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Raquel e Lea
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Torah Web :: Escrituras :: Lei de Moisés
Página 1 de 1
Raquel e Lea
De acordo com o Talmude, Lia e Rachel eram gêmeas, nascidas de uma mesma mãe e em um mesmo dia.
tendo Lia nascido primeiro, por isso chamada de a mais velha. Rachel era de formosa , tudo em seu semblante era vistoso, seus cabelos , sua pele , e o que dizer de seus olhos, eram olhos que olhavam profundamente, mulher de um sorriso extravagante e dona de uma alegria imensa, pois era muito bela.
LIA, A DESPREZADA.
Lemos que Lia era desprezada pelas pessoas que estavam em sua volta, pois a bíblia diz que ela tinha olhos tenros, que em uma outra tradução significa enfermos. Talvez Lia era míope, ou outro problema relacionado a visão, por isso Rachel levava as ovelhas para beber água e não Lia. E ainda o nome Lia, tem o significado de fadigada.
Pela descrição do texto bíblico, Lia, que não era uma beldade como as outras matriarcas, mas sim uma figura pálida, foi, no entanto, privilegiada com duas das maiores virtudes: a humildade e a gratidão. Ao chamar seu filho Judá, Lia tornou-se a primeira pessoa na Bíblia a expressar gratidão a Deus. “Yah hu Dah”, significa obrigada. Por isto o Talmud afirma que “desde a Criação do mundo, ninguém havia agradecido a Deus, até que veio Lia e agradeceu ao Senhor”.
tendo Lia nascido primeiro, por isso chamada de a mais velha. Rachel era de formosa , tudo em seu semblante era vistoso, seus cabelos , sua pele , e o que dizer de seus olhos, eram olhos que olhavam profundamente, mulher de um sorriso extravagante e dona de uma alegria imensa, pois era muito bela.
LIA, A DESPREZADA.
Lemos que Lia era desprezada pelas pessoas que estavam em sua volta, pois a bíblia diz que ela tinha olhos tenros, que em uma outra tradução significa enfermos. Talvez Lia era míope, ou outro problema relacionado a visão, por isso Rachel levava as ovelhas para beber água e não Lia. E ainda o nome Lia, tem o significado de fadigada.
Pela descrição do texto bíblico, Lia, que não era uma beldade como as outras matriarcas, mas sim uma figura pálida, foi, no entanto, privilegiada com duas das maiores virtudes: a humildade e a gratidão. Ao chamar seu filho Judá, Lia tornou-se a primeira pessoa na Bíblia a expressar gratidão a Deus. “Yah hu Dah”, significa obrigada. Por isto o Talmud afirma que “desde a Criação do mundo, ninguém havia agradecido a Deus, até que veio Lia e agradeceu ao Senhor”.
Eunice- Membro
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Re: Raquel e Lea
RAQUEL - A AMADA DE JACÓ
forçado a abandonar seu lar, Jacó teve a oportunidade de conhecer Raquel, que preenchia os requisitos essenciais para ser a esposa dele: cria no mesmo D'us de seus pais, pertencia à mesma família e o amor brotou em seu coração.
Tendo perguntado pela família dela, ele a beijou, chorou e contou que era parente de seu pai.
Esta cena foi o início do namoro de Jacó e Raquel. Um dia comum transformara-se num dia especial e marcante tanto na vida de Raquel como na de Jacó.
Tendo perguntado pela família dela, ele a beijou, chorou e contou que era parente de seu pai.
Esta cena foi o início do namoro de Jacó e Raquel. Um dia comum transformara-se num dia especial e marcante tanto na vida de Raquel como na de Jacó.
Eunice- Membro
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Re: Raquel e Lea
Que era Labão?
Neto de Naor, irmão de Abraão. Era filho de Betuel, e irmão de Rebeca (Gên 24:15, 29; 28:5), e pai de Léia e de Raquel. (Gên 29:16) Labão residia na cidade de Harã, em Padã-Arã, uma área da Mesopotâmia. — Gên 24:10; 27:43; 28:6; 29:4, 5.
]Labão enganou Jacó na sua noite de núpcias, substituindo Raquel pela filha mais velha, Léia, repelindo os protestos de Jacó por apelar para o costume local, e então oferecendo Raquel a Jacó como esposa secundária, contanto que Jacó o servisse por outros sete anos. — Gên 29:13-28.
]Labão enganou Jacó na sua noite de núpcias, substituindo Raquel pela filha mais velha, Léia, repelindo os protestos de Jacó por apelar para o costume local, e então oferecendo Raquel a Jacó como esposa secundária, contanto que Jacó o servisse por outros sete anos. — Gên 29:13-28.
Eunice- Membro
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Re: Raquel e Lea
Porque Raquel roubou os idolos do lar, ou Terafins, a seu pai? e porque ele os possuia?
Labão estava muito interessado em recuperar os terafins ou ídolos domésticos, que Raquel, sem que Jacó o soubesse, havia roubado. Labão não conseguiu encontrá-los, pois Raquel os manteve escondidos. Labão talvez tivesse sido influenciado em suas idéias religiosas pelo povo adorador da lua entre o qual vivia, e isto pode ser indicado pelo emprego que fazia de presságios e por possuir terafins. No entanto, deve-se observar que é provável que outras razões, mais do que as simplesmente religiosas, tenham deixado Labão tão ansioso de localizar e recuperar os terafins.
Tabuinhas descobertas em escavações feitas em Nuzi, perto de Quircuque, Iraque, revelam que, de acordo com as leis dos tempos patriarcais nessa região específica, a posse de tais ídolos domésticos por parte do marido de uma mulher lhe daria o direito de se dirigir a um tribunal e reivindicar o espólio de seu sogro falecido. Assim, Labão pode muito bem ter pensado que Jacó tivesse roubado os terafins com a intenção de, posteriormente, privar da herança os próprios filhos de Labão. Isto talvez explique por que, não conseguindo localizar os seus deuses domésticos, Labão se mostrou ansioso de celebrar um acordo com Jacó que garantisse que Jacó não retornaria, de posse dos deuses domésticos, após a morte de Labão, para privar da herança os seus filhos. — Gên 31:30-35, 41-52.
Labão estava muito interessado em recuperar os terafins ou ídolos domésticos, que Raquel, sem que Jacó o soubesse, havia roubado. Labão não conseguiu encontrá-los, pois Raquel os manteve escondidos. Labão talvez tivesse sido influenciado em suas idéias religiosas pelo povo adorador da lua entre o qual vivia, e isto pode ser indicado pelo emprego que fazia de presságios e por possuir terafins. No entanto, deve-se observar que é provável que outras razões, mais do que as simplesmente religiosas, tenham deixado Labão tão ansioso de localizar e recuperar os terafins.
Tabuinhas descobertas em escavações feitas em Nuzi, perto de Quircuque, Iraque, revelam que, de acordo com as leis dos tempos patriarcais nessa região específica, a posse de tais ídolos domésticos por parte do marido de uma mulher lhe daria o direito de se dirigir a um tribunal e reivindicar o espólio de seu sogro falecido. Assim, Labão pode muito bem ter pensado que Jacó tivesse roubado os terafins com a intenção de, posteriormente, privar da herança os próprios filhos de Labão. Isto talvez explique por que, não conseguindo localizar os seus deuses domésticos, Labão se mostrou ansioso de celebrar um acordo com Jacó que garantisse que Jacó não retornaria, de posse dos deuses domésticos, após a morte de Labão, para privar da herança os seus filhos. — Gên 31:30-35, 41-52.
Eunice- Membro
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Re: Raquel e Lea
PORQUE Jacó em suas marchas sempre“ pôs as servas e seus filhos à
Frente , Lia e seus filhos atrás deles e Raquel E José por último. Gênesis 33:2?
Deixo este desafio para quem quiser entrar nesta questão
Frente , Lia e seus filhos atrás deles e Raquel E José por último. Gênesis 33:2?
Deixo este desafio para quem quiser entrar nesta questão
Eunice- Membro
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Re: Raquel e Lea
Sei que as divisões eram feitas por
tribos, depois famílias e depois casas
nesse caso era uma só casa
( me corrija se estiver errado)
que tinha a divisão por esposas e
Lia vinha na frente por ser a 1ª esposa
e ter dado o 1º filho ao patriarca
no meu pensar ela estava em condições de
superioridade, já que (acho) que nessas
caminhadas quem vinha na frente tinha mais
proteção. (eu acho) desculpe a falta de
base biblica.
mas sou seu fã de carteirinha e acho também
que voce tenha a sua opinião.
tribos, depois famílias e depois casas
nesse caso era uma só casa
( me corrija se estiver errado)
que tinha a divisão por esposas e
Lia vinha na frente por ser a 1ª esposa
e ter dado o 1º filho ao patriarca
no meu pensar ela estava em condições de
superioridade, já que (acho) que nessas
caminhadas quem vinha na frente tinha mais
proteção. (eu acho) desculpe a falta de
base biblica.
mas sou seu fã de carteirinha e acho também
que voce tenha a sua opinião.
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Raquel e Lea
amigo, vamos esperar para vêr se alguém arrisca uma resposta inteligente para nossa primeira pergunta.
entretanto gostava de fazer uma ressalva interessante à cerca da morte anticipada de Raquel:
Aqui vemos um caso tipico de maldição:
Gen: 31:32 (Diz Jacó a Labão)
Com quem achares os teus deuses, porém, esse não viverá; diante de nossos irmãos descobre o que é teu do que está comigo, e leva-o contigo. Pois Jacó não sabia que Raquel os tinha furtado.
]Raquel morreu em parto no caminho da casa de Jacó. A parteira lhe fala no meio do nascimento que a criança é um menino, lhe saindo a alma, Raquel olhou e o chamou de Benoni (filho de minha dor), porque morreu, mas seu pai chamou-lhe de Benjamin.
Sem se dar conta Jacó ditou a morte de sua querida Raquel!
entretanto gostava de fazer uma ressalva interessante à cerca da morte anticipada de Raquel:
Aqui vemos um caso tipico de maldição:
Gen: 31:32 (Diz Jacó a Labão)
Com quem achares os teus deuses, porém, esse não viverá; diante de nossos irmãos descobre o que é teu do que está comigo, e leva-o contigo. Pois Jacó não sabia que Raquel os tinha furtado.
]Raquel morreu em parto no caminho da casa de Jacó. A parteira lhe fala no meio do nascimento que a criança é um menino, lhe saindo a alma, Raquel olhou e o chamou de Benoni (filho de minha dor), porque morreu, mas seu pai chamou-lhe de Benjamin.
Sem se dar conta Jacó ditou a morte de sua querida Raquel!
Última edição por Eunice em Ter Out 06, 2009 3:40 am, editado 4 vez(es)
Eunice- Membro
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Religião :- Judeu messiânico
Re: Raquel e Lea
Jacó (Yaakov) amava Esaú e buscava a reconciliação. E separou-lhe muitos presentes. Porém ele ainda temia a reação de Esaú. Por isso Yaakov criou uma estratégia para proteger a sua família, caso Esaú viesse contra ele.
O medo dos homens era o último ponto que D’us tinha que tratar de vez no Pai de Seu Povo. Assim sendo o separou de tudo e de todos para por-lhe à última prova.
Vvem um “ish” (Homem em hebraico) lutar com ele na outra margem do rio, onde ele se encontrava.
Existe as seguintes interpretações judaicas e cristãs:
Era um anjo do Exército do Senhor, apesar da palavra hebraica para anjo é Malach.
Era um ser sobrenatural que manifestava o bem e o mal,
Era um anjo caído, um demônio
Era o Próprio Mashiach
Era o próprio YHWH.
[b]O texto original em hebraico diz: “Homem”. Com certeza um ser que veio da parte de D’us e O conhecia. Tinha poder para abençoar e amaldiçoar. E tinha um prazo determinado para lutar com Yaakov, pois chegando a dia, teria que partir.
Esse homem feriu a coxa de Yaakov por ver que não prevaleceria contra ele porque desde antes o nascimento Yaakov era treinado para lutar e jamais desistir. Daí seu nome.[/b]
Por algum motivo, Yaakov sabia que aquele homem tinha o poder de lhe abençoar e mudar sua sorte e lhe disse..não te soltarei até que me abenções.
O Reino dos céus é alcançado senão com luta e violência.
E o homem lhe pergunta: Qual é o seu nome?
E ele lhe diz: Yaakov ( aquele que luta e vence)
E o homem lhe diz:
Não te chamarás mais Yaakov, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
Agora ele não se chamava mais Yaakov, mas Israel: Não só aquele que luta, mas aquele que luta com D’us e com homens e prevalece. Como príncipe lutou. D’us lhe propôs esta prova para que Yaakov manifestasse todo seu potencial no Senhor.
No hebraico, a palavra El não se aplica somente ao D’us de Israel, mas todo aquele que é grande e tem autoridade. Um rei, um governador, um principado, uma potestade ,em hebraico pode ser chamado de El.
Existe a interpretação de que o nome Israel é: Aquele que luta com El, (contra todas as grandes forças e autoridades e vence).
Também há a interpretação de que D’us muitas vezes nos propõe provas e lutas com Ele para que vençamos e alcancemos a benção.
Seja como for, Israel, lutou junto com o D’us todo poderoso. E os dois tinham aliança, intimidade e Israel adorava o D’us altíssimo e o amava acima de todas as coisas e O obedecia.
Israel era um guerreiro espiritual. Suas vitórias em batalha e na vida não o tornaram arrogante e orgulhoso, mas cada vez mais humilde e pacificador, clamando em seu coração a reconciliação com seu amado irmão. E D’us abençoou o encontro dos dois com grande shalom!
Depois Israel seguiu seu caminho, e no primeiro lugar que acampou fez um altar ao Eterno, em adoração.
">Yaakov era um adorador, que adorava a D´us em espírito e em verdade!
O medo dos homens era o último ponto que D’us tinha que tratar de vez no Pai de Seu Povo. Assim sendo o separou de tudo e de todos para por-lhe à última prova.
Vvem um “ish” (Homem em hebraico) lutar com ele na outra margem do rio, onde ele se encontrava.
Existe as seguintes interpretações judaicas e cristãs:
Era um anjo do Exército do Senhor, apesar da palavra hebraica para anjo é Malach.
Era um ser sobrenatural que manifestava o bem e o mal,
Era um anjo caído, um demônio
Era o Próprio Mashiach
Era o próprio YHWH.
[b]O texto original em hebraico diz: “Homem”. Com certeza um ser que veio da parte de D’us e O conhecia. Tinha poder para abençoar e amaldiçoar. E tinha um prazo determinado para lutar com Yaakov, pois chegando a dia, teria que partir.
Esse homem feriu a coxa de Yaakov por ver que não prevaleceria contra ele porque desde antes o nascimento Yaakov era treinado para lutar e jamais desistir. Daí seu nome.[/b]
Por algum motivo, Yaakov sabia que aquele homem tinha o poder de lhe abençoar e mudar sua sorte e lhe disse..não te soltarei até que me abenções.
O Reino dos céus é alcançado senão com luta e violência.
E o homem lhe pergunta: Qual é o seu nome?
E ele lhe diz: Yaakov ( aquele que luta e vence)
E o homem lhe diz:
Não te chamarás mais Yaakov, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
Agora ele não se chamava mais Yaakov, mas Israel: Não só aquele que luta, mas aquele que luta com D’us e com homens e prevalece. Como príncipe lutou. D’us lhe propôs esta prova para que Yaakov manifestasse todo seu potencial no Senhor.
No hebraico, a palavra El não se aplica somente ao D’us de Israel, mas todo aquele que é grande e tem autoridade. Um rei, um governador, um principado, uma potestade ,em hebraico pode ser chamado de El.
Existe a interpretação de que o nome Israel é: Aquele que luta com El, (contra todas as grandes forças e autoridades e vence).
Também há a interpretação de que D’us muitas vezes nos propõe provas e lutas com Ele para que vençamos e alcancemos a benção.
Seja como for, Israel, lutou junto com o D’us todo poderoso. E os dois tinham aliança, intimidade e Israel adorava o D’us altíssimo e o amava acima de todas as coisas e O obedecia.
Israel era um guerreiro espiritual. Suas vitórias em batalha e na vida não o tornaram arrogante e orgulhoso, mas cada vez mais humilde e pacificador, clamando em seu coração a reconciliação com seu amado irmão. E D’us abençoou o encontro dos dois com grande shalom!
Depois Israel seguiu seu caminho, e no primeiro lugar que acampou fez um altar ao Eterno, em adoração.
">Yaakov era um adorador, que adorava a D´us em espírito e em verdade!
Eunice- Membro
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Re: Raquel e Lea
ALGUÉM PARA RESPONDER À PERGUNTA QUE FICOU PENDENTE?????????????'
VÁ LA PESSOAL DEVE HAVER PESSOAS QUE CONHÇAM BEM ESTE TEMA PARA RESPONDER
VÁ LA PESSOAL DEVE HAVER PESSOAS QUE CONHÇAM BEM ESTE TEMA PARA RESPONDER
Eunice- Membro
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Re: Raquel e Lea
A paz Ir. Eunice,
Não vou responder, de acordo com as fontes de estudos, mas, Jesus Cristo, tem para quem puxar, visto, que herdou todo o desprezo da "matriarca" Lia. Assim, seu olhos, não puderam presenciar, a exaltação da ressurreição, mas, deu início a tudo.
Quanto a luta, um dos profetas, no caso Oséias disse "No ventre, pegou do calcanhar de seu irmão; no vigor da sua idade, lutou com Deus;lutou com o anjo e prevaleceu; chorou e lhe pediu mercê; em Betel, achou a Deus, e ali falou Deus conosco."Oséias 12-3 e 4.
Esse foi o final da fé, tanto de Lia, quanto de Jacó e Raquel, através da fé...que é o fim de tudo, para salvação da alma.
" Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados..." Hebreus 11- 39 e 40.
Fique na imensurável paz divina.
Re: Raquel e Lea
Eldier,
Vou entar concluir este assunto e relação a Lia(Leah) e a Raquel (Rachel):
O pacto de D-us com Yakov nós faz lembrar de que D-us nunca abandonará Sua aliança com o seu povo.
·
Vou entar concluir este assunto e relação a Lia(Leah) e a Raquel (Rachel):
O pacto de D-us com Yakov nós faz lembrar de que D-us nunca abandonará Sua aliança com o seu povo.
·
Yakov reconhece o poder de D-us e nos ensina a ser gratos a Ele, O honrando com nossas posses.
· A atitude de Labão (Lavan) em receber a seu sobrinho Jacó (Yakov), nos elucida a cerca do grau de importância da família e a hospitalidade.
· O procedimento de nosso Pai Jacó (Yakov) quanto a seu sentimento por Raque(Rachel), nos ensina sobre o proceder frente ao relacionamento amoroso e ao matrimônio.
· A atitude astuta de Labão (Lavan) nos ensina a não confiarmos nos Goim (estrangeiros).
· D-us agracia a (Lia) Leah com a maternidade e nos ensina a não sobrepujarmos a aparência em detrimento do caráter.
· A atitude de Rachel (Raquel) frente a sua esterilidade nos ensina a sermos humildes e a aguardarmos em D-us a nossa recompensa.
· A atitude Yakov frente ao seu trabalho, nos estimula a trabalharmos para nós mesmos e nos ensina que D-us sempre abençoará o seu povo.
· Yakov volta para a sua família e nos ensina que não devemos permanecer onde não somos aceitos e sempre trabalharmos para não sermos um peso a ninguém. D-us nos abençoará se andarmos na sua vontade.
· Yakov compartilha com suas mulheres seu sentimento e nos ensina a não agirmos sem buscarmos primeiro a ajuda dos que estão a nossa volta.
· Rachel rouba os objetos de seu pai e acaba trazendo a maldição sobre si. Isto nos ensina a não ocultarmos nosso problema, arriscando trazer sobre todos uma situação complicada.
· A atitude de Labão (Lavan) em receber a seu sobrinho Jacó (Yakov), nos elucida a cerca do grau de importância da família e a hospitalidade.
· O procedimento de nosso Pai Jacó (Yakov) quanto a seu sentimento por Raque(Rachel), nos ensina sobre o proceder frente ao relacionamento amoroso e ao matrimônio.
· A atitude astuta de Labão (Lavan) nos ensina a não confiarmos nos Goim (estrangeiros).
· D-us agracia a (Lia) Leah com a maternidade e nos ensina a não sobrepujarmos a aparência em detrimento do caráter.
· A atitude de Rachel (Raquel) frente a sua esterilidade nos ensina a sermos humildes e a aguardarmos em D-us a nossa recompensa.
· A atitude Yakov frente ao seu trabalho, nos estimula a trabalharmos para nós mesmos e nos ensina que D-us sempre abençoará o seu povo.
· Yakov volta para a sua família e nos ensina que não devemos permanecer onde não somos aceitos e sempre trabalharmos para não sermos um peso a ninguém. D-us nos abençoará se andarmos na sua vontade.
· Yakov compartilha com suas mulheres seu sentimento e nos ensina a não agirmos sem buscarmos primeiro a ajuda dos que estão a nossa volta.
· Rachel rouba os objetos de seu pai e acaba trazendo a maldição sobre si. Isto nos ensina a não ocultarmos nosso problema, arriscando trazer sobre todos uma situação complicada.
Eunice- Membro
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Re: Raquel e Lea
Eunice
Poderia Rachel ser colocada atrás por
motivo de segurança?
Temendo Yacov a investida de seu irmão.
Quanto ao resumo, que legal vejo
a História diferente.
Poderia Rachel ser colocada atrás por
motivo de segurança?
Temendo Yacov a investida de seu irmão.
Quanto ao resumo, que legal vejo
a História diferente.
Leite de Oliveira- Membro
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Re: Raquel e Lea
A meu ver colocou raquel atrás porque a amava mais que à sua irmã. Aliás, creio que a Bíbia nem menciona que Jacó amava a Lia. Por essa razão creio que ele colocou raquel e seu filho por último, porque a amava. Estava então construindo uma espécie de barricada, uma solução de fuga caso Esaú começasse a ferir à espada a casa de seu irmão.
haShaliach- Membro
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Re: Raquel e Lea
O interessante é que Raquel, provavelmente por causa dos ídolos que ela roubou (dois pecados provavelmente: idolatria e furto), nem mesmo foi sepultada junto à sua sogra, mas no caminho, onde morreu.
haShaliach- Membro
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Re: Raquel e Lea
SHALOM.
*atitude de Rachel (Raquel) frente a sua esterilidade nos ensina a sermos humildes e a aguardarmos em D-us a nossa recompensa. *
Antigamente eu tinha este mesmo pensamento. Mas quando leio em GN 30:1 "Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro."
Pelo que bem sabemos, o espirito de inveja não é bem visto aos olhos do Senhor, o Senhor se lembrou sim de Raquel, mas no momento em Raquel pediu um filho, não foi simplesmente por não ter, mas sim, por inveja de sua irmã.
Eu espero sim uma recompensa do Senhor, filhos espirituais eu quero, mas eu quero com propósito. Propósito de vê-los sarados, quero encher o céu de almas, almas que tem propósito com o Reino.
Aprendo isso com o pedido de Ana( 1SM 1:11), mesmo com tristeza no seu intimo, não fez daquilo inveja. Não fazendo como Raquel, que rogou ao seu esposo Jacó, mas sim a DEUS, a ainda mais, clamou com propósito, dando o filho da promessa ao Senhor. (SAMUEL)
Não estou "julgando" a colocação, só expressei o meu ver. Fora isso o restante foi edificante pra mim. Deus abençoe a todos mais e mais. :)
*atitude de Rachel (Raquel) frente a sua esterilidade nos ensina a sermos humildes e a aguardarmos em D-us a nossa recompensa. *
Antigamente eu tinha este mesmo pensamento. Mas quando leio em GN 30:1 "Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro."
Pelo que bem sabemos, o espirito de inveja não é bem visto aos olhos do Senhor, o Senhor se lembrou sim de Raquel, mas no momento em Raquel pediu um filho, não foi simplesmente por não ter, mas sim, por inveja de sua irmã.
Eu espero sim uma recompensa do Senhor, filhos espirituais eu quero, mas eu quero com propósito. Propósito de vê-los sarados, quero encher o céu de almas, almas que tem propósito com o Reino.
Aprendo isso com o pedido de Ana( 1SM 1:11), mesmo com tristeza no seu intimo, não fez daquilo inveja. Não fazendo como Raquel, que rogou ao seu esposo Jacó, mas sim a DEUS, a ainda mais, clamou com propósito, dando o filho da promessa ao Senhor. (SAMUEL)
Não estou "julgando" a colocação, só expressei o meu ver. Fora isso o restante foi edificante pra mim. Deus abençoe a todos mais e mais. :)
Dicadica- Membro
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