Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.

3 participantes

Ir para baixo

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. Empty 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.

Mensagem por Convidado Sáb Fev 15, 2014 6:38 pm

Shabat 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. 3708 para todos!

Quem ousa responder coerentemente?

1. Se a crença na Trindade é tão importante para a nossa salvação, porque é que a palavra “Trindade”, ou o seu conceito de três seres num só, não se encontra na Bíblia?

2. Porque é que os apóstolos e os primeiros cristãos não acreditavam na Trindade? (Se você disser que sim, prove isso pelas Escrituras ou por citações dos Pais da Igreja antes de 200 A.D);

3. Visto que a Trindade era tão contrária à crença religiosa judaica em D’us, porque é que Yeshua e os seus apóstolos não gastaram tempo suficiente, ensinando e explicando a Trindade, de forma a convencer os judeus da sua verdade, assim como fizeram com outros ensinos cristãos?

4. Se a doutrina da Trindade era uma verdade sólida, porque é que Yeshua e os seus discípulos não contrariaram o Sh'ma do Antigo Testamento: “Ouve ó Israel: ADONAI, nosso D’us é um”. (Dt. 6:4) Porque é que ao invés disso, Yeshua citou essa mesma escritura em Marcos 12:29?

5. Porque é que D’us não disse ao seu povo para não ter nada a ver com as nações pagãs, se essas mesmas nações tinham o conceito correto sobre D’us? (o conceito destas nações acerca da trindade como conceito de D’us, remonta praticamente a todas as nações dos tempos antigos).

6. Se Yeshua é uma pessoa da Trindade, quem é o D’us de D’us? Yeshua fala do “meu D’us” até mesmo já no céu. Porque é que Yeshua afirma que tem um D’us, se de fato ele é o D’us? (João 20:17; Apocalipse 3:12; 1:6; 1 Pedro 1:3; 2 Coríntios 1:3; Efésios 1:17; Salmos 89:26; Marcos 15:34; Colossenses 1:3; Hebreus 1:9; Salmos 45:7) Porque a Bíblia nunca se refere ao Pai referindo-se ao Filho como “meu D’us”, nem o Pai e o Filho referindo-se ao Espírito Santo como “meu D’us”?

7. De quem foi a voz que se ouviu desde os céus quando Yeshua foi batizado?

8. A quem Yeshua orava? A ele próprio?

9. Com quem Yeshua falou quando estava no madeiro, conforme Mateus 27:46: “Por volta da nona hora, Yeshua exclamou com voz alta…”D’us meu, D’us meu, por que me abandonaste?”

10. Visto que a doutrina da Trindade afirma que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são co-existentes e co-iguais; estava Yeshua mentindo em João 14:28 quando disse: “O Pai é maior do que eu”? Se Yeshua quisesse afirmar que ele, como um terço da Trindade, estava naquele momento numa posição inferior, porque não afirmou antes que ‘D’us é maior do que eu’? Como poderia Yeshua afirmar que uma pessoa da Trindade era maior que a outra pessoa da Trindade? Se o Filho era inferior a si mesmo enquanto na terra, então onde estava a parte dele que era co-igual e co-existente com o Pai?

11. Se João 10:30 mostra que Yeshua e D’us são a mesma pessoa quando diz: “Eu e o Pai somos um”, explique João 17:20-26, “a fim de que sejam um, assim como nós somos um”. Com quem Yeshua estava falando? Significa isso que os verdadeiros discípulos de Yeshua, são o mesmo que D’us e Yeshua e desta forma são uma parte da Trindade (Múltipla-entidade)?

12. A quem está o Filho sujeitando-se em 1 Coríntios 15:28?

13. Se Yeshua é o D’us da Trindade, porque Ele não corrigiu Simão Pedro quando perguntou quem pensavam que ele era, e Pedro respondeu: ““Tu és o Messias, o Filho do D’us Vivo.”? (Mateus 16:15-17)

14. Se Yeshua é uma pessoa da Trindade, explique a escritura em João 1:18, que diz: “Nenhum homem jamais viu a D’us.”

15. Se Yeshua é o D’us da Trindade, porque chamá-lo Yeshua, o Messias? É Messias seu último nome? D’us é conhecido como YHWH. Visto que “Messias” é apenas um título assim como “D’us” é um título, não deveria ser chamado Yeshua D’us? Ou será que o título “Messias” dá-nos entendimento sobre a sua posição em relação ao Pai?

16. Explique com que estava o apóstolo Paulo preocupado em 2 Coríntios 11:3, 4, Gálatas 1:6-9 e Atos 20:29. Será que estava avisando sobre doutrinas tais como a Trindade? A doutrina da Trindade tem origem pagã. Isso é um fato histórico. Não foi aceito pela congregação cristã até centenas de anos após a morte dos apóstolos. Em 325 E.C, foi um pagão, que assassinou o seu filho, a sua segunda mulher e vários outros familiares, que foi responsável por trazer para a congregação cristã este dogma. A Trindade ensina um Messias diferente daquele que Paulo ensinou. (1 Coríntios 11:3; 8:5, 6)

17. Se a tradução correta de João 1:1 é “ O Verbo era Divino” e não “O Verbo era D’us”, como colaborar com estas traduções que dizem que D’us estava com D’us?

18. Filipenses 2:9-11 diz-nos que o Filho foi “enaltecido”. Quando isto aconteceu e como é isto possível se ele próprio é o Ser Supremo?

19. Como é que o Filho está sujeito a D’us junto com todas as outras coisas, se o Filho é co-igual com o Pai, ou também o Pai está sujeito ao Filho? (1 Coríntios 15:27, 28)

20. Com quem estava Yeshua falando, e o nome de quem ele deu a conhecer? O seu próprio? (João 17:6, 26)

21. Porque razão Yeshua não podia fazer nada da sua própria iniciativa, se ele era o D’us Todo-Poderoso? (João 5:30) Se Yeshua era D’us, será que ele não poderia ter enviado a si próprio? (João 6:38)

22. Quem fez Yeshua vir à terra e morrer por nós? Foi sua idéia? Hebreus 2:9 diz: “mas observamos a Yeshua, que havia sido feito um pouco menor que os anjos, coroado de glória e de honra por ter sofrido a morte, para que, pela benignidade imerecida de D’us, provasse a morte por todo [homem]”. Foi D’us quem o enviou. Se Yeshua é o D’us da Trindade, porque ainda fazer distinção aqui, como é feito no resto das Escrituras?

23. Em vista de Hebreus 2:9, poderia D’us em qualquer circunstância ser inferior aos anjos? Ele é o D’us Todo-Poderoso para toda a eternidade, ou não?

24. Se Yeshua é o D’us da Trindade, como poderia aparecer perante a pessoa ou a presença de si próprio? Hebreus 9:24 declara: “Porque o Messias entrou, não num lugar santo feito por mãos, que é uma cópia da realidade, mas no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de D’us”. Ou não?

25. Se Yeshua é o D’us da Trindade, desde a eternidade, de tempo indefinido a tempo indefinido, o Alfa e o Omega, sem princípio, etc, como pode ele ser chamado de Primogênito de toda a criação, ou o Princípio da criação? (Colossenses 1:15; Apocalipse 3:14); ou não?

26. O que é um filho? Se Yeshua era o próprio D’us, porque ele é chamado de Filho de D’us, cerca de 85 vezes no Novo Testamento? Está a Bíblia fazendo uma declaração inexata em cada caso? Porque descrevê-lo como Filho de D’us, e confundir-nos, se ele era de fato o D’us Todo-Poderoso? Porque não dizer simplesmente que D’us veio à terra, que o Altíssimo nasceu de uma virgem, etc? Porque Yeshua, vez após vez falou do seu Pai nos céus, se de fato ele, Yeshua, era o Pai na forma humana, enquanto na terra? Não seria isso inexatidão? (Lucas 1:30-32)

27. Se Yeshua irá reinar no Reino por mil anos, (Apocalipse 20:4) quem governará a seguir? 1 Coríntios 15:24 mostra que Yeshua entregará o reino de volta a seu D’us e Pai. Porque seria isto necessário se eles são o mesmo? Significa isto que Yeshua devolve o reino a si mesmo?

28. Marcos 13:32 diz-nos: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai” Como poderia o Pai saber alguma coisa e o Filho não, se eles são co-iguais na mesma divindade? E se, como alguns argumentam, o Filho estava limitado pela sua natureza humana, porque o Espírito Santo não saberia?

29. “A mãe dos filhos de Zebedeu …disse-lhe: “Manda que estes dois filhos meus se assentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda. Yeshua disse: “Bebereis, de fato, o meu copo, mas, assentar-se à minha direita e à minha esquerda não é meu para dar, mas pertence àqueles para quem tem sido preparado por meu Pai.” (Mateus 20:20-23) Porque Yeshua disse estas palavras se ele é o D’us da Trindade?

30. Mateus 26:39 diz: “E, indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto [em terra], orando e dizendo: “Pai meu, se for possível, deixa que este copo se afaste de mim. Contudo, não como eu quero, mas como tu queres.” Se o Pai e o Filho eram de apenas uma substância e não indivíduos distintos, não seria esta oração sem sentido? Yeshua estaria orando a si próprio, e a sua vontade seria necessariamente a vontade do Pai, ou não?

31. A palavra hebraica “Shaddai” e a palavra grega “Pantokrator” são ambas traduzidas por “Todo-Poderoso”. Ambas as palavras nas suas línguas originais são aplicadas ao Eterno, o Pai. (Êxodo 6:3; Apocalipse 19:6) Porque esta expressão nunca é aplicada ao Filho ou ao Espírito Santo?

32. Visto que 1 Coríntios 11:3 diz: “Mas, quero que saibais que a cabeça de todo homem é o Messias; por sua vez, a cabeça da mulher é o homem; por sua vez, a cabeça do Messias é D’us”, não revela isto que D’us está numa posição superior ao Messias? Alguns acreditam que é assim apenas enquanto Yeshua estava na terra. Mas é de notar que isto foi escrito cerca de 55 E.C, alguns 22 anos após Yeshua retornar ao céu. Então a verdade aqui aplica-se à relação existente entre D’us e o Messias nos céus, ou não?

33. Porque é que Yeshua não é o único D’us a quem os cristãos têm de adorar? 1 Coríntios 8:5, 6 diz: “Pois, embora haja os que se chamem “deuses”, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos “deuses” e muitos “senhores”, para nós há realmente um só D’us, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e nós para ele; e há um só Senhor, Yeshua o Messias, por intermédio de quem são todas as coisas, e nós por intermédio dele”. Este texto apresenta o Pai como o “único D’us” dos cristãos e como estando numa classe distinta de Yeshua, ou não?

34. Através das Escrituras Yeshua é apresentado como sendo inferior ao Pai, em várias situações, como em João 14:28 (“O Pai é maior do que eu”). Visto que estas Escrituras são explicadas por dizer que só era assim porque o Filho estava limitado pela sua condição humana enquanto na terra, quer dizer que durante 33 anos não houve Trindade? Significa que por 33 anos o Filho não foi co-igual, co-existente e co-eterno com o seu Pai?

35. Porque é Yeshua apresentado como “o único mediador entre D’us e o homem”? Visto que por definição um mediador é alguém separado daqueles que precisam da mediação, seria uma contradição ele ser uma entidade com que uma das partes estava a tentar ser reconciliada, ou não?

36. O que significa Yeshua ser chamado de Yeshua o Messias? Não é o seu último nome. Messias significa “ungido”. Se Yeshua é o D’us da Trindade, como pode ele ser ungido? E por quem? Ungido é receber autoridade ou comissão por um superior, a quem não tem essa autoridade. Yeshua diz: “O Espírito de ADONAI está sobre mim, porque me ungiu para declarar boas novas aos pobres.” (Lucas 4:18) Aqui D’us é evidentemente o seu superior, pois ele ungiu Yeshua e deu-lhe autoridade que ele antes não tinha, ou não?

37. Como Yeshua teria que aprender a obediência? Hebreus 5:8 diz-nos que Yeshua “aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.” Podemos imaginar D’us ter que aprender alguma coisa? Não, mas Yeshua tinha, pois ele não sabia o mesmo que D’us sabia. E ele teve que aprender aquilo que D’us nunca terá que aprender, OBEDIÊNCIA. D’us nunca tem que obedecer a ninguém, ou não?

38. Se Yeshua é o D’us da Trindade, porque é que Estevão viu duas pessoas no céu? Estevão “fitou os olhos no céu e avistou a glória de D’us, e Yeshua em pé à direita de D’us.” (Atos 7:55) Claramente viu duas pessoas distintas. E se Yeshua é parte de uma divindade trinitária, porque é que Estevão não viu também o Espírito Santo ou três pessoas?

39. Se alguma das questões anteriores foi respondida com a declaração “É UM MISTÉRIO”, então explique as seguintes passagens: 1 Coríntios 2:10; 1 João 5:20; 2 Timóteo 2:7; Efésios 3:5; 1 Pedro 1:12; e Lucas 24:45.

(1 Coríntios 2:10) "Porque é a nós que D’us as tem revelado por intermédio de seu Espírito, pois o Espírito pesquisa todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de D’us."

(1 João 5:20) "Mas, sabemos que o Filho de D’us veio e nos deu capacidade intelectual para podermos obter conhecimento do verdadeiro. E nós estamos em união com o verdadeiro, por meio do seu Filho Yeshua o Messias. Esse é o verdadeiro D’us e a vida eterna."

(2 Timóteo 2:7) "Pensa constantemente no que digo; o Senhor te dará realmente discernimento em todas as coisas."

(Efésios 3:5) "Em outras gerações, este [segredo] não foi dado a conhecer aos filhos dos homens assim como agora tem sido revelado aos seus santos apóstolos e profetas, por Espírito,"

(1 Pedro 1:12) "Foi-lhes revelado que não era para eles, mas para vós, que ministravam as coisas que agora vos foram anunciadas por intermédio dos que vos declararam as boas novas com Espírito Santo enviado desde o céu. Nestas coisas é que os anjos estão desejosos de olhar de perto."

(Lucas 24:45) "Abriu-lhes então plenamente as mentes para que compreendessem o significado das Escrituras."
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. Empty Re: 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.

Mensagem por AndFal Qui Fev 20, 2014 3:16 am

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. 3708 para todos!

Este tópico sobre as 39 questões, eu mesmo coloquei aqui no TorahWeb.

Queria mudar o meu nome de usuário no meu perfil (que já estava mais do que ultrapassado e criando algumas dificuldades), daí eu não consegui mudar, então tive que excluir minha conta e criar outra, ok!

Que HaShem abençoe a todos, no Mashiach Yeshua!
AndFal
AndFal
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 13

Cidade Cidade : Muriaé

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 20/02/2014

Religião Religião :
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. Empty Re: 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.

Mensagem por JeovaRabel Qui Fev 20, 2014 8:30 pm

Bem, eu sou Cristão. Não posso afirmar a existência da trindade, pois na minha concepção é dever do homem obedecer e não questionar e querer entender o agir de Deus. Mas gostaria que vocês de preferência Judeus, que foram criados dentro do ensinamento da Torah, me explicassem a passagem que Felipe pede a Yeshua para lhos mostrar o Pai, e Yeshua respondeu: "tanto tempo estou convosco e não me viste a mim?", João 14.9.

JeovaRabel
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1

Cidade Cidade : Floriano

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 20/02/2014

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. Empty Re: 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.

Mensagem por AndFal Sex Fev 21, 2014 12:53 am

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. 3708 Rabel!

Bem, eu não sou judeu, mas posso te dizer que Yeshua é quem nos revela ADONAI, de uma forma que possamos compreender quem é ADONAI.

Yeshua é o Representante Máximo de ADONAI a nós, mas Moisés, os Anjos e os juízes em Israel também foram representantes de ADONAI, eles foram escolhidos para representarem o Eterno diante dos homens, para legislarem em nome Dele, para transmitirem a vontade do Eterno ao povo = PRINCÍPIO DA REPRESENTATIVIDADE.
AndFal
AndFal
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 13

Cidade Cidade : Muriaé

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 20/02/2014

Religião Religião :
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. Empty Re: 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.

Mensagem por Soares.Mat Sex Fev 21, 2014 9:23 pm

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. 3708 AndFal

Obrigado por colocar essas questões, acredito que nos fará refletir acerca do único e verdadeiro Deus.

por enquanto, só uma pergunta: Princípio da Representatividade se confunde com Manifestação (da vontade)?

A teoria da Trindade pode ser entendida de diversas maneiras, mas dificilmente negada. Sendo sucinto, a maneira que eu entendo é esta:

O FILHO: Exata imagem (como vc queira, 'representação') da VONTADE do Pai.

PAI: é a figura que ensina o filho, aquele que age desde sempre, na presença do Filho.

ESPÍRITO SANTO: é a VONTADE do Pai em nós, pela manifestação do filho.

Nesse sentido, é possível responder muitas questões. Outras porém, deve ser levado em consideração que o Filho veio fazer a vontade do Pai em NÓS, portanto, tudo o que o Filho fez foi a partir do viés humano, inclusive orar ao Pai.

Eu não consigo compreender a bíblia, somente tentando definir quem é o Pai, quem é o Filho, quem é o Espírito, mas sim na relação e na função de cada um deles. Algumas questões foram feitas com a proposição 'co-iguais'. Não é bem esta a afirmação da referida Teoria, visto que são UM, no propósito do Criador para a Criatura, do Deus Pai para o Homem (filho).
Soares.Mat
Soares.Mat
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 4

Idade Idade : 28

Cidade Cidade : Paranaguá

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/01/2014

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. Empty Re: 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.

Mensagem por AndFal Sex Fev 21, 2014 11:59 pm

Shabat 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. 3708 Soares!

Soares escreveu:Obrigado por colocar essas questões, acredito que nos fará refletir acerca do único e verdadeiro Deus.

por enquanto, só uma pergunta: Princípio da Representatividade se confunde com Manifestação (da vontade)?

Veja bem, não pode se confundir, porque a pessoa que representa alguém não pode deixar de manifestar a sua vontade, desde que ela não exceda e nem contrarie a vontade de quem ela representa.
O dogma da trindade pode ser muito bem desfeito dessa forma: só existem 2 pessoas, o Pai e o Filho...o Espírito não é uma pessoa, é a emanação de D'us, é a manifestação Dele, jamais uma pessoa da trindade.

A "teoria" da trindade pode ser negada porque ela surgiu no 4º século d.C., e ainda acrescentaram palavras nas traduções das Escrituras para poder sustentá-la:

"Porque três são os que testificam [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.
E três são os que testificam na] terra: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam num."
Em 1ª João 5:7,8, esta parte em negrito não aparece nos originais.

Na NTLH, diz assim:

"Há três testemunhas: o Espírito, a água e o sangue; e esses três estão de pleno acordo."


Também em Mateus 28:19: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em [nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;]"


ENCICLOPEDIA BRITÂNICA, 11a Edição, Vol.3  Pg 365-366, "A fórmula batismal foi mudada do nome de Yeshua o Messias para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século. "  Volume 3 pag.82  "Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em Nome de Yeshua o Messias."
 
ENCICLOPEDIA DA RELIGIÃO - CANNEY, pg 53 -- "A religião primitiva sempre batizava em Nome do Senhor Yeshua até o desenvolvimento de doutrina da trindade no 2° Século."
 
ENCICLOPÉDIA CATÓLICA DE 1913, Vol. 2, pg 365, “Aqui o Católico reconhece que o batismo foi mudado pela Igreja Católica”.
 
ENCICLOPÉDIA DA RELIGIÃO - HASTINGS, Vol. 2 pg 377-378-389. "O batismo cristão era administrado usando o nome de Yeshua. O uso da fórmula trinitariana de nenhuma forma foi sugerida pela história da igreja primitiva; o batismo foi sempre em NOME do Senhor Yeshua até o tempo do mártir Justino quando a fórmula da trindade foi usada”. Na página Hastings comentando Atos 3:28, diz: "NOME é o antigo sinônimo de pessoa. Pagamento foi sempre feito em nome de alguma pessoa, referindo-se a propriedade. Portanto alguém batizado em nome de Yeshua torna-se sua propriedade pessoal”.  Nova Enciclopédia Internacional, Vol. 22 pg 477,   "O termo ‘trindade’ se originou com Tertuliano, padre da Igreja Católica Romana”.
 
Os batismos relatados no livro de Atos, TODOS foram em Nome de Yeshua.
 
 
AndFal
AndFal
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 13

Cidade Cidade : Muriaé

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 20/02/2014

Religião Religião :
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. Empty Re: 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.

Mensagem por Soares.Mat Qui Fev 27, 2014 4:33 pm

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. 3708 AndFal

Muito bem, pode-se dizer que a Teoria da Trindade já é errada desde a sua origem, uma vez que muda o texto bíblico para sustentar sua tese. Porém, em análise ao contexto bíblico, faz sentido, pois demonstra 3 manifestações de Deus, dentre as diversas. A principal contradição se dá pela má definição da palavra “PESSOA”: Pessoa [size=17.33] [/size]Ser

O Espírito Santo, o Pai e o Filho são pessoas emanadas de Deus. No Capítulo 5 de 1º Joao, mesmo que haja alteração no texto, é importante buscar o contexto, fazendo um dialogo coerente, observe: Primeiro leve em consideração que um ‘Pai’ só existe, porque existe um ‘Filho’. O Espírito Santo, da mesma forma, só existe, porque existe um Espírito Malígno (satanás, opositor).

Considere, também que Deus é a perfeição do Espírito, representado no Pai e no Filho. Este viu todas as obras do Pai, portanto, conheceu a vontade do Pai. Por isso manifestou-se e nos mostrou a vontade do Pai.

Atente para isto: Se eu digo que o Filho não é Deus, também digo que o Pai não é Deus.

“Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.” Mateus 12:50

Meu argumento é:  assim como o Pai só existe por causa do Filho, o Céu só existe porque existe a Terra. Entenda Céu e Terra como pensamentos, ou seja, pensamentos do Pai maior do que o do Filho. (Isaias 55:9) Logo, o Pai é maior do que o Filho.


Voltando ao texto de Joao, a palavra nascido significa, no contexto bíblico geral, adepto a uma ideia ou crença. Vejamos:

“Todo aquele que crê que Yeshua é o o Messias, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Yeshua é o Filho de Deus?
Este é aquele que veio por água[purificação] e sangue[remissão], isto é, Yeshua o Messias; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.”
1 João 5:1-6

‘não só por água, mas por água e por sangue.’ Fica subentendido que Deus, antes, já se manifestou somente para a purificação, somente por água. Portanto, eu faço analogia a outro texto bíblico que se encontra no primeiro capítulo de Hebreus:

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, Hebreus 1:1

Mas dessa vez para a purificação e remissão dos pecados, ou seja, por água e por sangue.

Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.
Se recebemos o testemunho dos homens[antigamente pelos profetas], o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.
Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.
E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.
E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.

Este testemunho, hoje, se encontra dentro de nós através do Espírito Santo, quando pedimos e dele recebemos. Porque a partir do conhecimento do seu Filho conhecemos a sua vontade.

Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.
Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Yeshua o Messias. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
1 João 5:7-20


Acerca do Espírito Santo, com base na questão 38, da a entender que este é visível, mas as escrituras negam diversas vezes, e a teoria em questão não afirma isso(João 3:8). Este Espírito se revela no comportamento. Vejamos 1 Coríntios 2:9-12

Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.

Sem forçar um entendimento tendencioso, mas neste texto fica claro. Recebemos o Espírito de Deus, pelo próprio Deus, através de seu Filho, para que sejamos, também, Filhos. Porque “Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.


Não querendo defender teoria A ou B, mas quem nega a teoria da Trindade tem, geralmente, a intenção de dizer que Deus tem um Filho, de uma classe inferior (semi-deus), e esquece o que é principal, a revelação da sua vontade para com o Homem, a relação de Pai e Filho, ou seja, aperfeiçoamento do caráter que se dá em espírito, para que sejamos igual a Yeshua, o Filho obediente que, assim como um Homem, viveu, aprendeu, cresceu ‘em graça e conhecimento’, mesmo sendo na condição de Deus, não usurpou ser, antes serviu.

Por fim, requisito para salvação é crer que Yeshua é o o Messias, por mais que teorias levem ao conhecimento e, consequentemente, a salvação, Deus avalia, antes de tudo, a intenção do coração. Por isso a teoria da trindade não é e não pode ser relevante para os que são meninos na fé.
Soares.Mat
Soares.Mat
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 4

Idade Idade : 28

Cidade Cidade : Paranaguá

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/01/2014

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. Empty Re: 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.

Mensagem por AndFal Dom Mar 09, 2014 3:57 pm

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. 3708 Soares!

Aqui estão os links do fórum que tratam do dogma romano da trindade:

http://www.torahweb.net/t1553-divindade-de-yeshua-e-um-dogma-pagao

http://www.torahweb.net/t377-a-composicao-de-d-us

http://www.torahweb.net/t1643-trindade

http://www.torahweb.net/t1567-yeshua-tem-um-pai-e-tem-um-dus

http://www.torahweb.net/t472-yeshua-e-um-d-us-ou-d-us

http://www.torahweb.net/t945-yeshua-um-ser-criado

http://www.torahweb.net/t968-invencao-trinitariana

http://www.torahweb.net/t924-evidencias-que-a-trindade-e-provinda-das-nacoes-pagas

Bom proveito!
AndFal
AndFal
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 13

Cidade Cidade : Muriaé

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 20/02/2014

Religião Religião :
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. Empty A fé como ponto de partida

Mensagem por Soares.Mat Ter Mar 11, 2014 9:19 pm

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. 3708 Andfal

Esses tópicos não responderam nada, pois os argumentos não englobam um aspecto bíblico geral. Mas sim, fizeram trocadilhos de versículos com diversas interpretações que dizem, alguns, serem distorcidas por Roma. Dentre estes tópicos, o da “unidade composta” é só mais um rótulo flexível para afirmar a teoria da Trindade, hierarquizando 3 pessoas distintas.

Pois bem, VOU TENTAR (me corrija se for incoerente) argumentar se utilizando de um aspecto mais geral, tomando como ponto de partida 1 Coríntios 13:13.


1 Corintios 13:13 escreveu: Agora, pois, permanecem a , a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Destes três elementos, o que interessa, aqui, é a fé. Definindo fé pela própria bíblia: Hebreus capítulo 11
Hebreus capítulo 11 escreveu: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Motivo pelo qual o Pai está nos céus, não o vemos, Yeshua não o via, mas alcançou testemunho pela fé, crendo na profecia que lhe era dada.
Hebreus 11 6 escreveu:6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Essa afirmação traz um grau de abstratividade imenso. Yeshua veio mostrar como agradar a Deus, logo, se ele se usurpasse ser igual a Deus, não conseguiria isso, por isso o próprio Deus fez-se carne na condição de filho ‘que faz a vontade do Pai’. Pois o simples fato de o Pai estar no céu e o Filho na terra é o produto da fé, pelo qual alcançaremos testemunho da salvação.

A questão da unidade composta atropela muita coisa que deve ser considerada.O argumento utilizado é que o Pai e o Filho são UM, e da mesma forma nós temos que ser UM. A contradição se da porque nós, sendo pessoas distintas, somo UM, reputando o mesmo sentido ao Pai e ao Filho que, nessa concepção, tornam-se Seres distintos.

A tese é a de que Pai e Filho são condições, assim como Elohim. Porém há um só Deus manifestado nessas condições. Mas porque a fé? Este é o esforço que nos torna dignos de alcançar o Reino dos Céus


Matheus 11:12 escreveu:Desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus é tomado à força, e os que se esforçam, são os que o conquistam. 

No Evangelho de Matheus, no capítulo 17 em diante, Yeshua fala de diversas parábolas sobre o Reino dos céus e, em todas elas, inclui esforço (fé) para ser alcançado.
Soares.Mat
Soares.Mat
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 4

Idade Idade : 28

Cidade Cidade : Paranaguá

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/01/2014

Religião Religião :
  • Evangélico


Ir para o topo Ir para baixo

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. Empty Re: 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.

Mensagem por AndFal Sáb Mar 15, 2014 4:20 pm

Shabat 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. 3708 Soares!

Bem, com certeza você está sendo mais do que incoerente, pois usa de argumentos filosóficos sem qualquer tipo de fundamentação contextual, dentro de uma interpretação coerente com as Escrituras.

Doutrina não se baseia em conjectura filosófica...

Os textos que você apresentou não apoiam em nada um suposto unicismo, ou trindade, ou qualquer coisa que você interprete como algo que negue a distinção e a hierarquia entre o Pai e o Filho nas Escrituras.

Independente se você crê em trindade ou não, seus argumentos distorcem a Revelação das Escrituras sobre o Messias, espiritualizando-as exageradamente, típico dos velhos argumentos da alegorização, dando margem à diversas teses e teorias, de acordo com a imaginação dos estudiosos, na imprudente investida de criarem novas interpretações.

Há provas que Roma fez mudanças nos textos para apoiar a trindade...e contra fatos, não há argumentos, principalmente os que são atestados pela história, como o Concílio de Nicéia, quando a trindade foi criada como doutrina fundamental do cristianismo.

Se você neglicencia tais fatos, como entender seus argumentos?
Se por acaso você nega a influência romana no protestantismo, algo mais do que provado pela história, como fundamentar suas ideias?
Se você não acredita que as Escrituras, em suas traduções, tiveram influência de Roma, como os fatos aprovam, onde você quer chegar usando tais argumentos?

Amigo, até mesmo os católicos já estão admitindo alguns dos erros doutrinários cometidos pelo catolicismo, incluindo a doutrina da trindade.

Te aconselho a retornar ao contexto original e geral das Escrituras, devidamente traduzidas, e abandone as teorias dos dogmas que prejudicam um real entendimento da Revelação de D'us a nós.
AndFal
AndFal
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 13

Cidade Cidade : Muriaé

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 20/02/2014

Religião Religião :
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade. Empty Re: 39 Questões aos que creem no Dogma da Trindade.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos