Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua?

4 participantes

Ir para baixo

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? Empty Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua?

Mensagem por Luizpastore Ter Set 07, 2010 10:40 pm

Amados, postei uma mensagem sobre as características físicas e fisionômicas de Yeshua, vejam e me comentem no blog, endereço abaixo após a mensagem:

TEXTO BASE: Mateus 1.18-20
"Ora, o nascimento de Yeshua haMashiach foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;

Amados, começo a digitar estas linhas com muito receio de ser atacado como um herético, mas em contra-partida com muita convicção do que desejo falar, pois meu objetivo não é criar polêmica e sim expor o que penso a respeito do assunto em questão que é: Qual era a fisionomia de Yeshua? Ele tinha as características físicas de um judeu? Porque digo isto? É que muito tenho ouvido a respeito deste assunto, uns dizem que Ele não tinha beleza e nem formosura, outros dizem que Ele tinha as características físicas de um judeu, etc.
Bom, para entrarmos neste assunto eu gostaria de ilustrar em poucas linhas algumas informações que nos dizem "onde se originam as características físicas do ser humano, tais como olhos, cabelos, etc".
Veremos isto dentro da "ciência da hereditariedade" que é a genética, pois a ciência e a Bíblia se harmonizam. Com a ajuda da ciência e fundamentado em bases Bíblicas poderei defender minha tese, portanto vamos a um pouco de genética e depois entraremos no campo Bíblico:

Cromossomos dos pais se unem e definem as características dos novos indivíduos:

As células reprodutoras masculinas - os espermatozóides - e as células reprodutoras femininas - os óvulos - são geradas por meiose e cada uma contém 23 cromossomos. Na fecundação, os 23 cromossomos do espermatozóide do pai se unem aos 23 cromossomos do óvulo da mãe, e a união das duas células vai originar uma célula humana completa, com 46 cromossomos. Os 23 cromossomos provenientes do pai formarão pares com os 23 cromossomos vindos da mãe e a junção dos dois grupos de cromossomos definirá as características do novo indivíduo.
Os pares dispõem-se de modo que cada gene materno, está em frente de um gene paterno. Cada par de genes determina uma característica particular do indivíduo, como a cor de cabelo, altura e qualquer outro aspecto de seu metabolismo.
Na célula-ovo portanto há 46 cromossomos. Entre estes cromossomas, 44 (22 do pai e 22 da mãe), que determinam todas as funções e estruturas físicas hereditárias.
O último par de cromossomos é o que determina o sexo do indivíduo: o par XX indica que o indivíduo é mulher e o par XY indica que é homem. Nas mulheres, um X veio da mãe e o outro, do pai. Nos homens, o X veio da mãe e o Y do pai, pois a mãe não tem cromossomo Y, já que só homens o têm.
Assim que se confirma a gestação, os pais sentem invariavelmente uma ansiedade por querer saber detalhes físicos como sexo, cor de olhos e cabelo, semelhanças com familiares e uma preocupação em relação ao pleno desenvolvimento da criança.
As respostas a todas essas perguntas são determinadas no momento exato em que o óvulo da mãe é fecundado pelo espermatozóide do pai. O óvulo e o espermatozóide contêm em seu interior 23 minúsculos cordões chamados de cromossomas, que possuem todas as características hereditárias.

Depois de lermos o relato científico acima e relembrarmos um pouco sobre o assunto que nos é ensinado na época do colégio, podemos dizer que:

1) Yeshua não se parecia nem com a sua mãe e nem com o seu pai.
Ele foi gerado pelo Espírito Santo e portanto não havia cromossomos nem da mãe (Maria) e nem do pai (José) para determinarem as características físicas de Yeshua. Podemos confirmar isto no texto de Mateus 1.20 "E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo".


2) Yeshua não tinha aparência de judeu, a não ser por suas indumentárias que certamente eram idênticas ao do povo judeu.
Filipenses 2.7 "Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens". (Não quero criar aqui nenhuma doutrina, só estou dizendo que Yeshua não tinha as características físicas de um judeu). Estou de pleno acordo que Yeshua era totalmente YHWH e totalmente homem sem deixar de ser YHWH, baseando-me no texto de Colossensses 2.9 "Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade".


3) Não acredito em hipótese alguma que Yeshua não tinha beleza e nem formosura como muitos falam baseados em Isaias 53.2.
Este versículo se refere ao servo sofredor que estava levando sobre si os pecados do mundo. Como eu posso saber isto? Simples, o que as pessoas viam em Yeshua era o que está descrito nos versos 4 e 5, vejamos: "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de YHWH, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.


4) Yeshua não tinha nenhuma célula "cromossômica determinante de aparência física" nem de Maria e nem de José quando estava no ventre de Maria.
Como eu posso afirmar isto? 2 Coríntios 5.21 "Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de YHWH". E também no texto de 1 João 3.5 "E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado". Se Ele tivesse os 46 cromossomos, 23 de Maria e 23 de José, então Yeshua teria sido formado no pecado e portanto seria um pecador como toda a humanidade, e confirmando isto disse o salmista no Salmo 51.5 "Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe".

E para terminar imagino que, se Yeshua não tem um DNA humano (gerado pelo Espírito Santo), Ele tem um DNA divino, ou seja, "O Verbo que se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e verdade".
Porque divino? É que "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com YHWH, e o Verbo era YHWH".

Qual era a fisionomia Dele? Não sei, mas creio que seus olhos irradiavam um amor tão grande, mas tão grande que quando Ele olhava para as pessoas acontecia exatamente isto, constrangimento "Porque o amor de haMashiach nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram".

Prefiro crer que Ele era simplesmente lindo, não como um judeu, ou samaritano, ou romano, mas simplesmente como um cidadão do céu, como um que tem toda a plenitude da divindade.

Segue alguns versículos para vossa apreciação e meditação:
- Isaías 33:17 "Os teus olhos verão o rei na sua formosura, e verão a terra que está longe". Isaías profetizou cerca de 700 anos antes da chegada de Yeshua, e quando o Verbo se fez carne eles puderam contemplar o Rei em sua formosura.
- Zacarias 9:17 "Porque, quão grande é a sua bondade! E quão grande é a sua formosura! O trigo fará florescer os jovens e o mosto as virgens". YHWH fala ao profeta Zacarias e ele pôde vislumbrar através de uma revelação a formosura de YHWH.
- Salmos 27:4 "Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo". O salmista queria contemplar a formosura de Yeshua.
- Salmos 90:17 "E seja sobre nós a formosura do SENHOR nosso YHWH, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos". O salmista queria a formosura de Yeshua sobre a vida dele.
- Salmos 50:2 "Desde Sião, a perfeição da formosura, resplandeceu YHWH". Ele sim é a perfeição da formosura, por isso resplandece!
Portanto eu fico com esta aparência de Yeshua revelada pelo apóstolo João que um dia iremos encontrar: "E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente".

Yeshua é lindo !


http://bereanosdafeidbguarulhos.blogspot.com/2010/08/bomba-qual-era-verdadeira-fisionomia-de.html

Luizpastore
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1

Cidade Cidade : São Paulo

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 07/09/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? Empty Re: Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua?

Mensagem por Eldier Khristos Qua Set 08, 2010 6:53 pm

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? 3708,

Interessante o tópico.

Diz a Escritura sobre Yeshua..."O qual é imagem do YHWH invisível, o primogênito de toda a criação" Colossenses 1-15

Talvez Yeshua, tenha a fisionomia dos justos...

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." 2 Coríntios 3-18

Graça e Paz.

Eldier Khristos
Eldier Khristos
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 235

Cidade Cidade : Maringa

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 03/10/2009


http://ccbnovascriaturas.forumeiro.org

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? Empty Re: Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua?

Mensagem por Xan Berg Qua Set 08, 2010 7:53 pm

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? 3708 pessoal

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? 582530 Luizpastore

Não querendo desmerecer a ilustração trazida pelo Luizpastore, mas.... Yeshua era filho na carne de Miriam e Yossef, porém não eram filho de prostituição, mas de um milagre, onde foi feita a primeira inseminação artificial de forma milagrosa, isto é, a propria Escritura nos afirma que Yeshua era filho na carne de Yossef, ou seja, Yosef era descendente de David, conforme lemos em Mateus 1:20 / Romanos 1:3, e automaticamente era nescessário que houvesse gene de David em Yeshua para que se cumprissem as profecias.

Yosef era pai biológico de Yeshua, ver Lucas 3:23.


Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? 15191


Última edição por Xan em Qua Set 08, 2010 8:48 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Edição de texto - complemento)
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? Empty Re: Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua?

Mensagem por Xan Berg Qua Set 08, 2010 9:11 pm

Continuando....


Acabei de ler com mais calma o texto inicial do tópico e sou obrigado a dizer que está recheado de descontextualizações, ou seja:

1) O texto de Mateus 1:20 não diz nada sobre aparências físicas, apenas que Yeshua foi gerado pela ação do Espirito Santo.

2) Filipenses 2:7 e contexto relata o fato de Yeshua estar se esvaziando da forma celestial para tomar a forma humana corruptivel.

3) O fato de você não acreditar na veracidade do texto de Isaias 53:2 não invalida a originalidade do texto, apesar de Yeshua estar levando os pecados da humanidade sobre seus ombros e provavelmente estar desfigurado pela surra que tomou dos soldados romanos, vemos no versiculo 3 a narração da vida cotidiana que ele teve e confirmamos tais episódios nos relatos apostólicos onde diversas vezes Yeshua foi humilhado pelos seus acusadores ou caluniadores.

4) Isento de verdade por contradizer as evidências biblica. São apenas versiculos descontextualizados que confrontam com outros textos.


Me desculpe Luizpastore pela sinceridade, não me leve a mal, mas seu (?) estudo está em desconformidade com as Escrituras, apesar de aparentemente estar baseado nela.


Grande abraço


Xan Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? 227936
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? Empty Re: Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua?

Mensagem por Yaakov Qua Set 08, 2010 10:54 pm

Luizpastore escreveu: 1) Yeshua não se parecia nem com a sua mãe e nem com o seu pai.
Ele foi gerado pelo Espírito Santo e portanto não havia cromossomos nem da mãe (Maria) e nem do pai (José) para determinarem as características físicas de Yeshua. Podemos confirmar isto no texto de Mateus 1.20 "E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo".

Quanto ao parecer com seus pais vai ficar a dúvida, mas mesmo que a ação cromossomica não tenha parte no Messias isso não inibe o poder do Eterno em fazer se Ele bem quiser clones idênticos até em pensamentos.

Mas uma coisa eu digo com muita propriedade, Yeshua não era diferente fisicamente de seus contemporâneos pois vemos por algumas vezes ele se misturando no meio da multidão e não sendo reconhecido e ainda no getsemani o seu delatador (Judas) teve que demonstrar através de um beijo quem era o Messias, pois certamente se Judas tivesse dado as caracteristicas fisicas do Mestre talvez os soldados pudessem se enganar com algum outro discípulo pois certamente Yeshua era de fisionomia comum e se aparentava como todos de sua época, caso contrário uma simples definição de uma pessoa tão mais diferente seria percebido e o beijo seria desnecessário.

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? 3708 Adonay

1º de Tishrei....

Yaakov
Yaakov
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? Empty Re: Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua?

Mensagem por Yaakov Qua Set 08, 2010 11:19 pm

A aparência de Yeshua segundo a Bíblia:

Como “Cordeiro de D'us” Yeshua não tinha defeito, sendo, sem dúvida, um homem de boa aparência. (João 1:29; Hebreus 7:26) E, com certeza, não estampava sempre aquele ar melancólico que lhe atribui a arte popular. É verdade que Yeshua passou por muitos eventos estressantes, mas, na sua disposição geral, ele espelhou com perfeição seu Pai, o “D'us feliz”. — 1 Timóteo 1:11; Lucas 10:21; Hebreus 1:3.

Era longo o cabelo de Yeshua? Apenas os nazireus não deviam cortar o cabelo nem beber vinho, e Yeshua não era nazireu. De modo que ele, sem dúvida, usava um cabelo bem aparado, como os varões judeus em geral. (Números 6:2-7) Ele também apreciava tomar vinho moderadamente, na companhia de outros, o que reforça a idéia de que não era um indivíduo tristonho. (Lucas 7:34) De fato, ele fez vinho realizando um milagre numa festa de casamento em Caná da Galiléia. (João 2:1-11) E obviamente usava barba, evidenciado por uma profecia sobre seu sofrimento. — Isaías 50:6.

E que dizer dos traços físicos de Yeshua? Provavelmente eram semitas. Ele os teria herdado de sua mãe, Maria, que era judia. Os ancestrais dela também eram judeus, da linhagem dos hebreus. De modo que os traços físicos de Yeshua provavelmente eram como os de um judeu comum.


Alguns concluem, porém, que Yeshua era frágil. Por que dizem isso? Por um lado, ele precisou de ajuda para carregar a estaca de tortura. E, dos três homens executados na estaca, ele foi o primeiro a morrer. — Lucas 23:26; João 19:17, 32, 33.

Yeshua não era frágil

Contrário à tradição, a Bíblia não descreve Yeshua como sendo frágil ou efeminado. Na verdade, ela diz que, ainda jovem, ele “progredia em sabedoria e em desenvolvimento físico, e no favor de YHWH e dos homens”. (Lucas 2:52) Por quase 30 anos ele trabalhou como carpinteiro. Este parece não ser um ofício para uma pessoa franzina, especialmente naquele tempo, quando não havia máquinas modernas que poupam trabalho. (Marcos 6:3) Também, Yeshua expulsou o gado, as ovelhas e os cambistas do templo, derrubando suas mesas. (João 2:14, 15) Isso também sugere uma pessoa varonil e robusta.

Nos últimos três anos e meio de sua vida na Terra, Yeshua caminhou centenas de quilômetros em viagens de pregação. No entanto, seus discípulos jamais sugeriram que ele ‘descansasse um pouco’. Ao contrário, foi Yeshua quem disse para eles, alguns dos quais eram rijos pescadores: ‘Vinde, em particular, a um lugar solitário, e descansai um pouco.’ — Marcos 6:31.

De fato, “a inteira narrativa evangélica”, diz a Cyclopœdia de M’Clintock e Strong, “indica que a saúde física [de Yeshua] era boa e vigorosa”. Então, por que precisou de ajuda para carregar a estaca de tortura, e por que morreu antes dos outros executados junto com ele?

Um fator-chave é a aflição extrema. Perto do dia de sua execução, Yeshua disse: “Deveras, tenho um batismo com que devo ser batizado, e como estou aflito até que termine!” (Lucas 12:50) Essa aflição virou “agonia” na sua última noite. Diz o relato: “Ficando em agonia, continuava a orar mais seriamente; e seu suor tornou-se como gotas de sangue caindo ao chão.” (Lucas 22:44) Yeshua sabia que as perspectivas de vida eterna da humanidade dependiam de sua integridade até a morte. Que responsabilidade! (Mateus 20:18, 19, 28) Ele também sabia que seria executado como criminoso ‘amaldiçoado’ pelo próprio povo de YHWH. Assim, ele temia que isso causasse vitupério contra seu Pai. — Gálatas 3:13; Salmo 40:6, 7; Atos 8:32.

Depois de ter sido traído, Yeshua sofreu uma série de crueldades. Num julgamento simulado realizado bem depois da meia-noite, as principais autoridades do país o ridicularizaram, cuspiram nele e deram-lhe socos. Para dar ao julgamento da madrugada um ar de legitimidade, houve outro julgamento de manhã cedo. Nesse, Yeshua foi interrogado por Pilatos; daí por Herodes, que, junto com seus soldados, zombou dele; e de novo por Pilatos. Por fim, Pilatos mandou açoitá-lo. E não eram chicotadas comuns. A revista JAMA, da Associação Médica Americana, disse a respeito da prática romana do açoite:

“O instrumento costumeiro era um chicote curto . . . com várias correias, simples ou trançadas, de diversos comprimentos, nas quais bolinhas de ferro ou afiadas lascas de osso de ovelha eram amarradas em intervalos. . . . À medida que os soldados romanos repetidamente açoitavam as costas da vítima com toda a força, as bolinhas de ferro causavam profundas contusões, e as correias e os ossos de ovelha cortavam os tecidos cutâneos e subcutâneos. Daí, ao passo que a fustigação prosseguia, as lacerações dilaceravam os músculos subjacentes do esqueleto e produziam tremulantes tirinhas de carne viva.”

Obviamente, a vitalidade de Yeshua já estava comprometida bem antes de ele envergar-se sob o peso da estaca que carregava. De fato, a revista JAMA observou: “O abuso físico e mental infligido pelos judeus e pelos romanos, bem como a falta de alimentos, água e sono, também contribuíram para o enfraquecimento geral de sua condição. Assim, mesmo antes da crucificação em si, o estado físico de Yeshua era no mínimo grave e, possivelmente, crítico.”

Torre de vigia.

1º de Tishrei....
Yaakov
Yaakov
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 79

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/06/2010


Ir para o topo Ir para baixo

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? Empty Re: Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua?

Mensagem por Xan Berg Qui Set 09, 2010 6:16 pm

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? 3708


Para finalizar a questão, realmente Yeshua possuia a aparência dos judeus por ser descendência israelita segundo a carne, descendente do próprio rei David.

Romanos 9:4


São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; 5 deles são os patriarcas, e também deles descende o Messias, segundo a carne, o qual é sobre todos, D-us bendito para todo o sempre. Amém!


Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? 263546
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua? Empty Re: Qual a verdadeira fisionomia de Yeshua?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos