O último membro registrado é Diesulludar
Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos
BATISMO COM ESPIRITO SANTO
Em decorrëncia de dúvidas surgidas no que significa o batismo com o Espírito Santo, avaliemos os textos inerentes abaixo transcritos.
TEXTOS INERENTES:
(1) - Mateus 3:11 Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
(2) - Marcos 1:8 Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.
(3) - Lucas 3:16 ...disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
(4) - João 1:33 Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
(5) - Atos 1:5 Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
(6) - Atos 11:16 Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.
(7) - Efésios 1:13 ...em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
(8) - Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
(9) - 1ª Coríntios 12:13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito
(10) - 1ª Coríntios 12:8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; 9 a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; 10 a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.
Doutrina baseada no livro de Atos
Nos textos dos ítens (1) a (5) encontramos a mensagem de promessa do batismo. Nos evangelhos não encontramos nenhuma doutrina orientando de como seria este batismo com suas devidas evidëncias, portanto tornou-se necessário uma manifestação aparentando um som de vento impetuoso e línguas como que de fogo (Atos 2:2-3) para que eles entendessem, tendo na sequëncia recebido o Espírito Santo.
O Espírito Santo soménte seria concedido após a ascensão de Jesus, ao céu, conforme João 7:39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
No ítem (6) e em Atos 2:4-8, 10:45-46, 19:6 já encontramos a ação do Espírito Santo na vida dos que criam em Jesus.
Considerando-se que o acontecimento ocorrido na narrativa de Atos 2 conceda base doutrinária para que se creia no batismo para todos, com a evidëncia inicial do falar em línguas, deveremos ter em mente:
a) Todas as pessoas falaram em línguas conhecidas dos que estavam presentes, e testemunharam conforme Atos 2:6-8 Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua. Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando? E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?
b) Os que receberem o batismo deverão falar em língua desconhecida para sí, mas conhecida para alguém que estiver presente.
c) Conforme João 3:5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus, com 1ª Coríntios 6:19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Implica em que soménte os que receberem o Espírito Santo, comprovado pelo falar em alguma língua estranha pelo receptor terá a salvação, pois até então a pessoa não terá o Espírito Santo em sí, conforme os discípulos também o não possuiam.
A evidëncia da entrada do Espírito Santo na vida dos discípulos foram as línguas manisfestas na ocasião. Assim sendo, dentro desta interpretação, a salvação vem através do Espírito Santo e não de Jesus!!! Outrossim, todos os demais dons ficam na dependentes deste dom inicial!!
d) Existe coerëncia na afirmativa efetuada no ítem anterior, se crermos na doutrina do Espirito Santo baseada no livro de Atos pois Pedro disse:
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (Atos 2:38) .
Este texto está dentro do contexto e implica: a) batismo nas águas, para perdão dos pecados e não na aceitação de Jesus, b) batismo nas águas em nome de Jesus Cristo, e não do Pai, do Filho e do Espírito Santo c) soménte após é que receberiam o Espírito Santo.
Acontecimento na casa de Cornélio
Atos 10:44-46 Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus.
Pedro justiifica-se perante o Concilio de Jerusalém sobre o acima exposto
Atos 11:15-18 Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio. Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. Pois, se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus? E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida.
Os discípulos consideravam os gentios indignos de terem os mesmos previlégios espirituais que lhes foi concedido, conforme podemos constatar no texto abaixo:
Atos 10:45-46 E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus.
No capítulo 11 encontramos Pedro justificando o seu relacionamento com os gentios, pois para os demais judeus e, inclusive ele próprio, isto era inadmissível! Assim sendo, o falar em línguas não foi com o intuito de testemho para os gentios, mas para que os judeus convertidos cressem que a ação do Espírito Santo era igual para todos, judeus e gentios.
Atos 19:6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.
Neste caso a evidëncia não se limitou ao falar em línguas, mas também em profetizar.
Doutrina baseada nos demais livros da Biblia
Do ítem (7) ao ítem (10) juntamente com o contexto destes versículos, encontramos a doutrina sobre este importante assunto.
1ª Coríntios 12:10-11... a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
1ª Coríntios 12:29-31 Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons.
Vamos nos limitar ao que escreveu o apóstolo Paulo no livro de 1ª Coríntios dos capítulos 12 ao 14. No capítulo 12:13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo..., logo, se faço parte do corpo de Cristo, estou batizado no Espírito, independente da manifestação de um dom espiritual específico. Torna-se compreensível João 20:22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo sem que ouvesse alguma manifestação aparente, naquele momento.
Dentro deste contexto doutrinário, o falar em variedade de línguas abrange tanto o relato de Atos 2:8 Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?, quanto as desconhecidas pelos presentes e que devam ser interpretadas, conforme 1ª Coríntios 14:27 No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete.
Conclusão
As epístolas trazem orientações sobre os procedimentos adequados a cada um no que concerne a ação do Espírito Santo, definindo a ausëncia de um dom sobre outro, pois “a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” (1ª Co.12:7), devendo uma igreja local possuir todos os dons e, não todos na igreja possuirem um único dom. Quanto ao falar em línguas, o assunto está claro, pois “E, se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois ou, quando muito, três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com Deus (1ª Co. 14:27-28).
Conforme 1ª Coríntios 14:22 De sorte que as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; o falar em línguas não deve constituir a base para que se exerça alguma função ministerial, pois sua serventia se limita a própria pessoa, conforme 1ª Coríntios 14:4-5 O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja. Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação ....ao passo de que quem profetiza é superior.
Possuir o dom de línguas beneficia soménte ao que fala (1ª Coríntios 14:2, 4,14 Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios. O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto) enquanto os demais dons beneficiam a igreja, como um todo (1ª Coríntios 14:12 Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja).
Ao conhecermos a doutrina referente ao Espírito Santo, podemos orar pedindo um dom específico (1ª Coríntios 12:31 Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons), devendo ao mesmo tempo dar liberdade para que o Espírito Santo conceda o que for melhor para a igreja (1ª Coríntios 12:7 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso), pois estaremos nos colocando a disposição para recebermos o que pedimos e outros que a igreja precisa (1ª Coríntios 14:12 Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja)
Ter Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira
» 666
Seg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira
» Pena de morte para bandidos
Seg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon
» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Qua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi
» Apresente-se aqui
Qua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino
» Viver em Israel - Imigração
Dom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues
» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Sex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe
» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Ter Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza
» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Ter Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza
» Bnei Noach
Ter Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza