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Santa ceia Pode ou não
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Prisca
Darley Avshalom
Leite de Oliveira
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Torah Web :: Escrituras :: Assunto geral
Página 1 de 1
Santa ceia Pode ou não
Na Igreja catolica já observei que a hostia é dada para os fiéis mas só quem bebe o vinho é o padre, deixando os fieis entalados.
e na maioria das Igrejas evangelicas todos bebem e comem do Corpo do Senhor mas observei que só é permitido para os membros que são batizados. Biblicamente não vi ainda uma explicação satisfatória de que só pode ceiar quem for batizado
alguem sabe de alguma coisa sobre o assunto?
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Santa ceia Pode ou não
chaver Oliveira u'Alekhem!
A questão da ceia é notável. Há variadas maneiras que a religião cristã, em suas diversas denominações interpretam.
O catolicismo, todos os dias em vários horários, a chamada 'eucaristia'.
Na igreja evangélica, há os que fazem todo mês, variando as datas, sendo quase unânime o fazendo no domingo. Seria 1 vez por mês, no domingo que acham mais conveniente. Há também os que creem que deve ser uma vez por ano, porém cada comunidade faz na data que melhor lhe convêm. Por ex: a denominação tal faz a 'santa ceia' uma vez por ano. Na comunidade tal, ela será em Janeiro, no mês seguinte a comunidade tal fará e assim por diante. OU seja, casa casa de oração desta igreja é uma vez por ano, mas não todas na mesma data.
Os testemunhas de jeová fazem também uma vez por ano, portém usando o dia hebreu de 14 de Nissan, à tarde. Usam o calendário judaico.
Há denominações cristãs (judaico-messianicos) que supõe ser a sua 'ceia' no dia 13 de Nissan, também usando o kaLuach judaico.
Portanto muitas são as datas, mas, como o chaver colocou, algumas só permitem que seus membros 'batizados', ou somente os que se sentem sendo eleitos (TJ), mas muitos ainda permitem qualquer pessoa, mesmo visitantes a comerem.
Uns usam pão sem fermento, outros com fermento.
Uns tomam vinho, outros apenas suco de uva (k-suco, rsrs), outros somente seu sacerdote toma.
Pois bem, podem existir ainda muito mais coisas, que não me vem em mente agora.
Bom, iniciamos este assunto, vamos ver que vai dar.
!
15 do 8º mês.
A questão da ceia é notável. Há variadas maneiras que a religião cristã, em suas diversas denominações interpretam.
O catolicismo, todos os dias em vários horários, a chamada 'eucaristia'.
Na igreja evangélica, há os que fazem todo mês, variando as datas, sendo quase unânime o fazendo no domingo. Seria 1 vez por mês, no domingo que acham mais conveniente. Há também os que creem que deve ser uma vez por ano, porém cada comunidade faz na data que melhor lhe convêm. Por ex: a denominação tal faz a 'santa ceia' uma vez por ano. Na comunidade tal, ela será em Janeiro, no mês seguinte a comunidade tal fará e assim por diante. OU seja, casa casa de oração desta igreja é uma vez por ano, mas não todas na mesma data.
Os testemunhas de jeová fazem também uma vez por ano, portém usando o dia hebreu de 14 de Nissan, à tarde. Usam o calendário judaico.
Há denominações cristãs (judaico-messianicos) que supõe ser a sua 'ceia' no dia 13 de Nissan, também usando o kaLuach judaico.
Portanto muitas são as datas, mas, como o chaver colocou, algumas só permitem que seus membros 'batizados', ou somente os que se sentem sendo eleitos (TJ), mas muitos ainda permitem qualquer pessoa, mesmo visitantes a comerem.
Uns usam pão sem fermento, outros com fermento.
Uns tomam vinho, outros apenas suco de uva (k-suco, rsrs), outros somente seu sacerdote toma.
Pois bem, podem existir ainda muito mais coisas, que não me vem em mente agora.
Bom, iniciamos este assunto, vamos ver que vai dar.
!
15 do 8º mês.
Darley Avshalom- Desativado
- Mensagens : 368
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Re: Santa ceia Pode ou não
!!!
Posso falar do seguimento que faço parte...
O estatuto de nossas igrejas permite apenas membros batizados e que estejam em plena comunhao com a igreja(que nao estejam em disciplina).
Pessoas batizadas assumem diante de YHWH,da Congregação e de todos que estão selando um compromisso de cumprir as escrituras sagradas,adorar somente a YHWH,compromisso também diante da congregação,assim esta pessoa esta pronta pra participar da santa ceia,ser cobrada de suas obrigações como integrante da familia de Ha Mashiach ( O Messias) e também de cobrar.
Acredito que seja por segurança,pelo mesmo fato de que pessoas que nao sao batizadas nao podem ocupar cargos eclesiasticos.
Posso falar do seguimento que faço parte...
O estatuto de nossas igrejas permite apenas membros batizados e que estejam em plena comunhao com a igreja(que nao estejam em disciplina).
Pessoas batizadas assumem diante de YHWH,da Congregação e de todos que estão selando um compromisso de cumprir as escrituras sagradas,adorar somente a YHWH,compromisso também diante da congregação,assim esta pessoa esta pronta pra participar da santa ceia,ser cobrada de suas obrigações como integrante da familia de Ha Mashiach ( O Messias) e também de cobrar.
Acredito que seja por segurança,pelo mesmo fato de que pessoas que nao sao batizadas nao podem ocupar cargos eclesiasticos.
Prisca- Desativado
- Mensagens : 962
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Re: Santa ceia Pode ou não
Convenções meu amigo Leite....
A Ceia tomada pelos discipulos e por Yeshua foi uma simbologia do que ocorrerá nas bodas do Cordeiro. Yeshua prometeu aos seus discipulos uma ceia maior que aquela que participavam.
Contudo vemos pelo contexto biblico que os discipulos que participaram daquela ceia eram batizados em aguas, mas ainda não haviam recebido o Ruach Elohim de forma plena. Vemos tbm Judas participando indignamente daque evento.
Surge então uma dúvida, sabemos que pessoas sem o batismo nas águas participarão das bodas do Cordeiro ( ex: "ladrão" da cruz) seria então correta a postura de vedar a ceia terrena dos não batizados?
Eu particularmente não acho errado pessoas não batizadas ceiarem, contudo apoio uma ampla explicação sobre o que de fato está simbolizando aquele ato, para deixar bem ciente aquele que ceia das implicações que ocorre em ser participante da mesa do Senhor. Nada melhor para explicar sobre a ceia aos neofitos que o texto de I Corintios 11.
Como dito acima por Darley e Eunice, tudo não passa de convenções humanas , baseadas em interpretações. Mas o importante mesmo é o individuo ceiante estar em paz com sua consiciência cristã.
a todos...
A Ceia tomada pelos discipulos e por Yeshua foi uma simbologia do que ocorrerá nas bodas do Cordeiro. Yeshua prometeu aos seus discipulos uma ceia maior que aquela que participavam.
Contudo vemos pelo contexto biblico que os discipulos que participaram daquela ceia eram batizados em aguas, mas ainda não haviam recebido o Ruach Elohim de forma plena. Vemos tbm Judas participando indignamente daque evento.
Surge então uma dúvida, sabemos que pessoas sem o batismo nas águas participarão das bodas do Cordeiro ( ex: "ladrão" da cruz) seria então correta a postura de vedar a ceia terrena dos não batizados?
Eu particularmente não acho errado pessoas não batizadas ceiarem, contudo apoio uma ampla explicação sobre o que de fato está simbolizando aquele ato, para deixar bem ciente aquele que ceia das implicações que ocorre em ser participante da mesa do Senhor. Nada melhor para explicar sobre a ceia aos neofitos que o texto de I Corintios 11.
Como dito acima por Darley e Eunice, tudo não passa de convenções humanas , baseadas em interpretações. Mas o importante mesmo é o individuo ceiante estar em paz com sua consiciência cristã.
a todos...
Re: Santa ceia Pode ou não
Creio que a Santa Ceia é um memorial
para lembrar-mos daquele dia e do nosso
Mestre
e de sua finalidade
e pode ser feita em casa, na Igreja, no hospital
na escola, etc... dependendo da ocasião
mas o que me leva a um desafio é algumas
pessoas colocarem condições quando a unica
é o homem examinar a si mesmo
não existe nada sobre: Tem que ser batizado
ou tem que ser membro
para lembrar-mos daquele dia e do nosso
Mestre
e de sua finalidade
e pode ser feita em casa, na Igreja, no hospital
na escola, etc... dependendo da ocasião
mas o que me leva a um desafio é algumas
pessoas colocarem condições quando a unica
é o homem examinar a si mesmo
não existe nada sobre: Tem que ser batizado
ou tem que ser membro
Leite de Oliveira- Membro
- Mensagens : 1457
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Re: Santa ceia Pode ou não
Leite de Oliveira escreveu:Creio que a Santa Ceia é um memorial
para lembrar-mos daquele dia e do nosso
Mestre
e de sua finalidade
e pode ser feita em casa, na Igreja, no hospital
na escola, etc... dependendo da ocasião
mas o que me leva a um desafio é algumas
pessoas colocarem condições quando a unica
é o homem examinar a si mesmo
não existe nada sobre: Tem que ser batizado
ou tem que ser membro
chaverim!
Muito bem Oliveira. Nada existe de dogmas religiosos impostos hoje. Por que será?
Darley Avshalom- Desativado
- Mensagens : 368
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Re: Santa ceia Pode ou não
Concordo,
Varias denominações com seus dogmas; na Igreja Batista, onde congregava, lembro-me de ter perguntado ainda criança o por que não poderia tomar a ceia se cria em YHWH e aceitava Yeshua como meu Salvador.
A resposta que tive: tomar ceia sem batismo é pecado.
Motivo: batismo significa morrer para o mundo e viver para YHWH; não praticar as coisas que o mundo pratica; teus pecados foram lavados pelo sangue de Yeshua e devemos nos julgar se somos dignos ou não.
Confirmação Biblica sobre ceiar sem batismo: ????
O que conheço repasso abaixo:
1º Coríntios 11
26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Varias denominações com seus dogmas; na Igreja Batista, onde congregava, lembro-me de ter perguntado ainda criança o por que não poderia tomar a ceia se cria em YHWH e aceitava Yeshua como meu Salvador.
A resposta que tive: tomar ceia sem batismo é pecado.
Motivo: batismo significa morrer para o mundo e viver para YHWH; não praticar as coisas que o mundo pratica; teus pecados foram lavados pelo sangue de Yeshua e devemos nos julgar se somos dignos ou não.
Confirmação Biblica sobre ceiar sem batismo: ????
O que conheço repasso abaixo:
1º Coríntios 11
26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Alex_Maciel- Moderador
- Mensagens : 395
Idade : 43
Inscrição : 19/09/2009
Re: Santa ceia Pode ou não
Leite de Oliveira escreveu:Na Igreja catolica já observei que a hostia é dada para os fiéis mas só quem bebe o vinho é o padre, deixando os fieis entalados.e na maioria das Igrejas evangelicas todos bebem e comem do Corpo do Senhor mas observei que só é permitido para os membros que são batizados. Biblicamente não vi ainda uma explicação satisfatória de que só pode ceiar quem for batizadoalguem sabe de alguma coisa sobre o assunto?
Prezado Irmão Leite
Veja esses dois testos da Bíblia:
Lucas 22:19 E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim.
1 Pedro 3:21 que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação {Gr. interrogação} de uma boa consciência para com YHWH, pela ressurreição de Yeshua Ha Mashiach ( O Messias);
Praticamente nas duas situações vemos que tanto a ceia quanto o batismo são provas individuais de nossa fé em Ha Mashiach ( O Messias) Yeshua. O batismo é a nossa primeira confissão de fé pública, contudo ele não nos impede de sermos salvos, se porventura morrermos antes de sermos batizados, mas é claro, depois de YHWH nos haver salvo (João 6:44) e levado até a presença de Yeshua para que sua obra se complete em nossa vida (João 6:37).
A ceia é uma forma de sempre nos lembrermos daquilo que Yeshua fez por nós, ou seja, ele morreu em nosso lugar. Contudo o fato de não comermos a hóstia, ou bebermos o vinho, isso não nos impede de confesarmos Yeshua com nossa boca, e com nossas obras à luz do Seu Evangelho.
Pois a salvação é pela graça de YHWH, e não por um ou outra coisa.
Fique na Paz do Senhor Yeshua. .
Pr. Ev. Roberto Knudsen
Convidad- Convidado
Re: Santa ceia Pode ou não
Roberto falou
"O batismo é a nossa primeira confissão de fé pública"
Roberto
Pensei que a 1º confissão de fé pública fosse aquela que a
gente levanta a mão e diz eu quero e vem andando no
meio da Igreja para receber oração.
Mas não tiro a vossa razão
no que diz respeito ao batismo, pois se a pessoa crer
deve fazer a mesma pergunta do homem de candice
"o que impede de eu ser batizado?"
Certa vez uma criança aqui em Natal, isto é fato veridico
e eu presenciei, pediu para ser batizada e o pastor
disse não "batizamos crianças" e o menino respondeu
se o
Espirito Santo
já me batizou, o que impede de eu ser batizado?
o pastor disse eu vou lhe batizar
mas o meu questionamento é sobre a mesa do
Senhor
pois sinto que alguns homens as vezes querem
privatizar essa mesa, desculpe falar assim pois
creio que seja uma mesa publica. certa vez
cheguei a uma Igreja e a ceia foi dada para todos
em copinhos descartavéis e o pastor orientou
que quem devia ceiar era quem se examina-se
e não se sentisse em pecado, achei o mais sensato
pois algumas pessoa mesmo sendo menbros batizadas
as vezes pode também não ter condições de cear
e existe caso que uma denominação não convida
um visitante de outra para cear, causando duvidas
e até constrangimento
mas Roberto fale-me mais um pouco sobre isso, pois
não gostaria de entrar em uma Igreja e tomar o pão
e o vinho e depois me sentir mal, perante as pessoas.
Fique na paz
"O batismo é a nossa primeira confissão de fé pública"
Roberto
Pensei que a 1º confissão de fé pública fosse aquela que a
gente levanta a mão e diz eu quero e vem andando no
meio da Igreja para receber oração.
Mas não tiro a vossa razão
no que diz respeito ao batismo, pois se a pessoa crer
deve fazer a mesma pergunta do homem de candice
"o que impede de eu ser batizado?"
Certa vez uma criança aqui em Natal, isto é fato veridico
e eu presenciei, pediu para ser batizada e o pastor
disse não "batizamos crianças" e o menino respondeu
se o
Espirito Santo
já me batizou, o que impede de eu ser batizado?
o pastor disse eu vou lhe batizar
mas o meu questionamento é sobre a mesa do
Senhor
pois sinto que alguns homens as vezes querem
privatizar essa mesa, desculpe falar assim pois
creio que seja uma mesa publica. certa vez
cheguei a uma Igreja e a ceia foi dada para todos
em copinhos descartavéis e o pastor orientou
que quem devia ceiar era quem se examina-se
e não se sentisse em pecado, achei o mais sensato
pois algumas pessoa mesmo sendo menbros batizadas
as vezes pode também não ter condições de cear
e existe caso que uma denominação não convida
um visitante de outra para cear, causando duvidas
e até constrangimento
mas Roberto fale-me mais um pouco sobre isso, pois
não gostaria de entrar em uma Igreja e tomar o pão
e o vinho e depois me sentir mal, perante as pessoas.
Fique na paz
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Santa ceia Pode ou não
Leite de Oliveira escreveu:Roberto falou
"O batismo é a nossa primeira confissão de fé pública"
Roberto
Pensei que a 1º confissão de fé pública fosse aquela que a
gente levanta a mão e diz eu quero e vem andando no
meio da Igreja para receber oração.
Mas não tiro a vossa razão
no que diz respeito ao batismo, pois se a pessoa crer
deve fazer a mesma pergunta do homem de candice
"o que impede de eu ser batizado?"
Certa vez uma criança aqui em Natal, isto é fato veridico
e eu presenciei, pediu para ser batizada e o pastor
disse não "batizamos crianças" e o menino respondeu
se o
Espirito Santo
já me batizou, o que impede de eu ser batizado?
o pastor disse eu vou lhe batizar
mas o meu questionamento é sobre a mesa do
Senhor
pois sinto que alguns homens as vezes querem
privatizar essa mesa, desculpe falar assim pois
creio que seja uma mesa publica. certa vez
cheguei a uma Igreja e a ceia foi dada para todos
em copinhos descartavéis e o pastor orientou
que quem devia ceiar era quem se examina-se
e não se sentisse em pecado, achei o mais sensato
pois algumas pessoa mesmo sendo menbros batizadas
as vezes pode também não ter condições de cear
e existe caso que uma denominação não convida
um visitante de outra para cear, causando duvidas
e até constrangimento
mas Roberto fale-me mais um pouco sobre isso, pois
não gostaria de entrar em uma Igreja e tomar o pão
e o vinho e depois me sentir mal, perante as pessoas.
Fique na paz
Prezado Irmão Leite de Oliveira
Sim, temos que estar em santidade, mas esta é uma questão pessoal, somente você (além de YHWH) pode saber se está andando nos caminhos de YHWH, para que não venha a se tornar réu culpado pelo sangue de Yeshua, como cita Hebreus que diz:
Hebreus 10:26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. 28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. 29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de YHWH, e tiver por profano {ou comum} o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? 30 Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31 Horrenda coisa é cair nas mãos do YHWH vivo.
Desde 1995 eu tenho vivido como eunuco, pela graça de YHWH, contudo consumido pelo desejo de masturbação e os pensamentos necessários para que isto viesse a se realizar (caso contrário não teria a predisposição necessária). Contudo eu sempre soube que estava em pecado e orava sem parar a YHWH para ser liberto deste desejo da carne. Então YHWH me disse: faça jejum sobre este assunto. E como um milagre eu fui completamente liberto deste desejo e hoje eu sei que estou vivendo em santidade, e a busco cada vez mais todos os dias, pois sempre vejo mulherres atraentes que fazem despertar meu desejo por casar e ter uma família, e é aclaro, sexo.
Portanto, caro irmão, pordemos escolnder dos outros, do pastor, aquilo que fazemos de errado, mas não do Espírito Santo que habita em nós e que nos incomoda a todo instante para que não tomemos a ceia, pois estaríamos confessando que continuamos a matar Ha Mashiach ( O Messias) outra vez.
Mas seja lá o que for, YHWH vai libertar você, assim como libertou a mim, mas para isso temos que buscar e meditar dia e noite em Sua Palavra, pois YHWH é todo poderoso para nos abençoar, libertar e ter misericórdia de um pecador como eu que nada merece da parte de YHWH.
Pergunte mais..., vamos a fundo neste texto, pois nada pode nos impedir de ser batizado ou de participar da ceia, a nãos er o pecado).
E sim, nossa primeira confissão de fé é no meio da congregação, mas ali todos estão com os olhos fechados, ou seja, é uma obra individual que YHWH está fazendo naquele momento. Já a serimônia pública do batismo nas águas não nos impede de sermos salvos caso não tenhamos tempo de sermos batizados. Mas a que se referiu, como sendo a nossa promeira confissão, é esta quem nos salva em Ha Mashiach ( O Messias) Yeshua, pois a Bíblia diz:
Romanos 10:9 a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Yeshua e, em teu coração, creres que YHWH o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Fique na Paz do Senhor Yeshua. .
Pr. Ev. Roberto Knudsen
Convidad- Convidado
Re: Santa ceia Pode ou não
Roberto
Olhe sei que estou falando com uma pessoa sincera
e que não usa mascara
esses problemas de mulher é complicado pois
mesmo depois de casado quase que não freio
e isso muito me angustiou pois sempre fazia a
pergunta "Senhor estou eu verdadeiramente livre?"
mas hoje me sinto livre, quando não me sentia
confesso não tomava a ceia, nem tinha coragem
de falar sobre o assunto com minha esposa.
tudo melhorou depois que falei com ela
sabe aquela emoção de fazer escondido
acabou.
Hoje me sinto tão abençoado e realizado
com minha familia.
Salomão disse entre mil encontrei uma
e eu em uma encontrei mil.
ultimamente o que me faz não ceiar por
incrivel que pareça é o transito (quando
chego a chamar um palavrão), pois sei
que isso não agrada a
YHWH
e meus clientes que me aborrecem quando
não me pagam.
Olhe sei que estou falando com uma pessoa sincera
e que não usa mascara
esses problemas de mulher é complicado pois
mesmo depois de casado quase que não freio
e isso muito me angustiou pois sempre fazia a
pergunta "Senhor estou eu verdadeiramente livre?"
mas hoje me sinto livre, quando não me sentia
confesso não tomava a ceia, nem tinha coragem
de falar sobre o assunto com minha esposa.
tudo melhorou depois que falei com ela
sabe aquela emoção de fazer escondido
acabou.
Hoje me sinto tão abençoado e realizado
com minha familia.
Salomão disse entre mil encontrei uma
e eu em uma encontrei mil.
ultimamente o que me faz não ceiar por
incrivel que pareça é o transito (quando
chego a chamar um palavrão), pois sei
que isso não agrada a
YHWH
e meus clientes que me aborrecem quando
não me pagam.
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Santa ceia Pode ou não
Pode ser vinho de verdade ou
suco de uva?
acredito que deva ser suco de uva
pois nem todos se dão bem com vinho
suco de uva?
acredito que deva ser suco de uva
pois nem todos se dão bem com vinho
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Santa ceia Pode ou não
Pode explicar amigo.
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Santa ceia Pode ou não
Shabat leQulam!
Bem, a questão da chamada 'santa ceia' é muito delicada, devido aos questionamentos da religião.
Muitos sabem que o que se passa ali (Yeshua e os talmidim) é a Ceia Pascal, ou como chamamos: Seder haPessakh (Ordem da Páscoa).
Vemos que não é totelmente descrita esta cerimônia, porém a certa altura parte dela é mencionada, como um particular daquele seder.
"Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa. Yeshua, pois, enviou Kefa e Yohanan, dizendo: Ide preparar-nos Pessakh para que a comamos." Lu 22:7-8
Claramente vemos que o escritor nos recomenda que chegara aquela que chamamos de Chag haMatsot (Festa dos Pães sem Fermento), e que iam comer Pessakh (Páscoa), como ordenado pela Toráh em Ex 12.
Pessakh é comemorada com uma Festa para Yah, e conforme o mandamento deve ser realizada na tarde do dia 14 de Aviv-nissan, ou seja, o primeiro dos meses, na primavera de Israel. O maior mandamento físico desta festa é a imolação do cordeiro, que na saída do Egito teve um significado único, e os demais então seriam como Zicaron, Memorial da saída de Mitsrayim (Egito), e da escravidão de Faraó. Este ritual descrito em Shemot 12 (Ex), e mais tarde elaborado pelo Sanhedrin (Convensão dos 71 sábios), é que estava em evidência naquela noite de Lc 22.
"Chegada a hora, pôs-se Yeshua à mesa, e com ele os emissários.
E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa (Salto, pulo), antes do meu sofrimento." Lu 22: 14-15
Percebemos, então, que eles estavam dispostos à mesa do Seder de Pessakh, e prontos a comer, o que certamente não se ilustra na perspectiva de nenhum escritor dos livros do NT, porém vai-se direto à questão da figura de Yeshua, e sua morte.
[b]" Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Alahá*." (16)
Nunca mais a comeria, porém seus amigos e discípulos deveriam continuar a comer, pois ele mesmo só a comerá novamente quando for colocado no trono de seu pai Dauid (Lc 1:32).
No entanto, seguindo o seder (ordem) de Pessakh, ele pega um dos 4 cálices de vinho do ritual e faz a B'rachá (Benção):
"E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Alahá*" (17-18)
Este cos (cálice) não representa ainda o 'sangue' , ou seja a única simbologia deste cos é apenas que seria o último 'gole' de vinho que tomaria ainda em vida naquela ocasião, e realmente era vinho, o fruto da videira.
"E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim." (19)
Agora sim, ele começa a fazer uso simbólico dos elementos compositores do seder, 1º sobre a Matsá, quando comparativamente, ele usa como sendo seu corpo. Ele faz uso de uma simbologia 'encima' do pão sem fermento. Porém, enfatiza muito bem: "fazei isto em memória de mim"
Fazei isso: pegar a Matsá neste momento do seder, e elevar dando B'rachá (abençoando)a Adonay em memória dele.
"Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós" (20)
Aqui, amados, há uma expectativa de que seja depois de comer este pão mencionado acima, quando na realidade está falando da ceia (seder) completo. Depois que comeram tudo que havia no ritual de Pessakh, aí sim ele toma um cálice de vinho e faz então, usando novamente da mesma simbologia da Matsá (Pão sem fermento), agora se referindo ao sangue.
A ceia do ritual de Pessakh não consiste apenas de comer um pão, lembremos-nos, há uma ordenação do que se fazer. Então, quando o escritor conclui dizendo: [b] e depois de cear, depois da ceia, significa depois do ritual de comer, e não de todo ritual, mas como diria, depois do jantar.
Isso nos leva a entender o que Shaul comenta em 1º CO 11, que muitos 'enchiam a pança', enquanto uns ficavam com fome, outros 'enchiam o caco' e se embriagavam, e não sobrabdo sequer um pouco aos que atrasados chegavam.
Realmente, aquilo que hoje chamam de 'santa ceia', era muito diferente do que se apregoa nas 'igrejas' atuais, em nada semelhante ao mandamento dado ao Povo de Yeshua. O momento crucial era sim esperado por muitos, e o que tornava o seder diferente era a proposta de que quem comesse o pão e tomasse o vinho EM MEMÓRIA DE YESHUA, deveria fazer com coração limpo, justamente pela intenção de que Yeshua pediu que se fizesse esta Zicaron (Lembrança).
O fato de serem batizados ou não, pouco importava no princípio,justamente por ser uma festa ordenada por Yah, em que todos participavam, crianças até idosos, e também porque todo israelita sempre faz a imersão de purificação ritual (Micvê) antes de Pessakh, ou de qualquer das festas ao Eterno, bendito seja, inclusive antecedendo Shabat.
Somente que este fato poderia ser desconhecido aos goim (estrangeiros) que se achegaram (o que sinceramente não creio), porém mesmo assim seria informado, o que em Corinto , pelo que nos parece houve uma imprudência da parte dos dirigentes, o que acarretara a confusão de que Shaul menciona.
Bem, fatos à parte, o que se chama 'santa ceia' é na realidade uma coisa muito diferente do realmente aconteceu com Yeshua, e depois com seus discípulos e seguidores contemporâneos, e ainda acontece com a casa em restauração.
Para que haja uma proximidade da verdadeira ceia (seder) tem de se incorporar novamente o ritual de Pessakh com todos seus elementos, e aí sim, na hora derradeira fazer o MEMORIAL (ZICARON) de que Yeshua pediu aos seus mais próximos.
Shabat shalom!
18 do 8º mês!
*Alahá é aramaico, o mesmo que Elohim do Hebraico, substituído nas traduções pela palavra pagã "D E U S".
Bem, a questão da chamada 'santa ceia' é muito delicada, devido aos questionamentos da religião.
Muitos sabem que o que se passa ali (Yeshua e os talmidim) é a Ceia Pascal, ou como chamamos: Seder haPessakh (Ordem da Páscoa).
Vemos que não é totelmente descrita esta cerimônia, porém a certa altura parte dela é mencionada, como um particular daquele seder.
"Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa. Yeshua, pois, enviou Kefa e Yohanan, dizendo: Ide preparar-nos Pessakh para que a comamos." Lu 22:7-8
Claramente vemos que o escritor nos recomenda que chegara aquela que chamamos de Chag haMatsot (Festa dos Pães sem Fermento), e que iam comer Pessakh (Páscoa), como ordenado pela Toráh em Ex 12.
Pessakh é comemorada com uma Festa para Yah, e conforme o mandamento deve ser realizada na tarde do dia 14 de Aviv-nissan, ou seja, o primeiro dos meses, na primavera de Israel. O maior mandamento físico desta festa é a imolação do cordeiro, que na saída do Egito teve um significado único, e os demais então seriam como Zicaron, Memorial da saída de Mitsrayim (Egito), e da escravidão de Faraó. Este ritual descrito em Shemot 12 (Ex), e mais tarde elaborado pelo Sanhedrin (Convensão dos 71 sábios), é que estava em evidência naquela noite de Lc 22.
"Chegada a hora, pôs-se Yeshua à mesa, e com ele os emissários.
E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa (Salto, pulo), antes do meu sofrimento." Lu 22: 14-15
Percebemos, então, que eles estavam dispostos à mesa do Seder de Pessakh, e prontos a comer, o que certamente não se ilustra na perspectiva de nenhum escritor dos livros do NT, porém vai-se direto à questão da figura de Yeshua, e sua morte.
[b]" Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Alahá*." (16)
Nunca mais a comeria, porém seus amigos e discípulos deveriam continuar a comer, pois ele mesmo só a comerá novamente quando for colocado no trono de seu pai Dauid (Lc 1:32).
No entanto, seguindo o seder (ordem) de Pessakh, ele pega um dos 4 cálices de vinho do ritual e faz a B'rachá (Benção):
"E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Alahá*" (17-18)
Este cos (cálice) não representa ainda o 'sangue' , ou seja a única simbologia deste cos é apenas que seria o último 'gole' de vinho que tomaria ainda em vida naquela ocasião, e realmente era vinho, o fruto da videira.
"E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim." (19)
Agora sim, ele começa a fazer uso simbólico dos elementos compositores do seder, 1º sobre a Matsá, quando comparativamente, ele usa como sendo seu corpo. Ele faz uso de uma simbologia 'encima' do pão sem fermento. Porém, enfatiza muito bem: "fazei isto em memória de mim"
Fazei isso: pegar a Matsá neste momento do seder, e elevar dando B'rachá (abençoando)a Adonay em memória dele.
"Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós" (20)
Aqui, amados, há uma expectativa de que seja depois de comer este pão mencionado acima, quando na realidade está falando da ceia (seder) completo. Depois que comeram tudo que havia no ritual de Pessakh, aí sim ele toma um cálice de vinho e faz então, usando novamente da mesma simbologia da Matsá (Pão sem fermento), agora se referindo ao sangue.
A ceia do ritual de Pessakh não consiste apenas de comer um pão, lembremos-nos, há uma ordenação do que se fazer. Então, quando o escritor conclui dizendo: [b] e depois de cear, depois da ceia, significa depois do ritual de comer, e não de todo ritual, mas como diria, depois do jantar.
Isso nos leva a entender o que Shaul comenta em 1º CO 11, que muitos 'enchiam a pança', enquanto uns ficavam com fome, outros 'enchiam o caco' e se embriagavam, e não sobrabdo sequer um pouco aos que atrasados chegavam.
Realmente, aquilo que hoje chamam de 'santa ceia', era muito diferente do que se apregoa nas 'igrejas' atuais, em nada semelhante ao mandamento dado ao Povo de Yeshua. O momento crucial era sim esperado por muitos, e o que tornava o seder diferente era a proposta de que quem comesse o pão e tomasse o vinho EM MEMÓRIA DE YESHUA, deveria fazer com coração limpo, justamente pela intenção de que Yeshua pediu que se fizesse esta Zicaron (Lembrança).
O fato de serem batizados ou não, pouco importava no princípio,justamente por ser uma festa ordenada por Yah, em que todos participavam, crianças até idosos, e também porque todo israelita sempre faz a imersão de purificação ritual (Micvê) antes de Pessakh, ou de qualquer das festas ao Eterno, bendito seja, inclusive antecedendo Shabat.
Somente que este fato poderia ser desconhecido aos goim (estrangeiros) que se achegaram (o que sinceramente não creio), porém mesmo assim seria informado, o que em Corinto , pelo que nos parece houve uma imprudência da parte dos dirigentes, o que acarretara a confusão de que Shaul menciona.
Bem, fatos à parte, o que se chama 'santa ceia' é na realidade uma coisa muito diferente do realmente aconteceu com Yeshua, e depois com seus discípulos e seguidores contemporâneos, e ainda acontece com a casa em restauração.
Para que haja uma proximidade da verdadeira ceia (seder) tem de se incorporar novamente o ritual de Pessakh com todos seus elementos, e aí sim, na hora derradeira fazer o MEMORIAL (ZICARON) de que Yeshua pediu aos seus mais próximos.
Shabat shalom!
18 do 8º mês!
*Alahá é aramaico, o mesmo que Elohim do Hebraico, substituído nas traduções pela palavra pagã "D E U S".
Última edição por Darley Avshalom em Sáb Nov 07, 2009 3:27 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : por mudar automaticamente esta palavra 'D E U S ')
Darley Avshalom- Desativado
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Re: Santa ceia Pode ou não
Darley
Excelente explicação.
Gostaria de comentar que o seder haPessach tem dois significados importantissimos, dentre outros representados por cada elemento posto a mesa, ou seja, além de ser um dia festivo relembrando a saída vitoriosa do povo israelita de Mitzráim (Egito), também significa todo o sofrimento de Yeshua, que ao se referir ao pão e ao vinho, ele manda que devemos relembrar a morte e o sofrimento dele, conforme as angustias preditas em Isaias 53 e no Salmos 22.
O dia do Senhor descrito nas profecias também está interligado com sacrifícios e sofrimentos, mas estas dores recairão sobre os transgressores da Torah e ímpios, temos Ezequiel 39:17 como um dos exemplos.
Excelente explicação.
Gostaria de comentar que o seder haPessach tem dois significados importantissimos, dentre outros representados por cada elemento posto a mesa, ou seja, além de ser um dia festivo relembrando a saída vitoriosa do povo israelita de Mitzráim (Egito), também significa todo o sofrimento de Yeshua, que ao se referir ao pão e ao vinho, ele manda que devemos relembrar a morte e o sofrimento dele, conforme as angustias preditas em Isaias 53 e no Salmos 22.
O dia do Senhor descrito nas profecias também está interligado com sacrifícios e sofrimentos, mas estas dores recairão sobre os transgressores da Torah e ímpios, temos Ezequiel 39:17 como um dos exemplos.
Re: Santa ceia Pode ou não
Leite de Oliveira escreveu:Pode ser vinho de verdade ou
suco de uva?
acredito que deva ser suco de uva
pois nem todos se dão bem com vinho
Prezado Irmão Leite de Oliveira.
Na verdade temos que comer o corpo e beber o sangue de Yeshua Ha Mashiach ( O Messias), mas isso seria meio vampiresco...rsrsrs
Contudo este é um ato simbólico de tremenda e incomensurável importância de recordação, porque se refere a uma graça imerecida, pois éramos pecadores condenados à morte e ao sofrimento eterno em vida, bem como à segunda morte e ao sofrimento eterno após a morte, contudo, sabe lá YHWH por quê, fomos salvos por Sua Graça e misericórdia, pelo sangue vicário de Yeshua Ha Mashiach ( O Messias) derramado em favor de todo aquele que nele crê. Portanto seja vinho ou suco, o importante é relembrar que recebemos em Ha Mashiach ( O Messias) Yeshua este perdão e salvação imerecida. Pois YHWH olhará esta gratidão a partir de nosso coração, e não em função daquilo que ingerimos, pois como a Bíblia diz:
Marcos 7:6 E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Vejamos um exemplo: se eu lhe presto um favor, um grande favor (tirei você da falência, por exemplo), mas depois me ausento pelo resto da vida, a tendência é que venhamos a esquecer este fato pelo fato de nunca mais termos a oportunidade de nos vermos ou de recordarmos este evento. Isto tornaria esta ajuda que lhe prestei sem efeito ao longo dos anos e sem motivo contínuo de gratidão de sua parte para com a minha pessoa, isso sem falar que não necessariamente você faria o mesmo por outra pessoa. Da mesma forma se não meditarmos dia e noite na Palavra de YHWH, jamais nos sentiremos gratos a YHWH por tudo que fez no passado, faz no presente e ainda promete fazer no futuro. Este é um dos princípios de eterna gratidão, ou seja, recordar aquilo que fizeram por nós, mesmo não merecendo, quando na verdade merecíamos a morte, o inferno e o sofrimento eterno, contudo recebemos vida eterna, rica e abundante, com toda suficiência prometida por YHWH.
Outro assunto, os palavrões: também fui liberto por YHWH milagrosamente; simplesmente o Espírito Santo me limpou a boca, o coração, quando passei a clamar a YHWH por tal purificação. Contudo ela ocorreu quase que instantaneamente, imediatamente após eu aceitar Yeshua definitivamente em minha vida, me tornando um obreiro de YHWH, em 1995, pois antes disso eu vivia entre os espinhos e nem tinha consciência desse fato, ou seja, era um cristão nominal, todavia cego espiritual.
Contudo, caro irmão, sei que YHWH o irá libertá-lo tanto dos palavrões, pois a partir de agora esse assunto chegou diretamente do seu coração aos ouvidos de YHWH, sendo que YHWH lhe dará toda paciência do Espírito Santo para poder vencer este mal, bem como lhe mostrará que não tem que temer aqueles que não lhe pagam, pois é YHWH que supre suas necessidades e envia os clientes bons, contudo YHWH irá não somente protegê-lo contra os maus intencionados, mas lhe usará como um abençoador daqueles que estão em necessidades, muitas vezes perdoando secretamente suas dívidas (em outras vezes anunciando, em nome de Yeshua, o perdão das mesmas), principalmente se forem irmãos em Ha Mashiach ( O Messias) Yeshua, ou ainda, se forem pecadores que YHWH o utilizará ainda para ganhar esta alma pelo seu desprendimento material e aprisionamento na Palavra de YHWH e em Ha Mashiach ( O Messias) Yeshua..., glória a YHWH nas alturas, e ao Messias Yeshua..., Aleluia...!!!
Fique na Paz do Senhor Yeshua.
.
Pr. Ev. Roberto Knudsen
Convidad- Convidado
Re: Santa ceia Pode ou não
Leite de Oliveira escreveu:Pode ser vinho de verdade ou suco de uva?
acredito que deva ser suco de uva pois nem todos se dão bem com vinho
Oliveira
Nem todos se dão bem com o vinho quando não são moderados, e a ceia deve ser com moderação, inclusive Paulo deixou o recado... QUEM TEM FOME, COMA EM CASA.
Temos também a "dura" que o apóstolo paulo deu nos crentes de Corinto que estavam se reunindo para ceia, mas no final, estavam se embriagando com o vinho, veja II Corintios 11: 17 - 21, logo, o utilizado era vinho e não suco de uvas, ressaltando que o vinho é uma bebida tradicional no sêder de pessach (ordem da páscoa).
Re: Santa ceia Pode ou não
Xan escreveu:Leite de Oliveira escreveu:Pode ser vinho de verdade ou suco de uva?
acredito que deva ser suco de uva pois nem todos se dão bem com vinho
Oliveira
Nem todos se dão bem com o vinho quando não são moderados, e a ceia deve ser com moderação, inclusive Paulo deixou o recado... QUEM TEM FOME, COMA EM CASA.
Temos também a "dura" que o apóstolo paulo deu nos crentes de Corinto que estavam se reunindo para ceia, mas no final, estavam se embriagando com o vinho, veja II Corintios 11: 17 - 21, logo, o utilizado era vinho e não suco de uvas, ressaltando que o vinho é uma bebida tradicional no sêder de pessach (ordem da páscoa).
Justamente, chaver Xan.
Pessakh, que é onde se encontra o Seder Zicaron haYeshua, a ordem da Memória de Yeshua, usa-se o vinho.
Mas, percebo aqui o caso da cristianização sem precedentes do que foi aquela Pessach, e as anteriores, e as futuras. Por que Shaul pede que comam em casa? Pelo fato de que o jantar em Pessach não é o mais importante, e sim o relato do serviço:
"E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que serviço é este?
Então direis: Este é o sacrifício de Pessach a Yah, que saltou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas." Sh'mot 12: 26-27 (Êxodo)
Aqui entra ,então, a parte que consiste do memorial, tanto de Pessach, a passagem do Eterno, quanto a parte que Yeshua pediu que se fizesse memória dele. Então, o comer era um ritual, de serviço (avodat)ao Eterno, e não de 'matar a fome'. Leiam em Sh'mot 12 como se deve celebrar Pessach, e quem deve fazê-lo. O vinho é instituição tradicional, e não está referido no texto. Sempre foi costume tomar vinho, e ainda é, em todas as refeições dos médios-orientais. O vinho é questão de costume, e assim foi que Yeshua o tomou e deu aos seus amigos.
Quem diz que Yeshua era contra a tradição dos antigos erra grandemente.
!
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Re: Santa ceia Pode ou não
Quanto ao batismo, se necessário ou não, para participar de ceia, creio que seja necessário, evidente, para aquele que é efetuado, conforme os mandamentos de Yeshua, bem, como para a alma que seja verdadeiramente convertida.
Pois estará agora, participando do corpo de Ha Mashiach ( O Messias), no caso a Igreja.
Realmente todo o simbolismo, é maravilhoso, pois Yeshua Ha Mashiach ( O Messias), declarou "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim." Lucas 22-19.
Paulo, através do Espírito Santo, ainda anunciou a Igreja de Corinto:
" levando sempre no corpo o morrer de Yeshua, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Yeshua, para que também a vida de Yeshua se manifeste em nossa carne mortal." 2 Coríntios 4-10 a 12.
Portanto, é essencial, ao servo de YHWH, que antes de contestar, qualquer possível injustiça, se é ou não excluído da ceia, por não ser batizado, que deverá ter ciência, de que a memória do sofrimento de Yeshua, é o indicativo para provar seu conhecimento, do que é a Santa Ceia.
Ainda assim, não vejo nenhuma recriminação, da parte de YHWH, para aqueles, que não são batizados, se justamente, esse nosso YHWH, é quem prova os corações, ele sabiamente, ja decifrou nossas verdadeiras intenções...
Re: Santa ceia Pode ou não
amigos
Eu particularmente concordo que o indivíduo seja primeiro batisado para posteriormente participar da ceia, justamente para evitar a banalização de tal cerimonial, ou seja, digamos que entre no recinto do cerimonial um sujeito fora dos parâmetros bíblico e o mesmo não entenda "bulufas" dos deveres do homem para com YHWH contido nas Escrituras, e muito menos o grau da importância e responsabilidade contido no sêder de pessach, muito bem, quando chegar a hora de compartilhar os elementos da ceia, este indivíduo participará tranquilamente segundo seus "achômetros", e não em conformidade com os escritos, logo, quem estará correndo riscos são os próprio lideres religiosos que não tiveram o cuidado adequado com a santidade relacionada ao cerimonial e nem com as consequências que poderão recair sobre o indivíduo leigo.
Neste caso eu tiro o chapéu para as comunidades cristãs que exijem o batismo antes do participar da ceia.
Eu particularmente concordo que o indivíduo seja primeiro batisado para posteriormente participar da ceia, justamente para evitar a banalização de tal cerimonial, ou seja, digamos que entre no recinto do cerimonial um sujeito fora dos parâmetros bíblico e o mesmo não entenda "bulufas" dos deveres do homem para com YHWH contido nas Escrituras, e muito menos o grau da importância e responsabilidade contido no sêder de pessach, muito bem, quando chegar a hora de compartilhar os elementos da ceia, este indivíduo participará tranquilamente segundo seus "achômetros", e não em conformidade com os escritos, logo, quem estará correndo riscos são os próprio lideres religiosos que não tiveram o cuidado adequado com a santidade relacionada ao cerimonial e nem com as consequências que poderão recair sobre o indivíduo leigo.
Neste caso eu tiro o chapéu para as comunidades cristãs que exijem o batismo antes do participar da ceia.
Re: Santa ceia Pode ou não
Leite...
A respeito de ser batizado, são dogmas que as religiões criaram para talvez inibir a um ímpio ou disenformado a participar de uma cerimonia tão rica e crtiteriosa.
Porque penso assim? Simples, não há nenhuma ordenação que somente os batizados participem. Veja também que a ceia de Yeshua e dos discípulos foi a comemoração da Pascoa.
"Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa. Yeshua, pois, enviou Kefa e Yohanan, dizendo: Ide preparar-nos Pessakh para que a comamos." Lu 22:7-8
A Pascoa em si era comemorada por todo judeu e judeu prosélito como lembrança de que um dia foram cativos no Egito e agora estavam libertos por YHWH. O batismo ainda não havia sido instituido quando YHWH requeriu a comemoração da Pessakh. Ao falarmos de pascoa e ceia temos que nos lembrar que o simbolismo da retirada do povo do Egito era sombra da retirada do povo do pecado, ou seja, Yeshua seria o próprio sácrificio pascoal, perdoando o povo dos seus mals feitos. Yeshua ao completar essa obra se fez como o grande motivo da celebração da pascoa por isso a ceia deve ser comemorada com espírito pascoal, deve-se fazer referência ao Cordeiro Yeshua e sempre evidenciado a retirada do povo do Egito que representa o pecado.
A questão do vinho é extremamente delicada, pois se envolve ordenança. contudo envolve também a questão de consciência e tradição. Segundo as Escrituras a ceia deve ser celebrada com vinho, e esse por sua vez era nebriante (fermentado e alcoolico), pois vemos claramente a questão da moderação afim de que não ouvesse embriaguez naquele ato. Porém amado Leite temos que levar em conta a nossa tradição (brasileira), a maioria das comunidades cristãs abominam qualquer tipo de bebida que levem a delirios. Essa condição que as comunidades cristãs adotaram, causou que alguns irmãos enfraquesessem na fé e vendo um outro irmão fazendo uso de tais bebidas se escandalizam.
Shaul ensinou que não se deve ter escandalos entre os irmãos, Paulo defendendo a harmonia entre os da fé chegou até alertar que se para um irmão é escandalo comer algum tipo de carne ele mesmo se tornaria vegetariano (1 cor 8: 13).
Com isso em mente eu chego a conclusão que dentro da sociedade brasileira seja usado o suco da fruta, isso evitará constrangimentos e escandalos...
....
A respeito de ser batizado, são dogmas que as religiões criaram para talvez inibir a um ímpio ou disenformado a participar de uma cerimonia tão rica e crtiteriosa.
Porque penso assim? Simples, não há nenhuma ordenação que somente os batizados participem. Veja também que a ceia de Yeshua e dos discípulos foi a comemoração da Pascoa.
"Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa. Yeshua, pois, enviou Kefa e Yohanan, dizendo: Ide preparar-nos Pessakh para que a comamos." Lu 22:7-8
A Pascoa em si era comemorada por todo judeu e judeu prosélito como lembrança de que um dia foram cativos no Egito e agora estavam libertos por YHWH. O batismo ainda não havia sido instituido quando YHWH requeriu a comemoração da Pessakh. Ao falarmos de pascoa e ceia temos que nos lembrar que o simbolismo da retirada do povo do Egito era sombra da retirada do povo do pecado, ou seja, Yeshua seria o próprio sácrificio pascoal, perdoando o povo dos seus mals feitos. Yeshua ao completar essa obra se fez como o grande motivo da celebração da pascoa por isso a ceia deve ser comemorada com espírito pascoal, deve-se fazer referência ao Cordeiro Yeshua e sempre evidenciado a retirada do povo do Egito que representa o pecado.
A questão do vinho é extremamente delicada, pois se envolve ordenança. contudo envolve também a questão de consciência e tradição. Segundo as Escrituras a ceia deve ser celebrada com vinho, e esse por sua vez era nebriante (fermentado e alcoolico), pois vemos claramente a questão da moderação afim de que não ouvesse embriaguez naquele ato. Porém amado Leite temos que levar em conta a nossa tradição (brasileira), a maioria das comunidades cristãs abominam qualquer tipo de bebida que levem a delirios. Essa condição que as comunidades cristãs adotaram, causou que alguns irmãos enfraquesessem na fé e vendo um outro irmão fazendo uso de tais bebidas se escandalizam.
Shaul ensinou que não se deve ter escandalos entre os irmãos, Paulo defendendo a harmonia entre os da fé chegou até alertar que se para um irmão é escandalo comer algum tipo de carne ele mesmo se tornaria vegetariano (1 cor 8: 13).
Com isso em mente eu chego a conclusão que dentro da sociedade brasileira seja usado o suco da fruta, isso evitará constrangimentos e escandalos...
....
Re: Santa ceia Pode ou não
Diego
Não se esqueça que a pascoa também nao poderia ser comemorada de qualquer forma por qualquer um, ou seja, se um estrangeiro desejasse comemora-la, deveria seguir alguns procedimentos, e se um indivíduo qualquer deseja participar da santa ceia, ele deve estar a par da responsabilidade que estará sobre seus ombros por tal ato.
Quanto ao vinho, o correto seria ensinar a verdade ao invés de criar "cerquinhas" que se tornaram mandamentos de homens, ou seja, é pecado tomar vinho? NÃO, desde que não cause escândalos por causa da embriaguês, e se o indivíduo não sabe ser moderado, então que não beba. Simples!
Tenho certeza absoluta que da forma em que os cristãos comemoram a ceia, com aqueles copinhos de vidro pequeno, ninguém irá se embriagar se utilizarem o vinho.
Não se esqueça que a pascoa também nao poderia ser comemorada de qualquer forma por qualquer um, ou seja, se um estrangeiro desejasse comemora-la, deveria seguir alguns procedimentos, e se um indivíduo qualquer deseja participar da santa ceia, ele deve estar a par da responsabilidade que estará sobre seus ombros por tal ato.
Quanto ao vinho, o correto seria ensinar a verdade ao invés de criar "cerquinhas" que se tornaram mandamentos de homens, ou seja, é pecado tomar vinho? NÃO, desde que não cause escândalos por causa da embriaguês, e se o indivíduo não sabe ser moderado, então que não beba. Simples!
Tenho certeza absoluta que da forma em que os cristãos comemoram a ceia, com aqueles copinhos de vidro pequeno, ninguém irá se embriagar se utilizarem o vinho.
Re: Santa ceia Pode ou não
Xan escreveu: Diego
Não se esqueça que a pascoa também nao poderia ser comemorada de qualquer forma por qualquer um, ou seja, se um estrangeiro desejasse comemora-la, deveria seguir alguns procedimentos, e se um indivíduo qualquer deseja participar da santa ceia, ele deve estar a par da responsabilidade que estará sobre seus ombros por tal ato.
Quanto ao vinho, o correto seria ensinar a verdade ao invés de criar "cerquinhas" que se tornaram mandamentos de homens, ou seja, é pecado tomar vinho? NÃO, desde que não cause escândalos por causa da embriaguês, e se o indivíduo não sabe ser moderado, então que não beba. Simples!
Tenho certeza absoluta que da forma em que os cristãos comemoram a ceia, com aqueles copinhos de vidro pequeno, ninguém irá se embriagar se utilizarem o vinho.
alekhem!
Bem, certamente que um estrangeiro só pode comer de Pessakh seguido algumas normas, contudo deve ser circuncidado.
"Porém, se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a Páscoa de ADON-Y, seja-lhe circuncidado todo macho; e, então, se chegará, e a observará, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela." Sh'mot 12:48 (Êxodo)
Este é um chuqat (estatuto)para Pessakh. Em nada mudou para que se celebre nos dias atuais, porém o que muda com a consequência de não termos o Bait-haMiqdash (Templo do ETERNO) é que fazemos apenas recordação de Pessakh, e não Zicaron haPessakh (Memorial da Passagem). Nisto os gentios podem participar, mesmo sem serem circuncidados. Porém, com o Templo de pé, não será assim.
u'erev tov!
22 do 8º mês
Darley Avshalom- Desativado
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Re: Santa ceia Pode ou não
Darley...alekhem!
Bem, certamente que um estrangeiro só pode comer de Pessakh seguido algumas normas, contudo deve ser circuncidado.
"Porém, se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a Páscoa de ADON-Y, seja-lhe circuncidado todo macho; e, então, se chegará, e a observará, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela." Sh'mot 12:48 (Êxodo)
Este é um chuqat (estatuto)para Pessakh. Em nada mudou para que se celebre nos dias atuais, porém o que muda com a consequência de não termos o Bait-haMiqdash (Templo do ETERNO) é que fazemos apenas recordação de Pessakh, e não Zicaron haPessakh (Memorial da Passagem). Nisto os gentios podem participar, mesmo sem serem circuncidados. Porém, com o Templo de pé, não será assim.
u'erev tov!
22 do 8º mês
E o que é verdadeira circuncisão ? É a do prepucio ou a do coração?
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