizimar? - Página 13 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Mensagem por Prisca Ter Jul 06, 2010 1:30 am

Diego escreveu:Leite...

Não é de mim que descorda, e sim da Torah. Todos os textos que falam de dizímo é tratado como a decíma parte das produções e não decíma parte de dinheiro.

Diego, eu produzo códigos bites e bytes , como vou entregar estes códigos?
Brincadeirinha... Como deve-se Dizimar? - Página 13 276876
Calma, calma, é só brincadeirinha, rsrsrs.

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagem por Diego Yo'ets Ter Jul 06, 2010 3:23 pm

Eis outra questão Prisca....

Pelo que percebi, de nossas conversas vc é é funcionária (serva), os servos pela Torah não tinham obrigação de serem dizimistas, eles na realidade se beneficiavam dos dizímos de seus patrões (senhores).

mas o comerás perante o SENHOR, teu YHWH, no lugar que o SENHOR, teu YHWH, escolher, tu, e teu filho, e tua filha, e teu servo, e tua serva, e o levita que mora na tua cidade; e perante o SENHOR, teu YHWH, te alegrarás em tudo o que fizeres. (Dt 12:18)

O dizímo é direcionado a quem possue as posses ( Dt 12:6).

Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por haShaliach Ter Jul 06, 2010 5:57 pm

o servo nesse caso não é direcionado a escravos??? A questão do 'furar a orelha' do servo para ser servo para sempre, dá idéia de escravo, um servo não assalariado, um servo que ganhava o suficiente para sua vida de servo.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

Inscrição Inscrição : 06/01/2010

Mensagem por Diego Yo'ets Ter Jul 06, 2010 6:17 pm

haShaliach, observe algumas verdades e reflita nelas.

Somente dos israelitas que tiravam o seu sustento de suas fazendas e da pecuária dentro de Israel era exigido que dizimassem segundo a Lei de Moisés. Sua prosperidade provinha da mão de YHWH. Daqueles cuja prosperidade provinha da própria mão de obra e do seu artesanato o dízimo não era exigido em produto, nem em dinheiro. Os pobres e necessitados que não dizimavam, mas recebiam dízimos, esses davam ofertas voluntárias.

Na realidade nenhum dízimo era exigido dos pobres. Nem também provinha o mesmo das mãos do artesão ou do seu ofício. Somente os fazendeiros e pecuaristas possuíam o que era definido como ganho ao dízimo. Yeshua era carpinteiro; Paulo era artesão de tendas e Pedro era pescador. Nenhuma dessas ocupações os qualificava como pagadores do dízimo, visto como não cultivavam a terra nem possuíam rebanhos para o seu sustento. Desse modo, é incorreto ensinar que todo mundo pagava a exigência mínima de um dízimo e, então, que dos cristãos da Nova Aliança deveria ser exigido, apenas para início, esse mesmo mínimo da Velha Aliança . Esta afirmação é comumente repetida nas igrejas, ignorando completamente a exata definição do dízimo como alimento obtido nas fazendas e no aumento dos rebanhos.
Também é errado ensinar que era exigido dos pobres de Israel que estes pagassem o dízimo. Na verdade, eles até recebiam dízimos. Boa parte do dízimo dos festivais era entregue aos pobres. De fato, muitas leis protegiam os pobres do abuso dos sacrifícios dispendiosos, para os quais eles não podiam ofertar. (Vamos ler Levítico 14:21; 25:6,25-28,35,36; 27:8; Deuteronômio12:1-19; 14:23,28-29; 15:7,8,11; 24:12,14,15,19,20; 26:11-13; Malaquias 3:5; Mateus 12:1,2; Marcos 2:23-24; Lucas 2:22-24; 6:1-2; 2 Coríntios 8:12-14; 1 Timóteo 5:8; Tiago 1:27).

Não existe um único texto da Nova Aliança que ensine a dizimar, após o período do Calvário. Atos 2:42-47 e 4:32-35 não são exemplos para se dizimar, a fim de sustentar os líderes da igreja. Conforme Atos 2:46, os cristãos judeus continuavam a adorar no Templo. E conforme Atos 2:44 e 4:33,34, os líderes da igreja compartilhavam igualmente o que recebiam com todos os membros da igreja (o que hoje não se faz). Finalmente, Atos 21:20-25, prova que os cristãos judeus ainda observavam fielmente toda a Lei de Moisés - devendo aí ser incluído o dizimar, pois se não o fizessem, não poderiam ter permissão de entrar no Templo para adorar. Desse modo, todos os dízimos coletados pelos primeiros cristãos judeus eram para o sustento do Templo e não para sustentar a igreja.

Compare Êxodo 19:5, 6 com a 1 Pedro 2:9-10. Antes do incidente do bezerro de ouro, YHWH havia pretendido que todo israelita se tornasse um sacerdote e o dízimo jamais foi mencionado. Os sacerdotes não dizimavam, mas recebiam 1/10 do primeiro dízimo (Números 18:26-28 e Neemias 10:37-38).

A função e o propósito dos sacerdotes da Antiga Aliança foram substituídos, não pelos anciãos e pastores, mas pelo sacerdócio de todos os crentes. Como outras ordenanças da Lei, o dízimo foi apenas uma sombra temporária, até a vinda de C risto ( O Messias) ( Hebreus 10:1). Na Nova Aliança cada crente é um sacerdote de YHWH (1 Pedro 2:9-10; Apocalipse 1:6; 5:10). E como sacerdote cada crente oferece sacrifícios a YHWH (Hebreus 4:16; 10:19-22; 13:15-16).

Vou parar se não fica muito longo rsrsrsrs...

Última edição por Diego em Ter Jul 06, 2010 10:25 pm, editado 1 vez(es)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 13 de 14 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14  Seguinte

Ir para o topo