Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Pentecoste original - Shavuôt EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Pentecoste original - Shavuôt EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Pentecoste original - Shavuôt EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Pentecoste original - Shavuôt EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Pentecoste original - Shavuôt EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Pentecoste original - Shavuôt EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Pentecoste original - Shavuôt EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Pentecoste original - Shavuôt EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Pentecoste original - Shavuôt EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Pentecoste original - Shavuôt EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Pentecoste original - Shavuôt

Ir para baixo

Pentecoste original - Shavuôt Empty Pentecoste original - Shavuôt

Mensagem por Xan Berg Sex Jun 03, 2011 9:48 pm


A Festa de Shavuot (שבועות, Semanas) é conhecida também como a Festa de Pentecostes pela grande maoria dos que falam português. Pentecostes é a segunda festa entre os Sheloshet HeRaglim (três pés) na Torah (Pentateuco). Isto é, uma das três festas em que o povo de Israel deve peregrinar e festejar juntos no local designado para o culto, no caso, a Cidade de Jerusalém. (Levítico 23:15-21)

Para os judeus, a Festa de Shavuôt celebra o aniversário da Torah, da Lei de D-us, dada a Moisés no Monte Sinai. Nós, judeus messiânicos, também celebramos o aniversário da Torah com alegria. Muito mais, celebramos o dia maravilhoso no qual, nesta Festa, a Igreja primitiva dos apóstolos recebeu o Espírito Santo.

Ezequiel anunciou que D-us “colocaria seu Espírito sobre a casa de Israel”: “Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne, para que andem nos meus estatutos...” (Ez. 11:19,20).

O profeta Joel profetizou que D-us prometia “derramar o Seu Espírito sobre toda a carne” - uma esperança para os crentes de todas as nações! (Joel 3:1). Estas promessas, quando cumpridas, introduzem uma nova qualidade de vida e um novo estilo de vida na sociedade judaica messiânica e prosélitos.

A festa deve ocorrer quando se completar a contagem de Omer, sete semanas. Durante os períodos do primeiro e segundo Templo eram realizados um sacrifícios especiais que eram chamados dos dois pães que simbolizavam o início do período da entrega das primícias. Hazal(Hahamim Zichronam leBracha, Os sábios, abençoados sejam a sua memória) indentificavam esta festa como sendo a época em que Adonai concedeu ao povo de Israel a Torah e os Dez Mandamentos. Como em todo chamado dia bom (sábado, dia de festa), é proibido o trabalho e a fabricação, pois é um shabaton (feriado) biblico.

O Tempo da Festa de Shavuot

Ao contrário das outras duas festa de peregrinação, Pessach e Sucot, Shavuot não tem uma data determinada na Torah (Pentateuco). Segundo a Torah, a festa deverá iniciar no 50º. dia da contagem de Omer. Segundo Hazal, a contagem de Omer deve iniciar no segundo dia de Pessach. Pelo fato de que a festa era realizada de acordo com a Lua, o dia poderia ser o 5, 6 ou 7 de Nissan, tudo dependeria do numero de dias que haveria no mês de Nissan e no Mês de Ayir no mesmo ano.

No atual calendário judaico que foi fixado no século II o mês de Nissan tem sempre 30 dias e o mês de Ayir têm sempre 29 dias, fato que leva a festa a sempre ocorrer no dia 6º. do mês de Nissan. De acordo com este calendário, nunca haverá esta festa nos domingos, segundas e sextas, mas fora de Israel a festa sempre se iniciará em um destes dias, este será o primeiro dia da festa mas haverá o segundo dia bom para a diáspora. Além disso, entre as três festas de peregrinação, esta é a única festa que não têm HolHaMoed, ou seja, 7 dias de meio dia comum e meio dia de festa. Há quem diga que esta festa não têm HolHaMoed pelo fato de ser uma festa repleta de trabalho pois é o tempo em que o povo tem que recolher o resultado da colheita a tempo de não se perder no campo, porém, após a festa há ainda seis dias em que as pessoas podem continuar trazendo os sacrifícios das primícias.

Os nomes da Festa


חג השבועות - Hag Hashavuot - Festa das Semanas. Este nome é dado devido as sete semanas que são contadas na contagem de Omer, este nome aparece algumas vezes na Torah(Pentateuco)

חג הקציר - HagHaKatzir - Festa da Colheita. Este nome também é mencionado no Pentateuco é uma referência ao fato de que nestes dias é recolhido o trigo que é oferecido como oferta ao Senhor.

יום הביכורים - Yom Bikurim - Dia Das Primícias. Este nome também é mencionado no Pentateuco é uma referência ao dia em que era trazido o sacrifício das primícias em cheiro suave a Adonai, além disso sinaliza o início das oeferendas das primícias nos próximos sete dias, no dia da festa e mais seis dias após a mesma.

עֲצֶרֶת - Atzeret - Parada, é mencionado no Talmud por Hazal

חג מתן תורה - Hag Matan Torah - Festa da Entrega da Torah. Este nome não é mencionado na Torah mas foi dado para lembrar a tradição de que neste dia Adonai se revelou ao povo no Monte Sinai e citou os Dez Mandamentos os quais foram imediatamente gravados em tábuas de pedra as quais foram postas no santuário.

יום הקהל - Yom Hakahal - Dia da Congregação. Segundo a tradição este nome foi dado por que neste dia Moisés foi ordenado a reunir toda a congregação(nação) de Israel em um mesmo lugar bem frente ao Monte Sinai.

יום החמישים - Yom HaHamishiim - Dia dos Cinquenta. Este nome é dado aos cinqueta dias(49, sete semanas e mais um dia) da contagem de Omer que marcam este dia. Festa de Pentecostes - Este nome aparece no livro de Atoso dos Ap[ostolos no Novo Testamento como uma referência ao dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja primitiva pela primeira vez. Este fato teria ocorrido em Jerusalém durante a festa de Shavuot e seria as primícias da manifestação do Espírito de YHWH nos discípulos de Yeshua.

Leitura do livro de Ruth - Esta tradição se deve ao fato de que a história deste livro se passa basicamente no cenário do período desta festa, o recolhimento do trigo, a ceara. Leitura dos Dez Mandamentos - Conforme citamos acima, segundo a tradição os Dez Mandamentos foram entregues ao povo durante este dia e algumas comunidades judaica têm o hábito de ler neste dia para lembrar a Entrega da Lei. Alimentos derivados de leite - Principalmente em Israel, costuma-se alimentar-se de leite, há porém muitas explicações para este fato, a pessoas que fazem referência aos dois pães de sacrifício, um que seria utilizado com alimentos a base de carne e outro com alimentos a base de leite, sem serem misturados conforme a tradição.
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos