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Dúvida
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Dúvida
Gostaria de saber o que o batismo nas águas simboliza?
marilia- Membro
- Mensagens : 1
Cidade : são paulo
País :
Inscrição : 02/11/2011
Re: Dúvida
para todos!
Irmã Marília, muito oportuna a sua questão:
Temos visto muitos argumentos sobre a "Tevilah" (batismo) nas águas.
Vamos analisar alguns aspectos desta importante doutrina:
Para que serve a tevilah (batismo)?
Lavagem dos pecados:
"Agora por que te demoras? Levanta-te, imergi-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome." (Atos 22:16 = texto no original);
Remissão ou perdão dos pecados:
"assim apareceu Yochanan, o Imersor, no deserto, pregando o mikveh de arrependimento para remissão dos pecados" (Marcos 1:14);
"Kefa então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja imergido em nome de Yeshua para remissão de seus pecados; a fim de receber o dom da Ruach HaKodesh." (Atos 2:38).
Simboliza morte, sepultamento e ressurreição:
"Ou, por acaso, ignorais que todos quantos fomos imergidos no Mashiach Yeshua fomos imergidos na Sua morte?
Fomos, pois, sepultados com Ele pela Tevilah na morte, para que, como o Mashiach foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se temos sido unidos a Ele na semelhança da Sua morte, certamente também o seremos na semelhança da Sua Ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi executado com Ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de
não servirmos mais ao pecado.
Pois quem está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com o Mashiach, cremos que também com ele viveremos,..." (Romanos 6:3-8).
"Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com o Mashiach, buscai as coisas que são de cima, onde o Mashiach está sentado à destra de Elohim. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com o Mashiach em Elohim." (Colossenses 3:1-3).
Integração na Família de YHWH e no Corpo de Messias, a Kehilah (Congregação):
"De modo que foram imergidos os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;" (Atos 2:41);
"louvando a Elohim, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia nosso Senhor acrescentava àqueles que viviam em meio à Kehilah." (Atos 2:47);
"Porque todos quantos fostes imergidos no Mashiach vos revestistes do Mashiach.
Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um no Mashiach Yeshua.
E, se sois do Mashiach, então sois descendência de Avraham, e herdeiros conforme a promessa." (Gálatas 3:27-29).
Para muitos, basta serem batizados.
Outros há que minimizam o valor do ato ou nem o julgam necessário.
Desde que se creia em Yeshua, a pessoa já está salva, dizem.
A Tevilah (batismo) é apenas um complemento religioso para um testemunho público de fé e nada mais. Seria isto mesmo?
De modo algum. Veja que tanto João Batista, bem como Yeshua e Seus apóstolos enfatizaram a necessidade da Tevilah (batismo).
E note também que este era feito urgente, logo após a conversão ou assim que Yeshua era reconhecido por nossos irmãos israelitas.
É obvio que o converso deve ter um conhecimento mínimo da Palavra de YHWH, que lhe permita discernir o que é pecado, sem o que não há como haver o arrependimento, mas não é por isto que ele deva entrar numa fila ou esperar uma data festiva, para se livrar de seus pecados!
Que o Eterno te ilumine, no Messias!
Irmã Marília, muito oportuna a sua questão:
Temos visto muitos argumentos sobre a "Tevilah" (batismo) nas águas.
Vamos analisar alguns aspectos desta importante doutrina:
Para que serve a tevilah (batismo)?
Lavagem dos pecados:
"Agora por que te demoras? Levanta-te, imergi-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome." (Atos 22:16 = texto no original);
Remissão ou perdão dos pecados:
"assim apareceu Yochanan, o Imersor, no deserto, pregando o mikveh de arrependimento para remissão dos pecados" (Marcos 1:14);
"Kefa então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja imergido em nome de Yeshua para remissão de seus pecados; a fim de receber o dom da Ruach HaKodesh." (Atos 2:38).
Simboliza morte, sepultamento e ressurreição:
"Ou, por acaso, ignorais que todos quantos fomos imergidos no Mashiach Yeshua fomos imergidos na Sua morte?
Fomos, pois, sepultados com Ele pela Tevilah na morte, para que, como o Mashiach foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se temos sido unidos a Ele na semelhança da Sua morte, certamente também o seremos na semelhança da Sua Ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi executado com Ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de
não servirmos mais ao pecado.
Pois quem está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com o Mashiach, cremos que também com ele viveremos,..." (Romanos 6:3-8).
"Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com o Mashiach, buscai as coisas que são de cima, onde o Mashiach está sentado à destra de Elohim. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com o Mashiach em Elohim." (Colossenses 3:1-3).
Integração na Família de YHWH e no Corpo de Messias, a Kehilah (Congregação):
"De modo que foram imergidos os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;" (Atos 2:41);
"louvando a Elohim, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia nosso Senhor acrescentava àqueles que viviam em meio à Kehilah." (Atos 2:47);
"Porque todos quantos fostes imergidos no Mashiach vos revestistes do Mashiach.
Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um no Mashiach Yeshua.
