Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Estudo semanal EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Estudo semanal EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Estudo semanal EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Estudo semanal EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Estudo semanal EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Estudo semanal EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Estudo semanal EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Estudo semanal EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Estudo semanal EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Estudo semanal EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Estudo semanal

Ir para baixo

Estudo semanal Empty Estudo semanal

Mensagem por judabenhai Sex Jan 13, 2012 3:31 pm

ESTUDO SEMANAL (PARASHÁ) – SHEMOT (EXODO)- Ex 1.1-6.1 – Is 27.6 – 28 – At.7.17-28 Salmos – 99

Iniciamos este Shabat o estudo do segundo livro da Torah, Êxodo (Shemot) – e gostariamos de considerar junto com este estudo um tema que comentamos faz pouco tempo, a presença do Espirito Santo, Ruach a Kodesh, no nosso interior espiritual.
Já no inicio do estudo (1.8) nos deparamos com o versículo que na prática vai servir de introdução a todo o processo da saída do Egito - surge um faraó que não conheceu a José, ou seja, tudo o que tinha acontecido entre o faraó anterior e José, e por conseguinte para com os israelitas, não tinha importancia, era um passado inconsequente...
Ou seja, podemos já tirar uma conclusão importante – nosso futuro vai depender muitas vezes não apenas do nosso passado, mas também do jeito que esse passado é visto e analisado, por outras pessoas e não sòmente por nós mesmos. A profundidade das mudanças que podem acontecer nas nossas vidas depende também da profundidade das nossas raízes, da nossa identificação com o nosso passado.
Os israelitas, se não tivessem uma Fé que os unía, uma historia que os unificava através de seus antepasados comuns, os Patriarcas, seriam uma mais das tantas tribos que foram escravizadas pelos egipcios ao longo da historia, muitas das quais desapareceram sem deixar marca alguma.
No momento que uma mudança repentina afeta as nossas vidas, a primeira sensação é de perigo, de insegurança – ninguém gosta de um acontecimento que não estava previsto ou planejado, e menos ainda se é negativo, se essa mudança é para pior e não para melhor. Seja um grupo de pessoas, seja um individuo isolado – a reação é geralmente a mesma, procurar ajuda, material através de outras pessoas, amigos, ou líderes, ou espiritual, através da oração, tentando se dirigir a Ha Shem.
Familiares ou amigos podem servir de apoio e ajudar, até um certo limíte, o apelo à ajuda de líderes pode ser a lideres politicos, ou a lideres espirituais, e sem dúvida existem muitos fatores a ser analisados para tentar resolver essas situações. No caso do povo de Israel, quando surge o lider – Moisés – ele deve enfrentar a situação, muito difícil, de um povo inteiro que repentinamente passa da liberdade à escravidão. Mesmo com a orientação e a ajuda de Ha Shem, Moisés, e com razão, têm medo e tenta no inicio fugir dessa responsabilidade...
Na nossa vida diária, poucas vezes, por sorte, devemos enfrentar situações tão complicadas que atingem a todo o povo ou a toda a nação. Surgem, sim, complicações inesperadas na nossa vida pessoal, na familia, na comunidade.
Tentando resolver esses problemas, muitas vezes chegamos aos líderes da comunidade com pedidos de ajuda, às vezes material, às vezes espiritual, geralmente um pouco das duas...
A parte material – depende muito da organização da comunidade e dos elementos sociais que essa comunidade soube construir e fortalecer como instrumentos de ajuda mútua.
A parte espiritual - depende da preparação e da capacidade do lider ou dos lideres dessa comunidade para encaminhar a essa pessoa ou a essa familia a uma comunhão mais profunda com a Palavra do Reino.
A Biblia nos diz, muitas vezes, e claramente, que a ajuda virá de Ha Shem, e também nos diz que Ele habitará entre nós, no nosso interior estará o Seu Espirito, e nEle encontraremos apoio e forças para sobrepassar momentos difíceis. Acreditamos que uma das perguntas mais importantes é que devemos fazer para que realmente possamos achar no nosso interior essas forças espirituais que tanto precisamos nos momentos de angústia e de temor. Mesmo se as soluções materiais vão surgindo, se os problemas vão se solucionando, muitas vezes essa angustia e esse temor ainda nos acompanham, um peso difícil de suportar...
A função do lider espiritual neste caso é de orientar a que cada um daqueles que precisa de ajuda para seja capaz de preparar o seu interior espiritual para receber a Palavra do Reino. Porém, que significa realmente preparar o nosso interior espiritual ?
Se você quer convidar a um amigo seu que é muito querido, e deseja que ele venha morar na sua casa, obviamente não vai levar ele para morar no porão da casa ou num quartinho no fundo do quintal... A idéia é preparar um quarto agradável, pintado e decorado, muito caprichado, janela a um jardim, em resumo um lugar onde esse amigo vai se sentir bem, um lugar onde vocês possam compartilhar momentos agradáveis.
Assim mesmo é como devemos preparar o nosso interior espiritual se desejamos que nele possa se encontrar o Espirito de Ha Shem, se queremos ter a certeza de que a Sua Mão vai estar conosco nos momentos difíceis. Preparar esse lugar especial leva tempo, muito tempo mesmo, e como toda residência exige uma manutenção constante – falamos de um processo longo, muitas vezes difícil, mas que com certeza compensa e fortalece nos momento de dificuldades, momentos que todos nós devemos enfrentar na nossa vida. Preparar um lugar para Ha Shem não é coisa de um dia nem de um momento.
Quantas vezes nos vemos pessoas indiferentes, afastadas da comunidade, pessoas que muitas vezem não acreditam no Poder da Ruach Ha Kodesh – e essas pessoas, no momento de dor ou de dificuldades aparecem de repente, pedindo ajuda aos gritos ao pastor ou ao rabino, clamando a Ha Shem, ou se queixando amargamente porque Ele não escuta as suas súplicas...Quem nunca se preocupou em preparar o seu interior devidamente, como pode exigir que Ele ali seja encontrado...Ninguém pode construir esse lugar de um dia para outro...
O processo de liberação da escravidão, como claramente nos mostra o livro de Êxodo, é um processo longo, difícil e complicado – assim também, e parte desse processo, é a construção no nosso interior espiritual de um lugar especial para Ha Shem, lugar onde podemos com Ele estar em comunhão, com Ele compartilhando nossos momentos de alegria – e nEle achando apoio nos momentos difíceis...
juda ben haim, moreh
Arad, Israel, 13 de janeiro 2012
י"ח טבת תשע"ב

Estudo semanal 104605

judabenhai
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 8

Cidade Cidade : Arad

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 08/12/2011

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.shaareytikvah.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estudo semanal Empty Re: Estudo semanal

Mensagem por Convidad Sex Jan 13, 2012 4:16 pm

Estudo semanal 3708 irmão Judabenhai!

Neste link http://www.torahweb.net/t1290-o-culto-das-emocoes-e-o-culto-racional, tratamos da questão sobre "ser uma morada para YHWH".

Leia e dê sua opinião!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos