Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 4255 usuários registradosO último membro registrado é Diesulludar
Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos
O sogro de Moisés
+2
Diego Yo'ets
haShaliach
6 participantes
Torah Web :: Escrituras :: Assunto geral
Página 1 de 1
O sogro de Moisés
Qual é o nome do sogro de Moisés?
Reuel (EX2:18) ou Jetro (EX3:1, EX 18:1-2, ...)? Porque há esses dois nomes?
OBS: Há outra referência a Reuel como sogro de moisés, mas não me recordo onde está escrito.
Reuel (EX2:18) ou Jetro (EX3:1, EX 18:1-2, ...)? Porque há esses dois nomes?
OBS: Há outra referência a Reuel como sogro de moisés, mas não me recordo onde está escrito.
haShaliach- Membro
País :
Inscrição : 06/01/2010
Re: O sogro de Moisés
Hashaliach...
Então vou complicar um pouco mais...
Nm 10:29 - Disse, então, Moisés a Hobabe, filho de Reuel, o midianita, sogro de Moisés: Nós caminhamos para aquele lugar de que o SENHOR disse: Vo-lo darei; vai conosco, e te faremos bem; porque o SENHOR falou bem sobre Israel.
Jz 4: 11 - E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaananim, que está junto a Quedes.
Nm 10:29 - Disse, então, Moisés a Hobabe, filho de Reuel, o midianita, sogro de Moisés: Nós caminhamos para aquele lugar de que o SENHOR disse: Vo-lo darei; vai conosco, e te faremos bem; porque o SENHOR falou bem sobre Israel.
Jz 4: 11 - E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaananim, que está junto a Quedes.
E agora.. três nomes ??
Santo YHWH..... ao menos Juízes é de outro autor. Já a torah é de apenas um autor, além de YHWH, é claro. Dessa forma fica parecendo que Moisés não conhecia o próprio sogro...
haShaliach- Membro
País :
ou tinha mais de uma mulher
Leite de Oliveira- Membro
País :
Inscrição : 01/09/2009
Olá, Pessoal!
De acordo com o Mechilta (Comentário pelos rabinos do livro de Shemot = Êxodo), Jetro era chamado por sete nomes: Reuel, Iéter, Yitró (Jetro), Keni, Chobab, Cheber e Putiel.
Fonte da informação: Comentário na Torah
!
De acordo com o Mechilta (Comentário pelos rabinos do livro de Shemot = Êxodo), Jetro era chamado por sete nomes: Reuel, Iéter, Yitró (Jetro), Keni, Chobab, Cheber e Putiel.
Fonte da informação: Comentário na Torah
!
interessante isso. Nunca tinha ouvido falar de tal peculiaridade em relação a esse midianita.
haShaliach- Membro
País :
Hum...Interessante mesmo.
Algum motivo especial para tantos nomes?
Algum motivo especial para tantos nomes?
Prisca- Desativado
País :
Inscrição : 12/02/2009
Hashaliach...
Jz 4: 11 - E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaananim, que está junto a Quedes.E agora.. três nomes ??
Só desenrolando o nó que eu dei.
Falamos tanto em erro de tradução das Escrituras gregas e esquecemos que as Escrituras em hebraico e aramaico podem também sofrer deturpações.
No hebraico chathan , serve tanto para ’sogro’ quanto para ´cunhado`, Por isso em Jz 4:11, se usa o termo chathan relacionado a Hobabe.. Mas observando os outros textos, podemos afirmar que houve um erro de tradução, na escolha da palavra transliteral pois Hobabe era de fato cunhado de Moisés e não sogro (Nm 10:29).
Portanto o texto fica:
Jz 4: 11 - E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus dos filhos de Hobabe, cunhado de Moisés, e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaananim, que está junto a Quedes.[/justify]
Adonay.
Olá, Prisca!
Não sei o porquê de tantos nomes para Jetro. No meio judaico há uma explicação sobre a causa da mudança de nomes nos servos do Eterno. Essa explicação diz respeito a uma mudança na vida das pessoas, ou um fato marcante que acarreta esta mudança, ou mesmo a conversão ao Eterno. Por isso todos os que se convertem ao judaísmo fazem a escolha de seu nome judaico, pois representa uma mudança na vida da pessoa. Meu nome judaico, por exemplo, é "Hadassa bat Avraham". Esta foi uma escolha orientada pelo Eterno para mim, já que eu não fui criada em lar judeu, sendo assim, meus pais não me deram um nome judaico quando nasci, porém o Eterno me orientou a escolher este nome.
Segundo o Midrash, Jetro era um sacerdote midianita, mas que depois se converteu ao Eterno.
Para mim, particularmente, faz sentido a questão dos nomes relacionados a uma mudança importante na vida da pessoa, pois vemos nas Sagradas Escrituras D`us mudando o nome como os de Sarah, Avraham, Israel, Sha`ul, por exemplo, devido à`mudança em suas histórias de vida, ou um fato que marcou esta mudança.
No caso de Jetro, tiro minhas próprias conclusões, levando em conta a importância dos nomes, que cada nome dele deva significar uma atitude que o marcou.
Um abraço,
!
Não sei o porquê de tantos nomes para Jetro. No meio judaico há uma explicação sobre a causa da mudança de nomes nos servos do Eterno. Essa explicação diz respeito a uma mudança na vida das pessoas, ou um fato marcante que acarreta esta mudança, ou mesmo a conversão ao Eterno. Por isso todos os que se convertem ao judaísmo fazem a escolha de seu nome judaico, pois representa uma mudança na vida da pessoa. Meu nome judaico, por exemplo, é "Hadassa bat Avraham". Esta foi uma escolha orientada pelo Eterno para mim, já que eu não fui criada em lar judeu, sendo assim, meus pais não me deram um nome judaico quando nasci, porém o Eterno me orientou a escolher este nome.
Segundo o Midrash, Jetro era um sacerdote midianita, mas que depois se converteu ao Eterno.
Para mim, particularmente, faz sentido a questão dos nomes relacionados a uma mudança importante na vida da pessoa, pois vemos nas Sagradas Escrituras D`us mudando o nome como os de Sarah, Avraham, Israel, Sha`ul, por exemplo, devido à`mudança em suas histórias de vida, ou um fato que marcou esta mudança.
No caso de Jetro, tiro minhas próprias conclusões, levando em conta a importância dos nomes, que cada nome dele deva significar uma atitude que o marcou.
Um abraço,
!
Realmente, Ytró, além de uma figura fantástica em torno da vida de Moshê Rabeinu, era um homem que certamente havia tido algum conhecimento do ETERNO antes ainda de conhecer Moshê, visto que Midian, seu povo, era filho de Abraham, nosso pai. Certamente, com Abraham ele aprendeu o monoteísmo, que na época em que Ytró conheceu a Moshe, e a revelação de HASHEM no espetáculo da sarca isso se firmou mais ainda.
Tanto, que numa de suas visitas ao mestre Moshê, ele o aconselha na questão da divisão de seu juizado!
Outra pecularidade, além da que Diego nos trouxe, é a questão da palavra COHEN, que geralmente é traduzida como SACERDOTE.
Há casos em que se adequada com CHEFE. É nesta que Ytró mais se enquadra!
Ele, certamente era chefe de clã midianita, o que nos mostra pelo conhecimento de todo local desértico e dos pastores que 'lutam' pelas águas.
Muitos reis tributavam, segundo seus costumes religiosos fora-Torah homenagem à HASHEM, contudo isso não os tornava sacerdote do ALTÍSSIMO.
Reuel, pode ter sido um destes, diferente em função, mas igual em temor e justiça perante o ETERNO!
Vamos em frente, e conhecer mais este homem valoroso!
shalom, shalom!
Tanto, que numa de suas visitas ao mestre Moshê, ele o aconselha na questão da divisão de seu juizado!
Outra pecularidade, além da que Diego nos trouxe, é a questão da palavra COHEN, que geralmente é traduzida como SACERDOTE.
Há casos em que se adequada com CHEFE. É nesta que Ytró mais se enquadra!
Ele, certamente era chefe de clã midianita, o que nos mostra pelo conhecimento de todo local desértico e dos pastores que 'lutam' pelas águas.
Muitos reis tributavam, segundo seus costumes religiosos fora-Torah homenagem à HASHEM, contudo isso não os tornava sacerdote do ALTÍSSIMO.
Reuel, pode ter sido um destes, diferente em função, mas igual em temor e justiça perante o ETERNO!
Vamos em frente, e conhecer mais este homem valoroso!
shalom, shalom!
Darley Avshalom- Desativado
País :
Inscrição : 13/09/2009