Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

Home Page

Regras do fórum

Portal

Fórum

Registre-se

Quem somos

Normas e Dicas

Estudos biblico

Mapa de Israel

História de Israel

Aula de Hebraico

Dicionário biblico

Biblia em Hebraico

Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição!

4 participantes

Ir para baixo

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! Empty Toráh, Cultura, Folclore e Superstição!

Mensagem por Anselmo Goldman Sex Fev 11, 2011 5:10 pm

Amigo mestre Convidado... Podemos separar o que é da Escritura mesmo e válido do que são mandamentos de homens, Cultura, Tradição, Folclore e Superstição????
O que acha? Para você o que é Toráh e o que é Tradição Cultural hoje em dia no Judaísmo?

Última edição por Anselmo Goldman em Sex Fev 11, 2011 5:30 pm, editado 3 vez(es)
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 628

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Suzano SP

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 17/09/2010

http://www.elohimomer.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! Empty Re: Toráh, Cultura, Folclore e Superstição!

Mensagem por Anselmo Goldman Sex Fev 11, 2011 5:14 pm

Já fui acusado de considerar o Livro da Lei um livro de superstições.
Se eu me apegar agora (Depois do Messias) às cerimonias e deixar de lado a obra que o Messias realizou em meu favor e querer morar em maquetes uma vez que meu apartamento está pronto... então aí sim eu teria transformado o que está no Livro da Lei em Folclore e tradição!

UM EXEMPLO DO QUE ESTOU FALANDO
Na Lei está Escrito: "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso YHWH, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu YHWH, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. "(Deuteronômio 6:4 a 9).
Sabe o que nossos irmãos judeus fizeram com este texto irmão mestre Convidado? Transformaram em Cultura e Folclore!!!! Transformaram nisso:

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! Mezuza01Um pedaço da lei escrita colada na porta
Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! Filacterio1um pedaço da Lei dentro de uma caixinha colada na testa
Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! Charme num pedaço da Lei amarrada em todo o braço esquerdo!!!!!!!!!!
É isso o que chamo de FOLCLORE e CULTURA JUDAICA!!!!!!!!!! Não a Lei.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! Empty Re: Toráh, Cultura, Folclore e Superstição!

Mensagem por Xan Berg Sex Fev 11, 2011 11:17 pm

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 3708 Anselmo

Pois é, todas as religiões possuem seus folclores assim como o judaísmo.

Veja que interessante, as divisões entre leis para classificarem o que é moral, cerimonial e civil e depois invalidar o que não interessa também é um folclore, só que do cristianismo.

Querem somprar o cisco dos olhos dos irmãos mas não percebem a trave nos próprios olhos.

Levantar a mão para aceitar a Yeshua e recitar uma rezinha magica também é um folclore.

O pentecostalismo aos moldes cristãos também é um folclore.

Qual é sua intenção, desmerecer a biblia por causa de folclores?
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://www.torahweb.net

Mensagem por Tatiana Dom Fev 13, 2011 7:23 pm

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 3708 a todos!

Eu li com muita tristeza este post:

Sabe o que nossos irmãos judeus fizeram com este texto irmão mestre Tatiana? Transformaram em Cultura e Folclore!!!! Transformaram nisso:
Um pedaço da lei escrita colada na porta
um pedaço da Lei dentro de uma caixinha colada
e num pedaço da Lei amarrada em todo o braço esquerdo!!!!!!!!!!
É isso o que chamo de FOLCLORE e CULTURA JUDAICA!!!!!!!!!! Não a Lei.

Estou indignada, mesmo quando li no outro Tópico, as quais originou este.

Temos que aguentar isto..! Só me faltava mais esta! Mas o Eterno nos dará forças como sempre deu para prosseguirmos em frente.

Kadosh, Kadosh, Kadosh, Baruch HaShem!

Yeshua disse: "Não pensem que voim abolir a Torah ou os Profetas. Não vim abolir, mas completar. Sim, é verdade! Digo a vocês: até que os céus e a terra passem, nem mesmo um yud ou um traço da Torah passará - não até que todas as coisas que precisam acontecer tenham ocorrido. Portanto, quem desobedecer à menor dessas mitsvot e ensinar outras pessoas a agirem da mesma forma será chamado 'menor'no Reino do Céu. Mas quem obedecer a elas e ensinar dessa forma será chamado 'maior' no Reino dos Céu. Pois eu lhes digo: a menos que que sua justiça seja muito maior que a dos mestres da Torah e dos p`rushim, vocês não entrarão no Reino do Céu!" Mattityahu 5.17-20

Na Torah existem as mitsvot e Yeshua deixou bem claro que não as aboliu!

Anselmo postou:
Na Lei está Escrito: "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso YHWH, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu YHWH, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. "(Deuteronômio 6:4 a 9).
Sabe o que nossos irmãos judeus fizeram com este texto irmão mestre Tatiana? Transformaram em Cultura e Folclore!!!! Transformaram nisso: (...)

Veja bem, Anselmo: Você mesmo reconhece que Dt 6.4-9 é Lei, pois assim você postou, e realmente é. Este é o Sh`má ele está escrito no Livro, na Torah!! Baruch HaShem!

Os judeus estão fazendo o que está ordenado, agora se há pessoas que não querem fazer, aí é o livre arbítrio de cada um, mas o Eterno deu as mitsvot para serem praticadas! A confiança sem a prática é "morta"! como diz o B`rit Hadashah. É um sinal entre o Eterno e o Seu povo! Sinal de pertencimento!

Yeshua usava Talit, e a ordem está em Shemót 15.40:

"Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que façam para eles franjas sobre as bordas de suas vestes, pelas suas gerações; e porão sobre as franjas da borda um cordão azil celeste. E será para vós como franjas, e as vereis e lembrareis todos os mandamentos da Eterno, e os fareis; e não errareis indo atrás de (pensamentos de vosso coração e atrás à vista de vossos olhos, atrás dos quais vós andais errando. Para que vos lembreis e cumprais todos os Meus preceitos e sejais santos para com vosso D`us."

O Eterno ordenou o uso de tsitsit para que vendo se lembre de observar os Seus mandamentos. Percebemos ao ler as Escrituras que isto é um sinal, para que não haja esquecimento.

Analogamente temos que: quando queremos lembrar de fazer algo, ou quitar um compromisso, frequentemente, escrevemos na agenda, ou colocamos um papel escrito num lugar visível para não esquecermos.

Yeshua usou tsitsit/talit:

"(...) Estava ali uma mulher que havia doze anos vinha sofrendo de ... Ela chegou por trás dele, tocou na tsitsit de seu manto, e imediatamente a hemorragia estancou. Quem tocou em mim? perguntou Yeshua. (...)" Lc 8.43-45

Mesmo depois da perseguição nazista que forçava os judeus a desobedecerem os mandamentos do Eterno, bem como a abominável Inquisição, ainda hoje a luta continua...

Maior é o Autor da Torah para conservar-nos firmes em Seus mandamentos. Que o Eterno nos livre de despresar Suas mitsvot e nos conserve nesse amor pelos Seus lindos mandamentos e Sua maravilhosa Torah!!! Juntamente, é claro com a confiança no nosso amado Mashiach Yeshua!!

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 606715 Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 606715 Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 606715 Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 606715 Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 606715 Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 606715 Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 606715

Última edição por Tatiana em Dom Fev 13, 2011 8:19 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : digitação da palavra Eterno e exclusão de palavra fora do contexto da oração.)
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Mensagem por Xan Berg Dom Fev 13, 2011 7:47 pm

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 3708 Tati

O desespero do Anselmo está relacionado ao fato dele defender cegamente a teoria da divisão de leis para invalidação e descaracterização do que não interessa, inclusive profecias, e por isso agora passou a atacar o judaismo tentando desacreditar as Escrituras por causa de principios religiosos que não condizem 100% com o que aprendemos nas Escrituras.

Ao tentar utilizar estes argumentos ele atira no próprio pé por apego ao denominacionalismo.

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 441570
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Anselmo Goldman Seg Fev 14, 2011 2:31 pm

Não admitirei ser chamado ou simplesmente comparado com um carrasco ou perseguidor nazista ok irmã Tatiana????

Se acaso o seu legalismo deve ser defendido por você... ótimo faça! Mas não admitirei ser comparado com aqueles que perseguem o judaísmo. Você escreveu a respeito do que postei "ainda hoje a luta continua".
Defenda a Toráh usando a Toráh... não acusando de anti-semitismo opiniões contrárias a certas práticas que chamam de chassid os que tal coisas praticam ok? "O SENHOR prova o justo... "(Salmos 11:5) e como ele faz isso? Observando os filactérios? Qual é maior ou menor determinará quem é mais justo???
Não se faça de coitada irmã. Eu disse e torno a afirmar gosto da cultura e folclore judaico... mas aquele que crê estar cumprindo Mistvot amarrando coisas nos braços ou colocando trechos da lei na testa não está cumprindo outra coisa senão as palavras que dizem:
(2 Timóteo 3:5) "tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. "
(Mateus 23:25) "... limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. "
(Mateus 23:27) "... sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. "
(Mateus 23:28) "... vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. "
(Mateus 23:5) "E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas (Tisit-tsit) das suas vestes, "
Caso me chame ou ao menos insinue isso novamente irmã, não considerarei mais as suas postagens ok?
Quanto aos Tsit-Tsit, eu sei que é um lembrete e eu mesmo já disse que o ETERNO é Didático ao ensinar; agora... antes de demonstrar esta histeria, me mostre onde falei em Tsit-Tsit em minhas postagens! Onde falei disso?

Qual é sua intenção, desmerecer a biblia por causa de folclores?
Quanto a Você Xan... é isso mesmo o que você pensa irmão?
Acredita mesmo que estou tentando desmerecer as Escrituras? Não estou postando contra o formalismo, farisaísmo e Legalismo? Você considera estas coisas como parte da Toráh?????
Quanto as acusações da irmã Tatiana, eu aceito (desta vez) pois tenho pouco contato com ela e esta postagem dela é fruto de histeria; mas você Xan me acusar disso será um golpe que não suportarei irmão!

Levantar a mão para aceitar a Yeshua e recitar uma rezinha magica também é um folclore.

O pentecostalismo aos moldes cristãos também é um folclore.
Legalismo é a palavra! E concordo plenamente!

O desespero do Anselmo está relacionado ao fato dele defender cegamente a teoria da divisão de leis para invalidação e descaracterização do que não interessa,
Não estou desesperado irmão. Cegamente foi boa! Terei que colocar aqui todos os textos e argumentos que tenho apresentado? Se eu tiver que fazer isso Xan... então o cego aqui é você!
O que não me interessa é formalismo, cerimônias externas já cumpridas que hoje podem (e creio até devam) ser cumpridas em caráter cultural. NUNCA como se estivesse a cumprir mandamentos. No falso judaísmo legalista = Chassid isto não me interessa mesmo!

inclusive profecias, e por isso agora passou a atacar o judaismo
O Judaísmo falso, legalista, frio e sem Yeshua, sim! Perceba equivocado irmão... não estou atacando nem a cultura e nem o Folclore mas sim o legalismo e o formalismo ao qual chamam CEGAMENTE de chassidismo!

tentando desacreditar as Escrituras
Isso sim é desespero!!!!! Vai chamar agora estas práticas colocadas nas fotos de Escritura???? Vai se fazer de coitadinho ou vai tentar me transformar num inquisidor nazista???
Isto sim é que é desespero e apego à forma e não ao Espírito!!!

por causa de principios religiosos que não condizem 100% com o que aprendemos nas Escrituras.
Esta eu não entendi sinceramente! Eu não devo mesmo atacar quem quer que seja (com a Verdade) por causa de "principios religiosos que não condizem 100% com o que aprendemos nas Escrituras"???
Não foi pra isso que eu fui chamado e não é para isso que estamos neste fórum?????

Ao tentar utilizar estes argumentos ele atira no próprio pé por apego ao denominacionalismo.
Xan eu gostaria apenas que você incorresse no propósito deste tópico!
Podemos separar o que é da Escritura mesmo e válido do que são mandamentos de homens, Cultura, Tradição, Folclore e Superstição????
Eu demonstrei que tornaram a Lei em costumes... e que estes costumes dizem quem é justo (chassid) ou não no judaísmo.
A princípio você afinal concordou ou não quando escreveu: "Pois é, todas as religiões possuem seus folclores assim como o judaísmo."????
Acredito que você só confirmou minha posição. Esqueça o outro tópico! agora estamos neste ok?

Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagem por Anselmo Goldman Seg Fev 14, 2011 3:37 pm

Qualquer dúvida por sua parte Convidado lembre-se de que iria encomendar um shofar e um Talit a pouco tempo atráz e só não o fiz por questões financeiras.
Então não confunda tradições e aquilo que Paulo chama de Esterco com Escritura e nem com Justiça!
(Filipenses 3:4) "Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: "(Filipenses 3:5) "circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu, "(Filipenses 3:6) "segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. "(Filipenses 3:7) "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por haMashiach. "(Filipenses 3:8) "E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de haMashiach Yeshua, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a haMashiach "(Filipenses 3:9) "e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em haMashiach, a saber, a justiça que vem de YHWH, pela fé; "(Filipenses 3:10) "para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte; "(Filipenses 3:11) "para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar à ressurreição dos mortos. "

Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagem por Xan Berg Ter Fev 15, 2011 5:43 pm

Anselmo Goldman escreveu:
Então não confunda tradições e aquilo que Paulo chama de Esterco com Escritura e nem com Justiça!

O que Paulo chama de Esterco, a Torah ou as regras internas denominacionais absurdas que inventam (lei de homens) nos meios religiosos?

Vejamos se o esterco era a Torah, as profecias, ou as ações e conceitos religiosos do farisaismo. Lembrando que fariseus e saduceus eram duas correntes religiosas dentro do judaísmo e cada uma delas possuia suas regras e costumes internos que não condiziam com as Escrituras e por isso eram "criticados" por Yeshua quando partiam para os extremos.

Anselmo Goldman escreveu:(Filipenses 3:4) "Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: "(Filipenses 3:5) "circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus;

TORAH - Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; e estará o meu pacto na vossa carne por aliança perpétua - Gênesis 17:13.

PAULO - Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em todo o sentido, porque, primeiramente, as palavras de YHWH lhe foram confiadas - Romanos 3:1,2.

Como acabamos de ver, o próprio apostolo Paulo descreve as vantagens de ser judeu e a utilidade da circuncisão, logo, no texto escrito aos filipenses o apostolo Paulo não poderia estar chamando de esterco o que para os romanos ele informou ser vantajoso.

Anselmo Goldman escreveu:segundo a lei, fui fariseu,"(Filipenses 3:6) "segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. "(Filipenses 3:7) "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por haMashiach.
"(Filipenses 3:8) "E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de haMashiach Yeshua, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a haMashiach "(Filipenses 3:9)

Se esta lei que Paulo menciona fosse a Torah, automaticamente não existiriam saduceus, ou seja, todos judeus seriam fariseus, logo, farisaísmo não é mandamento da Torah, mas um simples segmento religioso compostos por leis próprias internas, vejamos:

E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém - Atos 9:1-2.

Persegui este Caminho até à morte, prendendo e metendo em prisões, tanto homens como mulheres, como também o sumo sacerdote me é testemunha, e todo o conselho dos anciãos; e, recebendo destes cartas para os irmãos, fui a Damasco, para trazer presos para Jerusalém aqueles que ali estivessem, a fim de que fossem castigados - Atos 22:4-5.

Como acabamos de ver, Paulo pedia e recebia cartas (regimento interno do farisaísmo) para perseguir os crentes, tais ações não possuem bases na Torah e desafio todos cristãos do mundo, que acham que a Torah era esterco, que me mostrem um único mandamento dentro dos 613 informando que os judeus que cressem no messias deveriam ser perseguidos, castigados e presos.

Paulo considerou esterco todas estas práticas infundadas do farisaísmo, e não a Torah.

AVISO

... como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles - II PEDRO 3:15-16.

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 15191 Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 738423
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Anselmo Goldman Ter Fev 15, 2011 7:00 pm

Antes de mais nada Xan... apesar da cordialidade devida a você, devo pedir para que não use de sutilezas e nem de joguinho de palavras para fomentar inimizade contra mim neste fórum (apesar dele ser seu)!
Você maliciosamente escreve: "desafio todos cristãos do mundo, que acham que a Torah era esterco"
Vou novamente colocar aqui para você minha frase: "Então não confunda tradições e aquilo que Paulo chama de Esterco com Escritura e nem com Justiça!"
Então amigo mestre Xan... Não acaricie sua tradição e Folclore em nome da Santa e Exaltada Toráh!!! Acaricie sua tradição e Folclore em nome de sua tradição e Folclore ok?

O que Paulo chama de Esterco, a Torah ou as regras internas denominacionais absurdas que inventam (lei de homens) nos meios religiosos?
Vejamos se o esterco era a Torah, as profecias, ou as ações e conceitos religiosos do farisaismo.
Perfeito irmão... está falando exatamente como eu falaria: "Paulo chama de esterco... as ações e conceitos religiosos do farisaismo e do falso judaísmo contemporâneo, baseado no exterior!"
Corretíssimo!!!

Sobre as seitas judaicas você escreveu...
cada uma delas possuia suas regras e costumes internos que não condiziam com as Escrituras e por isso eram "criticados" por Yeshua quando partiam para os extremos.
Mais uma vez correctíssimo amigo mestre! (Baixou o espírito em porção dobrada, do Anselmo Goldman em você??)
Regras e costumes internos que não condizem com as Escrituras... VOCÊ CAPTOU MINHA MENSAGEM.

Aqui começam os malabarismos... mas eles não terão XANce de permanecerem de pé!

Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; e estará o meu pacto na vossa carne por aliança perpétua - Gênesis 17:13.
Este verso diz que a Aliança é perpétua e não que circuncirariam-se perpetuamente!!!! Aquele que se circuncidava entrava na Aliança Perpétua.

Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em todo o sentido, porque, primeiramente, as palavras de YHWH lhe foram confiadas - Romanos 3:1,2.
Não acho justo ir para outra carta para explicar a primeira... mas tudo bem. vejamos o que o próprio Paulo escreveu também aos Romanos:
(Romanos 2:25) "Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. " Ou seja... ela NÃO SERVE DE NADA!!!!
(Romanos 2:27) "E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará, porventura, a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? " Ou seja... NO JUÍZO ELA NÃO SERVE DE NADA!!!!
(Romanos 2:28) "Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. "(Romanos 2:29) "Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de YHWH. " Ou seja... ELA NÃO SERVE DE NADA!!!!
(Romanos 3:28) "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei. " Ou seja... ELA NÃO SERVE DE NADA!!!!
(Romanos 4:8) "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. "(Romanos 4:9) "Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. "(Romanos 4:10) "Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. " Ou seja... bem você já sabe Xan!!!!
Não deixe de perceber amigo mestre Xan... que A vantagem do judeu ou a utilidade da circuncisão, Paulo diz ser muitas, mas de todas elas a principal é porque a eles judeus e circuncisos que faziam parte do povo, foram entregues a Toráh:(Romanos 3:2) "​Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de YHWH." Só isso! mada de mais justo ou mais cumpridor de nada!!!!

Concordo em ver que Paulo usou dum negócio chamado "hipérbole", ou seja, ele usou o superlativo para mostrar que algo não tinha valor, e acabou chamando de esterco para mostrar esta verdade!

Como acabamos de ver, Paulo pedia e recebia cartas (regimento interno do farisaísmo) para perseguir os crentes, tais ações não possuem bases na Torah
Quer dizer que estas cartas eram o "regimento interno do Farisaísmo"???? KKKKKKKKkkk... você já foi mais incisivo do que isto né irmão???? FRAN-CA-MEN-TE!!!!!!!

Xan... eu sei que estamos tocando na menina dos olhos do judaísmo (que não é a Toráh) mas as tradições que alegam vir dela! Então eu entendo este seu afinco para responder perguntas e interpretar textos da maneira como você deve ter recebido de teus pais irmão!
Não quero de maneira nenhuma afastar você disso!!!!

Mas vamos, para finalisar, ao texto que você tentou interpretar mas não foi tão bem assim:

(Filipenses 3:4 a 11) "Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu, segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por haMashiach. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de haMashiach Yeshua, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a haMashiach e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em haMashiach, a saber, a justiça que vem de YHWH, pela fé; para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte; para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar à ressurreição dos mortos. "

Legenda:
"confiar na carne": salvar-se por ser cincunciso
"o que para mim era ganho": O que era ganho era o ser circuncidado, ser Benjamita, ser fariseu piedoso, ser perseguidor da Igreja, ser justo por cumprir Toda a Lei (irrepreensível).
"pelo qual sofri a perda de todas estas coisas": De TODAS as coisas listadas por Paulo, ou seja, sua circuncisão, sua descendência, seu zelo, sua justificação diante de YHWH na Lei!
"e as considero como esterco, para que possa ganhar a haMashiach": Paulo considera como esterco (hipérbole) todas as coisas listadas por ele, ou seja, sua circuncisão, sua descendência, seu zelo, sua justificação diante de YHWH na Lei!

Fugir desta exegese é fugir da verdade da Toráh e apegar-se à tudo, menos à ela.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagem por Anselmo Goldman Ter Fev 15, 2011 7:04 pm

Minha proposta neste tópico é simples e genuíno:
No que vemos hoje sendo praticado, o que é da Toráh e o que é Tradição, Folclore e Superstição???

Só isso! Nada de Anti-semitismo nada parecido.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagem por Tatiana Qua Fev 16, 2011 4:14 am

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 3708 Anselmo!

Eu postei:
Mesmo depois da perseguição nazista que forçava os judeus a desobedecerem os mandamentos do Eterno, bem como a abominável Inquisição, ainda hoje a luta continua...

Você postou:
Não admitirei ser chamado ou simplesmente comparado com um carrasco ou perseguidor nazista ok irmã Tatiana????

não admitirei ser comparado com aqueles que perseguem o judaísmo. Você escreveu a respeito do que postei "ainda hoje a luta continua".

Muito bem, vou explicar-lhe o que quis dizer, já antecipando meu pedido de desculpas a você, pois deveria ter me expressado de outra forma, pois não acredito que você seja com os nazistas nem como os inquisitores. Que o Eterno me livre disto!

Irmão Anselmo, eu quis falar especificamente da questão das mitsvot, não das atrocidades! Reconheço que me expressei mal. Mil desculpas! Considero você um irmão no Mashiach. Apenas discordamos em muuuuitos aspectos!

Deixe-me explicar:Durante o decorrer dos tempos, muita gente, inclusive a ideologia nazista, a Inquisição, etc., têm se incomodado com as práticas das mitsvot, e tentado persuadir, e outras vezes tentado obrigar o povo judeu a desprezar as mitsvot. A questão que coloquei, não tem a ver com as atrocidades cometidas por estas ideologias, como já disse, mas sim com o fato específico de serem contrários às mitsvot e ainda "forçarem"os judeus a desprezá-las. (Sei que você não se enquadra nesta postura!) Falo apenas com relação a sua defesa da não observância das mitsvot. Isto me fez lembrar que esta defesa tem se expressado de diversas maneiras no decorrer dos tempos... Claro que aqui no Fórum é apenas uma questão de debater o assunto.

Espero que agora tenha conseguido dizer o que quis.

Quando eu digo: A luta continua..., estou me referindo a luta que travamos para obedecer as mitsvot sem ser mal interpretados, ainda que nós mulheres não usemos tefilin, talit, dentre outros, mas estou aqui falando das mitsvot no sentido geral, e sendo assim, observamos outras mitsvot e reconhecemos que o uso dos tefilin, talit, etc. devem ser observados pelos homens, mas não vou entrar neste detalhe, pois isto já se torna assunto para outro tópico. Neste sentido, também lutamos para defender a observância das mitsvot, pois quem assim o faz entende que elas trazem elevação espiritual e como já disse, é um prazer obedecer ao Eterno!

(Pode deixar que a partir de agora vou refletir minuciosamente para espressar-me corretamente e evitar esses incômodos que ocorrem nos debates!)

Se você me entendeu e se estou perdoada, continuemos o debate...

Veja o que você disse:
Se eu me apegar agora (Depois do Messias) às cerimonias e deixar de lado a obra que o Messias realizou em meu favor e querer morar em maquetes uma vez que meu apartamento está pronto... então aí sim eu teria transformado o que está no Livro da Lei em Folclore e tradição!

Sabe o que nossos irmãos judeus fizeram com este texto irmão mestre Tatiana? Transformaram em Cultura e Folclore!!!! Transformaram nisso: (...)

Anselmo, isto que você falou, dizendo que os judeus transformaram a Lei do Eterno em folclore, foi um tremendo desrespeito com a Lei e com aqueles que a obedecem. Com a Lei porque ela orienta a fazer assim como é feito; e com os judeus porque estão em obediência neste sentido e sendo apontados, por você, como transformadores desta lei em folclore. Portanto rejeito completamente suas acusações contra os judeus neste sentido!

Que o Eterno nos livre de transformar sua Lei em folclore e também nos livre de desprezá-la! É um prazer obedecer a lei do Eterno! Baruch HaShem!

Outra coisa: A obediência não é legalismo como você disse. Legalismo é algo praticado em excesso, algo que pesa, que vai além do estabelecido!
As mitsvot não são pesadas, pelo contrário, são um prazer em cumpri-las! Aliás, é um prazer fazer a vontade do Eterno, pena que muitos não sentem o mesmo com relação as mitsvot!

"Porque este mandamento que eu hoje te ordeno, não te é encoberto nem está longe de ti. Não está nos céus para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que o traga a nós e nos faça ouvi-lo, para que o observemos? Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que o traga a nós e nos faça ouvi-lo, para que o observemos? Pois a coisa está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a observares." Devarim 30.11-14

Não chame a Lei de legalismo, porque não procede! Legalismo são excessos, como já disse, algo que vai além do estabelecido!

Só para você saber: eu não sou legalista como você postou:
Se acaso o seu legalismo deve ser defendido por você... ótimo faça (...)

Tenho, contudo, prazer na Lei do Eterno e Ele sabe disto! ( Não estou ofendida, só estou justificando minha posição na defesa da observância das mitsvot!)

Um abraço,

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 3708! Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 606715

Última edição por Tatiana em Qua Fev 16, 2011 5:08 am, editado 1 vez(es)
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Qua Fev 16, 2011 4:26 am

Cont.

Caro irmão Anselmo!

Você também postou:
Quanto as acusações da irmã Tatiana, eu aceito (desta vez) pois tenho pouco contato com ela e esta postagem dela é fruto de histeria

É pena realmente que não nos conhecemos, pois se tem uma coisa que não sou é histérica, pelo contrário!

Gostaria de dizer que não entendi por que o irmão se referiu assim a meu respeito?

Você também postou:
Quanto aos Tsit-Tsit, eu sei que é um lembrete e eu mesmo já disse que o ETERNO é Didático ao ensinar; agora... antes de demonstrar esta histeria, me mostre onde falei em Tsit-Tsit em minhas postagens! Onde falei disso?

Anselmo, a mesma Torah que orienta o uso dos tefilin, orienta o uso de tsitist, foi por isso que mencionei a respeito do talit/tisitsit.

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 606715

Última edição por Tatiana em Qua Fev 16, 2011 5:01 am, editado 2 vez(es)
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Qua Fev 16, 2011 4:38 am

Cont.

Anselmo, você postou:
(2 Timóteo 3:5) "tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. "
(Mateus 23:25) "... limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. "
(Mateus 23:27) "... sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. "
(Mateus 23:28) "... vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. "
(Mateus 23:5) "E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas (Tisit-tsit) das suas vestes, "

Quando Yeshua disse estas palavras, ele se referia à hipocrisia das pessoas, ele não disse que tais práticas eram desnecessárias.

Ainda hoje em dia há pessoas que por fora estão "direitinho", com "aparência", mas por dentro são sepulcros caiados como naquela época Yeshua exortou!

Veja por esta referência, a seguir, que é um exemplo do que estou dizendo. É o mesmo contexto - a hipocrisia, não a abolição das mitsvot!
"Ai de vocês, mestres da Torah e p'rushim, hipócritas! Dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado as questões mais importantes da Torah: justiça, misericórdia e fidelidade. Estas são as coisas para as quais devem dar atenção, sem negligenciar as outras Mattityahu 23.23

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Qua Fev 16, 2011 5:33 am

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 3708!

Anselmo postou:
Minha proposta neste tópico é simples e genuíno:
No que vemos hoje sendo praticado, o que é da Toráh e o que é Tradição, Folclore e Superstição???

Torah = Ensinamento do Eterno. Lei, ensino!

Torah é verdade, é boa para quem a pratica. A obediência à Torah nos eleva espiritualmente! Baruch HaShem!

Tradição = Prática de transmitir conhecimentos tanto de forma oral, prática e escrita através dos tempos de geração à geração.

Há boas tradições. Estas são todas que estão em sintonia com as Escrituras Sagradas!

Folclore = Conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças de um povo, expressos em sua lendas, canções e costumes.

Lendas = Tradição popular. Narração de caráter maravilhoso, em que os fatos históricos são deformados pela imaginação do povo ou do poeta; legenda. Ficção, fábula.

Supertição = Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz a admitir falsos deveres; dentre outras definições...

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Anselmo Goldman Qua Fev 16, 2011 2:07 pm

Tatiana, você demonstrou ter entendido e concordado com minha indignação ao ser comparado com porcos nazistas!
Está perdoada sim irmã por isso. Suas desculpas foram aceitas.

Usei o terno "histerismo" pois percebi apenas esbravejamento e ofensas de sua parte ao invés de uma elucidação e diálogo sobre o assunto como agora estamos nos propondo a fazer. Foi isso!

Quanto às suas definições sobre Toráh, Tradição, Cultura, Folclore e superstição... só posso agradecer e perguntar se, assim como eu penso, você não acredita que muitas coisas ensinadas pela Toráh foram transformadas nisso! Acredita nisso ou não? Numa deturpação da Toráh e transformação de alguns pontos dela em Folclore e superstição?

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 3708.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagem por Tatiana Qui Fev 17, 2011 5:38 am

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 3708 Anselmo!

Só para esclarecer:

Você postou:
Tatiana, você demonstrou ter entendido e concordado com minha indignação ao ser comparado com porcos nazistas!
Está perdoada sim irmã por isso. Suas desculpas foram aceitas.

E eu postei:
Muito bem, vou explicar-lhe o que quis dizer, já antecipando meu pedido de desculpas a você, pois deveria ter me expressado de outra forma, pois não acredito que você seja com os nazistas nem como os inquisitores. Que o Eterno me livre disto!

Irmão Anselmo, eu quis falar especificamente da questão das mitsvot, não das atrocidades! Reconheço que me expressei mal. Mil desculpas! Considero você um irmão no Mashiach. Apenas discordamos em muuuuitos aspectos!

Irmão eu não disse que você estava sendo comparado a "porcos nazistas"! Onde você leu isso?! Eu postei reconhecendo que me expressei mal, e depois postei esclarecendo o que realmente quis dizer. E a cópia do post está logo acima.

Só para esclarecer estou voltando ao assunto, pois não gosto de deixar dúvidas nas minhas colocações.

Grata.

Voltando ao assunto em questão:

Você disse:
Quanto às suas definições sobre Toráh, Tradição, Cultura, Folclore e superstição... só posso agradecer e perguntar se, assim como eu penso, você não acredita que muitas coisas ensinadas pela Toráh foram transformadas nisso! Acredita nisso ou não? Numa deturpação da Toráh e transformação de alguns pontos dela em Folclore e superstição?

De acordo com o que estamos debatendo e sobre seu post a respeito dos tefilin e mezuzah, digo que a colocação dos mesmos são em cumprimento dos mandamentos de D`us para ser como sinal. Sendo assim, não há nisto folclore nem supertição, mas sim a obediência ao mandamento que o Eterno nos outorgou.
"E as atarás como sinal na tua mão, e serão por filactérios [Tefilin] entre os teus olhos, e as escreverás nos umbrais [mezuzot] de tua casa e nas tuas portas." Devarim 6.8-9

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Fev 17, 2011 2:59 pm

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 3708 irmãos..

Particularmente eu Creio, que nem Tefilin, Mezuzah, Talit etc.. sejam questão que englobe salvação. Entendo ainda que tais coisas foram designadas a homens como Torah, contudo tinha o objetivo de preservar a memória do homem ativa para com o seu Criador. Nesse aspecto tais coisas foram necessárias, contudo o padrão de espiritualidade era bem diferente dos dias em que vivemos, somos muito mais benditos porque não vimos e cremos e pensando assim chego a conclusão que o que o Eterno busca de fato e verdade é reverência continua e espiritual e não sombras do que apontavam para isso.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 42

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://adonayechad.forumeiros.com/

Mensagem por Anselmo Goldman Qui Fev 17, 2011 3:29 pm

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 3708 amigos mestres.
Irmão Diego, sua palavras demonstram ausência total de preconceitos, ao mesmo tempo que soam descarregadas daquele escrúpulo demasiado, pesado e histérico.
Perfeitamente dosadas e temperadas, assim recebi as tuas palavras.
Isto é exatamente o que precisaremos neste tópico se quisermos dialogar sobre o que foi tornado ou é tradição e o que é de fato Toráh.

Que o ETERNO nos abençoe.
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagem por Anselmo Goldman Ter Jun 14, 2011 10:28 pm

Seguindo o preceito da Mezuzá, Tefilim e tudo o mais... como observância literal do mandamento... deveríamos obedecer da mesma forma uma série de outros mandamentos literalmente mas me aterei apenas ao verso a seguir:

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." (Josué 1:8)
Graças a YHWH ainda não vi nenhum judeu com um rolo da Toráh enfiado na boca para cumprir assim o mandamento.

Toráh, Cultura, Folclore e Superstição! 3708 irmãos
Anselmo Goldman
Anselmo Goldman
Membro
Membro

Mensagem por Diego Yo'ets Qua Jun 15, 2011 6:23 pm

Anselmo..

O que está errado no uso do tefilim e do Mezuzah?
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 42

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://adonayechad.forumeiros.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo