Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Retaliação EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Retaliação EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Retaliação EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Retaliação EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Retaliação EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Retaliação EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Retaliação EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Retaliação EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Retaliação EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Retaliação EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

Home Page

Regras do fórum

Portal

Fórum

Registre-se

Quem somos

Normas e Dicas

Estudos biblico

Mapa de Israel

História de Israel

Aula de Hebraico

Dicionário biblico

Biblia em Hebraico

Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Retaliação

+3
Prisca
haShaliach
Lili
7 participantes

Ir para baixo

Retaliação Empty Retaliação

Mensagem por Lili Qua Jun 23, 2010 6:33 pm

Gente tô sendo quase "apedrejada" aqui por meus amigos e família pelo simples fato de não comer mais carne de porco.
Eles não se conformam com o fato de eu querer ter um estilo de vida segundo a Torah... Um amigo disse até, que eu não sou convertida, e estou me desviando, que ironia né, e eu acho que é agora que as coisas estão fazendo sentido pra mim.... Minha amiga disse: Que adianta vc não comer mais carne de porco?!?! e o resto... Eu só respondi, eu vou para o Céu comendo ou não, só que aqui na terra vou ter uma vida mais saudável, as bençãos em relação a minha alimentação serão colhidas na minha saúde só isso (nem entrei no lado espiritual, isto é que a alimentação chega até o nosso espiritual). Alguém aqui já passou por isso???? Retaliação 71344 Retaliação 780537 Retaliação 768769 Retaliação 517298 Retaliação 420276 Retaliação 508183 Retaliação 694473 Retaliação Fresse Retaliação Icon_porc Retaliação 104605 Retaliação 31325

Última edição por Lili em Qua Jun 23, 2010 9:19 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : erro gramática)
Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 146

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 12/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Retaliação Empty Re: Retaliação

Mensagem por haShaliach Qua Jun 23, 2010 7:04 pm

É um estilo de vida que cabe a cada um tomar para si, mas não impor nada a ninguém.

Eu mesmo não me vejo rejeitando porco/camarão/presunto.... mas não me importaria se minha esposa decidisse viver dessa forma. No entanto ainda assim teria que cozinhar porco pra mim. Cada qual com seu cada qual.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

Inscrição Inscrição : 06/01/2010

Mensagem por Prisca Qua Jun 23, 2010 7:12 pm

Retaliação 3708 Lili!!! Eu já passei, rsrs
Quando comecei minha famila também ficou assustada, meu irmão disse :"Eu nem sei mais o que vc é!", kkkkk...

Lili eu só quero saber se vc está bem, mesmo com tudo isso?

Isso que estamos fazendo é ir contra a maré, é ir contra o comum, é ir contra os paradigmas impostos, estamos sendo "rebeldes",rsrsrs
Mas, toda essa rebeldia é para sermos menos agradáveis aos homens e mais agradáveis a YHWH?
YHWH se importa com nossa integridade, muitos judeus guardam essas leis por simples tradição, costume e não passa disso, porém o que faz com que nós nos intrometamos nestes assuntos de judeus, rsrs, simples, queremos nos intregar a YHWH de forma inteira, corpo, alma e espírito..
Eles vão compreender? Dificilmente.
Vamos compreendê-los então!
Vamos respirar fundo e aguentar firme!

Tô contigo, viu?
Retaliação 109529

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

Inscrição Inscrição : 12/02/2009

Mensagem por Xan Berg Qua Jun 23, 2010 7:13 pm

Retaliação 3708 Lili

Sua resposta foi excelênte.

Interessante que se um médico ou nutricionista mandar o povo comer barata porque descobriram que suas gosmas são rejuvenecedora e cresce o cabelo, pode ter certeza que muuuuuuuiiiiiiita gente fai fazer o que indicaram, agora, o que mais me irrita é ver a hipocrisia dos santos religiosos que rejeitam as palavras do Altíssimo que é o criador de todas as coisas e conhece 100% do que a nós é benéfico ou não.

Retaliação 517298 Os santos religiosos dexcontextualizados comem carne de porco ( Retaliação Icon_porc ) e gordura até não querer mais e depois que ficam intoxicados teem a cara-de-pau de ir pedir oração pra YHWH curar as enfermidades.

Retaliação 768769 Retaliação 314165 Retaliação 6567

É isso aí Prissss Retaliação 224635
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://www.torahweb.net

Mensagem por Lili Qua Jun 23, 2010 9:14 pm

haShaliach escreveu:É um estilo de vida que cabe a cada um tomar para si, mas não impor nada a ninguém.

Eu mesmo não me vejo rejeitando porco/camarão/presunto.... mas não me importaria se minha esposa decidisse viver dessa forma. No entanto ainda assim teria que cozinhar porco pra mim. Cada qual com seu cada qual.

Então haShaliac, meu marido topou, embora não com toda a minha convicção... mas eu não tô querendo convencer ninguém, apenas converso sobre o assunto. Sabe! antes de entrar aqui pro Torah Web, eu era radical em relação e Lei, eu faço teologia então aprendi que a Lei é um fardo e aio para a Graça, mas hoje não penso assim, e mais, penso que quem pensa assim está equivocado.

HaShem deu os mandamentos para colocar limites que demarcam até onde devemos ir. Ele não falaria algo que não pudéssemos cumprir e nem daria ordens sem finalidades.

Ele é perfeito em todas as Suas atitudes. Quando diz a respeito dos alimentos puros e impuros, está no orientando a uma alimentação saudável que vai além do biológico, pois chega ao espiritual.

A questão da alimentação é mais uma mitzvá (mandamento) que deve ser observada como qualquer outra, pois nos eleva espiritualmente. A obediência gera bençãos e atesta o senhorio de HaShem sobre nossas vidas.

"...se guardardes o mandamento que hoje te ordeno, que ames IHWH, teu D' us, andes nos seus caminhos e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e IHWH, teu D'us, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. Dt 30.16

O Eterno percebe o nosso amor para com Ele através das nossas atitudes. Seus mandamentos não são pesados, pelo contrário são um prazer para aqueles que O amam. Demonstramos nosso amor a HaShem obedecendo os Seus mandamentos, pois não devemos amar só de palavras, mas com atitudes.

Yeshua disse:

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai,..." Jo 14.21

Ora, sabemos que Yeshua e o Pai estão em concordância, portanto os mandamentos de Yeshua são os mesmos que o do Pai. Sendo assim, as orientações em Levítico 11 devem ser observadas, bem como as demais mitzvot (mandamentos) para o nosso bem.

HaShem é coerente. Ele não daria ordens que seu povo não pudesse cumprir. Yeshua disse ao jvem rico para obedecer os mandamentos, e ele disse que já fazia isto. A única lei que o homem não poderia cumprir, era a lei para a salvação, ou seja ninguém pode sacrificar-se para ser salvo ou salvar outrem, mas Yeshua foi enviado justamente para isto. Se alguém está em Yeshua deve obedecer os mandamentos para uma vida de qualidade.

Última edição por Lili em Qua Jun 23, 2010 9:53 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acréscimo)
Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagem por Yaakov Qua Jun 23, 2010 11:02 pm

Boas Palavras Lili.

Parecia eu escrevendo.

É incrivél como as pessoas estão entregues aos seus prazeres e com isso banalizam nós os verdadeiros servos de YHWH, quando na verdade queremos fazer a Verdadeira vontade do Eterno.

A Kashurut deve ser observada como razão de vida e não pretenção de salvação, como vc mesmo disse, "Deus não fala coisas vãs". Se Ele orientou é porque É O MELHOR, não adianta ficarmos levantando desculpas para desobedecer.

O Homem não foi feito para ser carnívoro, isso foi uma concessão, e essa concessão é ainda restritiva.

Não se importe com o que outros digam, e evite até comentar o porque disso ou daquilo (se possível), muitas pessoas não tem o teu mesmo nível espiritual, ainda estão no leite e por isso tal cegueira, e nesse sentido explicações causam escandâlos ao invês de melhorar, piora.

Vc está de parabéns e nós guardiões da Torah reconhecemos seus esforços para agradar ao Único que é digno.

Baruch Hashem eloheinu.
Yaakov
Yaakov
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/06/2010

Mensagem por Tatiana Qua Jun 23, 2010 11:49 pm

Cara amiga, Lili!

Já passei por isso e muito mais, pois muitos diziam que eu estava na "época da Lei", etc., etc., etc., Quando eu comecei a observar o shabat, e isso já tem tempo..., + ou - desde 1994 ou 95, e com relação a alimentação e tantas outras coisas... Nem te conto!! Dá pra fazer um livro. Isso é assim mesmo! Muito me alegra por obedecer as mitzvot do meu amado Pai, Adonai!

Lili, vá em frente na sua decisão, importa fazer a vontade do Pai!

Retaliação 3708!!! Retaliação 606715

Retaliação 606715 Retaliação 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Mensagem por Alex_Maciel Qui Jun 24, 2010 12:37 am

Retaliação 3708,

Ja passei por isso.
Não como carne porco desde pequeno.
Incentivo da minha mãe.
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 43

Inscrição Inscrição : 19/09/2009

Mensagem por Lili Qui Jun 24, 2010 1:33 am

Yaakov escreveu:Boas Palavras Lili.

Parecia eu escrevendo.

É incrivél como as pessoas estão entregues aos seus prazeres e com isso banalizam nós os verdadeiros servos de YHWH, quando na verdade queremos fazer a Verdadeira vontade do Eterno.

A Kashurut deve ser observada como razão de vida e não pretenção de salvação, como vc mesmo disse, "Deus não fala coisas vãs". Se Ele orientou é porque É O MELHOR, não adianta ficarmos levantando desculpas para desobedecer.

O Homem não foi feito para ser carnívoro, isso foi uma concessão, e essa concessão é ainda restritiva.

Não se importe com o que outros digam, e evite até comentar o porque disso ou daquilo (se possível), muitas pessoas não tem o teu mesmo nível espiritual, ainda estão no leite e por isso tal cegueira, e nesse sentido explicações causam escandâlos ao invês de melhorar, piora.

Vc está de parabéns e nós guardiões da Torah reconhecemos seus esforços para agradar ao Único que é digno.

Baruch Hashem eloheinu.

Na verdade parte do texto acima foi a Tati que escreveu, mas descreve exatamente como sinto hoje com relação aos mandamentos do Eterno.

Meu próximo passo agora é o Shabat, sinto no meu coração essa vontade, até gostaria que os irmãos me ajudassem nesse sentido, gostaria de começar a guardar o sábado e queria umas dicas. Me falta uma sinagoga aqui...

Retaliação 109529
Quem puder me ajudar por favor, DO IT
Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagem por Tatiana Qui Jun 24, 2010 2:04 am

Lili,

Não não espere uma sinagoga para iniciar a observação do Shabat. Comece em sua casa!

Retaliação 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Lili Qui Jun 24, 2010 2:35 am

Tatiana escreveu:Lili,

Não não espere uma sinagoga para iniciar a observação do Shabat. Comece em sua casa!

Retaliação 606715

So help me out then!!!

Me ajude então... se quiser mande-me um e-mail, a parte do seder, eu já sei algo, comprei um livro pra ler pra minha filha, chama-se "O contador de estórias" de Nisan Mindel. É judaísmo ortodoxo claro, mas estou aprendendo muito sobre o judaísmo nele, e minha filha tb, ela racha de rir qdo me perco na leitura das palavras em hebraico, eu digo a ela: filha me prometa uma coisa! nunca, não importa o que aconteça, deixe de servir ao D-us de Yisrael. Ela tem seis anos, mas responde com veemência: Eu sei mamãe, pode deixar.
Aliás vou contar uma coisa que alegrou meu coração: Semana passada fomos a uma festinha de aniversário de um amiguinho dela, a família não é crente. O menino estava fazendo 8 anos, a festa foi estilo "balada" e eu fiquei passada ao ver tudo aquilo com dj e tudo, e foi bem na sexta à noite, fiquei chocada!
Só pensava, meu D-us hoje é o shabat e eu aqui nesse lugar com essas músicas, e esse povo todo que não tá nem aí pra nada, muito menos para D-us. sabe começou a me dar um mal estar psicológico, mas eu não tinha como deixar de ir, tenho trauma ano passado fiz festa pra minha filha convidei 45 crianças e só vieram 5, foi horrível, então não falto mais em festinha de ninguém, bom mas voltando ao assunto, a Marcela (minha filhota), só ficou na cama elástica e tal, qdo voltava para o salão, me perguntava pq estava tudo escuro e pq a música era tão alta (inocente), eu meio que disfarçava e tal, derepente veio o cachorro quente, ela não comeu e disse: Mãe tem carne de porco né melhor não arriscar! Depois ela se cansou e foi pra tal pista de dança, e começou a dançar com uma amiga e tal... qdo começou a tocar uma música "rebolation", ela simplesmente saiu andando e voltou pra fora, eu fui atrás dela e perguntei porquê, ela me disse: Mãe aquela música que "rebola" não agrada à D-us. Gente ganhei minha semana.
Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagem por Lili Qui Jun 24, 2010 2:43 am

Lili eu só quero saber se vc está bem, mesmo com tudo isso?

Tô bem sim Querida, obrigada, aliás ore por mim nesse sentido :)

Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagem por Tatiana Qui Jun 24, 2010 2:47 am

Lili,

Gosto dessas histórias!! Eu vibro!!!!!!! Que o Eterno ajude a Marcela a permanecer para sempre assim.

Vou te mandar um e-mail.

Retaliação 606715
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por haShaliach Qui Jun 24, 2010 2:38 pm

Lili escreveu:Então haShaliac, meu marido topou, embora não com toda a minha convicção... mas eu não tô querendo convencer ninguém, apenas converso sobre o assunto. Sabe! antes de entrar aqui pro Torah Web, eu era radical em relação e Lei, eu faço teologia então aprendi que a Lei é um fardo e aio para a Graça, mas hoje não penso assim, e mais, penso que quem pensa assim está equivocado.

HaShem deu os mandamentos para colocar limites que demarcam até onde devemos ir. Ele não falaria algo que não pudéssemos cumprir e nem daria ordens sem finalidades.

Ele é perfeito em todas as Suas atitudes. Quando diz a respeito dos alimentos puros e impuros, está no orientando a uma alimentação saudável que vai além do biológico, pois chega ao espiritual.

A questão da alimentação é mais uma mitzvá (mandamento) que deve ser observada como qualquer outra, pois nos eleva espiritualmente. A obediência gera bençãos e atesta o senhorio de HaShem sobre nossas vidas.

"...se guardardes o mandamento que hoje te ordeno, que ames IHWH, teu D' us, andes nos seus caminhos e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e IHWH, teu D'us, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. Dt 30.16

O Eterno percebe o nosso amor para com Ele através das nossas atitudes. Seus mandamentos não são pesados, pelo contrário são um prazer para aqueles que O amam. Demonstramos nosso amor a HaShem obedecendo os Seus mandamentos, pois não devemos amar só de palavras, mas com atitudes.

Yeshua disse:

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai,..." Jo 14.21

Ora, sabemos que Yeshua e o Pai estão em concordância, portanto os mandamentos de Yeshua são os mesmos que o do Pai. Sendo assim, as orientações em Levítico 11 devem ser observadas, bem como as demais mitzvot (mandamentos) para o nosso bem.

HaShem é coerente. Ele não daria ordens que seu povo não pudesse cumprir. Yeshua disse ao jvem rico para obedecer os mandamentos, e ele disse que já fazia isto. A única lei que o homem não poderia cumprir, era a lei para a salvação, ou seja ninguém pode sacrificar-se para ser salvo ou salvar outrem, mas Yeshua foi enviado justamente para isto. Se alguém está em Yeshua deve obedecer os mandamentos para uma vida de qualidade.

Irmã Lili, entendo seu ponto de vista e o respeito. Não concordo com ele mas entendo. E é por não concordar, por não acreditar ser mais necessária essa observância de alimentação (como todos aqui já sabem dessa minha posição) que eu continuo com minha dieta, comendo tudo o quanto é bicho, desde que sempre muito bem passado(rs).
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagem por haShaliach Qui Jun 24, 2010 2:54 pm

Não é questão de procurar desculpa para desobedecer ordenanças da torá. O nt contradiz a torá em muitos pontos como vemos nas disucções aqui. A irmã Prisca que o diga!! Eu concordo que boa coisa é observar a Lei, no entanto não é uma imposição necessária para a salvação, como também todos sabemos. Nem vou garimpar os exemplos de paulo a respeito da Lei tais como os da circuncisão para postar aqui.

Quanto ao homem não ter sido feito para ser carnívoro acho totalmente discutível. Não dá pra dizer que em Gênesis era proibido consumir a carne antes de noé. Sem chance. Não há ponto que diga à primeira família 'não comerás carne'. Isso é apenas um entendimento, que eu particularmente não partilho.

E a propósito, isso não quer dizer que por crer da forma que creio que eu me alimento apenas com leite espiritual. Não é por professar uma crença diferente que sou imaturo. Pensar assim, a meu ver, chega a ser sectarismo.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagem por Lili Qui Jun 24, 2010 5:54 pm

haShaliach escreveu:Não é questão de procurar desculpa para desobedecer ordenanças da torá. O nt contradiz a torá em muitos pontos como vemos nas disucções aqui. A irmã Prisca que o diga!! Eu concordo que boa coisa é observar a Lei, no entanto não é uma imposição necessária para a salvação, como também todos sabemos. Nem vou garimpar os exemplos de paulo a respeito da Lei tais como os da circuncisão para postar aqui.

Quanto ao homem não ter sido feito para ser carnívoro acho totalmente discutível. Não dá pra dizer que em Gênesis era proibido consumir a carne antes de noé. Sem chance. Não há ponto que diga à primeira família 'não comerás carne'. Isso é apenas um entendimento, que eu particularmente não partilho.

E a propósito, isso não quer dizer que por crer da forma que creio que eu me alimento apenas com leite espiritual. Não é por professar uma crença diferente que sou imaturo. Pensar assim, a meu ver, chega a ser sectarismo.

haShaliac A Paz,

Eu respeito vc... não sei explicar, como aconteceu o fato de eu não comer mais carne de porco... foi natural, eu li os comentários na Torah, e aquilo fez sentido em minha mente e entrou em meu coração. Até porquê tenho dó do bichinho, queria eu conseguir ser vegetariana... Eu amo os animais sabe, tenho cães e gatos resgatados das ruas, sei lá, D-us me fez assim.

Eu penso que se nós cumprirmos as ordenanças, os únicos beneficiados seremos nós mesmos, então, porquê não fazê-lo!! como disse o Xan YHWH sabe tudo, e sabe 100% sobre o que é bom pra nós.

Fique na Paz. Retaliação 224635
Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagem por Xan Berg Qui Jun 24, 2010 8:05 pm

Retaliação 3708

Salvem os Retaliação Icon_porc Retaliação Icon_porc Retaliação Icon_porc Retaliação Icon_porc Retaliação Icon_porc Retaliação Icon_porc Retaliação Icon_porc Retaliação Icon_porc

Comam + salada porquê é + barato e + saudável.

Retaliação Porquiinhoux6
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://www.torahweb.net

Mensagem por Prisca Qui Jun 24, 2010 8:07 pm

rsrsrsrsr

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

Inscrição Inscrição : 12/02/2009

Mensagem por haShaliach Qui Jun 24, 2010 8:25 pm

Salve o porco mas faca na vaca??rsrsrs

Pobres bovinos.....
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagem por Lili Qui Jun 24, 2010 9:43 pm

Penso que D-us criou as leis porque nos ama, e quer o melhor para nossas vidas em TODAS as áreas, só isso!

É como quando dizemos a nossos filhos, hoje mesmo eu disse para minha filha:
Não ande de patins aqui dentro, se vc cair, pode bater a cabeça ou qq outra parte do seu corpo em algum lugar e vai doer!!!, ela me respondeu:
Ah mamãe mas aqui dentro é melhor o chão é mais liso, é mais gostoso.
Eu disse filha, não é pq algo seja gostoso que seja a melhor coisa a ser feita.
Em três minutos ela caiu e bateu a cabeça na cadeira.

Conclusão: Parece ser bom mas não é...

Assim é D-us para conosco, Ele tem a receita do que é o melhor, sem que precisemos nos machucar rs rs rs.

Retaliação 6567

Última edição por Lili em Qui Jun 24, 2010 10:27 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acentuação)
Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagem por Yaakov Qui Jun 24, 2010 10:07 pm

Os porquinhos foram feitos para comer os degetos, não sei porque se gasta dinheiro dando ração a eles.

Vaca pooooode!!!

Porco não pooooode!!

Eu tô fora, não como por tabela.... rsrsrsrs

Existe lingua de frango, presunto de peru esses poooodem.
Yaakov
Yaakov
Membro
Membro

Mensagem por Yaakov Qui Jun 24, 2010 10:14 pm

Aqui um bom assunto sobre isso, inclusive um breve resumo sobre cada um dos 40 reis

http://gruporesplandecer.blogspot.com/2009/04/reis-de-israel-e-juda.html
Yaakov
Yaakov
Membro
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado