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Dízimos na igreja

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Dízimos na igreja - Página 2 Empty Re: Dízimos na igreja

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Ago 27, 2009 10:30 pm

haTalmid disse:
não tem o que discutir sobre isso.
ok .. Se dizes que não há .. então não há... Dízimos na igreja - Página 2 3708 brachoto!

Dizimo é ou não obrigatório para os cristãos???

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Mensagem por Admin Sex Ago 28, 2009 12:47 pm

Onde está escrita a invalidação clara de tal preceito???




Dízimos na igreja - Página 2 276363
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Mensagem por Diego Yo'ets Sex Ago 28, 2009 1:25 pm

A questão não é o dizimo ter sido invalidado , mas toda a leí cerimoninal.. leis cerimoniais eram aquelas dada em específico ao povo Judeu em relação as festividades e modo de adoração, que eram feita através de dizimos , ofertas alçadas e sacrificios de animais... Todo o preceito cerimonial foi cravado na Cruz.. após a nova aliança em Cristo temos liberdade de adoração, fazendo interiormente em espírito e em verdade.. vemos claramente que os preceitos cerimoniais são abolidos , quando Paulo exorta fervorosamente a Pedro, quando esse queria que os novos cristãos cumprissem os votos cerimoniais GL 2:14, outra contenda nesse sentido vemos em Atos 15:5/ , onde foi preciso se formar um conselho e esclarecer que os cristãos nada tem haver com as práticas das leís cerimoniais. Outro relato contundente a esse respeito esta em GL 2:3, Paulo fala claramente que Tito foi constrangido a se circuncidar por falsos irmâos que se meteram e faziam as pessoas a voltarem as antigas práticas .. praticas essas que Jesus desvencilhou. Paz e Graça.

Mano as escrituras dizem que os dizimos eram entregues aos levitas, e para sustento deles e das viuvas, Onde devo entregar os 10% da minha plantação? Até porque os dizimos geralmente eram das colheitas e as ofertas alçadas que eram em dinheiro... onde estão os levitas? e onde a indicação que os cristãos devem dizimar?
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Dízimos na igreja - Página 2 Empty Re: Dízimos na igreja

Mensagem por Xan Berg Sex Ago 28, 2009 5:54 pm

Diego escreveu:A questão não é o dizimo ter sido invalidado , mas toda a leí cerimoninal.. leis cerimoniais eram aquelas dada em específico ao povo Judeu em relação as festividades e modo de adoração, que eram feita através de dizimos , ofertas alçadas e sacrificios de animais... Todo o preceito cerimonial foi cravado na Cruz.. após a nova aliança em Cristo temos liberdade de adoração, fazendo interiormente em espírito e em verdade.. vemos claramente que os preceitos cerimoniais são abolidos , quando Paulo exorta fervorosamente a Pedro, quando esse queria que os novos cristãos cumprissem os votos cerimoniais GL 2:14, outra contenda nesse sentido vemos em Atos 15:5/ , onde foi preciso se formar um conselho e esclarecer que os cristãos nada tem haver com as práticas das leís cerimoniais. Outro relato contundente a esse respeito esta em GL 2:3, Paulo fala claramente que Tito foi constrangido a se circuncidar por falsos irmâos que se meteram e faziam as pessoas a voltarem as antigas práticas .. praticas essas que Jesus desvencilhou. Paz e Graça.

Mano as escrituras dizem que os dizimos eram entregues aos levitas, e para sustento deles e das viuvas, Onde devo entregar os 10% da minha plantação? Até porque os dizimos geralmente eram das colheitas e as ofertas alçadas que eram em dinheiro... onde estão os levitas? e onde a indicação que os cristãos devem dizimar?


Dízimos na igreja - Página 2 3708 Diego

Quando o assunto não interessa, sempre arrumamos pretextos, não é mesmo?

Pois bem, ja lhe informaram que esse papo de leis cerimonais etc & tal é nada mais nada menos do que uma criação doutrinária adventista, ponto final.

Pare com essa "besteologia" de que a lei foi cravada na cruz, eu ja lhe mostrei que cravado na cruz foi o escrito da divida e nao as ordenanças, afinal de contas o homem ainda tem obrigações para com YHWH além da fé, que sozinha nao salva ninguém.


Você acha que o dizimo não deve valer por "N" motivos e um deles é não estar descrito claramente na nova aliança, como se somente tais escritos fossem verdadeiros e suas bases eram falsas ou não tem mais valor, ou seja, invalide a torah e automaticamente jogue o "novo testamento" no lixo e nao perca tempo com religiao, pois se tentarem invalidar todo o fundamento dos escritos apostolicos, automaticamente a biblia perderá o sentido.

O grande problema não é o dizimo, mas a deturpação que fazem, e da maldita corrupção existente no meio religioso pois nao administram os dizimos como as escrituras definem, mas segundo seus prazeres, logicamente que sempre arrumam algum pretexto baseado em textos isolados para tentarem respaldar seus atos maléficos, a nao ser o texto de malaquias 3:10 que é citado com todos os pontos e virgulas.

Se você quiser dar seu dizimo em alimentos, fique a vontade, ele poderá ser útil para os orfãos, viúvas e necessitados, se administrado corretamente, ou poderá servir de manutenção na casa do pastor, quer seja ele corrupto, ou não.

:raiva:
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Dízimos na igreja - Página 2 Empty Re: Dízimos na igreja

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Ago 28, 2009 10:14 pm

Dízimos na igreja - Página 2 3708!

Xan disse: Quando o assunto não interessa, sempre arrumamos pretextos, não é mesmo?

Veja querido eu não estou e nem preciso arrumar pretesto para nada, em momento algum eu disse ser errado dar o dízimo, apenas disse que não é mais uma ordenança divina em tempos de graça para a Igreja. Os que são dizimistas continue sendo se for um ato sincero. Eu mesmo contribuo mais que os 10%, porque entendo que os que contribuem com liberalidade, com liberalidade são abençoados por Deus. O que não posso concordar é em por julgo onde nem Jesus e nem os Apostolo colocaram!

"Pois bem, ja lhe informaram que esse papo de leis cerimonais etc & tal é nada mais nada menos do que uma criação doutrinária adventista, ponto final."

Bem acho que quem criou as leis foi YHVY, os adventistas até podem ter dividido-a assim como quem vc disse que me informou tbm o fez. falando em estatudos, mandamentos e ordenanças. Fazendo-a erroneamente como vemos em Efesios 2;15, onde Paulo diz a respeito de Jesus e a leí: "Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz," PAulo é claro quando diz que mandamentos consistiam em ordenanças! Portanto a divisão de seu amigo está equivocada.


"Pare com essa "besteologia" de que a lei foi cravada na cruz, eu ja lhe mostrei que cravado na cruz foi o escrito da divida e nao as ordenanças, afinal de contas o homem ainda tem obrigações para com YHWH além da fé, que sozinha nao salva ninguém."
Então pelo visto vc e o tal do Adim são as mesmas pessoas, pois foi ele forçosamente que tentou empurrar abobrinhas nos leitores , porque em mim não desce! Entenda amado a dívida humana era com a lei de Deus (onde adão pecou? R. em não cumprir a leí de Deus!), se a divida foi cravada e a nossa dívida era com a leí logo a leí foi cravada. veja: Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz. Acho que vc não faz a menor ideía do que Paulo esta falando, mas vou ilucidar para vc. Paulo começa a dissertar sobre a magnifica obra de Jesus e de tudo que ele conquistou , então entra no mérito da nacionalidade, explicando como Deus requeria que o homem vivesse antes de cristo ou seja o homem tinha que ser Judeu em toda a prática da leí, no entanto veio Jesus e desmontou o pilar, desfez a inimizade entre gentios e judeus, e filiou ambos em Si mesmo (Jesus), Paulo diz em Galatas 3:27 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.Deus prova que não faz acepção de pessoas e nem nacionalidade pós morte de Cristo. Outro ponto que vc toca é a fé, seu conceito deve ser melhor avaliado.. poderia sitar centenas de versiculos , como aquele que Abrahm é justificado pela fé.. porém quero usar um mais contundente... vc lembra do ladrão da cruz, me indique sequer uma obra realizada por Ele.. a fé é suficiente para salvar meu querido!(isso é assunto para outra ocasião abra um tópico sobre isso).

O grande problema não é o dizimo, mas a deturpação que fazem, e da maldita corrupção existente no meio religioso pois nao administram os dizimos como as escrituras definem, mas segundo seus prazeres, logicamente que sempre arrumam algum pretexto baseado em textos isolados para tentarem respaldar seus atos maléficos

Concordo com vc e complemento, o problema tbm naõ será o dinheiro , mas o amor a ele, esse amor ao capital faz com que o homem se desvie das retas leís de Cristo e emponha julgo onde não se há.

"Se você quiser dar seu dizimo em alimentos, fique a vontade, ele poderá ser útil para os orfãos, viúvas e necessitados, se administrado corretamente, ou poderá servir de manutenção na casa do pastor, quer seja ele corrupto, ou não."

Posso até dar minhas contribuições voluntarias em alimentos , mas se resolvesse dizimar , teria que procurar alguem da tribo de Levi , pois foi assim que YHVH ordenou!

Eu disse anteriormente: "Nem Cristo e nenhum dos apóstolos mencionam sobre cristãos pagarem dízimos, Paulo em II Coríntios estimulam os cristãos a contribuírem, mas não estipula valores: A contribuição que Paulo pede é para ajudar os irmãos da Judéia que passavam dificuldades devido a perseguição que sofriam, Paulo deixa claro que a contribuição seja de modo voluntário ( II Cor 9:7) e não de forma percentual como os salafrões estão exigindo hoje. Em II Cor 9:7 fica claro que Deus nos dá a liberdade para contribuirmos da maneira como pudermos e não de forma irresponsável que possa nos comprometer (II Cor 8: 12b). Em II Cor 8 Paulo elogia as igrejas da Macedônia por contribuírem, mesmo sem poderem fazê-lo(vers 2), e deixa muito claro que eles fizeram de coração sem que ninguém tenha pressionado (vers 4), contribuíram por amor e não por temor."

