Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

Home Page

Regras do fórum

Portal

Fórum

Registre-se

Quem somos

Normas e Dicas

Estudos biblico

Mapa de Israel

História de Israel

Aula de Hebraico

Dicionário biblico

Biblia em Hebraico

Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia?

+57
Willian07
Brunonoway
MichelSá
manooell
Lorscheid
Anapineiro
José Chaves
CarlosB
Edson Gomes
JoséEdson
Biogenesepasteur
marcelo fm
HeltonJSGouveia
yurih
malaquia1
Roniserra
mordechai haim
Cephey1
Shalom
Nanda20
Sharing
fabiana27
IvoRibeiro
tonycareca
ednawinter
peter cafe
sampaio
atessarotto almenara
Marcos Grano
Ronaldo
Deborah bat Eliyahu
Anselmo Goldman
rralpha
Darley Avshalom
RayKonnie
Yaakov
Romário N. Cardoso
Jefté
Camilo
Eldier Khristos
Lili
didasko
haShaliach
Alex_Maciel
Tatiana
irmão
vicente
Ton
Leite de Oliveira
Waldir
Diego Yo'ets
haTalmid
Admin
Eunice
Xan Berg
Prisca
Profeta
61 participantes

Página 6 de 37 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 21 ... 37  Seguinte

Ir para baixo

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 Empty Re: Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia?

Mensagem por Tatiana Qui Jun 24, 2010 4:31 am

Alex,

A Eunice já criou um tópico sobre "Como preparar o Shabat" . Seria isto que você está querendo dizer? Detalhe sua sugestão!

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 606715

Tatiana
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 546

Inscrição Inscrição : 12/10/2009

http://wwwbloggershalomcom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 Empty Re: Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia?

Mensagem por Alex_Maciel Qui Jun 24, 2010 4:55 am

Pois é Tatiana, algo assim.

Como disse, não consigo usar a opção de busca... se for algo simplificado acho que seria interessante mante-lo como fixo para facil localização.
Alex_Maciel
Alex_Maciel
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 395

Idade Idade : 43

Inscrição Inscrição : 19/09/2009

Mensagem por haShaliach Qui Jun 24, 2010 3:03 pm

a busca do site não funciona mesmo. Também já tentei utilizar diversas vezes e sempre dá mensagem de erro.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 669

Cidade Cidade : Esparta

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 06/01/2010

Mensagem por Lili Qui Jun 24, 2010 5:59 pm

Alex_Maciel escreveu:
Tatiana escreveu:Pessoal,
Já tem vários tópicos falando sobre o shabat. Como seria este?

Talvez algumas instruções. Creio que grande parte das dúvidas poderiam ser solucionadas assim.

Tô tentando usar a opção "buscar" do forum mas aparece que eu "não estou autorizado a exibir esta página" rsrs

Eu acho que seria ótimo, não só a parte cerimonial, mas o como devemos nos comportar, eu li suas postagens e achei interessante Alex, a parte que vc citou em estar com a Família e tal. Eu por exemplo tenho dúvidas se meu marido poderia sair para jogar futebol, acho que não? Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 Affraid

A busca no site eu nunca consegui usar tb!!!! Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 Fresse
Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 146

Cidade Cidade : São Paulo

Inscrição Inscrição : 12/03/2010

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Jun 24, 2010 6:15 pm

Eis o tópico.

http://www.torahweb.net/assunto-geral-f7/quem-sabe-preparar-o-shabat-t707.htm

Não vejo nada de interessante para ser uma coluna, questões tradicionais devem ser observadas apenas como rituais.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://adonayechad.forumeiros.com/

Mensagem por Prisca Qui Jun 24, 2010 6:51 pm

Me diz o porquê que vc não acha interessante Diego?
Qual o problema de haver no fórum a forma como os judeus observam o sábado, poderia ter até uma distinção de como os principais ramos do judaismo celebram o Shabat... Só para conhecimento...
Eu acredito que deve ter muita coisa interessante, o que custa gente?
Bom, é minha opnião somada com minha curiosidade...
Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708...

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 962

Cidade Cidade : Lugar Inserto Não Sabido

Inscrição Inscrição : 12/02/2009

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Jun 24, 2010 7:08 pm

Me diz o porquê que vc não acha interessante Diego?

Simplesmente porque não o é.

Já cansei de ver pessoas que aprendem uma coisinha da Torah, começam a se achar judeus e com isso querem incorporar a tradição à fé e no final das contas abandonam a fé e se abraçam com a tradição.

Qual o problema de haver no fórum a forma como os judeus observam o sábado, poderia ter até uma distinção de como os principais ramos do judaismo celebram o Shabat... Só para conhecimento...

Sobre essa ótica está correto o mantimento dos tópicos no fórum, ou seja, a titúlo de curiosidade. Caso se torne torah eu apago com maior gosto, e se for chamado atenção por causa disso eu me desligo por simplesmente o fórum ter debandando para um lado tenebroso.

Nada contra como já foi explicado, minha preocupação é com o proxímo, se eu puder evitar que as tradições atinjam peso de Torah eu farei. Apenas isso.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Qui Jun 24, 2010 7:34 pm

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708, Alex, Prisca e Lili!

Entendo o ponto de vista de vocês, e não vejo nada demais. Porém caso esse assunto cause conflitos sugiro que pesquisem na Web sobre o assunto, e quem quiser conversar sobre o Shabat façam por e-mail, msn, skype, etc. rsrsrs É apenas uma sugestão. Procuro fugir de " problemas" e acho que não devemos "sacrificar" o shalom deste fórum por assuntos que possam causar escândalos ou coisa parecida. Sugiro mais! Vamos exercitar a maturidade espiritual, agindo de maneira que não tenhamos stress!!

Diego,

Respeito sua sugestão, apesar de não concordar com algumas coisas que você disse.

Abraços a todos,

Última edição por Tatiana em Qui Jun 24, 2010 7:43 pm, editado 1 vez(es)
Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Rio de Janeiro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Jun 24, 2010 7:39 pm

Tati...

O assunto pode e deve ser tratado no fórum com o titulo "curiosidade" bem explicito.

O que não pode é afirmar que todo o ritual feito pelos Judeus tradicionais e atuais é biblico e que a maneira verdadeira é essa.

O shabat é para ser observado e ponto, mas os rituais incorporativos com força de Torah é que não faz o menor sentido.

Última edição por Diego em Qui Jun 24, 2010 7:42 pm, editado 1 vez(es)
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Xan Berg Qui Jun 24, 2010 7:41 pm

NOTA ADMINISTRATIVA

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708 pessoal

Percebi que houve reclamações quanto as buscas no site não estarem autorizadas aos membros, com bases nisso fiz uma manutenção configurativa e peço, por gentileza, que me avisem caso o problema persista.

Att. Xan

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 71344
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://www.torahweb.net

Mensagem por Tatiana Qui Jun 24, 2010 7:49 pm

Diego,

Acredito que é justamente por estas questões que nossos amigos estão querendo a criação deste tópico, pois assim poderemos converasr sobre a mitzvah e sobreas tradições, num diálogo saudável, é claro, pois estou evitando postar em alguns tópicos por perceber, às vezes, maneiras grosseiras de se discutir um assunto.

O fato de articularmos ideias e pontos de vista diferentes não devem exceder a ponto de nos expressarmos indelicadamente.

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Jun 24, 2010 7:57 pm

Tatiana escreveu:Diego,

Acredito que é justamente por estas questões que nossos amigos estão querendo a criação deste tópico, pois assim poderemos converasr sobre a mitzvah e sobreas tradições, num diálogo saudável, é claro, pois estou evitando postar em alguns tópicos por perceber, às vezes, maneiras grosseiras de se discutir um assunto.

O fato de articularmos ideias e pontos de vista diferentes não devem exceder a ponto de nos expressarmos indelicadamente.

Acho que vc não entendeu o que eu disse...

Não há problemas em discutirmos sobre a tradição, não há problemas em discutirmos sobre o Shabat, não há problemas em traçarmos paralelos entre a tradição e o que é realmente Mitzvot.

O Problema seria pegarmos o que é tradição e colocarmos em um estudo, ou coluna ou um lugar de destaque e fazer dele a regra de guarda da Torah.

Pelo que conheço da Adimnistração isso não seria aceito, contudo vc ou qualquer outro pode achar que a maneira de se observar o Shabat é a forma que o Talmud ensina e coloca-la em suas postagens como algo pessoal inerente ao que vc acha e não o que o fórum ou a Torah explica. POSTAGENS serão aceitas, mas estudos não.

Espero ter sido mais claro....

Fique avontade e comente sobre as tradições, elas são lindas mas nem sempre necessárias.

Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Prisca Qui Jun 24, 2010 8:06 pm

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708 Diego e Tati...

Entendi a preocupação de vcs, o fórum anda mesmo com clima tenso,
Diego, a forma como falou inicialmente pareceu que nem comentar fosse possivel até que vc disse em apagar o assunto, mas pelo jeito entendi errado, não é?

Eu não compreendo como uma celebração poderia virar confusão...
Bom, mas já deixei esse assunto de lado...

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708 Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708 Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708 mesmo!

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagem por Xan Berg Qui Jun 24, 2010 8:15 pm

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708 pessoal

É interessante sabermos os procedimentos judaicos em relação a guarda do shabat, porém não podemos colocá-los a nivel de mandamento biblico.

Não podemos ir para o extremo judaico e nem para o "cristão", devemos observar as duas propostas e filtrar no contexto biblico, guardando o proveitoso.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

http://www.torahweb.net

Mensagem por haShaliach Qui Jun 24, 2010 8:20 pm

Eu tô com o Diego nessa. Tradição é uma coisa. Torah é outra bem diferente. Foi pela tradição que o jugo só aumentou sobre o povo e o Messias veio nos dar seu jugo suave.

Todo esses rituais de shabat não são mais que rituais mesmo. Não estão na Torah. O problema é que uma tradição acaba virando doutrina. Cuidado com isso. Isso é o que ocorre com o tema vestimenta feminina nas denominações (em todas elas).

Daqui a pouco vai ter quem vai dizer que se não seguir todo o ritual estaremos desrespeitanto YHWH, o que seria um absurdo.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagem por Tatiana Qui Jun 24, 2010 8:30 pm

Eu, até agora, não vi ninguém aqui no fórum dizer que os rituais são obrigatórios.

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708!

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Jun 24, 2010 8:35 pm

Prisca escreveu:Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708 Diego e Tati...

Entendi a preocupação de vcs, o fórum anda mesmo com clima tenso,
Diego, a forma como falou inicialmente pareceu que nem comentar fosse possivel até que vc disse em apagar o assunto, mas pelo jeito entendi errado, não é?

Eu não compreendo como uma celebração poderia virar confusão...
Bom, mas já deixei esse assunto de lado...

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708 Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708 Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 3708 mesmo!

Pris as tradições são perigosas, Veja que Yeshua teve um ardúo trabalho com os tradicionais. Eu tenho frequentado a CINA e fico pasmado como a tradição as vezes toma conta da espiritualidade (liberdade). Durante os louvores é um tal de abaixa, levanta, olha para porta de saída, olha para o lado de Yerushalayim, levanta a cabeça, baixa a cabeça, enfim vários RITUAIS, e se vc não faz vc fica "visado".Outros Ysraelitas acabam exagerando, querendo falar mais alto que o hasan mostrando que pronunciam ou conhecem bem o Siddur etc...

Todos esses ritos tiram nossa liberdade diante de YHWH, em chegarmos com ações espontanêas de louvor e tudo se passa ser como algo mecânico e com o tempo acaba matando espiritualmente as pessoas. Os salmistas e nossos patriarcas eram espontâneos, não prescisavam de orientações cronologias cultuais, simplesmente cultuavam a YHWH.

Por isso devemos tomar cuidado com as tradições extras biblicas.

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 109529 Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 109529
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Qui Jun 24, 2010 8:42 pm

Diego,

Com todo o respeito, mas cuidado para não deixar de esclarecer que nem todas as sinagogas agem da mesma forma, pois cada uma tem suas particularidades. Não é porque na CINA se comportam de um determinado jeito que as demais fazem o mesmo. É preciso fazer esta ressalva!

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Tatiana Qui Jun 24, 2010 8:45 pm

Diego,

Sem querer criticar, mas apenas conversando... Se você não se sente à vontade com todo esse ritual por onde você está indo, não seria melhor você procurar uma Congregação em que se sinta à vontade?

Tatiana
Tatiana
Membro
Membro

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Prisca Qui Jun 24, 2010 9:11 pm

Diego, desculpa mas eu acho que vcs estão tão assutados com as tradições que não entenderam a nossa intenção sobre a celebração do sábado...
Eu realmente não estou compreendendo...
A espiritualidade é além da liturgia do culto...
Eu não sei o motivo, ai pessoal...
Vocês sem querer levaram a outro rumo a minha intenção...
Vai saber o que passa na cabeça de vcs, rsrsrs
Fiquei sem entender...

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagem por Lili Qui Jun 24, 2010 9:32 pm

Prisca escreveu:Diego, desculpa mas eu acho que vcs estão tão assutados com as tradições que não entenderam a nossa intenção sobre a celebração do sábado...
Eu realmente não estou compreendendo...
A espiritualidade é além da liturgia do culto...
Eu não sei o motivo, ai pessoal...
Vocês sem querer levaram a outro rumo a minha intenção...
Vai saber o que passa na cabeça de vcs, rsrsrs
Fiquei sem entender...

IDEM IDEM IDEM Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 780537
Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagem por haShaliach Qui Jun 24, 2010 9:40 pm

já ouviram a do grupo de macacos e do cacho de bananas? Dizem que é uma situação experimental verídica. Eu não sei se é, mas não vejo porque seria diferente.

Dizem que colocaram em uma jaula alguns macacos e um cacho de bananas. No entanto, quando algum macaco ia pegar alguma das bananas para se alimentar o grupo restante dos macacos sofria com um jato de água, e a situação repetia-se todas as vezes que determinado símio se apropriava de alguma banana até que o grupo entendeu o que estava havendo, de forma que se abstiveram de comer as bananas.

Substituíram um dos macacos do grupo, que não conhecia o fenômeno e o mesmo, tão logo chegou na jaula partiu pra cima das bananas. O grupo, conhecendo a regra da 'natureza' à sua volta partiram pra cima do calouro e o espcancaram. Outro veterano foi substituído e o novo calouro também, ao tentar se apropriar das bananas, foi espancado pelo grupo, inclusive pelo primeiro substituto.

Segundo dizem o procedimento foi realizado até que na jaula não houvessem mais macacos veteranos, que tomaram o jato d'água, e no entanto ainda assim macacos novos, que nunca esperimentaram a punição original (jato d'água) por tentar comer bananas espancavam os calouros quando esses tentavam comê-las.

Creio que com costumes que envolvem religião a situação é bem similar. Os costumes podem até significar alguma devoção, alguma reverência para aqueles que começaram, para aqueles primitivos, mas com o passar do tempo não passa de um ritual mecânico que deve ser feito porque tem que ser feito. Porque YHWH gosta assim (como se conhecêssemos a fundo o gosto de YHWH além da obediência, reverência e contrição), e aí começa a se tornar um jugo.

Por isso, a meu ver, ir pelo caminho de ensinos adicionais à Bíblia Sagrada (ou à torah nesse caso), mesmo que não seja um malefício, pode mais tarde se tornar em tropeço para outros.
haShaliach
haShaliach
Membro
Membro

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Jun 24, 2010 9:42 pm

Tatiana escreveu:Diego,

Sem querer criticar, mas apenas conversando... Se você não se sente à vontade com todo esse ritual por onde você está indo, não seria melhor você procurar uma Congregação em que se sinta à vontade?

Sempre estamos converssando...

Veja como diz nossos "primos" estou entre a cruz e a espada.

A CINA no meu modo de entender tem falhado no quisito liturgia em se tratando de judeus enxertados, contudo tem se destacado no quisito Teologia que pra mim é o mais importante. Por esse motivo estou bem por lá, não sou membro, até porque eles irão requerer um rebatismo em nome somente de Yeshua. Continuo com cargo adiministrativo em uma igreja envagélica e tento a todo o custo sempre que possível alertar meus irmãos de lá de algumas possíveis descontextualização. Eu pego no pé da liderança e já vi eles se retrarem em público e isso tem me animado.

Ainda não ouvi o que YHWH tem pra mim nesse aspecto, contudo se estou me completando assim acredito ser o melhor por hora, cabe a YHWH decidir o que quer para eu, e se vc souber por favor prometo considerar.

Deveriam os Cristãos Guardar o Sábado Hoje em Dia? - Página 6 109529 Forte abraço.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Prisca Qui Jun 24, 2010 9:48 pm

Mais quá!!!!
Pessoal, é sobre o Shabath!!!
E vcs estão falando de tradições, de liturgias..
E olha que vcs nem queriam tocar no assunto, kkkk

Prisca
Desativado
Desativado

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Jun 24, 2010 9:53 pm

Irmãs o que acontece é que amo vcs e não vou gostar de perder meus irmãos para tradições.

O que o haShaliarrr (assim que se lê) disse é o que se tem de perfeito a dizer...

Me descupem por ser uma galinha em volta dos pintinhos, masssss ainda por exesso de Zelo alerto que tomem cuidado.

fiquem em paz.. apenas lerei sobre as tradições, pois como dito: pra mim só serve como expeculação, curiosidade extra biblica.

Isso foi fantástico:

Os costumes podem até significar alguma devoção, alguma reverência para aqueles que começaram, para aqueles primitivos, mas com o passar do tempo não passa de um ritual mecânico que deve ser feito porque tem que ser feito.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Religião Religião :
  • Judeu messiânico

Mensagem por Lili Qui Jun 24, 2010 10:18 pm

E é justamente por isso que estamos querendo aprender sobre o Shabat, para não cairmos nessa vã filosofia de "costumes vazios".

Queremos a essência do Shabath ou Shabat ?... Agora sei pq aquela banda escolheu esse nome "Black Shabath" rs rs rs
Lili
Lili
Membro
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 37 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 21 ... 37  Seguinte

Ir para o topo