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ECHAD X YACHID
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ECHAD X YACHID
chaverim!
A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural), por exemplo, em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam UMA (echad) mobília de jantar.
Enquanto que, para se referir a uma unidade simples (singular ou absoluta), utiliza-se uma outra palavra hebraica “YACHID” (lê-se yarrid) que também significa “único(a) ou um(a)”, porem, no singular, por exemplo, em português, pode-se dizer: "há UM (yarrid) centavo em minha mão."
Agora veja nestes versículos bíblico a aplicação da palavra “ECHAD e YACHID” no contexto hebraico:
Na escritura hebraica este versículo abaixo se trata de unidade composta (plural):
(Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é o ÚNICO (echad) Senhor"
Na escritura hebraica este versículo abaixo se trata de unidade simples (singular):
(Gênesis 22: 2) – Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...
Mas porque foi usado “ECHAD” neste versículo abaixo, ao invés de “YACHID” como foi usado em Gênesis 22: 2, por exemplo:
(Deuteronômio 17:6) "Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de UMA (ECHAD) testemunha, ele não deve ser posto à morte."
Em, Deuteronômio 17:6, esta "testemunha" está se referindo a qualquer ser humano, portanto, se Deus é UM (ECHAD) e qualquer ser humano é a imagem e semelhança dEle, então, obrigatóriamente qualquer ser humano é UM (ECHAD) também, tal como D'us é, caso ao contrario, o ser humano deixa de ser semelhante a Deus.
Veja outro versiculo onde é usado ECHAD para citar UM ser humano qualquer:
(Eclesiastes 4:8) - Há UM (ECHAD) homem que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.
Quanto a este versículo de Gênesis 22: 2.
(Gn 22: 2) - “Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...”).
Ao contrario de Deuteronômio 17:6, este versículo de Gênesis 22: 2, não esta se referindo a qualquer ser humano, mas a um ÚNICO (YACHID) ser humano a quem Abraão chama de filho.
Veja outros exemplos semelhantes abaixo:
(Jeremias 6: 26) – Ó filha do meu povo, cinge-te de saco, e revolve-te na cinza; pranteia como por um filho ÚNICO (YACHID), em pranto de grande amargura...(unidade simples).
(Amós 8: 10) - ...,e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho ÚNICO (YACHID), e seu fim como dia de amarguras...(unidade simples).
(Provérbios 4: 3) – Quando eu era filho aos pés de meu pai, tenro e ÚNICO (YACHID) em estima diante de minha mãe...(unidade simples).
Deus é isto:
Pai YHWH X Palavra de YHWH X Espirito de YHWH = Ehohim YHWH = 1x1x1=1 = ECHAD.
E eu de uma forma semelhante sou isto:
AZZI X palavra do AZZI X espirito do AZZI = ser humano AZZI = 1x1x1=1 = ECHAD.
!!!
A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural), por exemplo, em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam UMA (echad) mobília de jantar.
Enquanto que, para se referir a uma unidade simples (singular ou absoluta), utiliza-se uma outra palavra hebraica “YACHID” (lê-se yarrid) que também significa “único(a) ou um(a)”, porem, no singular, por exemplo, em português, pode-se dizer: "há UM (yarrid) centavo em minha mão."
Agora veja nestes versículos bíblico a aplicação da palavra “ECHAD e YACHID” no contexto hebraico:
Na escritura hebraica este versículo abaixo se trata de unidade composta (plural):
(Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é o ÚNICO (echad) Senhor"
Na escritura hebraica este versículo abaixo se trata de unidade simples (singular):
(Gênesis 22: 2) – Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...
Mas porque foi usado “ECHAD” neste versículo abaixo, ao invés de “YACHID” como foi usado em Gênesis 22: 2, por exemplo:
(Deuteronômio 17:6) "Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de UMA (ECHAD) testemunha, ele não deve ser posto à morte."
Em, Deuteronômio 17:6, esta "testemunha" está se referindo a qualquer ser humano, portanto, se Deus é UM (ECHAD) e qualquer ser humano é a imagem e semelhança dEle, então, obrigatóriamente qualquer ser humano é UM (ECHAD) também, tal como D'us é, caso ao contrario, o ser humano deixa de ser semelhante a Deus.
Veja outro versiculo onde é usado ECHAD para citar UM ser humano qualquer:
(Eclesiastes 4:8) - Há UM (ECHAD) homem que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.
Quanto a este versículo de Gênesis 22: 2.
(Gn 22: 2) - “Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...”).
Ao contrario de Deuteronômio 17:6, este versículo de Gênesis 22: 2, não esta se referindo a qualquer ser humano, mas a um ÚNICO (YACHID) ser humano a quem Abraão chama de filho.
Veja outros exemplos semelhantes abaixo:
(Jeremias 6: 26) – Ó filha do meu povo, cinge-te de saco, e revolve-te na cinza; pranteia como por um filho ÚNICO (YACHID), em pranto de grande amargura...(unidade simples).
(Amós 8: 10) - ...,e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho ÚNICO (YACHID), e seu fim como dia de amarguras...(unidade simples).
(Provérbios 4: 3) – Quando eu era filho aos pés de meu pai, tenro e ÚNICO (YACHID) em estima diante de minha mãe...(unidade simples).
Deus é isto:
Pai YHWH X Palavra de YHWH X Espirito de YHWH = Ehohim YHWH = 1x1x1=1 = ECHAD.
E eu de uma forma semelhante sou isto:
AZZI X palavra do AZZI X espirito do AZZI = ser humano AZZI = 1x1x1=1 = ECHAD.
!!!
azzi- Membro
- Mensagens : 13
Cidade : 7 lagoas
País :
Inscrição : 30/07/2013
Religião :- Outros
Re: ECHAD X YACHID
!
Corrigindo
Echad: Representa unidade / composto.
Yachid: Representa unicidade / absoluto.
Exemplo:
ECHAD
Um aparelho de jantar é composto por pratos grandes, medios e pequenos.
Shmá Israel Adonay Eloheinu, Adonay Echad
Moisés era Elohim sobre Aron Exo 4:16 - E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus - ELOHIM.
A palavra Elohim é plural de El (Deus/Deuses)
Corrigindo
Echad: Representa unidade / composto.
Yachid: Representa unicidade / absoluto.
Exemplo:
ECHAD
Um aparelho de jantar é composto por pratos grandes, medios e pequenos.
Shmá Israel Adonay Eloheinu, Adonay Echad
Moisés era Elohim sobre Aron Exo 4:16 - E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus - ELOHIM.
A palavra Elohim é plural de El (Deus/Deuses)
Re: ECHAD X YACHID
chaverim.Xan Berg escreveu:!
Corrigindo
Echad: Representa unidade / composto.
Yachid: Representa unicidade / absoluto.
Exemplo:
ECHAD
Um aparelho de jantar é composto por pratos grandes, medios e pequenos.
Shmá Israel Adonay Eloheinu, Adonay Echad
Moisés era Elohim sobre Aron Exo 4:16 - E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus - ELOHIM.
A palavra Elohim é plural de El (Deus/Deuses)
Mas porque neste verso de Deuteronômio 17:6 foi utilizado ECHAD, e no verso de Geneses 22: 2 foi utilizado YACHID?
Qual foi a regra utilizada?
(Deuteronômio 17:6)
"Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de UMA (ECHAD) testemunha, ele não deve ser posto à morte."
(Geneses 22: 2)
“Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...”).
azzi- Membro
- Mensagens : 13
Cidade : 7 lagoas
País :
Inscrição : 30/07/2013
Religião :- Outros
Re: ECHAD X YACHID
Existe uma enorme diferença entre dizer UMA (ind. indef. ) testemunha e UNICA (ind. definida) testemunha.
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