"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria."
(II Cor 9:7)


Dízimos na igreja - Página 2 3708 brachoto!
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Mensagem por IvoRibeiro Sáb Mar 10, 2012 9:52 pm


Dízimos na igreja - Página 2 3708,
Irmãos,o dízimo é assunto sério, e as ofertas também!
Malaquias escreveu :
Mal:3:8 Roubará o homem a D-us?Todavia vós me roubais e dizeis;em que te roubamos?
Nos dízimos e nas ofertas.
O decálogo também diz:Exodo 20:15 Não furtarás.

Esta é a relação que temos com a verdade,isto é,aquele que se desvia está na verdade roubando a D-us.como assim?
Nós viemos a esta terra nús e assim voltaremos a ela.Nós não criamos nada.As plantas nascem e crescem não por causa do nosso poder,mas do poder do Senhor.Quem criou todas as coisas foi o Senhor,de modo que ele pede apenas 10% de toda nossa renda para continuar nos abençoando,porque aqui somos apenas mordomos do Senhor D-us dos exércitos.
Estamos aqui de certa forma para cuidar das coisas do Pai.

Quanto ás ofertas,elas estão relacionadas ao ato de Yeshua na cruz.
Quanto vale o Seu sacrifício por nós?
Tudo isso serve para o Evangelho de Nosso Senhor continuar sendo pregado a toda criatura.
Está corretíssimo a devolução dos dízimos,de acordo com sua Palavra.
No novo Testamento? Está também,veja o que diz o Senhor aos fariseus:

Mateus 23:23 Ai de vós escribas e fariseus,hipocritas,porque dais dízimos da hortelã,do endro e do cominho,e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei : a justiça, a misericórdia e a fé;devieis porém,fazer estas coisas sem omitir aquelas!

Quanto a carta aos Hebreus,ela informa uma coisa importante:naquele tempo,Abraão devolveu dízimos ao Sacerdote Melquizedeque,que se entende pot Yeshua por suas palavras.Se o patriarca antes mesmo da lei ser escrita devolveu dízimos,quanto nós agora?Abrão devolveu aquele que vive eternamente,mas nós devolvemos a pessoas
mortais,que segundo a palavra tem o direito de recebe-los.Veja o texto:

Aos Hebreus 7:1 a 8
1:Porque este Melquisedeque,rei de Salém,sacerdote do D-us altíssimo,que saiu ao encontro de Abraão,quando voltava da matança dos reis, e o abençoou,
2)para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo(primeiramente se interpreta rei de justiça,depois também é rei de Salem,ou seja,rei de Paz;
3)sem pai,sem mãe,sem genealogia;que não teve princípio de dias,nem fim de existencia,entretanto,feito semelhante ao Filho de D-us) permanece sacerdote perpetuamente.
4)Considerai,pois,como era grande esse a quem Abraão,o patriarca,pagou o dízimo tirado dos melhores despojos.
5)Ora,os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher,de acordo com a lei,os dízimos do povo,ou seja,dos seus irmãos,embora tenham estes descendido de Abraão;
6)entretanto,aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou aquele que tinha as promessas.
7)Evidentemente,é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.
8)Aliás,aqui são homens mortais os que recebem dízimos,porém ali,aquele aquele de quem se testifica que vive.

Portanto o dízimo é muito importante, deve ser entregue durante o culto ao SENHOR,pois faz parte da adoração ao SENHOR.

Agora,não podemos ser participantes da "festa" que faz por aí em algumas denominações.É preciso respeito ao adorador às coisas sagradas.
Em verdade muitos que dão ofertas em algumas igrejas estão justamente querendo ser enganados,vendendo bens imoveis e entregando tudo na mão do pastor,esperando a recompensa de D-us,isto é o dobro do que possuia.Meu Senhor não está para barganha,não é gerente de banco.
Ele pode nós abençoar até mesmo com saúde para continuar trabalhando e trazendo o sustento do lar,ou fazendo muito mais,repreendendo o devorador,e trazendo abundancia e prosperidade.(Joel 2:21 a 27.
O dizimo deve ser devolvido com amor e com sabedoria.

Conheço uma senhora que vendeu o apartamento,e entregou o dinheiro lá naquela igreja(?)Tá bom, a IURD!
aí vendeu o carro e entregou tudo lá esperando ser muito abençoada.

Então ficou doente,com um problema sério no pé.Os pastores oraram,a abraçaram e disseram: vc está curada!.No dia seguinte,mais um dedo estava preto.O marido,desesperado para levá-la ao médico e ela dizia isso aos pastores,que diziam:larga esse homem,que ele está endemoniado!.
O coitado,ele mesmo já queria se separar para ver os acontecimentos.
enfim a cada dia era mais um dedo escurecendo e os pastores orando e mentindo.Quando esta pessoa acordou e foi ao médico,era rarde!gangrena;foi preciso amputar parte do pé. então cuidado,dízimo são dez por cento!
E veja o que é feito com seu dinheiro,depois de devolvido,qual aplicação.

Dízimos na igreja - Página 2 3708

Abs.

Ivo Ribeiro


















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Mensagem por marcelo fm Qui Jun 14, 2012 3:47 am

O dizimo é da lei Judaica e não diz respeito a outras religioes.....Devarim/Dt 14v22 Certamente,darás os dizimosde todo o Fruto das tuas sementes,que ano apos ano se recolher do campo..23E
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Dízimos na igreja - Página 2 Empty Re: Dízimos na igreja

Mensagem por marcelo fm Sex Jun 15, 2012 12:40 am

perante O S_NHOR o teu Elohim ,no lugar que escolheu p/ ali por o seu Nome(Monte Sião) COMERAS os Dizimos(Alguem come dinheiro)do teu cvereal,do teu vinho,do teu azeite,,,,,Dizimos 3 utilidades basicas 1*ser Comido pelo dizimistaDevarim/Dt 14.23 2* sustentar o clero Nm 18.24 3* SOCORRER O ORFÃOS;VIUVAS E NECESSITADOS( Vé se as igrejas fazem isso????????shalom.
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Mensagem por Convidad Sáb Jun 16, 2012 5:55 pm

Shabat Dízimos na igreja - Página 2 3708 para todos!

Aqui está um estudo sobre esta questão do Dízimo:

Introdução

A idéia de que todo crente gentio (que não é judeu), é obrigado a dizimar (dar 10% da sua renda para a obra do Senhor) é largamente difundida nas igrejas evangélicas de hoje.
Já bem cedo na vida espiritual, praticamente todo crente gentio é ensinado que tem que dizimar.
Algumas igrejas crêem tão fortemente em dizimar que seus membros regularmente recitam o Credo do Dizimista - "O dízimo é do Senhor. Em a verdade, o aprendemos. Em a fé, o cremos. Em a alegria, o damos. O dízimo!"
Outros muitos pregadores têm clamado que qualquer crente gentio que não dá o dízimo para o trabalho do Senhor está roubando a D’us e está sob maldição, de acordo com Malaquias 3:8-10.

Neste pequeno estudo, examinaremos o que a própria Bíblia ensina sobre o assunto do dízimo, sendo nosso propósito entendermos, somente pela Bíblia, qual a real relevância que o dízimo tem para os crentes gentios no Senhor Yeshua, vivendo sob o Novo Pacto. Faremos isto examinando o que a própria Bíblia tem a dizer sobre o dízimo:

1) antes da Lei ser dada;
2) sob a Lei Mosaica;
3) nas Escrituras da Nova Aliança.


1 - O Dízimo, antes da Lei

Há duas passagens Bíblicas que falam de um dízimo sendo dado antes que a Lei fosse instituída no Sinai. As passagens envolvem Abraão e Jacó, dois dos patriarcas de Israel.

Gênesis 14:17-20: "E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei.
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do ELOHIM Altíssimo.
E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo ELOHIM Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
E bendito seja o ELOHIM Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.”


Nesta passagem, somos ditos que Abraão deu um dízimo a Melquisedeque, presumivelmente como uma expressão de gratidão a D'us por capacitar-lhe e conceder-lhe resgatar seu sobrinho Ló, que tinha sido levado cativo.
Aqueles que crêem que o dízimo é mandatório para os gentios crentes na Nova Aliança, argumentam que, uma vez que o dízimo foi praticado antes que a Lei Mosaica fosse dada, ele forçosamente também tem que ser praticado depois da Lei Mosaica (que tem sido feita obsoleta pelo estabelecimento do Novo Pacto, através do sacrifício do Messias - Hebreus 8:13).
No entanto, antes que cheguemos a qualquer decisão dura e apressada, olhemos de mais perto o texto acima e façamos algumas observações pertinentes:


- Não há nenhuma evidência neste texto de que dizimar foi ordenado por D’us. De fato, tudo no texto nos leva a crer que dar o dízimo foi, completamente, uma decisão de livre escolha de Abraão. Como tal, foi completamente voluntária;
Como veremos pouco depois em nosso estudo, o dízimo, na Lei, de modo algum era voluntário, mas sim obrigatório a todo o povo de D'us;
- Ademais, este é o único dízimo que as Escrituras mencionam que Abraão jamais deu (em toda a sua vida);
Não temos nenhuma evidência de que dizimar era sua prática geral (habitual, constante).
- Ainda mais, este dízimo proveio do despojo da vitória que Abraão adquiriu por poderio militar. Como notaremos depois em nosso estudo, o dízimo exigido sob a Lei Mosaica era sobre o lucro da colheita, dos frutos e dos rebanhos, e para ser dado em uma base anual, não o despojo de uma vitória militar!

Gênesis 28:20-22: “E Jacó fez um voto, dizendo: Se ELOHIM for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
E eu em paz tornar à casa de meu pai, ADONAI me será por ELOHIM; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de ELOHIM; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.”


Jacó, nesta passagem, está fazendo um voto em resposta a uma visitação que recebeu de D’us, em um sonho. Neste sonho, Jacó viu uma escada alcançando o céu, com os anjos de D’us subindo e descendo por ela.
No sonho, D'us estava de pé, acima da escada, e disse a Jacó "... Eu sou ADONAI, o ELOHIM de Abraão teu pai, e o ELOHIM de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado."
(v. 13-15).

Em resposta, Jacó fez o voto que, se D'us guardasse Sua promessa, ele, por sua vez, daria a D'us um dízimo.
Novamente, em semelhança ao exemplo de Abraão, parece que este dízimo foi voluntário da parte de Jacó. Se ele de fato começou a dizimar (a Bíblia não o registra) depois que D'us cumpriu a promessa que lhe fez, Jacó ainda adiou o dizimar por 20 anos! (até depois da volta a Canaã.)

Estes dois são os únicos exemplos de dizimar que podem ser encontrados nos escritos da Antiga Aliança antes da Lei ser dada.
Ambos são exemplos de algo voluntário, e em nenhum desses dois “dizimar” foi pedido por D'us.
Em nenhum dos personagens (Abraão e Jacó, que deram estes dois dízimos), vemos um exemplo de dizimar como uma prática geral (habitual, constante) das suas vida.
De fato, na vida de Abraão, parece que temos um dízimo como algo que ele só deu uma única vez em sua vida, e foi um dízimo dos despojos de uma vitória militar, dado a um sacerdote de D'us.
Se nossa única evidência para obrigar crentes gentios sob o Novo Pacto a dizimarem se apóia nestas duas passagens de Gênesis, parece-me que estamos nos apoiando em um fundamento muitíssimo inseguro!


2 - Dizimando, sob a Lei Mosaica

Que ensina a Bíblia sobre o dízimo sob a Lei Mosaica? Nesta seção do nosso estudo, examinaremos todas as passagens significantes que descrevam o dízimo sob a Lei, nas Escrituras.

Levítico 27:30-33: "Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são de ADONAI; santas são ao ADONAI.
Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao ADONAI. Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados."


Note que, nesta passagem, o dízimo é descrito como sendo parte do produto da terra, da semente do campo, do fruto das árvores, do gado, e do rebanho. O dízimo não era o dar dinheiro.
Em local algum das Escrituras você encontrará que dizimar era o dar dinheiro para D'us.
Ademais, o dízimo era provavelmente dado em uma base anual. Cada ano, depois que a terra tinha sido colhida, as pessoas traziam para os sacerdotes as décimas partes de suas colheitas e do aumento na manada e no rebanho.
Daí, podemos imediatamente ver que nossa contribuição semanal (ou mensal) de dez por cento de nossa renda monetária difere muito da prática do dízimo que encontramos na Bíblia.

Números 18:21-24 ("O Dízimo para os Levitas"):
“E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.
E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão, porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao ADONAI em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.”


Note, neste texto, que o dízimo foi planejado para ser o sustento dos levitas. Uma vez que estes não tinham nenhuma herança (terra para atividade agro-pastoril) na Terra Prometida, tal como a tinham as outras tribos, D'us fez provisão para o sustento deles através do dízimo das outras famílias de Israel.
De fato, em Números 18:31 somos ditos "E o comereis em todo o lugar, vós e as vossas famílias, porque vosso galardão é pelo vosso ministério na tenda da congregação."
O dízimo foi o pagamento-recompensa que D'us supriu para os levitas, pelos seus serviços sacerdotais.
Isto é similar ao sustento que os funcionários do governo recebem hoje no nosso país, através dos impostos e taxas pagos pelo trabalhador comum.

Deuteronômio 14:22-27 ("O Dízimo para o Festival"):
“Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante ADONAI teu ELOHIM, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao ADONAI teu ELOHIM todos os dias.
E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o ADONAI teu ELOHIM para ali pôr o seu nome, quando o ADONAI teu ELOHIM te tiver abençoado; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o ADONAI teu ELOHIM;
E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o ADONAI teu ELOHIM, e alegra-te, tu e a tua casa; Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.”




Este texto fala de um dízimo sendo usado para prover para as Festas de Israel.
Números 18:21 nos diz que D'us deu todo o dízimo em Israel para ser a herança para os Levitas.
Se todo o dízimo foi dado aos Levitas, então como é que este dízimo (em Deuteronômio 14) é dito para ser usado para as Festas de Israel?
A resposta tem que ser que este é um segundo dízimo.
O primeiro era usado para o sustento dos Levitas e o segundo para prover para as Festas, tanto assim que chegou a ser referido como "O Dízimo para o Festival".
O povo de Israel devia usar este dízimo para comer na presença do Senhor, em Jerusalém (o local que Ele escolheu para estabelecer seu nome).
Se fosse demasiadamente incômodo para as pessoas de longe trazerem seus dízimos todo o caminho até Jerusalém, seria permitido que elas o vendessem e trouxessem o dinheiro (apurado) até Jerusalém, onde poderiam comprar aquilo de necessidade para as Festas.
D'us expressamente encoraja as pessoas a gastarem o dinheiro deles em "tudo o que deseja a tua alma," incluindo bebida forte! !
O propósito era que o povo de Israel pudesse aprender (ambas as coisas): a temer a ADONAI e a regozijar diante Dele.
Note que ter um sentimento de temor de ADONAI, e regozijar diante Dele, não são mutuamente exclusivos, mas, na realidade, são complementares, deveriam acompanhar um ao outro!
Este "Dízimo Para o Festival" tornou possível ao povo de Israel ter toda a comida e bebida necessárias para que pudesse usufruir das Festas de Israel, e adorar diante a ADONAI.

Deuteronômio 14:28-29 ("O Dízimo para os Pobres"):
“Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que ADONAI teu ELOHIM te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.”

Aqui, somos ensinados a respeito de um terceiro dízimo que é coletado a cada terceiro ano.
Os comentaristas Bíblicos estão divididos quanto a se este é realmente um terceiro dízimo, em separado, ou apenas é o segundo dízimo usado de um modo diferente, no terceiro ano.
O historiador judeu Flávio Josefo apóia o ponto de vista de que este foi um terceiro dízimo, em separado.
Outros antigos comentaristas judeus têm escrito em apoio a que é apenas o segundo tipo de dízimo que, a cada três anos, era coletado e usado com outro fim.
É impossível se determinar com absoluta certeza quem está certo. De qualquer modo, o povo judeu tinha sido ordenado a dar pelo menos [10 + 10 =] 20 por cento das suas colheitas e rebanhos, e talvez tanto quanto [10 + 10 + 10/3] = 23.3 por cento!
Este dízimo particular bem poderia ser chamado "O Dízimo para os Pobres".
Não devia ser ajuntado em Jerusalém, mas nas aldeias. As pessoas de cada aldeia deviam trazer uma décima parte de suas colheitas e rebanhos e ajuntar tudo, para prover para os pobres da aldeia, incluindo os estrangeiros, os órfãos, e as viúvas.


Em muitos aspectos, parece que o dízimo exigido sob a Lei é hoje similar à taxação que o governo impõe sobre nós. Israel era governado por uma Teocracia. Sob ela, o povo era responsável por prover para os trabalhadores do governo (os sacerdotes e os levitas em geral), para os dias santificados (Festas de alegria a ADONAI), e para os pobres (estrangeiros, viúvas e órfãos).

Neemias 12:44: “Também no mesmo dia se nomearam homens sobre as câmaras, dos tesouros, das ofertas alçadas, das primícias, dos dízimos, para ajuntarem nelas, dos campos das cidades, as partes da lei para os sacerdotes e para os levitas; porque Judá estava alegre por causa dos sacerdotes e dos levitas que assistiam ali.”

Note que o texto diz que os dízimos eram exigências "da Lei".
Estes dízimos não eram voluntários como o foi nas vidas de Abraão e Jacó.
Similarmente, lemos em Hebreus 7:5 "E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão."
Indiscutivelmente o dízimo nunca foi voluntário, sob a Lei de Moisés.
Note, aqui, que, nos dias de Neemias, homens eram indicados para ajuntarem as ofertas e os dízimos em câmaras designadas para aquele propósito particular. Estas câmaras eram para os bens armazenados, e depois se tornaram conhecidas como "Casas do Tesouro".
Isto se tornará importante quando olharmos para o nosso próximo texto, em Malaquias 3.

Malaquias 3:8-12: “Roubará o homem a ELOHIM? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz ADONAI dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz ADONAI dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz ADONAI dos Exércitos.”


Examinemos esta passagem verso por verso, para que dela possamos extrair algumas importantes verdades.

Malaquias 3:8 = Este verso nos diz que quando um homem retém seus dízimos ele está roubando, na realidade, a D'us. Isto porque ele está retendo algo que não lhe pertence, antes é propriedade de D'us.
Sob o Velho Pacto, o dízimo era mandatório, portanto retê-lo era se tornar um ladrão. Note também que D'us diz que o povo o estava roubando em dízimos.
Ele não disse no "dízimo", mas sim nos "dízimos" (plural).
Estes "dízimos" têm que se referir aos diferentes dízimos requeridos do povo de D'us (o Dízimo para o Levita, o Dízimo para as Festas ao Senhor, e o Dízimo para os Pobres).
Adicionalmente, observe que D'us não está condenando o reter apenas dos dízimos, mas também das ofertas. Estas, sem dúvida, referem-se às ofertas especificadas em Levíticos 1-5, tais como a oferta queimada (holocausto), a oferta dos manjares, a oferta de paz, a oferta pelos pecados, e a oferta pelas culpas.
Todas estas ofertas eram constituídas, principalmente, de sacrifícios de animais.
O suprimento de comida e mantimento para os Levitas era provido, em grande parte, através destes sacrifícios de animais, dos quais os Levitas eram permitidos participar comendo-os, em certos casos.
Uma importante pergunta emerge a este ponto. Por que é que reconhecemos que o sacrifício de animais não é coisa para o Novo Pacto, mas dizemos que o dízimo o é?
Se estivéssemos sob a obrigação de pagar dízimos hoje, então, certamente, ainda estaríamos obrigados a oferecer sacrifícios de animais.
D'us amarrou um ao outro (os dízimos e os sacrifícios), e disse que Seu povo O estava roubando por reter a ambos.
Não podemos decidir "pegar e escolher" qual dos dois ofereceremos a D'us, hoje. Das duas uma:
1 - estamos sob a obrigação de oferecer ambos, tanto dízimos como ofertas de animais (sacrifícios), ou
2 - ambos (dízimo e sacrifício) têm sido abolidos pela ab-rogação da Lei Mosaica.

Malaquias 3:9 = Aqui, somos ditos que, como o povo de Israel estava retendo os dízimos e ofertas, conseqüentemente estava amaldiçoado com uma maldição. Note que o verso não diz "Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda a humanidade."
Ao contrário, diz "Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação."
Se dizimar fosse um mandamento moral e eterno para todos os povos de todos os tempos, então todos estes estariam sob maldição. Mas nosso texto somente diz que é toda nação de Israel que estava sob a maldição.
Agora, o que é interessante sobre esta "maldição" é que, em Deuteronômio 28, somos ditos que se Israel, sob a Lei Judaica, desobedecesse os mandamentos de D'us, então a nação seria amaldiçoada.
Note os seguintes textos: Deuteronômio 28:18 "Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas, e das tuas ovelhas. E os teus céus, que estão sobre a cabeça, serão de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro.
ADONAI dará por chuva sobre a tua terra, pó e poeira; dos céus descerá sobre ti, até que pereças. Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá. Plantarás vinhas, e cultivarás; porém não beberás vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as colherá.
Em todos os termos terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira. E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz de ADONAI teu ELOHIM, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado;"
(Dt. 28:18, 23-24, 38-40, 45).
Nestes versos, D'us adverte que, se o Seu povo desobedecesse Seus mandamentos e estatutos, então as ceifas dele falhariam, as chuvas não viriam, as colheitas seriam pequenas, a locusta (tipo de grilos ou gafanhotos) consumiria a comida, e o fruto das árvores falharia.

Malaquias 3:10 = Nesta passagem, D'us fala da "Casa do Tesouro". Com base em Neemias 12:44, sabemos que isto se refere às câmaras no Templo, postas à parte e designadas para guardar os dízimos dados pelo povo para o sustento dos sacerdotes (e a todos os demais levitas).
Não existe sequer um fiapo de evidência de que devemos associar estas "Casas do Tesouro" aos prédios das igrejas para os quais os crentes do Novo Pacto devem trazer seus dinheiros.
Ademais, a razão pela qual Israel devia trazer todos os dízimos para dentro da casa do tesouro era que houvesse bastante alimento na casa de D'us.
Ele estava interessado em que os levitas tivessem comida para comer. Este era o propósito daqueles dízimos que eram trazidos para o Templo de D'us. Somos ditos, também, que se o povo de D’us fosse fiel em trazer seus dízimos para a casa do tesouro, D'us abriria as janelas do céu e derramaria para eles uma bênção até que transbordasse. Isto sem dúvidas refere-se à promessa de D'us de trazer abundantes chuvas para produzir a bênção de uma transbordante ceifa.

Malaquias 3:11 = Neste verso, D'us promete que se Israel trouxer os dízimos e as ofertas, Ele repreenderá o devorador para que não destrua o fruto da terra.
Sem dúvidas, o "devorador" é uma referência às locustas que D'us adverte que virão sobre os campos de Israel se o povo falhar em trazer o dízimo (Dt. 28:38; vide acima).

Malaquias 3:12 = Neste verso, D'us graciosamente promete que, se Israel for obediente no dar os seus dízimos e ofertas, todas as nações a chamarão abençoada.
É interessante que D'us não apenas advertiu Israel de que seria amaldiçoada se desobedecesse a Lei Mosaica, mas também prometeu que seria abençoada se a obedecesse.
Note estes textos, “E será que, se ouvires a voz de ADONAI teu ELOHIM, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o ADONAI teu ELOHIM te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz de ADONAI teu ELOHIM;” (Dt 28:1-2).
“Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. ADONAI mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der ADONAI teu ADONAI.
E ADONAI te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que ADONAI jurou a teus pais te dar.
ADONAI te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado."
(Dt. 28:1-2, 4, 8, 11-12).
Aqui, D'us prometeu abençoar Israel materialmente, se ela fosse obediente. A promessa inclui abundantes colheitas, copiosas chuvas, e grandes aumentos nas manadas e nos rebanhos.

Portanto, é minha convicção que as bênçãos e maldições escritas em Malaquias 3:8-12 referem-se às bênçãos materiais que D'us prometeu a Israel, se ela obedecesse seus mandamentos e estatutos. Dizimar foi um destes mandamentos.

Portanto, que podemos concluir sobre o dízimo, sob a Lei Mosaica? Penso que, com segurança, podemos concluir que o dízimo não tinha nada a ver com o dar dinheiro regularmente, numa base semanal ou mensal, mas, ao contrário, tinha a ver com a adoração a D’us conforme ordenada no tempo do Velho Pacto. O mandamento para dizimar, tal como os mandamentos para não comer camarão nem ostras, tornou-se obsoleto e foi colocado de lado, pela inauguração do Novo Pacto, na morte do Messias.
O dízimo foi o sistema de impostos e taxas ordenado por D'us sob o sistema Teocrático da Antiga Aliança.

Se alguém deseja dizimar realmente (literalmente) de acordo com as Escrituras, teria que fazer o seguinte:
1) Deixar seu trabalho e comprar uma terrinha, de modo que possa criar seu gado e plantar e colher (grãos, verduras e frutas);
2) Encontrar algum descendente de Levi, para sustentá-lo (e este a um descendente do levita Arão (que realmente seja sacerdote, no Templo, em Jerusalém);
3) Usar suas colheitas para observar as festas religiosos do Velho Testamento (tais como Páscoa, Pães Asmos, Pentecostes, Tabernáculos, quando, como e onde D'us ordenou. Literalmente);
4) Começar por dar pelo menos 20 por cento de todas as suas colheitas e rebanhos a D'us; e:
5) Esperar que com toda certeza, D'us amaldiçoe sua nação (em oposição ao próprio crente) com grande insuficiência material, se ela for infiel, ou a abençoe com (grande) abundância material, se for fiel.


Penso que todos nós concluiríamos que isto é completamente absurdo! Todos reconhecemos que o Messias tem substituído o sacerdócio levítico, os sacrifícios de animais, Nele.
Bem, se isto é verdade, por que estamos tentando segurar, manter o dízimo como uma obrigação para o gentio crente, que foi parte e parcela de todas essas ordenanças da Antiga Aliança para os judeus?


3 - Dizimando, no Novo Testamento

A coisa mais interessante sobre o conceito de dizimar, debaixo do Nova Aliança para gentios crentes, é que é quase que virtualmente ausente.
Na Nova Aliança, há somente quatro diferentes passagens que fazem alguma menção ao dízimo:

Mateus 23:23: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas."
Esta passagem em Mateus é também repetida de uma forma similar em Lc 11:42. Em ambos os casos é importante notar que o dízimo tinha a ver com ervas que serviam de condimentos e eram cultivadas no quintal (o produto do campo), ao invés de ter a ver com dinheiro.
Dizer que, uma vez que Yeshua falou a estes fariseus que deviam dizimar, isto força que também nós devemos dizimar, ignora o fato que aqueles fariseus viviam sob pacto da Lei dada a Israel, diferentemente de nós que não somos judeus.
Yeshua lhes diz que "deveis" (tendes o dever de dizimar).
O dízimo era Mandamento, ordem para todos os judeus e, assim, era obrigatório.

Lucas 18:12: "Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo."
Yeshua, nesta passagem, está ensinando a parábola acerca do fariseu e do cobrador de impostos. O Messias põe estas palavras na boca do fariseu que se via a si mesmo como justo: "dou os dízimos de tudo quanto possuo."
O Messias está enfatizando não o dever do gentio crente pagar o dízimo mosaico aos levitas, mas que o homem se vê a si mesmo como justo, confia em suas obras para ser aceitável ante D'us, todavia, a despeito do melhor que faça, não é justificado ao olhos de D'us.
Repetimos: O Messias está falando acerca de um fariseu que dá o dízimo, ao tempo em que vivia sob a Lei Mosaica, não de um gentio crente, dizimando sob o Novo Pacto.

Hebreus 7:1-10: "Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do ELOHIM Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de ELOHIM, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive. E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos. Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro."


Nesta longa passagem, o objetivo do autor é mostrar a superioridade do Sacerdócio do Messias sobre o sacerdócio levítico e, portanto, exortar seus leitores para não retornarem às suas formas judaicas de adorar, repletas com seus sacerdócio e sacrifícios.
O autor menciona o relato de Abraão pagando dízimos a Melquisedeque, (somente para o autor) mostrar que, desde que Levi estava nos lombos do patriarca Abraão, na realidade Levi pagou dízimos a Melquisedeque e foi abençoado por ele.
Uma vez que é óbvio que o menor é sempre abençoado pelo maior, Melquisedeque e seu sacerdócio são maiores que os levitas e o sacerdócio deles. Aqui, o autor de Hebreus não está mais que reafirmando o fato que Abraão pagou dízimos a Melquisedeque, um fato que já temos analisado.
Esta passagem não está exortando os crentes gentios a darem o dízimo, como Abraão o fez mesmo que só do despojo de guerra e só uma vez na vida.
Ao contrário, está instruindo os crentes gentios a perceberem a excelência do Messias, o qual ministra como um Sacerdote muitíssimo superior aos levitas.
Portanto, esta passagem não pode ser usada para forçar o dízimo sobre os gentios crentes. Simplesmente, ela não foi escrita para tratar deste assunto.

Bem, aí você tem a totalidade do ensino da Nova Aliança sobre o dízimo.
Não há nem sequer uma, uma só palavra em todo o Novo Testamento que ordene ou mesmo sugira que se espera que gentios crentes, dentro do Novo Pacto, dizimem em obrigatoriedade.
Mas, enquanto o Novo Testamento fica em total silêncio sobre uma suposta obrigação do gentio crente dizimarem, não o fica sobre o assunto de dadivar (ofertar), sobre isto o NT fala muito e muito alto.

CONTINUA...
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Mensagem por JoséEdson Seg Jun 18, 2012 3:33 am

SHALOM

A cada fórum que visito, vejo que este site é uma benção de Deus, pelos assuntos tratados e a seriedade como o são, de minha parte, não vejo problemas em entregar o dízimo, entendo até que ele é necessário para a manutenção da igreja, o problema, como já muito bem dito anteriormente pelos demais irmãos, é a aplicação que está sendo dada a ele.

Não raras vezes ouvimos escandalos em igrejas relacionadas a esse assunto, por quê?, por que os que o arrecandam, o fazem com uzura, com finalidades opostas as que foram definidas por Deus quando da instituição no velho testamento, não importa se o novo testamento fala ou não acerca do dízimo, mas sim a necessidade de manutenção da igreja, é preciso, contudo, a questão é a finalidade que estão dando a ele, se de fato estivesse sendo utilizado para a manutenção ministerial, manutenção da igreja e socorro aos necessitados, nenhum irmão cogitaria acerca da validade, o fato é que entregamos o nosso dízimo e não sabemos onde ele é aplicado, e quase morremos de decepção quando vemos que o dirigente, ao invés de dar um fim proveitoso para a igreja, investe em um fim proveitoso para ele.

Um fato que reforça a belíssima explanação do irmão Randfal, é o contido no livro de Êxodo, capítulo 36:6-7, quando o Senhor havia ordenado que o povo trouxesse ofertas para o tabernáculo, no versículo citado, vemos que Moisés determina ao povo que parasse de trazer ofertas pois já tinham o suficiente e ainda sobrava, contudo, hoje vemos que nunca é suficiente, sempre falta e depois, ficamos sabendo dos desvios, creio que realmente o dízimo não deve ser obrigatório, e mais, realmente nunca ví no novo testamento nenhuma citação a esse respeito, assim, entendo que deve mesmo ser voluntário, de modo que quem o entregue, o faça com amor pela obra de Deus.

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Mensagem por marcelo fm Seg Jun 18, 2012 5:54 pm

affraid Dizimos 3 utilidades basicas 1* sustentar o clero Bamidbar/Nm 18.24 2* ser consumido pelo dizimista 3* Devarim/Dt 14.23 SOCORRER ORFÃOS,VIUVAS E NESCESSITADOS Devarim/Dt 14.28-29 (Pergunta?)será que os pastores tiram uma parte do dizimo e dão p/ as viuvas,orfãos e nescessitados>>>>R:Claro que não?o dizimo é d a lei dos judeus.
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Mensagem por Convidad Ter Jun 19, 2012 3:18 am

Dízimos na igreja - Página 2 3708 para todos!

CONTINUAÇÃO:

Na Nova Aliança, nunca se estipulou um certo valor percentual como um padrão obrigatório e exigido para nossas contribuições.
Ao contrário, as Escrituras declaram: "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." (2Cor. 9:7).
O dízimo na Antiga Aliança foi exigência legal para os judeus, que estavam sob obrigação de dá-lo.
O ensino na Nova Aliança sobre o contribuir focaliza o seu caráter voluntário: "Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente." (2Co. 8:3).
Esta contribuição voluntária é exatamente o que Abraão e Jacó estavam praticando antes da instituição da Lei, e é o que todos os crentes gentios devem ser ensinados hoje.
Os crentes gentios de hoje têm a liberdade de dadivar (ofertar) ou dizimar, tanto quanto decidam.
Se quiserem dar dez por cento como Abraão e Jacó o fizeram (já vimos a ocasião e através de quem o fizeram), eles estão perfeitamente livres para tal.
No entanto, se decidirem dar 9 por cento ou 11 por cento ou 20 por cento ou 50 por cento, então podem muito bem fazê-lo.
O padrão de suas contribuições não é uma porcentagem fixa, mas o exemplo de um maravilhoso Salvador: "Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Yeshua HaMashiach que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis." (2Co. 8:9).
Nosso exemplo padrão de contribuir é o próprio Messias, o qual não deu 10 por cento nem 20 por cento nem mesmo 50 por cento, mas 100 por cento! Ele deu tudo que tinha, inclusive Sua própria vida, para redimir homens e mulheres pecadores como eu e como você!

Algumas vezes aqueles que são ricos sentem que, se pagarem apenas seus dez por cento, D’us estará alegre com eles. No entanto, um rico que dá apenas os dez por cento de seus rendimentos pode na verdade desagradar a D’us, se estiver vivendo uma vida de luxo extravagante enquanto dá talvez mesmo de má vontade, uma mera "ração de fome" para a obra de D'us e para as necessidades dos outros.
A vontade do Eterno em relação a este homem pode ser que oferte de 50 a 80 por cento de seus rendimentos, ao invés de 10 por cento. Cada pessoa deve busca-Lo sobre o quanto e o como ela deve dadivar.


Ademais, aqueles que são pobres não devem se sentir culpados se não forem capazes de dar dez por cento de seus rendimentos. É verdade que D’us honrará o homem que dá sacrificialmente, mas se uma pessoa decide que não pode dar dez por cento dos seus rendimentos e ainda assim satisfazer as necessidades mais básicas (suas e de sua família), nós temos que permiti-lo aquela liberdade, sem julgá-lo. Afinal, em lugar nenhum Elohim falou aos crentes gentios que é dever deles dar qualquer porcentagem fixa.

Que o efeito deste estudo seja libertar-nos dos grilhões das tradições dos homens que não possam ser substanciadas pela Palavra de D’us - Marcos 7:1-13: “... Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de ELOHIM, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; ... E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de ELOHIM para guardardes a vossa tradição. ... Invalidando assim a palavra de ELOHIM pela vossa tradição, que vós ordenastes. ....”
Olhai para Yeshua como o padrão e exemplo do vosso contribuir. Procurai a D’us diligentemente, sede generosos e prontos a compartilhar, para que entesoureis para vós mesmos o tesouro de uma boa fundação para o futuro, de modo que alcanceis aquela que é a verdadeira vida!
1 Tim 6:18-19: “Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.”



Ofertando na Nova Aliança

Se é verdade que dizimar foi parte da adoração de Israel na Antiga Aliança, e que não tem nenhuma injunção prática sobre os crentes gentios na Nova Aliança, então vem à tona, naturalmente, a pergunta "Que é que o Novo Testamento realmente ensina sobre o dar das nossas rendas a D’us?"
Seguramente, o local de partida para os crentes gentios do Novo Pacto começarem a entender qual é a revelada vontade do Eterno para o ofertar deles, está nas Escrituras do Novo Testamento.

O quanto do nosso dadivar

Uma vez que já temos estabelecido que o dízimo não é o padrão para crentes gentios na Nova Aliança, como então determinarmos quanto os crentes gentios devem contribuir? Examinemos três diferentes textos, para colhermos, com esforço e cuidado, algum real e profundo entendimento sobre este importante assunto.

1 Coríntios 16:1-2: "Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar."

Em nosso texto, o apóstolo Paulo dá direções à igreja de Corinto: é em proporção ao quanto cada um tem prosperado que eles devem dar na coleta para os santos em Jerusalém, os quais estão em grande pobreza e passando por enormes aflições.
Embora não exista nenhuma menção dos crentes gentios em Corinto darem um dízimo ou qualquer outra porcentagem imposta, eles são instruídos a darem proporcionalmente à sua prosperidade. O ponto em foco é simples -- aqueles com mais dinheiro dêem mais, aqueles com menos dinheiro, podem dar menos. Nada mais claro nem mais simples.

Atos 11:27-30: "... E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia. ..."
Note, na narrativa, que foi proporcionalmente aos seus meios que os irmãos gentios em Antioquia ofertaram para os irmãos que sofriam na Judéia. Em outras palavras, deram de acordo com suas capacidades. Aqueles com mais dinheiro deram mais, aqueles com menos dinheiro deram menos. Nada mais claro nem mais simples.

2 Coríntios 9:7: "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque ELOHIM ama ao que dá com alegria."

Aqui, Paulo dá direções à igreja, para que dêem aquilo que têm proposto em seus corações. Note que o apóstolo não lhes diz quanto dar, nem lhes impõe uma porcentagem fixa como padrão. Ele simplesmente lhes diz que, o que quer que tenham decidido ofertar, devem ir em frente e efetivarem o dadivar. Muitas vezes, no instante em que vemos uma necessidade, determinamo-nos a dar uma certa quantia, mas depois, quando o tempo de dar nos alcança, somos tentados a voltar atrás ou ficar aquém.
Paulo ensina que devemos ser fiéis em fazer o bem segundo o que já tínhamos proposto em nosso coração. Mas note igualmente que o apóstolo Paulo deixa o valor a critério dos Coríntios. Não devemos permitir que outras pessoas (indevidamente) nos manipulem ou nos intimidem, psicologicamente ou de qualquer outra forma, levando-nos a dar por um sentimento de culpa ou de pressão. Tem que não haver nenhuma compulsão (externa) em nosso dar; o valor tem que ser nossa própria decisão.

Estes textos do Novo Testamento nos ensinam que D’us deixa a nós gentios o decidirmos sobre o valor das nossas contribuições.
Devemos dar em proporção aos nossos meios e a como HaShem nos tem prosperado; ... mas, ao final, somos livres para darmos aquilo que temos o desejo de dar. Quão libertador isto é, quando consideramos as táticas manipulativas de arrancar dinheiro que muitas igrejas de hoje tão freqüentemente usam.
Membros de congregações são pressionados a escrever e telefonar para parentes, pedindo dinheiro. Há campanhas pressionando para promessas (assinaturas de carnês, notas promissórias e outros documentos morais e legais) e para o fundo de construção, com grandes gráficos coloridos. À medida que o tempo passa, todos são pressionados a dar mais e mais. A vontade de D’us é que, quando vemos uma necessidade, oremos por direção sobre como podemos satisfazer aquela necessidade. Então, com base na nossa situação financeira, dadivamos com um coração prazeroso e alegre.


O propósito do nosso dadivar

A quais tipos de necessidades devemos usar nosso dinheiro para satisfazer? Será que o Novo Testamento nos dá alguma luz sobre este importante assunto? As Escrituras são muito claras nesta área. O Novo Testamento ensina que há três propósitos para nosso dadivar:

1. Satisfazer as necessidades dos santos:

Este tema é como um fio que vai através de toda a Escritura. Consideremos alguns textos:

Atos 2:44-45: "E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister."
O espírito de amor e generosidade era tão grande, na Igreja do 1º Século, que os crentes, de própria vontade e alegremente, abriram mão de suas próprias propriedades e possessões, para ministrarem às necessidades dos outros santos. Eles chegaram mesmo ao ponto de vender suas terras e casas para tomarem conta um do outro (Atos 4:34).

1 João 3:17: "Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de ELOHIM?"

Gálatas 6:9-10: "E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé."
Embora o "façamos bem" não seja claramente definido, seguramente incluiria o dadivar para satisfazer as necessidades dos domésticos da fé.

Em adição a estes claros textos, lemos também, em Mateus 25:31-40, que, quando o Messias voltar, separará as ovelhas dos bodes. As ovelhas são descritas como aqueles que alimentaram o Messias quando ele estava faminto, deram-lhe de beber quando estava sedento, vestiram-no quando estava nu. Quando as ovelhas replicam: "Senhor, quando ... e te demos de comer? ... e te demos de beber? ... e te hospedamos? ... e te vestimos? ... e fomos ver-te?" Yeshua responde: "Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."
Aqui, Yeshua nos diz claramente que quando usamos nosso dinheiro para vestir e alimentar os irmãos do Messias (crentes, de acordo com Mateus 12:50: "... qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe."), estamos ministrando a Ele.
Ademais, 1Timóteo 5:16 "... para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.", dá instruções sobre como a igreja deve sustentar viúvas desvalidas. Ainda mais, temos visto, nos textos já citados, as muitas exortações do apóstolo Paulo para dadivar aos santos pobres em Jerusalém. Portanto, é bastante claro que uma das prioridades do ofertar no Novo Testamento é satisfazer as necessidades dos santos.

2. Satisfazer as necessidades dos obreiros:

Além de usarmos nosso dinheiro para satisfazer as necessidades dos nossos irmãos e irmãs no Messiass, as Escrituras também nos levam a usar nosso dinheiro para sustentar os que trabalham na obra do Senhor. Consideremos as seguintes passagens:

1 Timóteo 5:17-18: "Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário."

Neste texto, "honra" tem que significar mais que meras estima e respeito, pois, no verso 3 do mesmo capítulo, Paulo manda a Timóteo "Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas."
Honrar estas viúvas é prover para elas (v. 8) e assisti-las (v. 16). Portanto, quando Paulo menciona "honrar" os anciãos que trabalham duramente na pregação e ensino da Palavra, imediatamente depois que ele mencionou honrar as viúvas, Paulo tem que ter a mesma coisa em mente: prover e assistir aos anciãos financeiramente, de modo que possam se dedicar ao trabalho de labutarem na Palavra.
Um ancião educador é como um boi que deve ser permitido comer enquanto está debulhando. Em outras palavras, deve ser sustentado e cuidado enquanto está trabalhando com todo esforço.
Ele também é como um operário, o qual é digno de seu salário. A uniforme prática apostólica do Novo Testamento foi a de apontar anciãos para superintenderem as igrejas que os apóstolos plantavam. Paulo simplesmente está dirigindo as igrejas a proverem e assistirem financeiramente estes anciãos, de modo que possam dar seu tempo à tarefa de ministrarem ao rebanho.

1 Coríntios 9:6-14: "Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? 7 Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado?
Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem ELOHIM cuidado dos bois?
Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho do Messias. Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho."


Nesta passagem, Paulo está clamando que os apóstolos tinham todo o direito de abster-se de viverem de trabalhos seculares e todo o direito de receberem o sustento material daqueles a quem serviam.
De fato, Paulo assevera que o Senhor mandou àqueles que proclamam o evangelho que obtenham seu viver do evangelho.
Filipenses 4:15-18: "E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente; 16 Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a ELOHIM."

Neste texto o apóstolo declara expressamente que a dádiva que os filipenses lhe haviam enviado foi um fragrante aroma, um sacrifício aceitável, e foi agradável ao Eterno.
O próprio D’us nos tem dado sua aprovação para usarmos nosso dinheiro para sustento de fiéis obreiros cristãos. Portanto, é importante que o povo de D’us utilize seus recursos financeiros para sustentar os obreiros, quer sejam anciãos de uma igreja local, ou evangelistas itinerantes, ou missionários.


3. Satisfazer as necessidades dos pobres:

Em adição ao uso do nosso dinheiro para satisfazer às necessidades dos santos e dos obreiros, as Escrituras também nos mandam usar nosso dinheiro na satisfação das necessidades dos pobres. Considere os seguintes textos:

Lucas 12:33-34: "Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração."

Efésios 4:28: "Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade."

Aqui a pessoa que sofre a necessidade não é identificada como crente, mas presumivelmente pode ser qualquer um padecendo privação.

Tiago 1:27: "A religião pura e imaculada para com ELOHIM, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."
Visitar órfãos e viúvas em suas necessidades tem que significar mais que fazer-lhes uma mera visitinha social. Está implícita, na declaração, a idéia de ajudar estes órfãos e viúvas, o que, sem dúvidas, requereria dadivar sacrificialmente.


Como temos visto, podemos desta maneira o ensino do Novo Testamento sobre o propósito de ofertar:
[a] satisfazer as necessidades dos santos;
[b] satisfazer as necessidades dos obreiros, e;
[c] satisfazer as necessidades dos pobres.

Note que ofertar, no Novo Testamento, é sempre para satisfazer as necessidades das pessoas. É interessante que aquela coisa na qual a igreja na América gasta a maior parte do seu dinheiro, depois de pagar o salário do seu pessoal, não é de modo algum mencionada no Novo Testamento - prédios da igreja!
A Bíblia simplesmente não fala de nenhuma igreja entrando em débito para comprar ou construir caros prédios, pela simples razão de que a Igreja do 1 Século não se reunia em prédios especiais, eles se reuniam em casas. Assim, não havia despesa "não estrita e diretamente com o evangelho e com pessoas" tal despesa, só faria drenar a energia e as finanças da igreja. Desta maneira, todas as dádivas do povo de D’us podiam ir diretamente para satisfazer as necessidades de pessoas.

Incidentalmente, não há nas Escrituras nada de que tenhamos conhecimento e que exija que todo nosso dadivar ao Senhor tem que ser primeiramente entregue aos líderes da igreja, e depois distribuídos por eles conforme eles o prefiram.
De fato, algumas das nossas dádivas devem ser feitas diretamente de pessoa para pessoa, para preservarmos o anonimato (Mateus 6:1-4).
É, razoável, portanto, colocar de lado (em casa ou numa conta bancária separada e especial) uma parte da sua dádiva total, de modo que, quando uma necessidade especial ou uma emergência surgir, tenhamos alguns recursos financeiros de que possamos sacar para satisfazer aquela necessidade.

CONTINUA...
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Dízimos na igreja - Página 2 Empty Re: Dízimos na igreja

Mensagem por Convidad Qui Jun 21, 2012 1:43 am

Dízimos na igreja - Página 2 3708 para todos!

CONTINUAÇÃO:

O modo do nosso dadivar, além de nos iluminar sobre o valor total e sobre o propósito do nosso dadivar, as Escrituras nos ensinam diversas coisas sobre como devemos ofertar:

1. Devemos dadivar anonimamente:

Em Mateus 6:1-4: “Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.”

Yeshua nos ensina a dadivar em segredo, para que Aquele que vê em segredo nos recompense. Este tipo de dadivar é preferível, pois protege o ofertante de orgulho espiritual. Quando você quiser dar uma dádiva a alguém, procure maneiras de satisfazer a necessidade que você percebeu, sem que o beneficiário jamais saiba quem deu o dinheiro.

2. Devemos dadivar voluntariamente (por nossa vontade, com amor):

2 Coríntios 8:3-4 diz: "Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente. Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos."

Somos aqui ensinados que as igrejas da Macedônia deram de suas próprias vontades. Ninguém os estava manipulando (emocionalmente e psicologicamente), nem lhes torcendo o braço, obrigando-os.
Em 2Coríntios 9:7 Paulo diz: "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque ELOHIM ama ao que dá com alegria."
Se não devemos dadivar com tristeza ou sob compulsão (externa), então devemos dadivar voluntariamente (de ânimo pronto, com prazer e alegria). D’us quer que nosso dadivar provenha do nosso coração. Ele quer que ofertemos, porque temos todo o desejo de fazê-lo.

3. Devemos dadivar com expectativa:

Quando ofertamos, devemos crer que D’us nos abençoará nesta presente vida. Consideremos os ensinos do apóstolo Paulo.

2 Coríntios 9:6: "E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará."

Quando alguém semeia por girar seu braço e espalhando abundantemente as sementes com a mão aberta, parece que está apenas jogando fora bom grão. Mas, se ele firmemente prendesse as sementes na sua mão (não deixando nenhuma escapar), ou se apenas jogasse uma ou duas sementes, teria uma ceifa muito pequena.
Assim também com o dadivar do crente. Se não dermos nada ou se dermos muito pouco, só podemos esperar muito poucas bênçãos. Mas, se dermos com uma mão aberta e generosa, podemos esperar que colhamos abundantemente.
Muitos têm torcido 2Coríntios 9:9, como se ensinasse que D’us quer que ofertemos tendo, dentro de nós mesmos, o objetivo de recebermos.
Este tipo de ensino apela para a carne, e faz crescer um espírito de avareza e cobiça nos crentes. Mas, ao contrário disto, Paulo nesta passagem está ensinando que devemos dadivar com o objetivo de recebermos mais para podermos dadivar ainda mais.
Vejamos como Paulo expressa isto, nos versos 8-11: "E ELOHIM é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, A FIM DE QUE, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; Para que em tudo enriqueçais PARA toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a ELOHIM."

Notemos, nesta passagem, que Paulo está asseverando que D’us abençoará o ofertante generoso fazendo toda a graça abundar sobre ele, para que, em conseqüência, este tenha uma abundância para toda boa obra. Ademais, D’us promete multiplicar a semente do ofertante para semear e promete aumentar a colheita de sua retidão.
Estas passagens sem dúvida alguma apontam para o fato de que D’us abençoa aqueles que ofertam, de modo que possam dar ainda mais. Uma vez que D’us é o maior ofertante de todos, devemos nos esforçar para sermos na semelhança dele.
E a única maneira de podermos ser maiores ofertantes no futuro, é começarmos a dar generosamente agora! É muito interessante que isto seja exatamente o que os Provérbios de Salomão nos ensinam, embora tenham sido escritos centenas de anos antes.

Provérbios 19:17: "A ADONAI empresta o que se compadece do pobre, Ele lhe pagará o seu benefício."

Provérbios 11:24-25: “Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido."

Em adição, também devemos esperar que D’us nos abençoará na vida futura. Se há uma coisa que a Bíblia deixa muito clara é que, quando ofertamos, estamos entesourando para nós mesmos tesouros no Reino. Note a ênfase nos tesouros celestiais, futuros, nas seguintes passagens:

Mateus 6:19-21: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."

Lucas 12:33: "Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói."

1 Timóteo 6:18-19: "Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna."


Em todas estas passagens (quer dirigidas aos discípulos, ao rico jovem proprietário, ou aos opulentos crentes de Éfeso) a mensagem é a mesma - o generoso dadivar será recompensado por tesouros celestiais. Preferirias tu ter seu tesouro na terra, onde perecerá, ou no céu, onde o gozarás eternamente no Reino? Tua resposta a esta pergunta terá muito a ver com o como verás e usarás tuas riquezas.

4. Devemos dadivar animadamente (com ânimo, alegria):

Em 2Coríntios 9:7, nós aprendemos qual espírito devemos ter ao dadivarmos "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque ELOHIM ama ao que dá com alegria."

Se cada crente soubesse quão grande chuva de bênçãos gozaríamos através do dadivar, seríamos como os crentes da Macedônia, que imploraram a Paulo para terem a oportunidade de dadivar (2Coríntios 8:3-4).
Dadivar deveria ser visto como um grande privilégio, não como uma pesada carga ou um doloroso dever. D’us não deseja que seu povo oferte movido por um sentimento de compulsão (ser empurrado à força e contra a vontade), mas sim movido por uma atitude de alegria e animação.
A suprema e definitiva passagem no NT que declara a atitude com a qual devemos dadivar, descrevê-la como "com alegria". Que D’us nos ajude a dadivar em um espírito que O honre!


5 -Devemos dadivar sacrificialmente:

Nas Escrituras temos vários exemplos onde D’us olha com aprovação para o nosso dadivar sacrificial:

2 Coríntios 8:1-5: "Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de ELOHIM dada às igrejas da Macedônia; Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.
Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de ELOHIM."


Logo de partida, notemos que os crentes macedônicos tinham pouquíssimos dinheiro e bens. São descritos como estando suportando muita aflição e experimentando profunda pobreza. Apesar de tudo, também é dito que tinham ofertado além das suas possibilidades! Que D’us nos habilite a os imitarmos em nossas próprias vidas!

Marcos 12:41-44: "E, estando Yeshua assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo.
E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento."


Yeshua escolheu esta mulher para servir aos seus discípulos de maravilhoso exemplo do dadivar. Quando o Messias viu o espírito sacrificial dela (amoroso e de vontade livre e boa), Ele chamou os Seus discípulos para se aproximarem, observarem, e aprenderem uma lição, através da vida dela.
Que também aprendamos, e saiamos, e façamos semelhantemente!
Você pode afirmar que seu dadivar é caracterizado por um espírito de sacrifício (com felicidade)?
Seu dadivar realmente lhe é custoso? Realmente representa um sacrifício?
Na realidade, não é quanto ofertamos que é tão importante, mas sim quanto (é que resta) e guardamos para nós mesmos, depois de ofertamos. Que nosso grande e glorioso D’us nos habilite a praticarmos um gozoso e sacrificial dadivar!

A motivação do nosso dadivar:

Agora que já temos visto os que as Escrituras nos ensinam com referência ao total, ao propósito, e à maneira de dadivarmos, voltemo-nos para examinar o que a Bíblia nos ensina sobre qual deve ser a motivação do nosso dadivar:

O exemplo do Messias:

Justo na metade da mais extensa exposição do Novo Testamento sobre o dadivar (2Coríntios 8-9), o apóstolo Paulo lança mão do exemplo de Yeshua para estabelecer qual deve ser nossa maior motivação.
Considere as palavras de Paulo em 2Coríntios 8:9: "Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Yeshua HaMashiach que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis."
O Messias era infinitamente rico em Sua existência, pré-encarnação, no Céu.
Todavia, o Messias de livre vontade escolheu se tornar pobre.
Jogou no chão Seu direito ao exercício independente de Seus atributos. Nasceu em um estábulo e foi criado por pais muito pobres. Viveu uma vida obscura e simples. Dependeu do Pai para toda a Sua sobrevivência.
Nunca acumulou possessões durante todo o tempo de Sua vida; na verdade, parece que as únicas possessões que Ele podia chamar de Suas foram as roupas sobre Suas costas.
Ao final de Sua Vida, pela própria vontade, Ele entregou a única coisa que ainda lhe restava, Sua própria Vida. Ao depor Sua Vida, Yeshua estava dando tudo, para nos livrar dos nossos pecados.
Embora fosse rico, tornou-se pobre.
E qual foi o propósito deste grande ato de sacrifício?
Foi que, através de Sua pobreza, nós nos tornássemos ricos. Nós, aqueles que cremos Nele, temos herdado grandes riquezas: perdão, adoção, justificação, o Espírito Santo habitando em nós, paz com D’us, acesso a D’us, santificação, e a glória eterna que em breve virá!
Note que o Messias não nos deu apenas dez por cento dos seus recursos ao nos comprar e presentear tamanhos tesouros! Ele deu 100%!
Um discípulo naturalmente deseja ser como seu Senhor. Portanto, empenhemo-nos esforçadamente para imitar nosso Senhor. Não nos contentemos em dar uma pequena fração de nossa renda. Oremos que D’us nos habilite a dar mais e mais, para ajudar pessoas sofrendo e para expandir o reino de D’us através do mundo!

A ordem do Messias:

Não apenas temos o exemplo do Messias para nos motivar, como também temos Sua ordem.
Yeshua expressou-se muito claramente em João 15:12-13: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos."
Ele, nesta passagem, está ordenando aos Seus seguidores que amem um ao outro de modo idêntico àquele com que Ele os amou - a saber, sendo totalmente dedicado a eles.
Este tipo de dedicação tem que, pela própria natureza do caso, incluir a vontade de darmos dos nossos recursos para ajudarmos um ao outro. Yeshua deu tudo, inclusive Sua própria Vida, por nós. É deste modo que somos ordenados amar um ao outro. Saberemos se realmente amamos nossos irmãos e irmãs quando estivermos desejosos de abrir nossa carteiras ou talões de cheque e dar para satisfazer suas reais necessidades. Que D’us nos habilite a seguirmos seu Filho em obediência!



Conclusão

As Escrituras não ensinam que o dízimo é obrigatório sobre os crentes gentios na Nova Aliança. No entanto, as mesmas Escrituras decididamente ensinam que os crentes devem ser dadivadores generosos, sacrificiais, expectantes, e alegremente animados!
Será que isto descreve você? É nossa sincera oração que o Espírito Santo use este escrito para o desafiar a repensar os seus padrões de dadivar, e para verificar se eles se alinham com a vontade de D’us, conforme expressa no Novo Testamento. Se não estiverem, vá ao Senhor em oração e peça-lhe o poder e a graça para lhe obedecer plenamente em todas as coisas.
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Mensagem por Xan Berg Sáb Jun 23, 2012 9:00 am

Dízimos na igreja - Página 2 3708 Randfal


Particularmente eu não encontro respaldo no contexto bibblico geral para a separação de gentio e judeus dentro da comunidade de Israel.

Essa idéia judaica ortodoxa adotada por judeus messiâncos está confusa.


Abração
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Mensagem por Convidad Sáb Jun 23, 2012 2:50 pm

Shabat Dízimos na igreja - Página 2 3708 para todos!

Xan escreveu:
Particularmente eu não encontro respaldo no contexto bíblico geral para a separação de gentio e judeus dentro da comunidade de Israel.

Essa idéia judaica ortodoxa adotada por judeus messiâncos está confusa.


Abração
Olá Xan, tudo bom?!

Eu sei do que vc está falando, só não entendi vc afirmar que a posição judaico-messiânica foi adotada do judaísmo ortodoxo...
Não há separação entre judeu e gentio, mas há diferenciação nas responsabilidades = JUGO = Atos 15:10;
A responsabilidade do judeu crente é maior do que a de um gentio crente, pois todos nós sabemos que existe uma Aliança perpétua com a descendência de Abraão, em Isaque.

Quem não é descendência de Abrãao, no Messias ele é APROXIMADO DE ISRAEL, ENXERTADO EM ISRAEL, pelo poder do Sangue de Yeshua.
Ele não se torna um ramo da boa oliveira = ISRAEL, mas continua sendo um ramo de zambujeiro, que participa da seiva e da raiz da boa oliveira.
Mas o fato dele ter sido aproximado e enxertado, não o coloca sob o jugo dos judeus = um jugo louvável, jamais um peso ou um fardo, é uma honra para o judeu crente ter este legado: ser o precursor que conduz as nações até ao Eterno, por meio do seu Messias, ser luz e bênção para as famílias da Terra.

Esta responsabilidade é exclusiva do judeu, pois os dons e a vocação de Elohim são irrevogáveis, vc sabe...
Conheço a sua posição sobre esta questão, e vc também conhece a minha, mas eu não quero debater este assunto com vc, assim como eu fiz com o Diego, pois o propósito deste fórum e da Restauração é maior do que nossas pequenas diferenças doutrinárias.

Só expus uma pequena parte sobre o que eu creio e entendo, sempre respeitando a sua e outras posições.

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Dízimos na igreja - Página 2 Empty Re: Dízimos na igreja

Mensagem por Marcos Grano Sáb Jun 23, 2012 5:17 pm

Dízimos na igreja - Página 2 3708, Xan,
Em nossas postagem, esclarecemos que nosso entendimento sobre o enxerto na oliveira verdadeira, faz com que o "estrangeiro" que habitar entre os israelitas seja um cumpridor da Torah. Uma mesma Torah é para o natural e para o estrangeiro. A Torah considera o estrangeiro que habita entre os israelitas como um natural.

também gostaria de saber tua posição sobre o que nosso chaver Randfal colocou.
Dízimos na igreja - Página 2 3708!
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Dízimos na igreja - Página 2 Empty Re: Dízimos na igreja

Mensagem por marcelo fm Ter Jun 26, 2012 12:50 am

Reefeito: Dízimos na igreja - Página 2 31325 O dizimo é da lei Judaica e não diz respeito a outras religioes.....Devarim/Dt 14v22 Certamente,darás os dizimosde todo o Fruto das tuas sementes,que ano apos ano se recolher do campo..23E perante O S_NHOR o teu Elohim ,no lugar que escolheu p/ ali por o seu Nome(Monte Sião) COMERAS os Dizimos(Alguem come dinheiro)do teu cvereal,do teu vinho,do teu azeite,,,,,Dizimos 3 utilidades basicas 1*ser Comido pelo dizimistaDevarim/Dt 14.23 2* sustentar o clero Nm 18.24 3* SOCORRER O ORFÃOS;VIUVAS E NECESSITADOS( Vé se as igrejas fazem isso????????shalom..
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Dízimos na igreja - Página 2 Empty Re: Dízimos na igreja

Mensagem por Marcos Grano Ter Jun 26, 2012 2:24 am

Marcelo escreveu:
Reefeito: O dizimo é da lei Judaica e não diz respeito a outras religioes.....Devarim/Dt 14v22 Certamente,darás os dizimosde todo o Fruto das tuas sementes,que ano apos ano se recolher do campo..23E perante O S_NHOR o teu Elohim ,no lugar que escolheu p/ ali por o seu Nome(Monte Sião) COMERAS os Dizimos(Alguem come dinheiro)do teu cvereal,do teu vinho,do teu azeite,,,,,Dizimos 3 utilidades basicas 1*ser Comido pelo dizimistaDevarim/Dt 14.23 2* sustentar o clero Nm 18.24 3* SOCORRER O ORFÃOS;VIUVAS E NECESSITADOS( Vé se as igrejas fazem isso????????shalom..

Caríssimo, vamos meditar sobre o que escrevestes e o que demonstrastes entender:

1) Não existe lei judaica, existe a Torah! Se queres fazer menção ao legalismo, preceitos meramente humanos, então, o dízimo não pertence ao legalismo, e sim é um preceito da Torah que impõe mandamento para as demais tribos sustentarem os levitas.
2) Não existe "outras religiões", existe uma nação que se chama por Yisrael, onde fazem parte os naturais e os que são enxertados, em que a única constituição é a Torah. Quem não esta enxertado no Yisrael de Elohim, esta em uma "religião".

Amigo, Marcelo, a Beit haMikdash (Templo) foi construído por Sh'lomo (Salomão), mas desde Sinai, o Tabernáculo foi levantado. Precisa conhecer um pouco mais a Torah, pois vai conhecer as "cidades dos levitas" espalhadas por entre as tribos de Ysrael. Estas cidades concedidas aos levitas por mandamento de Elohim, era nelas que Elohim escolhia para habitar Seu nome. O Tabernáculo era móvel e de tempos em tempo se instalava em uma das "cidades levitas". Conheça uma das cidades:
"Então as vacas se encaminharam diretamente pelo caminho de Bete-Semes, e seguiam um mesmo caminho, andando e berrando, sem se desviarem, nem para a direita nem para a esquerda; e os príncipes dos filisteus foram atrás delas, até ao termo de Bete-Semes.
1 Samuel 6:12

Amigo, o Melech (Rei) que foi levantado para restaurar o tabernáculo caído de Davi, isto é, cumprir a profecia de Hosheas (Oseas), um Rei que uniria as duas Casas, Casa de Ysrael e Casa de Yahudah. Nunca mais serão dois reinos! Este Melech Gadol (Grande Rei) é o Mashiach ( Messias) tão desejado.
Mas não pertenço a nenhuma das duas Casas, como faço?
Resposta: O Mashiach quer te enxertar na Casa de Ysrael, conforme hashaliach Shaul (emissário, ou apostolo Paulo) escreveu aos ysraelitas que habitavam em roma.
Mas o assunto é dízimo e não temos mais os levitas! Temos órfãos, viúvas, temos irmãos que necessitam de ajudas para comprarem seu pão de cada dia. Mesmo uma comunidade tem despesas. Vale o amor ao próximo aqui. Se existe religião, amigo, sera verdadeira se atender os órfãos e as viúvas em suas necessidades. Qual religião que tu conheces que pratica isto?
Dízimos na igreja - Página 2 3708!
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Mensagem por Diego Yo'ets Ter Jun 26, 2012 8:56 pm

JEFERSON escreveu:OLÁ, MEU NOME É JEFERSON, EU ADMIRO MUITO A CULTURA JUDAICA E PROCURO ESTUDAR O MÁXIMO POSSÍVEL DE TUDO O QUE POSSO SOBRE A SUA CULTURA.
GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRAR UM SITY ESPECIFICO COM A LITERATURA JUDAICA,
USOS E COSTUMES,
TABERNACULO,
E GOSTARIA DE SABER TUDO SOBRE A LEI; É O QUE EU ESTOU ESTUDANDO NO MOMENTO, POIS MUITOS DIZEM QUE A LEI FOI ABOLIDA, MAIS SEI QUE É APENAS UMA INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA; TENHO O NOVO TESTAMENTO JUDAICO, O COMENTÁRIO JUDAICO DO NOVO TESTAMENTO, A TEOLOGIA SISTEMATICA DE CHARLES FINNEY E MAIS ALGUNS, E GOSTARIA DE TER UM ESCLARECIMENTO PLENO SOBRE O ASSUNTO.
LEI MORAL,
CIVIL,
E CERIMONIAL

Opa.. seja bem vindo...

A primeira coisa que deve aprender é que não existe a distinção da lei em moral, civil ou cerimonial.

A Torah é um compêndio das regras pré-estipuladas por Adonay a TODA criatura. NADA dela passou, como bem disseste, contudo alguns além de defragmentar as Escrituras, invalidam uma parte e sub-endeusam outras.

A título hermenêutico até se pode catalogar, mas apenas de forma didática, jamais invalidatória.

E o Site para se aprender é esse mesmo...

Dízimos na igreja - Página 2 3708..
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Mensagem por Marcos Grano Ter Jun 26, 2012 9:03 pm

Caríssimo Jeferson, shalom!
Lei moral e lei cerimonial, é uma interpretação de nosso irmãos adventistas, pois somente eles usam esta forma de entender a Torah.
Lei civil faz parte da Suprema Constituição da Nação Kadosh, Reino Sacerdotal.
Qualquer nação necessita de uma constituição para ordenar e gerir, ditar os direitos e deveres, etc. Elohim, para ordenar Sua Nação Kadosh, estabeleceu a Suprema Constituição, a Torah, para ordenar Seu povo. Ter esta dupla-cidadania, ser estrangeiro e fazer parte do povo de Elohim, implica em conhecer o Elohim, aprender a ama-lo, guardando com juramento a Suprema Constituição, a TORAH!
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Mensagem por Xan Berg Ter Jun 26, 2012 9:36 pm

Dízimos na igreja - Página 2 3708 pessoal!



O dízimar faz parte da ação dos servos do Eterno antes mesmo da Torah ser instituida no Sinai, Avraham deu o dizimo a Malquitzadik (meu rei é justo), o rei de Shalem (Yr uShalem = cidade de Shalem = Jersualem = cidade completa / cheia / de paz ).

O problema nunca foi o mandamento do dizimo, mas o que fazem com os dizimos e ofertas.

Os dizimos na Torah também deveriam ser direcionados aos necessitados.

Deut. 26:12 - Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;


Isso não acontece dentro das igrejas, não é mesmo?


Você tem que dar o dizimo, dar ofertas e ainda ajudar na assistencia social por fora, aí está o grande problema de quem prega o dizimo e não o administra como YHWH determinou.


Grande abraço
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Mensagem por lindomar Qui Jun 28, 2012 1:38 am

Xan concordo contigo, vc ia ficar mais nervoso ainda se vc morasse no Brasil, o amor ao proximo de ajudar as pessoas esta se acabando, cada um p si,

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Mensagem por marcelo fm Sex Jun 29, 2012 10:07 pm

Aqui mo Brasil ,muitos Pastores compram carros importados,mansoes e até jatos particulares com o dinheiro do dizimo, a congregação não dão o dizimo e vivem todos felizes,eu não concordo e sim com as ofertas Dadas de Bom coração.
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Mensagem por lindomar Sáb Jun 30, 2012 12:58 am

Dízimos na igreja - Página 2 3708, quando a biblia fala que: Digno e o obreiro de seu salario, ela esta citando, levitas, diaconos, aqui no Brasil, e depois outra coisa que nao estao enxergando que a igreja tem que ajudar , as viuvas, estrangeiros e os orfaos. depois o que sobra e para eles. se nao for assim quem esta errado. D'us, ao ter escrito, esta barguelando com D'us, a palavra so serve para pastores no livro do Pentateuco quando favorecem eles, mas em Jeremias 23 fala ''ai dos falsos pastores",,,

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Mensagem por Xan Berg Qua Jul 04, 2012 6:57 pm

lindomar escreveu:Xan concordo contigo, vc ia ficar mais nervoso ainda se vc morasse no Brasil, o amor ao proximo de ajudar as pessoas esta se acabando, cada um p si,


Dízimos na igreja - Página 2 3708 Lindomar

Imagino, mas isso é assim em todos os lugares, o que muda é só o endereço.

O mundo está sendo governado por principados do maligno, logo, a reação deste governo nos reinos da terra não pode ser diferente entre seus cidadãos.
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Mensagem por NancyMatos Sáb Jul 07, 2012 4:03 am

Xan, eu creio que o dizimo é para suprir as necessidades da Igreja, como pgar as contas de luz, água, enfim, as demais despesas, mas é triste ver que o dizimo toma outros rumos nas Igrejas, principalmente aqui no Brasil...E hoje se cumpre o que O Espirito Santo ditou a Oséias 4:6...O Povo dizima se boa vontade para engordar outros..

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