E, se sois do Mashiach, então sois descendência de Avraham, e herdeiros conforme a promessa." (Gálatas 3:27-29).
Para muitos, basta serem batizados.
Outros há que minimizam o valor do ato ou nem o julgam necessário.
Desde que se creia em Yeshua, a pessoa já está salva, dizem.
A Tevilah (batismo) é apenas um complemento religioso para um testemunho público de fé e nada mais. Seria isto mesmo?
De modo algum. Veja que tanto João Batista, bem como Yeshua e Seus apóstolos enfatizaram a necessidade da Tevilah (batismo).
E note também que este era feito urgente, logo após a conversão ou assim que Yeshua era reconhecido por nossos irmãos israelitas.
É obvio que o converso deve ter um conhecimento mínimo da Palavra de YHWH, que lhe permita discernir o que é pecado, sem o que não há como haver o arrependimento, mas não é por isto que ele deva entrar numa fila ou esperar uma data festiva, para se livrar de seus pecados!
Que o Eterno te ilumine, no Messias!
Convidad- Convidado
Re: Dúvida
Marilia muita paz
Moises batizou Arão o tornando sacerdote
e Yeshua foi batizado por João batista
embora não fosse preciso pois o batismo era o do arrependimento
Yeshua disse deixa por agora por causa da lei
quando Yeshua estava no templo fazendo seu trabalho sacerdotal
os sacerdotes lhe perguntaram com que autoridade ele(Yeshua), fazia aquele serviço
então Yeshua perguntou se eles não criam no batismo de João
Yeshua perguntou se o batismo de João era de D'us ou dos homens
e eles não souberam responder
mas te respondo
o batismo de João é de D'us
e todo aquele que Nele crer e for batizado será salvo
Moises batizou Arão o tornando sacerdote
e Yeshua foi batizado por João batista
embora não fosse preciso pois o batismo era o do arrependimento
Yeshua disse deixa por agora por causa da lei
quando Yeshua estava no templo fazendo seu trabalho sacerdotal
os sacerdotes lhe perguntaram com que autoridade ele(Yeshua), fazia aquele serviço
então Yeshua perguntou se eles não criam no batismo de João
Yeshua perguntou se o batismo de João era de D'us ou dos homens
e eles não souberam responder
mas te respondo
o batismo de João é de D'us
e todo aquele que Nele crer e for batizado será salvo
Leite de Oliveira- Membro
- Mensagens : 1457
Idade : 59
Cidade : Natal RN
País :
Inscrição : 01/09/2009
Re: Dúvida
para todos!
Em “O Grande Catecismo XIII” de Martinho Lutero está escrito “ademais é o mais solene e estritamente ordenado que devemos ser batizados, ou não podemos ser salvos”.
Porém, um irmão chamado Larry Wilson, da Igreja Presbiteriana Ortodoxa afirmou: “O batismo não garante a salvação, assim como a circuncisão não garantia e não garante”.
Agora pergunto: a prática do batismo, por causa do seu mau uso para a salvação foi extinto? Perdeu o seu valor? Claro que não!
Outra coisa, grande parte da doutrina cristã oriunda de Roma (católica/evangélica), infelizmente interpreta os textos bíblicos a seu bel prazer, sem fundamento, sem conhecimento dos originais, sem o contexto original judaico (porque a Bíblia é um livro judaico, o YHWH da Bíblia se fez conhecer pelo YHWH de Israel).
Por isso, existem inúmeras doutrinas sobre os mais diversos assuntos descritos na Palavra, e com o batismo = Tevilah, não é diferente.
Em “O Grande Catecismo XIII” de Martinho Lutero está escrito “ademais é o mais solene e estritamente ordenado que devemos ser batizados, ou não podemos ser salvos”.
Porém, um irmão chamado Larry Wilson, da Igreja Presbiteriana Ortodoxa afirmou: “O batismo não garante a salvação, assim como a circuncisão não garantia e não garante”.
Agora pergunto: a prática do batismo, por causa do seu mau uso para a salvação foi extinto? Perdeu o seu valor? Claro que não!
Outra coisa, grande parte da doutrina cristã oriunda de Roma (católica/evangélica), infelizmente interpreta os textos bíblicos a seu bel prazer, sem fundamento, sem conhecimento dos originais, sem o contexto original judaico (porque a Bíblia é um livro judaico, o YHWH da Bíblia se fez conhecer pelo YHWH de Israel).
Por isso, existem inúmeras doutrinas sobre os mais diversos assuntos descritos na Palavra, e com o batismo = Tevilah, não é diferente.
Convidad- Convidado
Re: Dúvida
para todos!
Mutio bem Jefté:
Primeiramente, eu não escrevi que alguém precisa se batizar nas águas para ser salvo;
Segundo, como a maioria da doutrina cristã (católica/evangélica) não é capaz de ensinar a seus adeptos o verdadeiro signficado da Tevilah, fica difícil para alguém compreender o motivo da realização da mesma por João Batista.
Não entendo a forma como você interpretou o que escrevi: tratei da importância da Tevilah para quem se arrepende, não mencionei nada sobre uma suposta obrigação do batismo para a salvação, ou que alguém é salvo depois que se batiza.
A Tevilah é uma atitude necessária para uma proclamação, diante de uma ou mais testemunhas, na qual a pessoa anuncia o "sepultamento" do "velho homem" e o "nascimento" do "novo homem" no Messias de Israel.
A Tevilah, preste atenção desta vez, não é uma obrigação, nem uma atitude para ser salvo, porém é um preceito ordenado pelo próprio Messias aos Seus seguidores: "E, aproximando-se Yeshua, falou-lhes, dizendo: Assim como meu Pai me enviou eu também vos envio. Foi-me dada toda a semichá no céu e na terra.
Portanto ide, fazei talmidim em todas as nações, imergindo-os em Meu Nome."
(Mateus 28:18,19).
Boa parte da doutrina cristã (católica/evangélica), "modernizou" a maneria de se servir a YHWH: hoje muitas coisas que a maioria dos irmãos no Messias praticavam antigamente, foram descartadas, desprezadas e substituídas por práticas antibíblicas, muitas delas de origem pagã.
Um dos motivos: a Igreja perdeu sua identidade, suas características, sua postura, sua realidade espiritual, sua sã doutrina, sua herança, suas promessas, enfim, a maior parte de todas as coisas que o Eterno, Pai do Nosso Senhor e Salvador Yeshua Ha Machiah desejou que esta Igreja alcançasse, cumprindo os reais propósitos Dele aqui na Terra, quase tudo foi lançado fora.
Quando esta religião chamada de "cristianismo" foi criada, teve como base a exclusão de tudo aquilo que pertence a um povo no qual o Messias é o Caminho que nos aproxima, na condição de gentios, não somente de YHWH, mas também deste povo a quem foram estabelecidas a identidade, as características, a postura, a realidade espiritual, a sã doutrina, a herança, as promessas, não por rabinos, nem por mestres, nem por dogmas ou doutrinas humanas, nem pela Reforma, nem pelos concílios romanos, mas pelo próprio YHWH - este povo é Israel.
Sobre o Evangelho, a maior parte da doutrina cristã (católica/evangélica) conhece e ensina sobre as Boas Novas = Evangelho, da forma que Roma estabeleceu.
O Evangelho já havia surgido como uma promessa no Tanach (Antigo Testamento):
Isaías 40:9: "Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso YHWH."
Isaías 41:27: "Eu Sou o que primeiro direi a Sião: Eis que ali estão; e a Jerusalém darei um anunciador de boas-novas."
Isaías 52:7: "Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O Teu YHWH reina!"
Isaías 61:1: "O Espírito de ADONAI YHWH está sobre mim, porque ADONAI me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;"
As Boas Novas = Evangelho = pertence ao Reino de YHWH: Yeshua disse em Lucas 4:43: "Ele, porém, lhes disse: É necessário que também às outras cidades eu anuncie as Boas Novas do Reino de Elohim; porque para isso é que fui enviado."
Se as Igrejas de hoje pregam um "evangelho" baseado nos ensinos de Roma (trindade, natal, domingo, predestinação fatalista, teologia da substituição, morar no céu, etc.) este não é o Evangelho do Reino de YHWH.
Mutio bem Jefté:
Primeiramente, eu não escrevi que alguém precisa se batizar nas águas para ser salvo;
Segundo, como a maioria da doutrina cristã (católica/evangélica) não é capaz de ensinar a seus adeptos o verdadeiro signficado da Tevilah, fica difícil para alguém compreender o motivo da realização da mesma por João Batista.
Não entendo a forma como você interpretou o que escrevi: tratei da importância da Tevilah para quem se arrepende, não mencionei nada sobre uma suposta obrigação do batismo para a salvação, ou que alguém é salvo depois que se batiza.
A Tevilah é uma atitude necessária para uma proclamação, diante de uma ou mais testemunhas, na qual a pessoa anuncia o "sepultamento" do "velho homem" e o "nascimento" do "novo homem" no Messias de Israel.
A Tevilah, preste atenção desta vez, não é uma obrigação, nem uma atitude para ser salvo, porém é um preceito ordenado pelo próprio Messias aos Seus seguidores: "E, aproximando-se Yeshua, falou-lhes, dizendo: Assim como meu Pai me enviou eu também vos envio. Foi-me dada toda a semichá no céu e na terra.
Portanto ide, fazei talmidim em todas as nações, imergindo-os em Meu Nome."
(Mateus 28:18,19).
Boa parte da doutrina cristã (católica/evangélica), "modernizou" a maneria de se servir a YHWH: hoje muitas coisas que a maioria dos irmãos no Messias praticavam antigamente, foram descartadas, desprezadas e substituídas por práticas antibíblicas, muitas delas de origem pagã.
Um dos motivos: a Igreja perdeu sua identidade, suas características, sua postura, sua realidade espiritual, sua sã doutrina, sua herança, suas promessas, enfim, a maior parte de todas as coisas que o Eterno, Pai do Nosso Senhor e Salvador Yeshua Ha Machiah desejou que esta Igreja alcançasse, cumprindo os reais propósitos Dele aqui na Terra, quase tudo foi lançado fora.
Quando esta religião chamada de "cristianismo" foi criada, teve como base a exclusão de tudo aquilo que pertence a um povo no qual o Messias é o Caminho que nos aproxima, na condição de gentios, não somente de YHWH, mas também deste povo a quem foram estabelecidas a identidade, as características, a postura, a realidade espiritual, a sã doutrina, a herança, as promessas, não por rabinos, nem por mestres, nem por dogmas ou doutrinas humanas, nem pela Reforma, nem pelos concílios romanos, mas pelo próprio YHWH - este povo é Israel.
Sobre o Evangelho, a maior parte da doutrina cristã (católica/evangélica) conhece e ensina sobre as Boas Novas = Evangelho, da forma que Roma estabeleceu.
O Evangelho já havia surgido como uma promessa no Tanach (Antigo Testamento):
Isaías 40:9: "Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso YHWH."
Isaías 41:27: "Eu Sou o que primeiro direi a Sião: Eis que ali estão; e a Jerusalém darei um anunciador de boas-novas."
Isaías 52:7: "Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O Teu YHWH reina!"
Isaías 61:1: "O Espírito de ADONAI YHWH está sobre mim, porque ADONAI me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;"
As Boas Novas = Evangelho = pertence ao Reino de YHWH: Yeshua disse em Lucas 4:43: "Ele, porém, lhes disse: É necessário que também às outras cidades eu anuncie as Boas Novas do Reino de Elohim; porque para isso é que fui enviado."
Se as Igrejas de hoje pregam um "evangelho" baseado nos ensinos de Roma (trindade, natal, domingo, predestinação fatalista, teologia da substituição, morar no céu, etc.) este não é o Evangelho do Reino de YHWH.
Última edição por Randfal em Sex Nov 04, 2011 4:09 am, editado 2 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Dúvida
para todos!
Por que Yeshua foi batizado?
Yeshua não se arrependeu dos Seus pecados, porque Ele não teve pecado algum.
Ele não precisava ser imergido na Tevilah.
Então, por que Ele foi ser batizado por João?
O YHWH Criador foi um exemplo para nós, quando descansou ao Sétimo dia, depois dos seis dias da Criação.
Ele descansou no Shabat porque Ele estava cansado? Claro que não!
O Eterno descansou porque estava dando um exemplo para nós!
Da mesma forma, Yeshua, o Messias, deu um bom exemplo sendo batizado no Jordão.
Seria melhor seguir o exemplo Dele em submeter-se a mikvê (imersão) como o símbolo de uma "velha imagem" sendo sepultada, e depois erguidos como novas criaturas no Messias Yeshua.
Tevilah de arrependimento, praticada por João, o imersor (Batista), estava preparando o povo para a primeira vinda de Yeshua, como Bem Yossef, filho de José, aquele que veio para ser luz para as nações.
João, o imersor, na realidade estava conscientizando o povo da necessidade de se arrepender dos seus pecados e fazerem a "Teshuvah' (retorno ao Eterno).
A "Teshuvah", na realidade, significa largar o pecado e retornar ao Eterno, dar uma volta de 180º na sua vida, não somente arrepender-se do pecado, mas largá-lo, e a partir daí passar a fazer a coisa certa, não errar mais o alvo.
Yeshua deu o exemplo, mesmo não tendo pecado, e não precisando de arrependimento, Ele foi batizado por João Batista no Rio Jordão.
Por que Yeshua foi batizado?
Yeshua não se arrependeu dos Seus pecados, porque Ele não teve pecado algum.
Ele não precisava ser imergido na Tevilah.
Então, por que Ele foi ser batizado por João?
O YHWH Criador foi um exemplo para nós, quando descansou ao Sétimo dia, depois dos seis dias da Criação.
Ele descansou no Shabat porque Ele estava cansado? Claro que não!
O Eterno descansou porque estava dando um exemplo para nós!
Da mesma forma, Yeshua, o Messias, deu um bom exemplo sendo batizado no Jordão.
Seria melhor seguir o exemplo Dele em submeter-se a mikvê (imersão) como o símbolo de uma "velha imagem" sendo sepultada, e depois erguidos como novas criaturas no Messias Yeshua.
Tevilah de arrependimento, praticada por João, o imersor (Batista), estava preparando o povo para a primeira vinda de Yeshua, como Bem Yossef, filho de José, aquele que veio para ser luz para as nações.
João, o imersor, na realidade estava conscientizando o povo da necessidade de se arrepender dos seus pecados e fazerem a "Teshuvah' (retorno ao Eterno).
A "Teshuvah", na realidade, significa largar o pecado e retornar ao Eterno, dar uma volta de 180º na sua vida, não somente arrepender-se do pecado, mas largá-lo, e a partir daí passar a fazer a coisa certa, não errar mais o alvo.
Yeshua deu o exemplo, mesmo não tendo pecado, e não precisando de arrependimento, Ele foi batizado por João Batista no Rio Jordão.
Convidad- Convidado
Re: Dúvida
para todos!
Irmão Jefté:
Existem outros tópicos neste fórum referentes ao Shabat, se você quiser expressar a sua opinião sobre o assunto, sugiro que busque estes tópicos.
Porém, só de ler a sua opinião neste tópico, já percebi que a sua idéia sobre o Shabat é limitadíssima, sem profundidade bíblica/histórica e atrelada a Roma.
Outra coisa, você fez uma "misturada confusa" sobre a Tevilah, o Sacerdócio e o Sacrifício (difícil entender o que você fez = sem propósito, sem fundamento).
Procure aprender sobre o que é "lei farisaica" e o que é Lei de YHWH.
Neste fórum, há muitos tópicos interessantes que tratam deste assunto, então, talvez você aprenda melhor sobre esta questão.
Alguém pode ficar o mês inteiro neste tópico tentando explicar o motivo que levou o Messias a se batizar nas águas pelas mãos de João Batista.
Isto é irrelevante diante da Sua ordem em Mateus 28, e se Ele foi batizado e deixou esta ordem: "fazei discípulos, batizando-os em Meu Nome", então a Tevilah é importante no momento da conversão, ela não é indispensável, porém ela é importante.
Ah, outra coisa: o Sacerdócio Eterno do Messias iniciou-se após a sua Ressurreição, mesmo Ele tendo recebido do Pai a autoridade para perdoar pecados sendo o Justo Juiz.
Sem sangue, não pode haver Serviço Sacerdotal pelos pecados.
Trabalhar na Obra do Eterno no dia de Shabat é lícito, não existe nada na Torah que proíba alguém de trabalhar para YHWH no Shabat (era o que o Messias fazia no Shabat, comparando-se com o serviço do Sacerdote no Shabat).
Irmão Jefté:
Existem outros tópicos neste fórum referentes ao Shabat, se você quiser expressar a sua opinião sobre o assunto, sugiro que busque estes tópicos.
Porém, só de ler a sua opinião neste tópico, já percebi que a sua idéia sobre o Shabat é limitadíssima, sem profundidade bíblica/histórica e atrelada a Roma.
Outra coisa, você fez uma "misturada confusa" sobre a Tevilah, o Sacerdócio e o Sacrifício (difícil entender o que você fez = sem propósito, sem fundamento).
Procure aprender sobre o que é "lei farisaica" e o que é Lei de YHWH.
Neste fórum, há muitos tópicos interessantes que tratam deste assunto, então, talvez você aprenda melhor sobre esta questão.
Alguém pode ficar o mês inteiro neste tópico tentando explicar o motivo que levou o Messias a se batizar nas águas pelas mãos de João Batista.
Isto é irrelevante diante da Sua ordem em Mateus 28, e se Ele foi batizado e deixou esta ordem: "fazei discípulos, batizando-os em Meu Nome", então a Tevilah é importante no momento da conversão, ela não é indispensável, porém ela é importante.
Ah, outra coisa: o Sacerdócio Eterno do Messias iniciou-se após a sua Ressurreição, mesmo Ele tendo recebido do Pai a autoridade para perdoar pecados sendo o Justo Juiz.
Sem sangue, não pode haver Serviço Sacerdotal pelos pecados.
Trabalhar na Obra do Eterno no dia de Shabat é lícito, não existe nada na Torah que proíba alguém de trabalhar para YHWH no Shabat (era o que o Messias fazia no Shabat, comparando-se com o serviço do Sacerdote no Shabat).
Convidad- Convidado
Re: Dúvida
para todos!
Amado irmão Jefté:
Yeshua teve autoridade para perdoar pecados?
Sim, por causa da autoridade concedida pelo Pai.
De fato, YHWH fez Dele o ser mais poderoso do sistema espiritual e concedeu a Ele o direito de Juiz, daí o direito de perdoar pecados sendo o Justo Sacrifício e o Justo Juiz, conforme Marcos 2:5,10: "...Filho (paralítico de Cafarnaúm), perdoados estão os teus pecados. Ora, para que saibais que o Filho tem na terra poder para perdoar pacados...".
Aqui, entra Efésios 4:32 que diz: "...perdoando-vos uns aos outros, como também YHWH vos perdoou no Messias".
Por ocasião da morte do Messias no madeiro conforme Shaúl (Paulo) descreve: "...YHWH, que nos reconciliou consigo mesmo por meio do Messias e nos deu o ministério da reconciliação. Isto é, que YHWH estava no Messias reconciliando consigo o mundo...". (2 Coríntios 5:18,19).
Yeshua perdoou pecados, não porque Ele estava exercendo a função de Sumo Sacerdote Eterno, mas porque recebeu do Pai a autoridade de Juiz, para julgar segundo a vontade do Eterno.
Preste atenção: "Porque todo Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) é constituído para oferecer sacrifícios e ofertas.
É também necessário que este (Yeshua) tivesse alguma coisa a ser oferecida."
(Hebreus 8:3).
Por isso, Ele não exerceu antes de Seu Sacrifício, a função de Sumo Sacerdote:
"Assim também o Mashiach não glorificou a si mesmo para se fazer Cohen Gadol (Sumo Sacerdote), mas foi glorificado por Aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje Te gerei;" (Hebreus 5:5).
"Pelo que convinha que em tudo estivesse com seus irmãos, para se tornar um Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) amoroso e fiel nas coisas concernentes a Elohim, a fim de fazer expiação." (Hebreus 2:17).
"Apesar de ser Filho de Elohim, Ele aprendeu, por meio daquilo que sofreu, a operar o Seu serviço segundo a vontade de Elohim.
E, tendo sido aperfeiçoado em todos os aspectos pela perfeição, Ele se tornou a causa da vida do olam habá (o mundo que virá) sendo por Elohim chamado Cohen Gadol (Sumo Sacerdote), segundo a ordem de Malki Tsedek (Melquisedeque)."
(Hebreus 5:8-10).
Creio, assim como você, que Yeshua foi ordenado Sumo Sacerdote muito antes de Sua 1ª vinda, até porque o Sacerdócio terrestre e transitório, apontava para o Seu Sacerdócio Celestial e Eterno. Mas o fato Dele ter sido batizado, não denota nenhuma relação com o Seu Chamado Sacerdotal.
"Mas o Mashiach, tendo se tornado Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) das coisas boas que vêm do Tabernáculo que é maior e melhor em maturidade do que o primeiro, o qual não é feito por mãos, e não é desta criação, e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por Seu próprio Sangue, entrou uma vez por todas no Santo Lugar, tendo nos assegurado uma redenção eterna." (Hebreus 9:11,12).
Aqui Ele iniciou o Seu Ofício Sacerdotal Eterno.
Você escreveu: "E se Ele não era sacerdote no seu ministério (mesmo antes de Sua morte no Calvário) como Ele pôde salvar a Zaqueu? (Luc. 19)."
Veja bem, Yeshua não salvou Zaqueu naquele momento: "Hoje a salvação entrou nesta casa, porque este homem também é filho de Abraão."
Yeshua estava se referindo á atitude de fé de Zaqueu, isto é, se a salvação é pela fé no Messias, então Zaqueu teve uma atitude para a salvação = fé no Messias.
Mas isto não garantia a sua salvação no decorrer de sua vida, ele precisaria confirmar a sua fé no Messias até a morte, por meio de suas obras e seu testemunho = fidelidade.
No versículo 10, de Lucas 19, Yeshua explica o por que de Suas palavras: "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."
Yeshua buscou a Zaqueu para salvá-lo, isto é, dar-lhe a oportunidade de ser salvo, se de fato ele tivesse fé no Messias.
E Zaqueu demonstrou sua fé por atos, diante Daquele que podia dar-lhe a salvação, por isso a salvação de YHWH chegou em sua casa, em sua vida.
Amado irmão Jefté:
Yeshua teve autoridade para perdoar pecados?
Sim, por causa da autoridade concedida pelo Pai.
De fato, YHWH fez Dele o ser mais poderoso do sistema espiritual e concedeu a Ele o direito de Juiz, daí o direito de perdoar pecados sendo o Justo Sacrifício e o Justo Juiz, conforme Marcos 2:5,10: "...Filho (paralítico de Cafarnaúm), perdoados estão os teus pecados. Ora, para que saibais que o Filho tem na terra poder para perdoar pacados...".
Aqui, entra Efésios 4:32 que diz: "...perdoando-vos uns aos outros, como também YHWH vos perdoou no Messias".
Por ocasião da morte do Messias no madeiro conforme Shaúl (Paulo) descreve: "...YHWH, que nos reconciliou consigo mesmo por meio do Messias e nos deu o ministério da reconciliação. Isto é, que YHWH estava no Messias reconciliando consigo o mundo...". (2 Coríntios 5:18,19).
Yeshua perdoou pecados, não porque Ele estava exercendo a função de Sumo Sacerdote Eterno, mas porque recebeu do Pai a autoridade de Juiz, para julgar segundo a vontade do Eterno.
Preste atenção: "Porque todo Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) é constituído para oferecer sacrifícios e ofertas.
É também necessário que este (Yeshua) tivesse alguma coisa a ser oferecida."
(Hebreus 8:3).
Por isso, Ele não exerceu antes de Seu Sacrifício, a função de Sumo Sacerdote:
"Assim também o Mashiach não glorificou a si mesmo para se fazer Cohen Gadol (Sumo Sacerdote), mas foi glorificado por Aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje Te gerei;" (Hebreus 5:5).
"Pelo que convinha que em tudo estivesse com seus irmãos, para se tornar um Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) amoroso e fiel nas coisas concernentes a Elohim, a fim de fazer expiação." (Hebreus 2:17).
"Apesar de ser Filho de Elohim, Ele aprendeu, por meio daquilo que sofreu, a operar o Seu serviço segundo a vontade de Elohim.
E, tendo sido aperfeiçoado em todos os aspectos pela perfeição, Ele se tornou a causa da vida do olam habá (o mundo que virá) sendo por Elohim chamado Cohen Gadol (Sumo Sacerdote), segundo a ordem de Malki Tsedek (Melquisedeque)."
(Hebreus 5:8-10).
Creio, assim como você, que Yeshua foi ordenado Sumo Sacerdote muito antes de Sua 1ª vinda, até porque o Sacerdócio terrestre e transitório, apontava para o Seu Sacerdócio Celestial e Eterno. Mas o fato Dele ter sido batizado, não denota nenhuma relação com o Seu Chamado Sacerdotal.
"Mas o Mashiach, tendo se tornado Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) das coisas boas que vêm do Tabernáculo que é maior e melhor em maturidade do que o primeiro, o qual não é feito por mãos, e não é desta criação, e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por Seu próprio Sangue, entrou uma vez por todas no Santo Lugar, tendo nos assegurado uma redenção eterna." (Hebreus 9:11,12).
Aqui Ele iniciou o Seu Ofício Sacerdotal Eterno.
Você escreveu: "E se Ele não era sacerdote no seu ministério (mesmo antes de Sua morte no Calvário) como Ele pôde salvar a Zaqueu? (Luc. 19)."
Veja bem, Yeshua não salvou Zaqueu naquele momento: "Hoje a salvação entrou nesta casa, porque este homem também é filho de Abraão."
Yeshua estava se referindo á atitude de fé de Zaqueu, isto é, se a salvação é pela fé no Messias, então Zaqueu teve uma atitude para a salvação = fé no Messias.
Mas isto não garantia a sua salvação no decorrer de sua vida, ele precisaria confirmar a sua fé no Messias até a morte, por meio de suas obras e seu testemunho = fidelidade.
No versículo 10, de Lucas 19, Yeshua explica o por que de Suas palavras: "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."
Yeshua buscou a Zaqueu para salvá-lo, isto é, dar-lhe a oportunidade de ser salvo, se de fato ele tivesse fé no Messias.
E Zaqueu demonstrou sua fé por atos, diante Daquele que podia dar-lhe a salvação, por isso a salvação de YHWH chegou em sua casa, em sua vida.
Convidad- Convidado
Re: Dúvida
Shabat para todos!
Irmão Jefté:
Claro que Zaqueu, ou o paralítico, ou qualquer pessoa que recebe o perdão para a salvação, e neste mesmo momento esta pessoa morre, com certeza ela estará salva, eu creio assim.
Mas existe uma grande possibilidade desta pessoa continuar vivendo após este perdão para a salvação, e se ela retroceder, perderá a sua salvação.
Yeshua trouxe a salvação de YHWH para todos os que aceitam o Seu testemunho, assim como fez Zaqueu, mas o Messias não o livrou permanentemente da condenação eterna, exceto se ele, Zaqueu, morresse naquela mesma hora.
Parece que você crê na heresia chamada "predestinação fatalista", que ensina que o Eterno já predestinou pessoas para a salvação = "uma vez salvo, salvo para sempre".
Sobre o Sacerdócio do Messias, parece também que você crê que Ele é "Deus", no mesmo nível do Eterno (trindade).
Se caso você não crê dessa forma, ainda assim continua sem entender quase nada sobre o Sacerdócio de Yeshua, nem lê com clareza o que escrevi, leia de novo: "Creio, assim como você, que Yeshua foi ordenado Sumo Sacerdote muito antes de Sua 1ª vinda,...". Se creio assim, é claro que Yeshua era Sumo Sacerdote Eterno, mas antes de derramar o Seu Precioso Sangue, Ele não exerceu este ofício, não existe nada no Tanach ou na Brit Hadasha que demonstre isto.
O fato Dele ter perdoado pecados, ou dito para alguém que creu Nele: "estais salvo!", não condiz com a Sua função Sacerdotal, e sim com a Sua Autoridade de Juiz, por isso as Escrituras dizem: "...Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados..." (Marcos 2:10).
Para mim, não interessa que pensamento ou credo você segue, o que me interessa é lutar pela Restauração da Igreja do Messias, e isto significa em alguns casos, confrontar idéias e interpretações oriundas de Roma (principalmente no meio evangélico).
Não respondo estas questões somente por você, mas por todos os que têm acesso a este fórum, no intuito de ajudar as pessoas no conhecimento das Verdades de YHWH que não ensinam nas Igrejas.
Esta sua forma de expressar dizendo: "essa cláusula é de sua conta", eu já tive a tristeza de ler algo parecido: "você adulterou os textos", e para mim, este é um comportamento de pessoas que não desejam buscar a Verdade, são "de dura cerviz", não conseguem debater com coerência, apelam para as acusações.
Se você, e a maioria que tem este comportamento, se preocupassem em buscar a Verdade, deixando de lado o ego, o orgulho, a posição, o intelecto, a altivez de espírito, as tradições, a denominação, as teologias, etc., com certeza, mesmo discordando de mim e de outros, as suas expressões seriam mais nobres.
Mas, eu entendo você, afinal somos humanos, erramos, exageramos, nos expressamos como não deveríamos, enfim, que sejamos aperfeiçoados pelo Ruach HaKodesh!
Que o Eterno te abençôe, no Messias!
E Shabat para você e sua família!
Irmão Jefté:
Claro que Zaqueu, ou o paralítico, ou qualquer pessoa que recebe o perdão para a salvação, e neste mesmo momento esta pessoa morre, com certeza ela estará salva, eu creio assim.
Mas existe uma grande possibilidade desta pessoa continuar vivendo após este perdão para a salvação, e se ela retroceder, perderá a sua salvação.
Yeshua trouxe a salvação de YHWH para todos os que aceitam o Seu testemunho, assim como fez Zaqueu, mas o Messias não o livrou permanentemente da condenação eterna, exceto se ele, Zaqueu, morresse naquela mesma hora.
Parece que você crê na heresia chamada "predestinação fatalista", que ensina que o Eterno já predestinou pessoas para a salvação = "uma vez salvo, salvo para sempre".
Sobre o Sacerdócio do Messias, parece também que você crê que Ele é "Deus", no mesmo nível do Eterno (trindade).
Se caso você não crê dessa forma, ainda assim continua sem entender quase nada sobre o Sacerdócio de Yeshua, nem lê com clareza o que escrevi, leia de novo: "Creio, assim como você, que Yeshua foi ordenado Sumo Sacerdote muito antes de Sua 1ª vinda,...". Se creio assim, é claro que Yeshua era Sumo Sacerdote Eterno, mas antes de derramar o Seu Precioso Sangue, Ele não exerceu este ofício, não existe nada no Tanach ou na Brit Hadasha que demonstre isto.
O fato Dele ter perdoado pecados, ou dito para alguém que creu Nele: "estais salvo!", não condiz com a Sua função Sacerdotal, e sim com a Sua Autoridade de Juiz, por isso as Escrituras dizem: "...Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados..." (Marcos 2:10).
Para mim, não interessa que pensamento ou credo você segue, o que me interessa é lutar pela Restauração da Igreja do Messias, e isto significa em alguns casos, confrontar idéias e interpretações oriundas de Roma (principalmente no meio evangélico).
Não respondo estas questões somente por você, mas por todos os que têm acesso a este fórum, no intuito de ajudar as pessoas no conhecimento das Verdades de YHWH que não ensinam nas Igrejas.
Esta sua forma de expressar dizendo: "essa cláusula é de sua conta", eu já tive a tristeza de ler algo parecido: "você adulterou os textos", e para mim, este é um comportamento de pessoas que não desejam buscar a Verdade, são "de dura cerviz", não conseguem debater com coerência, apelam para as acusações.
Se você, e a maioria que tem este comportamento, se preocupassem em buscar a Verdade, deixando de lado o ego, o orgulho, a posição, o intelecto, a altivez de espírito, as tradições, a denominação, as teologias, etc., com certeza, mesmo discordando de mim e de outros, as suas expressões seriam mais nobres.
Mas, eu entendo você, afinal somos humanos, erramos, exageramos, nos expressamos como não deveríamos, enfim, que sejamos aperfeiçoados pelo Ruach HaKodesh!
Que o Eterno te abençôe, no Messias!
E Shabat para você e sua família!
Convidad- Convidado
Re: Dúvida
marilia escreveu:Gostaria de saber o que o batismo nas águas simboliza?
Marilia,
Diz a Escritura Sagrada sobre o objetivo do batismo:
"Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos " Col. 2-12
O batismo nas águas simboliza, o sepultamento dos pecados cometidos na antiga vida sem Deus, e também, o nascimento de uma nova criatura, com liberdade para servir ao Todo-poderoso de Israel, para no fim, segundo o poder dele mesmo — pela fé no Messias que foi o primeiro a ressurgir dos mortos — vivermos eternamente com ele.
Yeshua revelou a Nicodemus que era (e continua sendo), necessário nascer de novo.
" Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito " João 3-5
O nascimento através da água, indica o sepultamento do velho homem, e o nascimento de uma nova criatura, tendo consciência que as antigas obras, já não podem mais continuar operando em nossos membros, pois, batizados no Messias, estamos "limpos" para seguir o Caminho rumo a herança prometida.
Diz em outro lugar:
" Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como o Messias foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. " Romanos 6- 4 a 7
É importante termos isso em mente, que o nosso velho homem foi crucificado naquela cruz, tendo sido o corpo do pecado destruído. Logo, quando passamos pela água do batismo, falando daquele que verdadeiramente crê por fé, estamos livres para servir a Deus, baseado em uma nova consciência, sobretudo: justificados.
Esse é todo o simbolismo da água, atuando diretamente na consciência do homem, tendo por derradeiro, a salvação da alma. É importante declarar que a verdade se consuma na água, se o Messias realmente nascer no interior da alma.
Deus esteja com todos.
Eldier.
Re: Dúvida
para todos!
Excelente esclarecimento irmão Eldier Khristos!
Baruch HaShem!
Excelente esclarecimento irmão Eldier Khristos!
Baruch HaShem!
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