Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
shavuot EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
shavuot EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
shavuot EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
shavuot EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
shavuot EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
shavuot EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
shavuot EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
shavuot EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
shavuot EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
shavuot EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos





 

PENTECOSTES:  SHAVUOT

 

Levitico 23:15 Depois, para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado (feriado), desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. 16 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias.


Esta festa coloca em evidëncia uma lição na qual a libertação da escravidão dando uma plena liberdade de ação não será, na realidade, uma liberdade completa se não tiver disciplina e um direcionamento espiritual como a que foi dada no Monte Sinai.


Posteriormente, nesta mesma data foi enviado o Espirito Santo, que auxilia o ser humano no cumprimento de suas obrigações.


Lucas 24:49 Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.


João 14:25 Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; 26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.


Atos 2:1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 32 A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. 33 Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.


A comemoração de Pentecoste representa a recepção das leis de Adonai e, posteriormente o Espirito Santo.


 

O que é Shavuot?


Shavuot é o dia da outorga da Torah. Segundo dos três maiores Dias Festivos (Pêssach {páscoa} é o primeiro e Sucot {tabernáculos} o terceiro).

A palavra Shavuot significa "semanas": assinala a compleição das sete semanas entre Pêssach e Shavuot (o período do ômer), durante o qual o povo judeu preparou-se para a Outorga da Torah. Durante este tempo, purificou-se das cicatrizes da escravidão e tornou-se uma nação sagrada, pronta a entrar em uma aliança eterna com D'us.

Nomes adicionais


Shavuot é também chamada de Atsêret, que significa a Compleição, porque juntamente com Pêssach (páscoa), completa uma unidade. Ganhamos nossa liberdade em Pêssach (páscoa) a fim de recebermos a Torah em Shavuot.


Outro nome para Shavuot é Yom Habicurim, ou o Dia dos Primeiros Frutos. Numa expressão de agradecimento a D'us, começando em Shavuot, cada fazendeiro na terra de Israel levava ao Templo Sagrado uma oferenda do primeiro trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras que cresciam no campo.


Shavuot é também chamado Chag Hacatsir, a Festa da Colheita, porque o trigo, o último dos grãos a ficar pronto para ser cortado, era colhido nesta época do ano.


Finalmente shavuot também é chamado de Pentecostes, fator que nos lembra os acontecimentos descritos em Atos 2, onde o poder de YHWH foi manifestado através de chamas de fogo que repousaram sobre os crentes fiéis e eles anunciaram milagrosamente as grandezas de YHWH em varios idiomas terrenos a todos judeus que estavam em Jerusalém comemorando a festa de shavuot.


A Torah foi outorgada por D'us ao povo judeu no Monte Sinai no ano 2448. 


A revelação de D'us perante milhões de testemunhas atesta a verdade da Torah Nunca houve outra cena antiga com tantas testemunhas e nenhum fato histórico nestas dimensões, transmitido de geração em geração sem interrupção. Este evento espiritual de longo alcance atingiu a essência da alma judia daquele tempo e para sempre. 


O que é a Torah?


A Torah é a constituinte divina composta primeiramente pelos 10 mandamentos que servem de bases para as demais leis encontradas e explicadas nos cinco Livros de Moshê (o pentatêuco) e que estão inclusas nos Profetas e nos Escritos, incluindo a nova aliança.


A palavra "Torah" significa instrução ou orientação. A palavra "mitsvá" significa tanto mandamento como conexão. Há 613 mandamentos. Os positivos (Faça), totalizando 248, são equivalentes ao número de órgãos no corpo humano. Os 365 negativos (não faça) são equivalentes ao número de vasos sanguíneos no corpo humano).


Através do estudo de Torah e cumprimento das mitsvot conectamos a nós e ao ambiente a D'us. O propósito de D'us ao criar o mundo é para que santifiquemos toda a Criação, imbuindo-a de santidade e espiritualidade.

Por que a Torah foi outorgada no Monte Sinai, no meio de um deserto?


A Torah foi outorgada em um local público para que nenhuma nação do mundo declarasse que não têm uma porção nela. Qualquer povo que a deseje aceitar é bem vindo a fazê-lo.


A primeiro de Sivan, o primeiro dia do terceiro mês após o Êxodus do Egito, os Filhos de Israel e os demais povos que os acompanhavam  (Êxodo 12:38) chegaram ao Deserto do Sinai e acamparam perto da montanha durante três dias.

A alvorada do terceiro dia trouxe trovões e relâmpagos que encheram o ar. Pesadas nuvens pairavam sobre a montanha, e os sons crescentes e constantes do shofar fizeram o povo estremecer com temor. Moshê levou os Filhos de Israel para fora do acampamento e colocou-os ao pé do Monte Sinai, que estava todo coberto por fumaça e trepidações, pois D'us tinha descido sobre ele, em fogo.

O toque do shofar intensificou-se, mas de repente todos os sons cessaram, e seguiu-se um silêncio absoluto; então D'us proclamou os Dez Mandamentos destinados a toda humanidade.