Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 4255 usuários registradosO último membro registrado é Diesulludar
Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos
O que devemos seguir do judaismo?
+3
haTalmid
Xan Berg
Diego Yo'ets
7 participantes
Torah Web :: Escrituras :: Assunto geral
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
O que devemos seguir do judaismo?
Gostaria de saber a opniâo de vocês sobre o que vocês acham que o Cristão deve assumir da cultura judaica para agradar a Deus... Gostaria de saber se é necessário para o cristão a questão de vestimento , comemorar as mesmas festas, comer os mesmo alimentos, guardar a Torah.. enfim o que o cristão judeu ou não judeu precisa observar.... Usem as escrituras para apoiarem suas doutrinas! PAZ a Todos de boa fé!
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Se você ler atentamente o capitulo 11 de romanos, verá que os gentios foram enxertados na oliviera, que é Israel, e passaram a receber da mesma ceiva, logo, nao sao os judeus que devem se tornar gentios, ao mesmo tempo que tanto judeus quanto gentios crentes em Yeshua devem ter o mesmo procedimento.
Sugiro que de uma lidinha no link abaixo:
https://torahweb.forumbrasil.net/xan-f20/judeus-e-gentios-t209.htm
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Diego escreveu:Gostaria de saber a opniâo de vocês sobre o que vocês acham que o Cristão deve assumir da cultura judaica para agradar a Deus... Gostaria de saber se é necessário para o cristão a questão de vestimento , comemorar as mesmas festas, comer os mesmo alimentos, guardar a Torah.. enfim o que o cristão judeu ou não judeu precisa observar.... Usem as escrituras para apoiarem suas doutrinas! PAZ a Todos de boa fé!
Meu grande amigo Xan já sabe da minha opinião sobre esse assunto
O
cristão não tem que seguir nada do judaísmo, pois o cristão professa o
cristianismo, que é outra religião. O gentio crente deve observar os
mandamentos descritos em Atos 15, e todas as suas derivações e
ramificações. Não há proibição do gentio viver como um judeu, mas a
obrigação é somente com aqueles mandamentos supracitados.
Shabat shalom
haTalmid- Membro
- Mensagens : 39
Cidade : São Paulo
País :
Inscrição : 21/03/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Alguém tem informação de quando houve a separação do cristianismo e cultura judaica?
Prisca- Desativado
- Mensagens : 962
Cidade : Lugar Inserto Não Sabido
País :
Inscrição : 12/02/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Prisca escreveu:Alguém tem informação de quando houve a separação do cristianismo e cultura judaica?
Prisca
Farei apenas um resuminho da história sem citar fontes históricas diretas.
A partir do momento que a pregação de Yeshua foi sendo espalhada pelo mundo, muita coisa foi sendo adaptada e alterada.
O imperio romano, o mais influente, adaptou em sua seita os personagens de Yeshua, seus discipulos e apostolos que foram substituindo os deuses pagãos, como por exemplo o apóstolo Pedro substituiu o deus jupter representado pela estatua negra encontrada na Praça de São Pedro, no Vaticano, e assim foram criando o cristianismo.
Temos a historia de Marcião de Sinope, que foi um personagem cristão de grande influencia no catolicismo, porem mais tarde foi expulso da igreja por alguns desentendimentos, mas este indivíduo é o responsável por um grande problema que atrapalha imensamente o conhecimento pleno das escrituras, ou seja, ele é o inventor das duas paginas inseridas nas escrituras chamada novo e velho testamento, com isso iniciou-se toda a doutrina separatista onde o D-us dos judeus era mau por ter dado uma lei inutil, etc, etc, etc... enquanto o deus do novo testamento, Jesus, era bonzinho, logo entende-se o porque do receio cristão quanto a Torah e o proprio judaísmo.
Tambem um outro fator que contribuiu para o distanciamento da cultura judaica que foi a criação do calendário gregoriano, principal responsavel pela confusão teologica quanto ao estudo dos tempos biblico, afinal de contas toda a historia biblica, do Genesis ao Apocalipse está fundamentada no calendário judaico, uma vez que o calendário gregoriano foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro do ano 1582, substituindo o calendário juliano, que sao todos solares, por causa do deus sol, enquanto o calendário judaico é lunar, fator que muda drasticamente quanto ao entendimento dos fatos biblico.
O calendário utilizado, o gregoriano, é dedicado aos deuses catolico, veja o link abaixo qual o significado dos meses que voces utilizam e concluirao que realmente o catolicismo NUNCA teve nada em conformidade com Yeshua, apenas uma entidade satanica disfarçada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_gregoriano
Também temos os fatores relacionados a inquisição em que qualquer pessoa que se abstivesse de alimentos proibidos na Torah, ou observassem o sabado ao invés do domingo, ou realizasse alguma pratica relacionada ao judaismo, era morta por ordem da igreja catolica e seus lideres, nessa os verdadeiros fiéis, que sao chamados de igreja primitiva, foram torturados e mortos, até mesmo acusados de feitiçaria.
Outro fato interessante é que Hitler, ( ja ouviu falar dele? rsrsr ) era catolico, acho que depois dessa não preciso dizer mais nada.
Se voce precisar das fontes eu indico.
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Prisca escreveu:Alguém tem informação de quando houve a separação do cristianismo e cultura judaica?
Shabat shalom Prisca,
Vou postar parte de uma palestra dada por Sha'ul Bentsion, judeu nazareno.
"Do ponto de vista histórico, alguns eventos foram cruciais para que o Cristianismo
viesse a se tornar uma religião independente:
1 A morte de Yaakov HaTsadik (Tiago, o Justo) e dos apóstolos originais
2 O início da perseguição de Roma aos judeus (os nazarenos eram vistos como judeus)
3 A própria perseguição interna dos fariseus na revolta de Bar Kochba
4 A destruição do Templo, e a Diáspora
5 O grande crescimento da fé no estrangeiro, em meio a um momento de perseguição dos nazarenos.
Sobre o evento da morte de Yaakov HaTsadik e dos demais apóstolos, o nazareno
Hegésipo escreveu:
'Até aquele período (98 DC), a Assembléia havia permanecido como uma virgem pura e incorrompida: pois, se havia quaisquer pessoas dispostas a alterar a regra completa da proclamação da salvação, elas ainda vagavam em um lugar obscuro oculto ou outro. Mas, quando o bando sagrado de Emissários havia de várias formas findado suas vidas, e a geração dos homens havia sido confiado ouvir à Sabedoria inspirada com seus próprios ouvidos passou, então a confederação do erro da iniquidade tomou ascenção através da infidelidade dos falsos mestres que, vendo que nenhum dos emissários ainda sobrevivia, levantaram suas cabeças para se opor à proclamação da verdade, proclamando algo falsamente chamado de conhecimento.' (Hegésipo, o Nazareno; c. 98 DC; citado por Eusébio em Hist. Ecl. 3:32)
Originalmente, os bispos eram líderes das congregações, que respondiam diretamente ao concílio nazareno. Com os nazarenos sendo perseguidos, surgiu a oportunidade para que alguns bispos
buscassem a independência, alimentando sua sede de poder. Dentre esses bispos, estava Inácio, bispo de Antioquia. Nascia uma Igreja controlada pelo poder dos bispos.
Sobre o poder dos bispos, Inácio escreve:
"sujeitando-se ao seu bispo... andem juntos conforme a vontade do Eterno. Jesus... é enviado pela vontade do Pai; Assim como os bispos... são [enviados] pela vontade de Jesus Cristo." (Carta de Inácio aos Ef. 1:9,11)
"...seu bispo... penso que felizes são vocês que se unem a ele, assim como a igreja o é a Jesus Cristo e Jesus Cristo o é ao Pai... Vamos portanto cuidar para que não nos coloquemos contra o bispo, para que nos sujeitemos ao Eterno. Devemos olhar para o bispo tal como olharíamos para o próprio S-nhor." (Carta de Inácio aos Ef. 2:1-4)
"...obedeça ao seu bispo..." (Carta de Inácio aos Mag. 1:7)
"Seu bispo está presidindo no lugar do Eterno... unam-se ao seu bispo...[/navy" (Carta de Inácio aos Mag. 2:5,7)
"...aquele...que faz qualquer coisa sem o bispo... não é puro em sua consciência..." (Carta de Inácio aos Tral. 2:5)
"...Não faça nada sem o bispo." (Carta de Inácio aos Fil. 2:14)
"Cuidem para que vocês sigam o seu bispo, Assim como Jesus Cristo ao Pai..." (Carta de Inácio aos Esm. 3:1)
Até então, os nazarenos sempre se sentiram parte de Israel (Jer. 31:31). Para consolidar a separação do concílio de Jerusalém, bem como para se dissociar da perseguição a Israel e estabelecer o seu poder, Inácio e outros bispos passaram a propor a separação entre Igreja e Israel.
E para combater tudo o que era israelita, era preciso ir contra o cerne da identidade de Israel: A Torá.
Inácio começa a pregar contra a observância da Torá:
"Não sejam enganados por doutrinas estranhas; nem por fábulas antigas sem valor. Pois se continuarmos a viver conforme a Lei Judaica, estamos confessando que não recebemos a graça..." (Carta de Inácio aos Mag. 3:1)
"Mas se alguém pregar a Lei Judaica a vocês, não lhe dêem ouvidos..." (Carta de Inácio aos Fil. 2:6)
Com Inácio e outros bispos, começa a surgir o Cristianismo como religião distinta da
seita judaica original dos nazarenos.
Com a remoção de tudo o que era judaico das igrejas dos bispos supracitados, surge a necessidade de incorporar um novo sistema de prática religiosa na vida das igrejas. Esse sistema veio a partir da adaptação de rituais pagãos.
Uma das primeiras a adotar tais práticas foi a Igreja de Alexandria, que adotou elementos da adoração egípcia à Isis, a rainha do céu e a seu filho. Acerca dela, o historiador Samuel Dill escreve:
"O ritual diário de Isis, que aparentemente era tão regular e complicado quanto o da Igreja Católica, produziu um imenso efeito na mente romana. Todos os dias, havia dois serviços solenes, nos quais sacerdotes com tonsuras e vestes brancas, com acólitos e assistentes dos mais variados níveis oficiavam. A litania da manhã e o sacrifício era um serviço impressionante. A multidão de adoradores lotava o lugar perante a capela logo ao amanhecer. O sacerdote, subindo por uma escada oculta, levantava o véu do santuário e adorava à imagem santa. Então ele circulava os altares, recitando a litania [ie. palavras místicas de línguas estranhas], aspergindo água benta de uma fonte secreta" (Roman Socitey from Nero to Marcus Aurelius, páginas 577-578)
Nascimento do império religioso:
O primeiro passo: Alexandre Severo constrói (entre 220 e 230DC) um santuário para
Jesus, junto aos santuários dos deuses pagãos romanos.
Começa a proliferar uma espécie de sincretismo com o politeísmo romano, onde o Pai é associado a Dyeus, chefe do panteão romano (equivalente a Zeus no panteão grego), e Jesus e o Espírito Santo são tidos como deuses cristãos. Jesus é associado à figura do deus-sol.
Gaivs Flavivs Valerivs Avrelivs Constantinvs (Constantino I 280DC a 337DC): a
conversão do primeiro papa. Constantino, adorador confesso do deus-sol, tem uma visão antes de uma batalha. Alega ter visto a cruz e o sol invictus
Na realidade, Constantino I enxerga o Cristianismo como uma grande oportunidade
política de unificar um império fadado á divisão.
Constantino promove a fusão da adoração romana pagã com o Cristianismo, fazendo
um sincretismo entre o que sobrou da fé original de Yeshua, e a adoração ao deus-sol. Surge o Catolicismo Romano.
"Ele [Constantino I] continuou a usar linguagem monoteísta vaga que qualquer pagão aceitaria. Durante os primeiros anos de sua supremacia, ele realizou pacientemente todo o cerimonial que dele era requerido por ser o Pontifex Maximvs do tradicional culto [pagão]. Ele restaurou templos pagãos [posteriormente transformados em igrejas] Ele usou tanto ritos cristãos quanto pagãos na dedicação de Constantinopla. Ele usava fórmulas mágicas para proteger a colheita e curar doenças." (Will Durant, historiador, na obra "Caesar and Christ", página 656)
A adoração ao deus-sol não era novidade no Império Romano. Veja a cronologia
abaixo:
- Entre 138 e 161, o imperador Antoninvs Pivs ergueu um templo a Mitra em Ostai, uma cidade próxima a Roma. Mitra recebeu o título oficial de Sol Dominus Imperil Romani (O Sol, Senhor do Império Romano) e o seu dia, domingo no calendário romano, foi declarado Dominus Dei, o Dia do Senhor. Obs: Qual é o Dia do Senhor da Bíblia? A própria Bíblia responde: - Ex. 20:10; Lev. 23:3; Dt. 5:14; Is. 58:13
- Entre 270 e 275, o imperador Aurelivs, cuja mãe era uma sacerdotiza do deus-sol,
tornou o mitraísmo a religião oficial do império.
Em 321DC, Constantino proclamou o seu famoso édito acerca do Dominus Dei (Dia do Senhor): Que todos os juízes e cidadãos e ocupações de todos os negócios descansem no venerável dia do Sol
Cinco outras leis acerca do Dominus Dei foram proclamadas nos anos seguintes para
reforçar a questão.
"Ele [Constantino I] enviou às legiões, para ser recitado naquele dia [Dominus Dei] uma forma de oração que poderia ser emprega por um adorador de Mitra, ou de Serapis, ou de Apolo, bem como por qualquer crente cristão. Esta foi a sanção oficial do velho costume de fazer uma prece ao sol nascente." (Victor Duruy, historiador, na obra History of Rome, vol. 7, pg. 489)
Para os cristãos, Constantino I transferiu a adoração no Shabat definitivamente para o domingo. Sobre esta transferência, Eusébio, bispo de Cesaréia e consultor pessoal de Constantino I, escreveu:
"Todas as coisas que se faziam no Shabat, estas nós [líderes de Roma] transferimos para o Dia do Senhor" (Comentário sobre os Salmos, em Migne, patrologia graeca, vol. 23, col. 1171.)
O primeiro concílio cristão ocorreu em Nicéia, 325DC, a mando do imperador
Constantino I. Nele, já não houve a participação nazarena.
Nele, foram estabelecidas os seguintes principais pontos doutrinários:
- A Santíssima Trindade
- A Fórmula Batismal Católica
- A Mudança da Páscoa Bíblica para a Páscoa Católica
Nos próximos tópicos, vamos analisar cada um desses pontos
Trindade
A forma judaica original de entender a Natureza do Eterno:
3 knumeh (essências) em 1 pessoa.(kabalah)
O politeísmo romano os fez entender de forma contrária: 3 pessoas em 1 essência.
Problemas com a Doutrina da Trindade
1 A Ruach HaKodesh (Espirito Santo) no hebraico é feminina
2 A Palavra Elokim significa exatamente o oposto: poderes/essências
3 Em diversos momentos, o Eterno se manifesta de maneira diferente: como 2 (Sl. 110) e até mesmo como 7 (Ap. 4:5 e 5:6)
4 Não era encontrada nas Escrituras originais, sendo sua inserção em Mt. 28:19 e 1 Jo 5 um acréscimo posterior, admitido pela Igreja Católica
5 Beira perigosamente o politeísmo, criando 3 deuses, quando o Eterno nos disse
claramente que Ele é Um (vide Dt. 6)
6 Deriva do entendimento de que o Pai seria Dyeus (panteão romano) e Jesus seria o deus-sol, e o Espírito Santo um 3o. deus.
A Fórmula Batismal Católica
Em todas as instâncias de batismo no NT, encontramos sempre o mesmo feito em
nome de Jesus, exceto em Mt. 28:19, que foi usado pelo Concílio de Nicéia para
determinar a fórmula católica
Antes do Concílio de Nicéia, Eusébio (265DC a 339DC) cita Mt. 28:19 sete vezes.
Em nenhuma delas, aparece a fórmula trinitária
Sobre Mt. 28:19, a Bíblia de Jerusalém (edição católica) admite abertamente:
"É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula reflita influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva.Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar 'em nome de Jesus' (cf.At 1,5+;2,38+). Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da Trindade..." (Bíblia de Jerusalém - Nova edição, revista e ampliada, pg. 1758 - comentário sobre Mt. 28:19)"
Essa é a história inegável da formação do cristianismo e sua separação do judaísmo. Vejamos uma profissão de fé de um dos "pais da igreja", chamado Constantino, um imperador romano:
"Eu renuncio todos os costumes, ritos, legalismos, pães ázimos e sacrifícios de cordeiros dos Hebreus, e todas as outras comemorações dos Hebreus, sacrifícios, orações, aspersões, purificações, santificações e propiciações e jejuns,
e luas novas, e Shabats, e superstições, e hinos e cânticos e observâncias e sinagogas, e a comida e bebida dos Hebreus; em uma palavra, eu renuncio tudo o que é judaico, toda lei, rito e costume e se depois eu desejar negar (essa renúncia) e voltar à superstição judaica, ou for encontrado comendo com judeus, ou comemorando com eles ou secretamente conversando e condenando a religião cristã ao invés de os refutar abertamente e condenar a sua fé vã, então deixe o tremor de Gehazi me partir, como também as punições legais para as quais eu me reconheço sujeito. E eu posso ser anátema no Mundo Vindouro, e minha alma pode ser lançada com Satan e os demônios"
haTalmid- Membro
- Mensagens : 39
Cidade : São Paulo
País :
Inscrição : 21/03/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Ha Talmid e Sha'ul bentsion disseram:
Shabat shalom Prisca,
Vou postar parte de uma palestra dada por Sha'ul Bentsion, judeu nazareno.
"Do ponto de vista histórico, alguns eventos foram cruciais para que o Cristianismo
viesse a se tornar uma religião independente:
1 A morte de Yaakov HaTsadik (Tiago, o Justo) e dos apóstolos originais
2 O início da perseguição de Roma aos judeus (os nazarenos eram vistos como judeus)
3 A própria perseguição interna dos fariseus na revolta de Bar Kochba
4 A destruição do Templo, e a Diáspora
5 O grande crescimento da fé no estrangeiro, em meio a um momento de perseguição dos nazarenos.
Sobre o evento da morte de Yaakov HaTsadik e dos demais apóstolos, o nazareno
Até onde eu sei as pessoas que seguiam Jesus eram conhecidas como Cristão, é isso que as Escrituras revelam (At 11:26), porém não se há problemas ser chamado de Nazareno desde que fique claro que esse Nazareno seja Yeshua, comumente conhecido como Jesus o Cristo. Vale lembrar que cristão significa pequeno Cristo, enquanto nazareno pode simbolizar aquele que segue alguem de Nazaré. Até onde posso falar é que os discipulos de Jesus eram comumente conhecidos por Cristão pois é isso que a Biblia orienta! Essa tentativa desenfreada o Sr. Bentision de encultir na cabeça de seus frágeis leitores que os cristãos eram chamados de nazarenos é uma prática fanatica e com o fim de respaldar seus escritos fraudulentos, empreguinado de sofismas!
Ha Talmid Primeiro disse :Meu grande amigo Xan já sabe da minha opinião sobre esse assunto
O
cristão não tem que seguir nada do judaísmo, pois o cristão professa o
cristianismo, que é outra religião. O gentio crente deve observar os
mandamentos descritos em Atos 15, e todas as suas derivações e
ramificações. Não há proibição do gentio viver como um judeu, mas a
obrigação é somente com aqueles mandamentos supracitados.
Ha Talmid depois disse: Até então, os nazarenos sempre se sentiram parte de Israel (Jer. 31:31). Para consolidar a separação do concílio de Jerusalém, bem como para se dissociar da perseguição a Israel e estabelecer o seu poder, Inácio e outros bispos passaram a propor a separação entre Igreja e Israel.
Não entendi foi nada... diz uma coisa depois volta atrás , que salada de fruta heim...!
Mas quero acreditar que a primeira citação seja o seu credo , pois é exatamente o que as Escrituras falam. Deus me chamou eu sendo brasileiro e me fez herdeiro de Abrão somente na fé e nao na nacinalidade.
Sugiro uma leitura derivada de um estudo sobre o livro de Galatas..
Paz e Graça!
Continuem opinando, logo posto meu entendimento sobre esse assunto!
PAZ E GRAÇA a todos de boa fé!
Re: O que devemos seguir do judaismo?
amigos
O verdadeiro judaísmo ensinado pelos patriarcas, profetas, Yeshua e discipulos contem pontos que interferem na salvação e outros que não, porém todos são importantes, desde que não seja interpretado separadamente e cause contradições no contexto biblico geral.
O verdadeiro judaísmo ensinado pelos patriarcas, profetas, Yeshua e discipulos contem pontos que interferem na salvação e outros que não, porém todos são importantes, desde que não seja interpretado separadamente e cause contradições no contexto biblico geral.
Re: O que devemos seguir do judaismo?
A paz!!!!
O que é ser cristão??
R: É ser seguidor de Cristo.
E quem é o Cristo que os cristãos seguem?
R: O único Cristo Salvador e Redentor Jesus Cristo,
O Homem de Nazaré,o FIlho de Deus,o Primeiro e o Último....
E aê senhor haTalmid este é o mesmo Cristo que você serve?
Então por que não dizer que você também é um cristão?
O que é ser cristão??
R: É ser seguidor de Cristo.
E quem é o Cristo que os cristãos seguem?
R: O único Cristo Salvador e Redentor Jesus Cristo,
O Homem de Nazaré,o FIlho de Deus,o Primeiro e o Último....
E aê senhor haTalmid este é o mesmo Cristo que você serve?
Então por que não dizer que você também é um cristão?
Prisca- Desativado
- Mensagens : 962
Cidade : Lugar Inserto Não Sabido
País :
Inscrição : 12/02/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Prisca escreveu:A paz!!!!
O que é ser cristão??
R: É ser seguidor de Cristo.
E quem é o Cristo que os cristãos seguem?
R: O único Cristo Salvador e Redentor Jesus Cristo,
O Homem de Nazaré,o FIlho de Deus,o Primeiro e o Último....
E aê senhor haTalmid este é o mesmo Cristo que você serve?
Então por que não dizer que você também é um cristão?
Errado!!! Ser cristão hoje é seguir o cristianismo, do mesmo jeito que um judeu segue o judaísmo. Ou se é judeu, ou se é cristão. Um judeu que crê no Mashiach Yeshua não é cristão, ele não professa o cristianismo, mas sim o judaísmo, visto que Mashiach é um conceito de dentro do judaísmo, ou seja, não há diferença alguma.
haTalmid- Membro
- Mensagens : 39
Cidade : São Paulo
País :
Inscrição : 21/03/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Diego escreveu:Não entendi foi nada... diz uma coisa depois volta atrás , que salada de fruta heim...!
Entendeu sim. Você entendeu que cristão e messiânico não são a mesma coisa, aliás não tem nada a ver. Você nunca leu nas escrituras sobre os nazarenos? Tá precisando ler mais hein:
"Porque, tendo nós verificado que este homem é uma peste e promove sedições entre os judeus esparsos por todo o mundo, sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos"
Atos 24.5
haTalmid- Membro
- Mensagens : 39
Cidade : São Paulo
País :
Inscrição : 21/03/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Não entendi nada!Errado!!! Ser cristão hoje é seguir o cristianismo, do mesmo jeito que um judeu segue o judaísmo. Ou se é judeu, ou se é cristão. Um judeu que crê no Mashiach Yeshua não é cristão, ele não professa o cristianismo, mas sim o judaísmo, visto que Mashiach é um conceito de dentro do judaísmo, ou seja, não há diferença alguma.
cristianismo,judaismo,nazarenos , messianicos...
Pessoas que creêm em Jesus nao s ão cristão mas sim judeus e nao são messianicos mas são judeus, e os judeus não são cristãos por que cristão que crê em Jesus e...:scratch:num entendi nada, mas que coisa!
Prisca- Desativado
- Mensagens : 962
Cidade : Lugar Inserto Não Sabido
País :
Inscrição : 12/02/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Prisca escreveu:Não entendi nada!Errado!!! Ser cristão hoje é seguir o cristianismo, do mesmo jeito que um judeu segue o judaísmo. Ou se é judeu, ou se é cristão. Um judeu que crê no Mashiach Yeshua não é cristão, ele não professa o cristianismo, mas sim o judaísmo, visto que Mashiach é um conceito de dentro do judaísmo, ou seja, não há diferença alguma.
cristianismo,judaismo,nazarenos , messianicos...
Pessoas que creêm em Jesus nao s ão cristão mas sim judeus e nao são messianicos mas são judeus, e os judeus não são cristãos por que cristão que crê em Jesus e...:scratch:num entendi nada, mas que coisa!
Como eu postei, mas acho que NINGUÉM leu (o que não me supreenderia, pois seria algo bem típico), o cristianismo surgiu com os gentios, que se afastaram das bases judaicas da fé no Mashiach. Procurem no Tanach, não vão encontrar algo sobre "cristianismo", mas vão encontrar sobre Mashiach. Judeus messiânicos não são cristãos, porque não observamos o cristianismo, rejeitamos todas as doutrinas cristãs, desde a trindade herética, até a anomia, a rejeição por todo tipo de lei (gozado que a lei dos homens eles observam...).
Observamos o judaísmo, suas leis, suas tradições, seus costumes.
haTalmid- Membro
- Mensagens : 39
Cidade : São Paulo
País :
Inscrição : 21/03/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Pessoal
Se Jesus era judeu e nós cremos nele, então devemos crer no que ele cria e seguir o que ele seguia.
Tem nexo.
Não tenho participado muito no fórum, mas tenho aprendido muita coisa interessante.
vlw
Se Jesus era judeu e nós cremos nele, então devemos crer no que ele cria e seguir o que ele seguia.
Tem nexo.
Não tenho participado muito no fórum, mas tenho aprendido muita coisa interessante.
vlw
Profeta- Membro
- Mensagens : 38
Cidade : Brasil
País :
Inscrição : 22/07/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Profeta escreveu:Pessoal
Se Jesus era judeu e nós cremos nele, então devemos crer no que ele cria e seguir o que ele seguia.
Tem nexo.
Não tenho participado muito no fórum, mas tenho aprendido muita coisa interessante.
vlw
,
O caso é que judeus e gentios tem chamados diferentes. As escrituras e o judaísmo dizem que nenhum gentio deve ser obrigado a viver como judeu.
Shavua tov
haTalmid- Membro
- Mensagens : 39
Cidade : São Paulo
País :
Inscrição : 21/03/2009
Se liguem...isso foi arquitetado por Satanás...
Lembra-te do dia de Sábado (Deus, já sabia que o inimigo faria de tudo para mudar o dia Santo)
Sunday (dia do Sol) paganismo...
25 de dezembro = dia do suposto "deus apolo"
o atual papa servia no exército nazista e colocava e coloca panos quentes nos padres pedófilos
A igreja católica é puro engano (o inimigo veio pra enganar)
é o lobo em pele de cordeiro...
O Diabo é astuto, vigiai sempre!
Só aqueles que forem enxertados na Oliveira (Israel) serão salvos!
Pq acreditar em Jesus até o diabo acredita, e isso não o salva! Só acreditar não é o suficiente! Reflitam, ponderem, peçam discernimento espiritual e revelação ao Eterno e único verdadeiro Deus de Israel.
Respeite as escrituras, Deus é único!
Sunday (dia do Sol) paganismo...
25 de dezembro = dia do suposto "deus apolo"
o atual papa servia no exército nazista e colocava e coloca panos quentes nos padres pedófilos
A igreja católica é puro engano (o inimigo veio pra enganar)
é o lobo em pele de cordeiro...
O Diabo é astuto, vigiai sempre!
Só aqueles que forem enxertados na Oliveira (Israel) serão salvos!
Pq acreditar em Jesus até o diabo acredita, e isso não o salva! Só acreditar não é o suficiente! Reflitam, ponderem, peçam discernimento espiritual e revelação ao Eterno e único verdadeiro Deus de Israel.
Respeite as escrituras, Deus é único!
atteras- Membro
- Mensagens : 5
Cidade : Porto Alegre
País :
Inscrição : 23/06/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
amigos
Existe um detalhe importante que os cristãos precisam entender, ou seja, eles estão enxertados na Oliveira que é Israel e por isso foram feitos participantes das promessas de D-us aos patriarcas.
Yeshua tornou os "ex-gentios" um povo único com os judeus remanescentes que creram nele como messias, segundo o testemunho da Torah, profetas e salmos, isso quer dizer que os judeus crentes fiéis continuaram fazendo parte da comunidade de Israel enquanto os gentios que também creram foram enxertados e se tornaram um só povo, participantes da mesma comunidade. Não são os judeus que foram enxertados na comunidade gentia, que é pagã.
Se você se considera gentio, saiba que biblicamente estará confirmando seu paganismo, ou seja, você será um "gói" (גוי) que é o mesmo que "oved elilim" (עובד אלילים) que significa pagão.
Leitura recomendada principalmente aos cristãos, eis o link: Judeus e Gentios - clique aqui
Existe um detalhe importante que os cristãos precisam entender, ou seja, eles estão enxertados na Oliveira que é Israel e por isso foram feitos participantes das promessas de D-us aos patriarcas.
Yeshua tornou os "ex-gentios" um povo único com os judeus remanescentes que creram nele como messias, segundo o testemunho da Torah, profetas e salmos, isso quer dizer que os judeus crentes fiéis continuaram fazendo parte da comunidade de Israel enquanto os gentios que também creram foram enxertados e se tornaram um só povo, participantes da mesma comunidade. Não são os judeus que foram enxertados na comunidade gentia, que é pagã.
Se você se considera gentio, saiba que biblicamente estará confirmando seu paganismo, ou seja, você será um "gói" (גוי) que é o mesmo que "oved elilim" (עובד אלילים) que significa pagão.
Leitura recomendada principalmente aos cristãos, eis o link: Judeus e Gentios - clique aqui
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Paz a todos de boa fé..
Vejo tão poucas respostas e tão grandes incoerências, cadê os respaldos da Escritura?
Quem disse que o cristianismo primitivo é uma nova religião diferente do judaísmo primitivo ??? onde encontramos isso nas Escrituras??
Vemos sim, hoje isso sendo uma “verdade”, mas nem sempre foi assim, vamos juntos mergulhar nas Escrituras e corrigir esse pensamento?
Reflitamos:
A vontade soberana de Deus sempre foi que os homens fossem fieis a Ele, desde o Édem, veja que no Paraíso Deus não deu a Adão a Torah, apenas lhe pediu obediência e assim foi tbm com Abraão. Devemos sempre nos lembrar que Abraão foi justificado pela fé e que se hj somos filhos de Deus é a Fé em Yashua que possibilita isso. Se somos filhos de Abraão pela fé deveríamos ser chamados de “abraanitas” e não israelitas e nem judeu, no entanto, além do sentido espiritual YHVH decidiu organizar a Terra e possibilitar a vinda do Messias e para isso seria necessário viabilizar esse processo para que a promessa feita a Abraão fosse cumprida, então Jeová forma uma nação através de Abraão, passando por Isaque e Jacó (que mais tarde passa ser Israel) Daí surge o termo Israelitas. O intuito de Jeová em formar uma nação não é excluir as outras é simplesmente dar condições para que seus propósitos possam ser completamente executáveis(Gl 3:28).
YHVH antes de dar a Torah a Moises, Ele já havia feito a promessa a Abraão, portanto os crentes em Jesus são herdeiros da promessa e não da lei (GL 3:8,11,18), pois é pela fé que todos são justificados! O pai Abraão foi o primeiro Judeu da história e por meio da promessa feita a ele todos nós outro somos herdeiros, devemos manter a mesma ou maior comunhão que Abraão manteve com YHVH , para sermos encontrados com os nomes escritos no grande Livro de Deus.
A vida de Abraão nos revela a verdadeira vida em comunhão com Deus, Vemos que Abrão teve dois filhos um derivado de suas emoções pessoais (Ismael) e outro provido pela promessa de Deus (Isaque). Paulo faz uma alegoria contundente a esse respeito, comparando Ismael e Isaque com os dois concertos (Moises e o de Cristo ou seja lei x graça) com isso nos mostra que nós que cremos em Yashua somos filhos da graça portanto oriundo de Isaque , filhos da promessa.(Gl 4:21-31).
Como dito antes Deus para viabilizar o envio do Messias a terra , teve de criar a condição perfeita para esse acontecimento , com isso criou Deus Israel, afim de que através de um povo , através das leis, através da cultura, através da descendência desse povo viesse o cumprimento da promessa a Abraão. Sabemos que para um povo existir é necessária ordem, e para estabelecer essa ordem YHVH criou um código de leis para que através dessas leis o homem pudesse subsistir. Deus cria então a Torah para que o homem pudesse se aproximar de Deus, entretanto a Torah não tinha a função de salvar o homem, apenas demonstrava ao homem como melhor viver (Gálatas 3:19). Então com esse entendimento podemos chegar no ponto crucial da carta de Gálatas que é demonstrar que nenhum cristão precisa mais confiar nos preceitos da antiga aliança mas sim naquilo que Cristo ensina ser a Verdade, ou seja, Ele mesmo! Vejamos como Paulo alertou aos “Insensatos Galatas” a não voltarem aos rudimentos antigos (modo de vida judaico, segundo a velha leí).
Paulo é categórico e alega que a lei serviu apenas de aio(Gl 3:24), ou seja de professor, exemplo para que pudéssemos então desenvolver a fé genuína que veio através da manifestação de Jesus.O intuito de Paulo ao escrever aos Gálatas era combater justamente o que alguns fizeram aqui, colocar um jugo de servidão aos cristãos fazendo que eles voltem as coisas a qual Jesus desvencilhou e Paulo mostra isso em Gálatas 5:1
“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos
debaixo do jugo da servidão.”
Paulo ao iniciar essa carta começa esboçando que antes de conhecer a Cristo era um dos maiores praticantes da Torah , e um dos mais zelosos religiosos de sua época cumprindo tudo como a leí ordenava (Gal 1:13-14). Porém Paulo percebendo que a superioridade da graça de YHVH era maior que a lei Paulo foi capaz de fazer duras criticas a Pedro e a Barnabé quando esses se faziam de hipócritas sendo uma coisa pela frente e outra pelas costas. Pedro queria que os recém convertidos vivessem como judeus, e Paulo se opôs fervorosamente contra essa imposição. (Gl 2:14), e logo nos dá uma informação valiosa:
“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” (Gal 2:16)
Quando Jesus veio cumprir seu papel de resgatador encontrou o mundo religioso dividido entre Judeus e gentios , e com sua morte redentora reconcilhiou consigo ambas as classes mediante a fé, pergunto: podemos nós nos opormos contra o sacrificio de Jesus? É obvio que não! Se o objetivo do sacrificio de Jesus era unir o homem com Deus , fazendo todos uma só nação, então ninguem é autorizado a desfazer o sacrificio de Jesus, veja o que Paulo disse sobre isso:
Atente-se que circuncisão que Paulo fala não era apenas a retirada do prepúcio mas da lei como todo, veja que Paulo fala que foi chamado para pregar para os incircuncisos e Pedro aos circuncisos , isso mostra que se trata daquela divisão que já falamos, de Judeus e gentios. Veja também que Paulo diz que “se alguém deixar circuncidar cumpra toda a Lei” , acho que está mais que claro Paulo mostrou claramente que a Torah não está mais ativa para os Cristãos, o fato de cumprir toda era pesado para os novos convertidos então Paulo tenta mostrar a eles que se for de vigiar um voto vigie toda a Lei....
Deus não faz mais divisão entre Judeus e gentios (Efésios 2:15) segundo a fé, mas é claro existem ainda promessas de Deus em relação ao povo hebreu , é fato incontestável porém todos são participantes da mesma herança. Todos que cumprem a vontade de YHVH são judeus desde sempre , não existe diferença entre judeu e cristão se promulgam a fé genuína!
Meditem:
“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” (Gl 5:18)
Vejo tão poucas respostas e tão grandes incoerências, cadê os respaldos da Escritura?
Quem disse que o cristianismo primitivo é uma nova religião diferente do judaísmo primitivo ??? onde encontramos isso nas Escrituras??
Vemos sim, hoje isso sendo uma “verdade”, mas nem sempre foi assim, vamos juntos mergulhar nas Escrituras e corrigir esse pensamento?
Reflitamos:
)"Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão" (Gálatas 3:6-9
A vontade soberana de Deus sempre foi que os homens fossem fieis a Ele, desde o Édem, veja que no Paraíso Deus não deu a Adão a Torah, apenas lhe pediu obediência e assim foi tbm com Abraão. Devemos sempre nos lembrar que Abraão foi justificado pela fé e que se hj somos filhos de Deus é a Fé em Yashua que possibilita isso. Se somos filhos de Abraão pela fé deveríamos ser chamados de “abraanitas” e não israelitas e nem judeu, no entanto, além do sentido espiritual YHVH decidiu organizar a Terra e possibilitar a vinda do Messias e para isso seria necessário viabilizar esse processo para que a promessa feita a Abraão fosse cumprida, então Jeová forma uma nação através de Abraão, passando por Isaque e Jacó (que mais tarde passa ser Israel) Daí surge o termo Israelitas. O intuito de Jeová em formar uma nação não é excluir as outras é simplesmente dar condições para que seus propósitos possam ser completamente executáveis(Gl 3:28).
YHVH antes de dar a Torah a Moises, Ele já havia feito a promessa a Abraão, portanto os crentes em Jesus são herdeiros da promessa e não da lei (GL 3:8,11,18), pois é pela fé que todos são justificados! O pai Abraão foi o primeiro Judeu da história e por meio da promessa feita a ele todos nós outro somos herdeiros, devemos manter a mesma ou maior comunhão que Abraão manteve com YHVH , para sermos encontrados com os nomes escritos no grande Livro de Deus.
A vida de Abraão nos revela a verdadeira vida em comunhão com Deus, Vemos que Abrão teve dois filhos um derivado de suas emoções pessoais (Ismael) e outro provido pela promessa de Deus (Isaque). Paulo faz uma alegoria contundente a esse respeito, comparando Ismael e Isaque com os dois concertos (Moises e o de Cristo ou seja lei x graça) com isso nos mostra que nós que cremos em Yashua somos filhos da graça portanto oriundo de Isaque , filhos da promessa.(Gl 4:21-31).
Como dito antes Deus para viabilizar o envio do Messias a terra , teve de criar a condição perfeita para esse acontecimento , com isso criou Deus Israel, afim de que através de um povo , através das leis, através da cultura, através da descendência desse povo viesse o cumprimento da promessa a Abraão. Sabemos que para um povo existir é necessária ordem, e para estabelecer essa ordem YHVH criou um código de leis para que através dessas leis o homem pudesse subsistir. Deus cria então a Torah para que o homem pudesse se aproximar de Deus, entretanto a Torah não tinha a função de salvar o homem, apenas demonstrava ao homem como melhor viver (Gálatas 3:19). Então com esse entendimento podemos chegar no ponto crucial da carta de Gálatas que é demonstrar que nenhum cristão precisa mais confiar nos preceitos da antiga aliança mas sim naquilo que Cristo ensina ser a Verdade, ou seja, Ele mesmo! Vejamos como Paulo alertou aos “Insensatos Galatas” a não voltarem aos rudimentos antigos (modo de vida judaico, segundo a velha leí).
“Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.”(Gl 3:23)
Paulo é categórico e alega que a lei serviu apenas de aio(Gl 3:24), ou seja de professor, exemplo para que pudéssemos então desenvolver a fé genuína que veio através da manifestação de Jesus.O intuito de Paulo ao escrever aos Gálatas era combater justamente o que alguns fizeram aqui, colocar um jugo de servidão aos cristãos fazendo que eles voltem as coisas a qual Jesus desvencilhou e Paulo mostra isso em Gálatas 5:1
“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos
debaixo do jugo da servidão.”
Paulo ao iniciar essa carta começa esboçando que antes de conhecer a Cristo era um dos maiores praticantes da Torah , e um dos mais zelosos religiosos de sua época cumprindo tudo como a leí ordenava (Gal 1:13-14). Porém Paulo percebendo que a superioridade da graça de YHVH era maior que a lei Paulo foi capaz de fazer duras criticas a Pedro e a Barnabé quando esses se faziam de hipócritas sendo uma coisa pela frente e outra pelas costas. Pedro queria que os recém convertidos vivessem como judeus, e Paulo se opôs fervorosamente contra essa imposição. (Gl 2:14), e logo nos dá uma informação valiosa:
“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” (Gal 2:16)
"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz," Efesios 2;15
Quando Jesus veio cumprir seu papel de resgatador encontrou o mundo religioso dividido entre Judeus e gentios , e com sua morte redentora reconcilhiou consigo ambas as classes mediante a fé, pergunto: podemos nós nos opormos contra o sacrificio de Jesus? É obvio que não! Se o objetivo do sacrificio de Jesus era unir o homem com Deus , fazendo todos uma só nação, então ninguem é autorizado a desfazer o sacrificio de Jesus, veja o que Paulo disse sobre isso:
Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.(Gálatas 5:2-5)
Atente-se que circuncisão que Paulo fala não era apenas a retirada do prepúcio mas da lei como todo, veja que Paulo fala que foi chamado para pregar para os incircuncisos e Pedro aos circuncisos , isso mostra que se trata daquela divisão que já falamos, de Judeus e gentios. Veja também que Paulo diz que “se alguém deixar circuncidar cumpra toda a Lei” , acho que está mais que claro Paulo mostrou claramente que a Torah não está mais ativa para os Cristãos, o fato de cumprir toda era pesado para os novos convertidos então Paulo tenta mostrar a eles que se for de vigiar um voto vigie toda a Lei....
Deus não faz mais divisão entre Judeus e gentios (Efésios 2:15) segundo a fé, mas é claro existem ainda promessas de Deus em relação ao povo hebreu , é fato incontestável porém todos são participantes da mesma herança. Todos que cumprem a vontade de YHVH são judeus desde sempre , não existe diferença entre judeu e cristão se promulgam a fé genuína!
Meditem:
“Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” (Gl 5:18)
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Diego escreveu:Vejo tão poucas respostas e tão grandes incoerências, cadê os respaldos da Escritura?
Quem disse que o cristianismo primitivo é uma nova religião diferente do judaísmo primitivo ??? onde encontramos isso nas Escrituras??
Vemos sim, hoje isso sendo uma “verdade”, mas nem sempre foi assim, vamos juntos mergulhar nas Escrituras e corrigir esse pensamento?
Quem disse? A história!!! Postei um texto histórico na primeira página, mostrando onde surgiu o cristianismo, o que fizeram com as escrituras, e em que tornaram o Messias. O que o cristianismo hoje prega:
- Total falta de obediência ao Eterno, pois Ele ordenou coisas que NINGUÈM pode revogar, nem mesmo o Mashiach;
- Total falta de temor, pois traduzem as escrituras distorcendo, acrescentando e alterando textos;
- Zelo somente com o que convém, com o que é "gostoso", com o que é "leve e suave".
Quero ver o respaldo bíblico para isso tudo, o que eu chamo de "farra cristã".
Reflitamos:)"Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão" (Gálatas 3:6-9
A vontade soberana de Deus sempre foi que os homens fossem fieis a Ele, desde o Édem, veja que no Paraíso Deus não deu a Adão a Torah, apenas lhe pediu obediência e assim foi tbm com Abraão. Devemos sempre nos lembrar que Abraão foi justificado pela fé e que se hj somos filhos de Deus é a Fé em Yashua que possibilita isso. Se somos filhos de Abraão pela fé deveríamos ser chamados de “abraanitas” e não israelitas e nem judeu, no entanto, além do sentido espiritual YHVH decidiu organizar a Terra e possibilitar a vinda do Messias e para isso seria necessário viabilizar esse processo para que a promessa feita a Abraão fosse cumprida, então Jeová forma uma nação através de Abraão, passando por Isaque e Jacó (que mais tarde passa ser Israel) Daí surge o termo Israelitas. O intuito de Jeová em formar uma nação não é excluir as outras é simplesmente dar condições para que seus propósitos possam ser completamente executáveis(Gl 3:28).
YHVH antes de dar a Torah a Moises, Ele já havia feito a promessa a Abraão, portanto os crentes em Jesus são herdeiros da promessa e não da lei (GL 3:8,11,18), pois é pela fé que todos são justificados! O pai Abraão foi o primeiro Judeu da história e por meio da promessa feita a ele todos nós outro somos herdeiros, devemos manter a mesma ou maior comunhão que Abraão manteve com YHVH , para sermos encontrados com os nomes escritos no grande Livro de Deus.
A vida de Abraão nos revela a verdadeira vida em comunhão com Deus, Vemos que Abrão teve dois filhos um derivado de suas emoções pessoais (Ismael) e outro provido pela promessa de Deus (Isaque). Paulo faz uma alegoria contundente a esse respeito, comparando Ismael e Isaque com os dois concertos (Moises e o de Cristo ou seja lei x graça) com isso nos mostra que nós que cremos em Yashua somos filhos da graça portanto oriundo de Isaque , filhos da promessa.(Gl 4:21-31).
Como dito antes Deus para viabilizar o envio do Messias a terra , teve de criar a condição perfeita para esse acontecimento , com isso criou Deus Israel, afim de que através de um povo , através das leis, através da cultura, através da descendência desse povo viesse o cumprimento da promessa a Abraão. Sabemos que para um povo existir é necessária ordem, e para estabelecer essa ordem YHVH criou um código de leis para que através dessas leis o homem pudesse subsistir. Deus cria então a Torah para que o homem pudesse se aproximar de Deus, entretanto a Torah não tinha a função de salvar o homem, apenas demonstrava ao homem como melhor viver (Gálatas 3:19). Então com esse entendimento podemos chegar no ponto crucial da carta de Gálatas que é demonstrar que nenhum cristão precisa mais confiar nos preceitos da antiga aliança mas sim naquilo que Cristo ensina ser a Verdade, ou seja, Ele mesmo! Vejamos como Paulo alertou aos “Insensatos Galatas” a não voltarem aos rudimentos antigos (modo de vida judaico, segundo a velha leí).
Palavras do Mashiach, aquele que NINGUÈM pode contrariar:
"Não penseis que vim revogar a Torah ou os Profetas; pelo contrário, vim completar. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um yud ou um traço jamais passará da Torah, até que tudo o que tenha de acontecer, aconteça. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus."
Matityahu (Mateus) 5.17-19
Quem pode contrariar o Mashiach na Terra? Aliás, os cristãos precisam primeiro decidir quem é o Mashiach deles, se Yeshua, ou se Sha'ul, pois é só postarmos ordens do Mashiach, para vir logo alguém distorcendo as escrituras de Sha'ul para tentar contrariá-lo. Então temos uma hierarquia a ser observada:
1º D-us, haShem Echad, Eloheinu, Ein Sof;
2º Yeshua haMashiach, Melech haYehudim, Moshia leYisrael;
3º Demais escritores.
Isso significa o que? Que ninguém pode revogar a Torah, e ninguém pode revogar as ordens do Mashiach de cumprir a Torah. Como fazer então com os escritos que supostamente contrariam a Torah, o Mashiach, e até mesmo o Eterno? Eu escrevi um pequeno texto sobre isso, é um exercício bem simples, fácil, e que ensina como interpretar as escrituras de forma a harmonizá-la com os outros escritos, ao invés de ficar uma verdadeira bagunça, com D-us mandando, Yeshua mandando mas desmandando, e os apóstolos fazendo a maior arruaça com D-us e Yeshua (chas vechalilah!). Eis o link:
http://toratyeshua.blogspot.com/2008/04/yeshua-ou-paulo.html
É muito fácil pegar as escrituras judaicas da Nova Aliança, isolar seu contexto e transformá-la numa verdadeira aberração helênica. Só quem conhece o contexto judaico consegue entender. Não sei se vocês sabem, mas a Nova Aliança está cheia de citações do Talmud, da Kabalah, e das tradições judaicas. Como poder entender então tudo isso? Através das doutrinas greco-egipto-romanas do cristianismo? Óbvio que não!!! Mas sim através do judaísmo, dos ensinamentos dos sábios rabinos, os quais influenciaram Yeshua, e os que vieram depois, foram influenciados pelo Mashiach.
Existe uma citação que muitos cristãos gostariam de arrancar de suas bíblias:
"Então, falou Yeshua às multidões e aos seus discípulos: Na cadeira de Mosheh, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem."
Matityahu 23.1-3
O que Yeshua quer dizer aqui? Que o judaísmo conhece a verdade, os fariseus não agiam como pregavam, mas pregavam a verdade, e agora? Vão citar algum texto de Sha'ul para tentar contrariar o Mashiach novamente? Que tal esse texto de Ya'akov (Tiago):
"Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Yeshua haMashiach, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés,"
Ya'akov 2.1-3
Alguém leu a palavra "sinagoga"? Onde está a palavra igreja?! Não existe!!! Porque os crentes se reuniam nas sinagogas e no Templo, para rezarem as rezas judaicas, cantarem as músicas judaicas, aprenderem das escrituras, etc. Querem mais? Lá vai:
"Kefá e Yochanan subiam ao templo para a reza da hora nona."
Atos 3.1
Interessante essa cena, Shimon Kefá e Yochanan indo fazer as rezas de minchá no Templo. Nós rezamos 3 vezes ao dia, shacharit, de manhã, minchá ketaná (na hora do almoço) ou minchá guedolá (hora nona), e arvit, anoitecendo. Isso é preceito judaico, não é cristão, e eles como judeus, e que professavam o judaísmo, cumpriam com suas obrigações para com o Eterno. Que tal mais um?
"No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Kefá ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar."
Atos 10.9
Que coisa!!! Olha o Shimon rezando como um judeu que ele era novamente!!! Dessa vez ele rezava "minchá ketaná". E para quem não leu os versos anteriores, uma surpresa:
"Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da corte chamada Italiana, piedoso e temente a D-us com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a D-us. Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de D-us que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de D-us."
Atos 10.1-4
Olha o gentio Cornélio rezando como os judeus!!! Cornélio rezava "minchá ketaná", a mesma reza que Kefá e Yochanan foram fazer no Templo!!! E já que gostam tanto de Gálatas, aqui vai um para encerrar a discussão:
"Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada,ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa."
Gálatas 3.15
Se uma aliança humana é desse jeito, imaginem uma aliança firmada pelo Eterno!!!
Mas primeiro decidam quem é o vosso Mashiach, se for Yeshua, então obedeçam o que ele manda, se é uma visão distorcida de Sha'ul, então assumam logo de vez.
שלום
haTalmid- Membro
- Mensagens : 39
Cidade : São Paulo
País :
Inscrição : 21/03/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Eu sou conhecida como cristã...Por que? Eu professo a fé em Jesus Cristo...Mas primeiro decidam quem é o vosso Mashiach, se for
Yeshua, então obedeçam o que ele manda, se é uma visão distorcida de
Sha'ul, então assumam logo de vez.
Eu sou conhecida como protestante,por que? Eu faço parte de um grupo de cristãos que enxergou erros cabulosos da igreja católica...
A maior parte de meus irmãos chamados cristãos,não conhecem a própria história uns por falta de recursos outros por desleixo, eu sempre procurei conhecer mais do que envolvia minha fé para saber se estava no caminho certo mesmo,das sagradas escrituras eu sou leiga procuro conhecer o máximo que posso, e continuo fazendo parte deste forum com este objetivo de conhecer mais das sagradas escrituras,do meu Senhor Jesus Cristo e da minha história.Este interesse aconteceu quando por acaso(se é que existe por acaso) eu procurando estudos biblicos encontrei um arquivo com o título Yeshua, o judeu. Eu li este arquivo,e percebi que eu conhecia quase nada da história do meu Senhor e aí alguns conceitos errados que tinha sobre a bíblia, sobre a lei,sobre vcs foram mudando,com a minha participação aqui no forum também e é claro examinando junto as escrituras e o conceito de que Jesus era judeu (coisa que sinceramente nós cristão nem lembramos),querido senhor haTalmid eu e nem meus irmãos somos farristas,apenas temos a infelicidade de termos herdado idéias,ensinos e conceitos errados.E hoje na medida do possivel procuro passar isto aos meus queridos irmãos cristãos,leve em consideração que são séculos de erros e mudar estes erros não é da noite para o dia...acredito que exista aqui no forum pessoas como eu,que estão reaprendendo algumas coisas...
Nosso Senhor seu haTalmid,não é Paulo,mas é Jesus.Aqui no Brasil,o evangelho foi pregado por pessoas simples e não por teólogos,doutores...foi por pessoas simples...
Eu sou cristã sim,pois sou de Cristo.
Prisca- Desativado
- Mensagens : 962
Cidade : Lugar Inserto Não Sabido
País :
Inscrição : 12/02/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Prisca
Prazer em ler seu comentário.
Realmente devemos sempre analisar se o que estamos aprendendo tem fundamento biblico, nao apenas por nos apresentarem versiculos, mas sim por saber se estes versiculos apresentados nao contradizem outros.
Isso me faz lembrar dos judeus bereanos que conferiam nas Escrituras se o que o apostolo Paulo ensinava era realmente verdadeiro, fazendo deles pessoas consideradas mais nobres.
Prazer em ler seu comentário.
Realmente devemos sempre analisar se o que estamos aprendendo tem fundamento biblico, nao apenas por nos apresentarem versiculos, mas sim por saber se estes versiculos apresentados nao contradizem outros.
Isso me faz lembrar dos judeus bereanos que conferiam nas Escrituras se o que o apostolo Paulo ensinava era realmente verdadeiro, fazendo deles pessoas consideradas mais nobres.
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Prisca escreveu:Eu sou conhecida como cristã...Por que? Eu professo a fé em Jesus Cristo...Mas primeiro decidam quem é o vosso Mashiach, se for
Yeshua, então obedeçam o que ele manda, se é uma visão distorcida de
Sha'ul, então assumam logo de vez.
Eu sou conhecida como protestante,por que? Eu faço parte de um grupo de cristãos que enxergou erros cabulosos da igreja católica...
A maior parte de meus irmãos chamados cristãos,não conhecem a própria história uns por falta de recursos outros por desleixo, eu sempre procurei conhecer mais do que envolvia minha fé para saber se estava no caminho certo mesmo,das sagradas escrituras eu sou leiga procuro conhecer o máximo que posso, e continuo fazendo parte deste forum com este objetivo de conhecer mais das sagradas escrituras,do meu Senhor Jesus Cristo e da minha história.Este interesse aconteceu quando por acaso(se é que existe por acaso) eu procurando estudos biblicos encontrei um arquivo com o título Yeshua, o judeu. Eu li este arquivo,e percebi que eu conhecia quase nada da história do meu Senhor e aí alguns conceitos errados que tinha sobre a bíblia, sobre a lei,sobre vcs foram mudando,com a minha participação aqui no forum também e é claro examinando junto as escrituras e o conceito de que Jesus era judeu (coisa que sinceramente nós cristão nem lembramos),querido senhor haTalmid eu e nem meus irmãos somos farristas,apenas temos a infelicidade de termos herdado idéias,ensinos e conceitos errados.E hoje na medida do possivel procuro passar isto aos meus queridos irmãos cristãos,leve em consideração que são séculos de erros e mudar estes erros não é da noite para o dia...acredito que exista aqui no forum pessoas como eu,que estão reaprendendo algumas coisas...
Nosso Senhor seu haTalmid,não é Paulo,mas é Jesus.Aqui no Brasil,o evangelho foi pregado por pessoas simples e não por teólogos,doutores...foi por pessoas simples...
Eu sou cristã sim,pois sou de Cristo.
Cara Prisca,
Parece que você não leu direito o que eu escrevi no fórum até agora. Eu não chamei os cristãos de farristas, mas sim que as doutrinas cristãs são farras, pois não existem leis, não existem regras, apenas o que convém.... e se o Messias dos cristãos é Yeshua, por que combatem os ensinamentos do mesmo usando Paulo?
haTalmid- Membro
- Mensagens : 39
Cidade : São Paulo
País :
Inscrição : 21/03/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Pessoal...creio que o correto não seria usar ostermos antigo enovo testamento (aliança) e sim, correto seria usarmos primeira e segunda aliança e que a segunda não anula a primeira e sim completa-a.
Se não me engano os termos incorretos começaram a ser usados partir do segundo século, qd houve uma intensificação da perseguição aos judeus.
Quanto ao nome cristão, vem do grego e significa pequeno cristo, não vejo grandes problemas no seu uso, dede que sigamos corretamente as escrituras.
Temos que ter o continuo cuidado de compreender o verdadeiro significado das escrituras e não interpretá-las, pois por sermos humanos e falhos, temos varios pontos de vistas ... mas a verdade é uma só!
Na "nova aliaça" (digo segunda aliança-complemento) Jesus majestosamente passa agir na causa dos pecados (separação de Deus) e não só na consequencia (consumação do pecado) ex:
aquele que adulterava cometia pecado (exortava, isto é, orientava as pessoa anão cometer o erro).
Já na segunda aliança houve uma expansão do mandamento: "aquele que olhar para o próximo(a) com intensão no coração já era réu de juizo!" ... isso além de previnir a consumação, tb evitava demais consequencias e mais pecados... vingança, morte, ódio, etc ...mas não invalida o mandamento da primeira aliança, pois quem assim mesmo cometia o ato continuava pecando...
Ai que também entra um dos significados da história de aio...de preparo para os mandamentos do messias!
Se não me engano os termos incorretos começaram a ser usados partir do segundo século, qd houve uma intensificação da perseguição aos judeus.
Quanto ao nome cristão, vem do grego e significa pequeno cristo, não vejo grandes problemas no seu uso, dede que sigamos corretamente as escrituras.
Temos que ter o continuo cuidado de compreender o verdadeiro significado das escrituras e não interpretá-las, pois por sermos humanos e falhos, temos varios pontos de vistas ... mas a verdade é uma só!
Na "nova aliaça" (digo segunda aliança-complemento) Jesus majestosamente passa agir na causa dos pecados (separação de Deus) e não só na consequencia (consumação do pecado) ex:
aquele que adulterava cometia pecado (exortava, isto é, orientava as pessoa anão cometer o erro).
Já na segunda aliança houve uma expansão do mandamento: "aquele que olhar para o próximo(a) com intensão no coração já era réu de juizo!" ... isso além de previnir a consumação, tb evitava demais consequencias e mais pecados... vingança, morte, ódio, etc ...mas não invalida o mandamento da primeira aliança, pois quem assim mesmo cometia o ato continuava pecando...
Ai que também entra um dos significados da história de aio...de preparo para os mandamentos do messias!
atteras- Membro
- Mensagens : 5
Cidade : Porto Alegre
País :
Inscrição : 23/06/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
Para debatermos: crença cristã (evangelica) x crença israelita crente em Jesus Cristo
Antes de Yeshua todo o povo judeu cria errado? Não criam em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo como atualmente acontece no meio evangélico - aguardo comentários
Yeshua veio fundar uma nova crença? ou veio confirmar, expandir a crença no Eterno Deus de Israel. Qual o verdadeiro papel do nosso Senhor Yeshua? a palavra messias nos dá uma pista? aguardo comentários
Que vocês acham sobre:
Deus é um só Ser (Pessoa) com mais de uma essência (manifestação) X Deus são três pessoas distintas em uma unica essência
Aguardo cometários !
para todos...
Antes de Yeshua todo o povo judeu cria errado? Não criam em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo como atualmente acontece no meio evangélico - aguardo comentários
Yeshua veio fundar uma nova crença? ou veio confirmar, expandir a crença no Eterno Deus de Israel. Qual o verdadeiro papel do nosso Senhor Yeshua? a palavra messias nos dá uma pista? aguardo comentários
Que vocês acham sobre:
Deus é um só Ser (Pessoa) com mais de uma essência (manifestação) X Deus são três pessoas distintas em uma unica essência
Aguardo cometários !
para todos...
atteras- Membro
- Mensagens : 5
Cidade : Porto Alegre
País :
Inscrição : 23/06/2009
Re: O que devemos seguir do judaismo?
,
O caso é que judeus e gentios tem chamados diferentes. As escrituras e o judaísmo dizem que nenhum gentio deve ser obrigado a viver como judeu.
Shavua tov
Posso até estar enganado mas não vejo coerência nisso.. Vejo as Escrituras dizendo que Paulo tinha um chamado diferente do de Pedro, pois um havia sido chamado para pregar aos incircunsisos e outro para os circunsisos, porém a mensagem era a mesma para ambas as nações... Se possivel dê bases biblicas que apoem essa teoria (de chamados diferentes).. Mas concordo quando vc diz que gentios não são chamados para viver como judeus nas práticas da velha aliança, assim tbm nem os judeus o são .. shalom...
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Judaismo Messiânico, Judaismo Nazareno e CINA
» Curiosidade Judaísmo Messiânico X Judaísmo Nazareno
» Se tu não és Adventista, estarás perdido!
» Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia?
» Como devemos ler a Biblia
» Curiosidade Judaísmo Messiânico X Judaísmo Nazareno
» Se tu não és Adventista, estarás perdido!
» Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia?
» Como devemos ler a Biblia
Torah Web :: Escrituras :: Assunto geral
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira
» 666
Seg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira
» Pena de morte para bandidos
Seg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon
» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Qua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi
» Apresente-se aqui
Qua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino
» Viver em Israel - Imigração
Dom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues
» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Sex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe
» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Ter Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza
» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Ter Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza
» Bnei Noach
Ter Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza