Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Imortalidade EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Imortalidade EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Imortalidade EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Imortalidade EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Imortalidade EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Imortalidade EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Imortalidade EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Imortalidade EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Imortalidade EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Imortalidade EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

 


O verdadeiro homem em seu estado inicial.

 

Quem verdadeiramente somos nós?

 

Imortalidade Espirito-santo

Estudo elaborado por Xan


No livro do Genesis, capitulo 1, a partir do versículo 3 vemos a criação e estruturação espiritual e material de todas as coisas, incluindo o homem que foi feito a imagem e semelhança do Altíssimo, segundo a estrutura corpórea espiritual, que deve agir com as mesmas características em relação ao Eterno, quanto ao domínio das espécies  ( Genesis 1:  26; 27) e relacionamentos, pois está escrito: Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (João  4: 24).


Devemos deixar claro que a interferência do homem espiritual na natureza em sua forma material somente terá vigência enquanto ele estiver em atividade conjunta com o corpo físico, pois, após a morte não haverá mais interferências do homem para com o homem (Isaias 8:19).


Para melhor compreendermos o texto de João  4: 24, utilizaremos as palavras do profeta Isaias (26:9) que diz: Com a minha alma te desejo de noite; com o meu espírito, que está dentro em mim, madrugo a buscar-te.


O homem não é, e nem depende do corpo físico para viver, mas é o corpo espiritual, segundo a imagem e semelhança do Altíssimo, quem dá vida ao homem físico, pois fomos criados a imagem e semelhança do Altissimo, e como lemos anteriormente, YHWH é Espírito.


Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente (Genesis 2: 7).


Pois qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. (I Coríntios 2: 11 )


Mas é o espírito do homem, o sopro do Todo-poderoso que lhe dá entendimento. (Jó 32: 8)


No capítulo 2 de Genesis vemos a materialização e a criação do homem físico, que já estava programado ser mortal fisicamente por ser pó, conforme lemos em Genesis 3: 19, lembrando que o castigo do homem não foi a morte física e sim a espiritual, porém o aumento de trabalho é o castigo para o corpo físico  do homem como consequência do pecado.


Interessante ressaltar que o homem, por causa da desobediência, ocasionou a morte espiritual, ou seja, a primeira morte que sofremos é a material por sermos pó, a segunda morte sofrerão os ímpios quando forem destruídos por completo juntamente com o inferno e a morte (Apocalipse 20: 11-15), lembrando que somente satanás e seus anjos juntamente com o falso profeta e a besta é quem sofrerão para sempre no fogo eterno (Apocalipse 20:10 / Mateus 25:41).


Para facilitar a compreensão de todos quanto ao estado espiritual do verdadeiro homem após a morte, me utilizarei dos escritos do apóstolo Paulo e de sua visão judaica quanto ao assunto, a saber, Paulo sabia muito bem que a partir do momento em que o corpo físico desce ao pó, o corpo espiritual volta a YHWH no estado consciente, e isso ele deixou claro quando citou tal fato, vejamos:


Pois para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Mas, se o viver na carne trouxer fruto para a minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, o que é muito melhor; mas julgo mais necessário, por amor de vós, permanecer na carne. (Filipenses 1: 23; 24)


Paulo desconhecia a doutrina da mortalidade da alma, conforme ensinam alguns teólogos da atualidade que insistem descontextualizadamente que o corpo verdadeiro e espiritual do homem permanece inconsciênte juntamente com o corpo físico, que nunca mais voltará do pó.


Nos textos a seguir mostraremos a visão farisaica do apóstolo Sha'ul (Paulo) quanto ao fato da futura morte fisica e a imediata ressureição espiritual.

 

I Coríntios 15


Voltai à sobriedade, e não pequeis; pois alguns ainda não têm conhecimento de Deus - digo-o para vergonha vossa.


Mas alguém dirá: Como ressurgirão os mortos? E com que corpo virão?


Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de qualquer outra semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.


Nem toda carne é a mesma: uma é a carne dos homens, e outra a dos animais, outra a das aves e outra a dos peixes. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; uma estrela difere em glória de outra estrela.


Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, é ressuscitado em incorrupção. Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual. 


Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal, e depois o espiritual.


O primeiro homem, sendo da terra, é terreno, o segundo homem é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrenos; e qual o celestial, tais também os celestiais. E agora digo isto, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção.

 

Eis que vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao soar a última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos ressurgirão incorruptíveis, e nós seremos transformados.Pois convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

Conclusão


Todos os textos apresentados pela teologia que defende o estado inconsciênte dos mortos na verdade está equivocada, pois tais textos que utilizam apontam apenas para a mortalidade eterna e física do corpo em seu estado de corruptibilidade que deverá voltar para o pó e nunca mais sair de lá, e o mesmo não poderá ter reação alguma independentemente do corpo espiritual que é o responsável pela vida e sentimentos em ambos os estados corpóreo.