Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Espíritos dos mortos EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Espíritos dos mortos EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Espíritos dos mortos EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Espíritos dos mortos EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Espíritos dos mortos EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Espíritos dos mortos EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Espíritos dos mortos EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Espíritos dos mortos EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Espíritos dos mortos EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Espíritos dos mortos EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Espíritos dos mortos

+5
Leite de Oliveira
Darley Avshalom
Admin
Profeta
Xan Berg
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Espíritos dos mortos

Mensagem por Xan Berg Seg Set 28, 2009 3:13 pm

O verdadeiro homem em seu estado inicial.

Quem verdadeiramente somos nós?
Espíritos dos mortos 3708 Convidado


Utilizaremos este espaço para analisarmos quem verdadeiramente somos nós e qual será nosso estado sentimental e intelectual após a morte, nisso surge a pergunta:

Estaremos consciêntes ou inconsciêntes?



Diego escreveu: Deus criou o homem para ser ETERNO e não destrui-lo então a morte nunca foi plano de Deus para suas criaturas, mas com a entrada do pecado isso passou ser uma realidade, mas que fique claro A MORTE NUNCA FOI PLANO DE DEUS!

Darley Avshalom escreveu:"E Criou o PODEROSO, o homem à sua imagem, à imagem do PODEROSO o criou; macho e fêmea os criou. E abençoou-os o PODEROSO e disse-lhes: 'Frutificai e multiplicai, e enchei a terra e subjugai-a, e dominai sobre o peixe do mar e sobre a ave dos céus, e em todo animal que se arrasta pela terra'. E disse o PODEROSO: 'Eis que vos tenho dado todas erva que dá semente que se acha na face de toda a terra, e toda árvore em que há fruto de árvore que dê semente;a vós servirá para comer. Bereshit 1:27-29 (Gênesis)

Uma questão que há pouco tempo levantávamos numa sala de estudos das Escrituras: o homem foi criado e feito ETERNO?

Como vemos nestes versículos, a palavra CRIOU, do Hebraico ברא, Bará.

Ainda aqui não vemos a formação do homem, mas sua CRIAÇÃO, e segundo nos
ensina a Torah, "à sua imagem, à imagem do PODEROSO". Sabemos que YHWH é Espírito. Bem, levando em consideração que o homem foi CRIADO à sua imagem, o foi então CRIADO primeiramente como RUACH, em sua essência, ou seja, foi CRIADO espírito, primeiramente. Assim sendo, o homem foi CRIADO, como ensinam nossos sábios, e o vemos por este esclarecimento, IMORTAL. Mas, em que sentido?

Na sua essência primordial: "à imagem do PODEROSO"."Façamos homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança " בצלמנו כדמותנו (beTSELEMnu kiDEMUTnu) nossa imagem e nossa semelhança.

Lógicamente, que não em sentido de PODER, como é o CRIADOR, mas como CRIATURA, sendo neste aspecto semelhante ao PAI. Fomos criados a imagem (tselem) de Adon-y, não uma imagem fisica, pois TSELEM se refere a algo não visivel e que pertence a capacidade intelectual. O homem se assemelha ao Criador no fato de possuir uma natureza racional. DEMUT/ Semelhança; é um substantivo derivado do verbo “Damot” (ser parecido) e também significa “semelhança” em relação à noção intelectual. A inteligência e a razão do homem são expressões da inteligência e razão do Eterno, Bendito seja. Por que foi criado IMORTAL? Sendo a tselem (imagem) do seu Criador, o homem tem a essência desta imagem.

Portanto, como criatura celestial, sempre foi IMORTAL, pois ele é DEMUT, parecido, ele é antes de tudo ESPÍRITO. Porém, é aqui entra o entendimento, aquele que morre neste mundo, dorme no ETERNO: " o pó volte à terra como era, e o espírito volte a ELOHIM que o deu." Qohelet 12:7 (Eclesiastes)

A ruach, aqui designada como o interior intelectual do Homem, volta para Aquele que é ETERNO, ou seja Aquele que VIVE. Tudo foi por ele CRIADO, e tudo a ele volta.

No entanto somos CRIADOS E FORMADOS. Aqui entra a diferença, e que nos faz sermos MORTAIS para este mundo, este sistema, através do corpo.

" E formou o ETERNO PODEROSO ao homem, pó da terra,e soprou em suas narinas o alento da vida, e foi o homem alma vivente."Bereshit 2:7 (Genesis)

FORMOU.

A palavra usada aqui é ייצר "itser", que quer dizer "formar", "plasmar", dar determinada forma a algo já existente. Ou seja, depois de criado pelo ETERNO ele foi formado, agora na estrutura que deveria ser seu ' lar', a Terra. Neste sistema de vida, ele ganha outros status, que então farão com que seja bem aceito no meio para o qual foi formado, e recebe então a RUACH, aqui trazida como alento, que lhe deu a vida num corpo.

Mas, como podemos perceber, aqui no local de seu 'habitat', este novo ser deve seguir a ordem que o Criador dispõe, para que viva, em seu tabernáculo: COMER. Isto manterá o homem VIVO. "Eis que vos tenho dado todas erva que dá semente que se acha na face de toda a terra, e toda árvore em que há fruto de árvore que dê semente; avós servirá para comer". Bereshit 1:29

A vós servirá para COMER. Ora, esta ordenação, é para a manutenção da vida. Algumas traduções trás " vos será por alimento", ou "vos será para mantimento".

Mas, comer por que? Manter o que? A vida do corpo, pois sabemos que a vida do Espírito só alimentamos com a Palavra do ETERNO. Portanto, a Torah nos tráz algo bem maior do que uma 'imortalidade' erroneamente pregada por aí. Ela nos conta que somos IMORTAIS, sim, em nosso ESPÍRITO, porquanto fomos feitos Tselem e Demut, porém temos uma dormência desta Ruach no momento de nossa morte, quando então somos descansados em Nosso CRIADOR, Bendito seja. Fomos criados a partir D'Ele.

Porém, nossa matéria, foi FORMADA da Terra." Vaiitser YHWH Elohim et haAdam afar min haAdamá". "E formou o ETERNO PODEROSO ao homem, pó da terra..."

Adam-- Adamá= Terra. Da terra sai Edom, que quer dizer vermelho, como a terra de que foi formado o Adam.

Mas, o interessante é que depois de ser formado, e receber seu Reino, Adam recebe a Instrução de que poderá comer de todas as ervas, e arvores que possuem semente. Ele ainda não havia pecado para que morresse, no entanto se não se alimentasse daqueles vegetais, certamente não seguiria em frente. A manutenção de sua vida dependia, sim de que comesse. No entanto, muitos pensam que ele só recebeu a morte quando pecou. Sabemos que a Torah é do Alto, e assim sendo tudo nela eleva o homem ao Status Celestial. Quando o ETERNO dá a ordem de não se comer da árvore do conhecimento, ele não quer dizer que aquela árvore dará o conhecimento a ele, mas que aquela árvore servirá de intermédio, para que possa também chegar à Ets Chay, a Árvore da Vida.

"E ordenou YWHW PODEROSO ao homem dizendo:' De toda árvore no jardim, podes comer. E da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás dela, porque no dia em que comeres dela, morrerás". Engraçado: se comer morre. Mas morre o que? o que é a morte de um infiel, senão sua separação do Altíssimo?

Porque, o comer desta árvore designava a desobediência, um muro de separação foi colocado entre o Criador e a Criatura. De toda árvore podia comer, e manter sua vida (corpo), porém comendo daquela morreria (sua alma elevada). Toda a beleza daquele jardim era do Rei Adam, no entanto foi infiel, e comeu, e teve conhecimento sem consentimento do PAI. Estava morto. Sua morte foi espiritual, e a prova disso foi que dali saiu 'vivinho da silva'. Claro, pois sua morte foi incluída no processo de formação, quando seu corpo débil, só seria mantido se comesse, e mais se comesse da Árvore da Vida:

E disse o ETERNO PODEROSO: 'Eis que o homem se tem tornado como um de
nós, para saber o bem e o mal. E agora, para que não estenda sua mão e tome também da árvore da vida e coma , e viva para sempre." Bereshit3:22

Ele sempre foi MORTAL em seu corpo, por isso a Torah menciona:para que não estenda sua mão e tome também da árvore da vida e coma , e viva para sempre.

Então ele não viveria para sempre, se não comesse dela, o que realmente ocasionou que Adam viveu 930 anos e morreu. Porque morreu? Por comer a árvore do Saber, ou por não comer da Arvore da Vida? "..tome também da árvore da vida e coma , e viva para sempre" Somente viveria para sempre se comesse da Éts Chay. Comer da árvore do Conhecimento o fez morrer para o ETERNO, determinou sua separação da Shechinah, que era diária, pois vemos que todo fim da tarde o CRIADOR os visitava (Bereshit 3: 8). A desobediência, foi o sinal do conhecer: eles
conheceram que fizeram um mal. Aí houve duas expectativas: uma obedecer, e o outro lado era a morte. Se o homem comesse da Árvore da Vida seria um pecador para sempre. Se não tivesse pecado, e comesse da Árvore da Vida, seria um fiel para sempre. No entanto, o CRIADOR, bendito seja, o colocou para fora, e guardou o caminho para a Árvore da Vida, para que o conhecimento dele não o fizesse comer dela e viver pecador para sempre. Não há menção alguma de que ele comeu deste fruto, e mesmo assim sua logenvidade foi até quase mil anos.

Veja o que o ETERNO diz, sendo o homem no seu corpo MORTAL:

"..da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás dela, porque no dia em que comeres dela, morrerás"

NO DIA EM QUE COMERES nos dá claramente, no dia, não 930 anos depois, mas
NO DIA QUE COMERES. Pois bem, que acontecerá no dia que comeres:

"MORRERÁS". Naquele mesmo dia o homem morreu espiritualmente. Naquele
mesmo dia ele foi expulso do maravilhoso jardim para ele formado pelo CRIADOR. Ele separou-se do PAI pela transgressão de uma única ordem mundial: Não comer daquela árvore. Amados, o homem foi CRIADO imortal em sua essência ESPIRITUAL. Em sua vida corporal, sempre foi MORTAL, dependendo de ter que comer da Ets Chay, para que "viva para sempre". A morte corporal, quando voltamos ao pó da terra, deixa com que nossa Ruach, nossa essência Tselem, Imagem vá novamente para aquele que a deu. No Eterno, nossa Demut, Semelhança, dorme. Por isso seremos despertados quando da ressurreição:

"Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno." Daniel 12:2

O corpo desintegrado também dorme de onde saiu, da terra. Sabemos que a terra é inerte, mas Elohim Chay não. Ele é a vida, Ele é a fonte da Vida. Por isso dizemos que ele não é Elohim de mortos, mas Vivos. Todos vivem, mesmo que morram:

"Disse-lhe Yeshua: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?" Yohanan 11:25-26

Quem morre, viverá. Quem vive, não morrerá eternamente. Quem morre no corpo,
viverá no Pai, e quem vive corporal, não morrerá espiritual.

Ele é Elohim de vivos. Nele Avraham, Yitschak, Yaakov, Dauid, e todos os justos estão vivos, mas dormindo na esperança da RESSURREIÇÃO. Não andam vagando por aí, nem se 'divertindo' nos céus. Nem 'assustando' ninguem, ou ardendo no ' fogo'. Estão vivos, e dormentes, crendo na restauração de todas as coisas. A morte sempre foi algo natural, por isso o Eterno os advertiu como que dizendo: " querem viver para sempre?

Me obedeçam, e vos darei a comer também da Ets Chay".

"2 No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos." Guilyana 22:2 (Revelação)


Bendito seja H'Shem, que me concedeu chegar até aqui. Espíritos dos mortos 3708 Alekhem u'yom tov haKipurim!

Primavera do Leste, 8 de Thisrei.

Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Profeta Seg Set 28, 2009 4:00 pm

Olá irmãos

Paz seja com todos

Achei muito interessante as palavras do Darley Avshalom, mas ficou uma dúvida no ar e gostaria que alguém me respondesse, se possível.


Se nós fomos criados primeiramente homem espiritual segundo a imagem e semelhança do Altissimo, como nos provou o Darley, e sabendo que nosso estado espiritual é igual ao Dele, menos na questão que envolve poderes, então me digam, o espirito de Deus está sujeito ao sono e inconsciência?


Espíritos dos mortos 219
Profeta
Profeta
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 38

Cidade Cidade : Brasil

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 22/07/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Admin Seg Set 28, 2009 4:35 pm

Espíritos dos mortos 3708 Profeta

Tudo bem?

Olha, eu não conheço nenhum versículo que demonstre YHWH tendo algum tipo de sonolência ou cansaço, por outro lado temos um texto interessante que mostra o sono físico enquanto o espirito interagia, isto é, o Rei Nabucodonozor estava dormindo e seu espírito se perturbou e despertou o corpo físico, e o sono se passou. Ver Daniel 2:1 O espírito do Rei estava consciênte enquanto ele dormia fisicamente.
Admin
Admin
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 244

Cidade Cidade : ישראל

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 14/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Darley Avshalom Seg Set 28, 2009 5:59 pm

Xan escreveu:[justify]
O verdadeiro homem em seu estado inicial.

Quem verdadeiramente somos nós?

Espíritos dos mortos 3708 Convidado


Utilizaremos este espaço para analisarmos quem verdadeiramente somos nós e qual será nosso estado sentimental e intelectual após a morte, nisso surge a pergunta:

Estaremos consciêntes ou inconsciêntes?




Obrigado pela confiança.
Breve estarei dando minha contribuição.
Espíritos dos mortos 3708.

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Leite de Oliveira Seg Set 28, 2009 8:56 pm

Espíritos dos mortos 3708 Daley

Olhe vou dizer como
penso mas sabe né, todo penso é torto
para mim
Cristo
foi o ultimo Adão, mas não foi o último homem
nós somos homens e viemos depois de
Cristo
Adão foi o primeiro Adão
mas não foi o primeiro homem pois os homens
pré-históricos são fatos
então penso que o termo Adão se dar
a uma pessoa que realmente teve um contato
pessoal e face a face com
Deus
pode me ajudar?
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Leite de Oliveira Seg Set 28, 2009 9:02 pm

logo se assim penso
não creio que o homem
tenha no início o carater de
viver para sempre
alguma coisa mudou no meio do trajeto
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Darley Avshalom Ter Set 29, 2009 3:46 am

Leite de Oliveira escreveu:Espíritos dos mortos 3708 Daley

Olhe vou dizer como
penso mas sabe né, todo penso é torto
para mim
Cristo
foi o ultimo Adão, mas não foi o último homem
nós somos homens e viemos depois de
Cristo
Adão foi o primeiro Adão
mas não foi o primeiro homem pois os homens
pré-históricos são fatos
então penso que o termo Adão se dar
a uma pessoa que realmente teve um contato
pessoal e face a face com
Deus
pode me ajudar?

Espíritos dos mortos 3708 Oliveira!
A questão científica a respeito de como o homem surgiu pode até dar um bom conhecimento de como os nossos ancestrais viviam, ou mesmo como evoluiram. Porém, quando nós, que temos uma crença na CRIAÇÃO Elohut (divina), nos deparamos com a maneira da Ciência lidar com este 'mistério', temos de lembrar que a descrição da CRIAÇÃO e FORMAÇÃO através da Torah, no livro de Bereshit, No Princípio, foi antes de tudo uma verdadeira revelação de H'Shem, Barukh Hu, ao grande Mestre Moshê. Segundo a tradição judaica, Moshê escreveu alguns dos Livros Sagrados, porém o de Bereshit (Genesis) lhe foi ditado pelo CRIADOR. Ora, sendo desta forma a Ciência (conhecimento humano), de pura e total maquinária humana, sem nenhuma ação Elohut em sua composição, mas teorias fundadas a partir de uma experiência formal (descobertas, pesquisas, etc), temos que colocar o Saber (das coisas do Alto) conjuntamente. Adam não foi feito numa 'civilização' como conhecemos. Ele não teve e nem passou (penso eu) em sua mente o que poderia a humanidade, sua descendência vindoura, 'fazer e acontecer'. Vemos, por exemplo, que há menos de 130 anos ao homem comum era impossível voar. E que a menos de 60 anos incomum vendo o homem chegar à Lua. E a menos tempo ainda, se comunicar instantaneamente com alguém no outro extremo do globo terrestre. Ou mesmo explorar as profundezas do Mar, ou o 'quase' infinito do Universo. Porém, que dizemos hoje? As crianças de Hoje riem, quando dizemos: " Poxa, mas era tão bom o tempo em que se escrevia uma carta". Eles (8,9,10 anos) se comunicam através da 'NET'. E nós? Será que um dia o homem inventará uma máquina de voltar, ou avançar no TEMPO? Quem sabe? Só ADON-Y o sabe. Assim, como somente Ele, que é Bendito, sabe se foram os filhos de Adam que são os conhecidos 'homens da Caverna'. Eu acredito que sim.

Vemos nos relatos da CRIAÇÃO do homem, a sua essência celestial, e depois sua condição humana, propriamente dita. O que a Toráh nos quer demonstrar com essa narrativa, que o próprio PAI contou a Moshê, é realmente a dedicação alcançada pelos primeiros humanos, em relação ao CRIADOR. Apesar da relutante vontade de serem fiéis, e vemos pelas escusas que cada um teve, com relação à desobediência, eles caem na real: Estão 'mortos', e isso os leva a estarem separados do NOSSO CRIADOR. Vemos nas narativas seguintes, a posterior descendência humana caindo em idolatria e esquecimento. Agora, conte quanto tempo se passou, e veja onde o homem chegou: elimina o CRIADOR de todo o mundo e se aceita teorias que viraram uma religião: o Acetismo.
Bem, quanto a demonstrar pelas Escrituras a teoria pré-adâmica isso eu não aprendi a fazer.
Sabemos que tudo que é racional, aqui na terra, um dia se acaba. Porém, se sabemos que a racionalidade vem do CRIADOR, esta será despertada no momento oportuno.

Espíritos dos mortos 3708 Alekhem!

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Leite de Oliveira Ter Set 29, 2009 3:59 pm

Espíritos dos mortos 3708 Darley
obrigado por responder
Não creio que o homem um dia viaje pelo tempo
pois se podesse fazer isso
alguém do futuro já teria vindo aqui
mas o que quero dizer é que acho
que o homem pecando ou não
no Edém morreria a 1º morte
que é essa terrena
o que você acha?
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Darley Avshalom Ter Set 29, 2009 11:56 pm

Leite de Oliveira escreveu:Espíritos dos mortos 3708 Darley
obrigado por responder
Não creio que o homem um dia viaje pelo tempo
pois se podesse fazer isso
alguém do futuro já teria vindo aqui

Espíritos dos mortos 3708 Oliveira. Quanto a isso, não estamos no passado, mas no presente (rsrs), portanto só acho que quem está no presente pode ir, ou vir (como não sei, rsrs)


Leite de Oliveira escreveu:mas o que quero dizer é que acho
que o homem pecando ou não
no Edém morreria a 1º morte
que é essa terrena
o que você acha?

Bem, quanto a isso, é o que a Torah nos declara, assim como tentei lhes passar com um esboço simplificado da CRIAÇÃO. No entanto, da forma explicada, e não como o mundo gentílico encara a morte do corpo, e da alma. Pois, para uns a morte é somente do corpo, com a alma indo 'habitar' nos céus, ou 'inferno; para outros, uma morte total do corpo e da alma. Segundo a Toráh, morte do corpo, e sono para a Neshamá Tselem H'Shem.

Lehit'raot!

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Darley Avshalom Qua Set 30, 2009 3:40 am

Profeta escreveu:Olá irmãos

Paz seja com todos

Achei muito interessante as palavras do Darley Avshalom,...
Se nós fomos criados primeiramente homem espiritual segundo a imagem e semelhança do Altissimo, como nos provou o Darley, e sabendo que nosso estado espiritual é igual ao Dele, menos na questão que envolve poderes, então me digam, o espirito de YHWH está sujeito ao sono e inconsciência?

Espíritos dos mortos 3708 Profeta, e demais achym.
Primeiramente, obrigado pela atenção ao texto por mim postado.

o espirito de YHWH está sujeito ao sono e inconsciência?
"Eis que não dormitará, e não dormirá Aquele que guarda a Israel" Tehilá 121:4 (Salmo)
Pelo que vemos por esta declaração de um dos cânticos de Subida a Y'rushalayim, H'Shem, o guarda de Yisrael, não dorme. Somos semelhança D'Aquele que nos CRIOU, portanto, não somos o CRIADOR. À medida que nos concede, entendemos qual seu propósito para o homem, em sua formação:
"Sei, ó ADON-Y, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos" Yrmiahu 10:23 (Jeremiah)

Não sabemos que caminho tomaremos ao próximo passo, pois tudo está por ELE determinado. Se não dorme o Shomer Yisrael, logicamente sua conciência estará para sempre despertada. Somos nós que devemos serguir o que nos determinou, e a morte do corpo dá sono à Neshamá, ou seja, ao que chamamos de 'alma ou espírito', a parte intelectual que move ao Homem. Percebendo o texto de Bereshit que nos fala da CRIAÇÃO e FORMAÇÃO de Adam, então na realidade somos uma
Neshamá (alma) que tem um corpo, e não um corpo com alma. Eu tenho uma casa, eu não sou 'uma casa'. Primeiro o Eterno, Bendito seja, nos CRIOU NESHAMÁ (alma), e depois nos FEZ NEFESH(corpo) e por fim com sua RUACH uniu sua criatura em NEFESH CHAY (alma vivente, corpo vivo). Portanto, somente com o corpo e a alma podemos ter VIDA aqui onde fomos formados. ADON-Y é vida, e se voltamos à ele estamos N'Aquele que vive, portanto somos nós nele novamente através da morte do corpo:
"e o espírito volte ao PODEROSO, que o deu." Qohelet 12:7 (Eclesistes)
"veRuach Teshuvah haElohim asher natenu"


A Ruach, o sopro de VIDA faz Teshuvah, Retorna Àquele que a deu, ou seja Àquele que é Vida, o Doador da Vida. Assim como estava em H'Shem, a Neshamá a ELE Retorna. Porém, agora ela tem uma identidade. Antes não era, depois foi CRIADA, e passou a ser. Cada Ruach que faz Teshuvah ao Criador, ""e o espírito volte ao PODEROSO, que o deu", agora tem uma identidade, uma personalidade, que ficará no descanso do PAI.
O Rei Dauid remete bem este conceito de dormência:

"Atenta para mim, responde-me, ó ADON-Y, Supremo meu! Restaura a luz de meus olhos, para que eu não durma o sono da morte."Tehilá 13:3
"haMOT issen" sono da morte.
Mot, que significa morte, lógicamente está relacionada com o corpo, neste Salmo de Dauid, pois em todo contexto fala de sua posição frente ao inimigo. Ele não diz que tudo ficará acabado, porém entrando "o sono da morte", seu inimigo ficaria zombando dele:"...para que não diga meu inimigo: 'eu venci!' e se regozigem meus opressores por me verem caído" Tehilá 13:4
Tendo ele entrado no sono da morte, estaria mesmo morto nesta vida, e aquilo que no principio foi formada NEFESH CHAY (alma viva) Bereshit2:7 (Gênesis) voltaria a ser apenas NEFESH, selada para voltar ao pó da terra, de onde foi tirada, pois o sopro (RUACH) que lhe conferia o status de CHAY, VIVA, estava então de volta (TESHUVAH) com Aquele que a deu.

NEFESH volta de onde saiu: da terra, inerte.
RUACH (CHAY- VIDA) volta de onde saiu: o CRIADOR, que VIVE.


Dauid nos fala de 'sono da morte'. Mas, sono só pode ter quem é vivo. Quando eu durmo, eu estou no meu sono.
Se eu morro, estou na morte.
Porém, se morro, eu durmo, já não está se falando de NEFESH, mas de CHAY.
Por que consideramos a memória de um morto até que passados os dias, ela vai ao esquecimento? Porque somos mortais, nesta vida. Passada as gerações, certamente nos esqueceremos de nossos benfeitores, ou maus...
Porém, à vista D'Aquele que nos CRIOU, mesmo mortos no corpo, continuamos vivos N'Ele, em profundo sono:
"Ora, ADON-Y não é Elohim de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem...Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando chama ao ETERNO o Elohei (D'us) de Abraham, Elohei de Itschaq e Elohei de Yaaqov...

O sono, como conhecemos, e só até ali chegamos agora, de sono mesmo, é consciente, porém sem interação com o mundo. Lógicamente, que nossa biodinâmica nos chama ao acorde a cada momento, porém estando no 'sono da morte', apenas nosso PROGENITOR poderá nos acordar:
"Os teus mortos viverão; os meus cadáveres ressuscitarão. Despertai e cantai, vós os que habitais no pó; porque o teu orvalho é como o orvalho das ervas e a terra lançará de si os mortos." Y'shayahu 26:19 (Isaiah)
Este cântico é de Yehudah ao Eterno, quando diz que os que são do Eterno e mortos na carne viverão, enquanto que os cadáveres judaicos ressuscitarão:
"Naquele dia se cantará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte; o PODEROSO põe-lhe a salvação" Y'shayahu 26:1

Por que temos impressão que as Escrituras 'vivem' falando que morrendo tudo se acaba, se esquece? Porque nos fechamos num mundo exterior, carnal. Esquecemos que nossa emunah, confiança vem de outrora, e não de alguns dias atrás.
Somos realmente exultados pelo CRIADOR, que não deixará os seus santos no esquecimento, mas os fará voltar a uma vida plena:
"2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna..."
No Princípio Ele suscitou o homem, no final ele irá REssuscitar.
No Princípio Ele deu VIDA, no final Ele deVOLVERÀ.

Espíritos dos mortos 3708 u'Yom Tov haKipurim!
10 de Tishrei!


Última edição por Darley Avshalom em Sáb Jul 17, 2010 6:32 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : retirada de texto do NT)

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Xan Berg Qua Set 30, 2009 8:47 pm

Espíritos dos mortos 3708 pessoal


Já que este topico trata especificamente do estado espiritual e fisico, entao postarei alguns comentarios feito no topico referente ao inferno de fogo e morte eterna.

Antes de mais nada gostaria de pedir minhas sinceras desculpas ao nosso irmão Diego, pois não foi minha intenção ofendê-lo.

Em segundo lugar, chamo-vos a atenção para o fato de que todas as parábolas de
Yeshua são fundamentadas em fatos reais, ou seja, se analisarmos uma a uma veremos que eram ensinamentos tirados de exemplos do dia-a-dia, inclusive os personagens, ou seja, Sacerdotes, ricos, pobres, levitas, samaritanos, assaltantes, ladões, ladrão, Jerusalém, enfim, Yeshua não utilizava-se de estórias da carochina para tirar um bom ensinamentos, logo, não há porquê de negar suas palavras e as condições dos espíritos dos mortos quanto a parábola do rico e do Lazáro, ou os textos de I Pedro 3: 19, 20, que não era parábola, mas uma afirmação.

Em I Corintios capitulo 15 vemos que Yeshua foi a primicia dos que dormem, porem o contexto do capitulo demonstra que esta primicia é simplismente o fato de ter ressurgido, reaparecido para muitas pessoas que foram testemunhas oculares e ele não voltou a morrer fisicamente, como no caso dos outros personagens que ressuscitaram, varias pessoas confirmaram, porem o individuo voltou a morrer.

Yeshua não ressuscitou com corpo material pois o corpo dele era puramente espiritual, assim como do anjo com quem lutou Ya'akov (Jacó), ou dos outros anjos em seus copros espirituais que se apresentaram aos servos do Altíssimo e tiveram contatos com eles.

Na continuação do capitulo 15 o apóstolo Paulo é enfático ao afirmar

"Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, é ressuscitado em incorrupção. Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual."

Se as pessoas ao morrerem passam ou para o "inferno de tormento" ou para o paraíso", quando houve um julgamento dessas vidas? A Bìblia não fala disso?

Se não existe um pré-julgamento, como os salvos terão certeza que se encontrarão nas nuvéns com Yeshua? Por quê somente os salvos e não os impios?

Se as pessoas já foram julgadas porque YHVH insiste em fazer o juízo do último dia? o primeiro não é valido?

Porquê se chama juizo final, ou seja, ele será o último de uma série de juízos e o juizo final é para destruição definitiva dos impios, pecadores, trangressores , ou seja, será o juizo e a sentença final, podemos assim dizer.
Se ao morrer as vidas ímpias passam imediatamente para o "inferno de tormento" então concluímos que Caim está lá a quase 6 mil anos, e o ímpio Chiquinho que morreu ontem está lá apenas a 1 dia, se Jesus voltasse hoje podemos dizer que Caím e o Chiquinho receberam o mesmo castigo? foi justo essa condenação?

O calendário espiritual não está vinculado com o calendário humano, para nós pode ser 6000 anos e para YHWH pode ser somente 6 dias.

Paulo em I cor 15 e I Tes 4 deixa claro que os mortos dormem e que só serão ressuscitados mediante a VINDA de JESUS, será que Paulo estava errado?

Não, Paulo não estava errado, até porque ele disse que os que morreram em Yeshua reaparecerão primeiro, e isso é lógico, até porque o próprio Paulo ja havia dito que morre fisicamente, É RESSUSCITADO ESPIRITUALMENTE, logo, fica claro que eles já estão em seu estado primário original, segundo a imagem e semelhança de YHWH.



Grande abraço a todos



Xan
Espíritos dos mortos 478557
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Convidado Qui Out 01, 2009 7:24 pm

Darley Avshalom escreveu:
Profeta escreveu:Olá irmãos

Paz seja com todos

Achei muito interessante as palavras do Darley Avshalom,...
Se nós fomos criados primeiramente homem espiritual segundo a imagem e semelhança do Altissimo, como nos provou o Darley, e sabendo que nosso estado espiritual é igual ao Dele, menos na questão que envolve poderes, então me digam, o espirito de Deus está sujeito ao sono e inconsciência?

....
Somos nós que devemos serguir o que nos determinou, e a morte do corpo dá sono à Neshamá, ou seja, ao que chamamos de 'alma ou espírito', a parte intelectual que move ao Homem. ....


A paz Darley

Eu estou de camarote vendo os comentários de todos e agora me surgiu uma dúvida.

Alguém comentou num destes tópicos que na ressureição não precisaremos mais do corpo mortal, pois ele voltou para o pó, e conforme o dito, de lá ele não sairá mais. Isso parece lógico, eu pelo menos não achei nenhum texto dizendo que os mortos ressuscitarão no corpo fisico para ser substituido em fração de segundos para um corpo espiritual, sendo assim acabei concordando com o Xan neste ponto.

Agora entra a questão: Se o corpo fisico morre e passamos a viver espiritualmente, como você tambem disse, então não tem lógica o corpo fisíco interferir no corpo espiritual dando sono a ele, até aprendemos com seus comentários (e do Xan também) que é o corpo espiritual quem dá sentidos ao corpo material, e não vice-versa, e se o corpo material não vai mais ser usado, logo, ele não pode influenciar o corpo espiritual, certo?


Espíritos dos mortos 889738
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Leite de Oliveira Qui Out 01, 2009 7:53 pm

Uma pergunta
O homem que amputa uma perna
perde um pedaço da sua alma ou
do seu espirito?
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Convidado Qui Out 01, 2009 8:00 pm

Espíritos dos mortos 41740 ôx.. que pergunta é essa?

Ele perde um pedaço do corpo físico né
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Out 01, 2009 8:08 pm

Uma Dúvida,, como foi a ressurreiçaõ de Yeshua? foi apenas espiritual ? ou foi no seu próprio corpo só que agora glorificado (espiritual)?? tudo se resolve com a resposta dessa pergunta... Espíritos dos mortos 3708
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Out 01, 2009 8:14 pm

Espíritos dos mortos 3708 Darley Avshalom ...
Explendido esse teu texto... Só um breve comentario... o homem foi feito mortal no corpo vemos claramente, pelo fato de termos que comer, e tbm porque hj passamos por essa morte. Mas se o homem OBEDECESSE todas as ordens de DEus viveria eternamente até no corpo. VEja que as ordenanças de Deus não eram simplesmente não coma de tal arvore, muita coisa foi ensinada a Adão , por exemplo: que deveria por nome nos animais, que deveria comer, que deveria procriar, que deveria cuidar da terra, enfim Deus criou a condição perfeita para o homem subsistir e ainda o ensinou como proceder. Se o homem andasse segundo esses conselhos certamente Adão ainda estaria vivo. A culpa da morte física e espiritual foi decorrente do pecado, da desobediência e não de Deus, por isso alego que a Morte nunca foi plano de Deus para o homem, quer fisica, quer espiritualmente. Que fique por certo tbm que não existe essa história de imortalidade do espírito, O salario do pecado é a morte e morte eterna, Após o Juizo Deus vai exterminar com a morte e com os ímpios, será essa a segunda morte (Ap 20:14). Quem não tem parte na morte espiritual são aqueles que branqueam suas vestes no Cordeiro (arvore da vida, videira verdadeira). Vemos tbm em I Cor 15:26 que a morte é inimiga de Deus, se é inimiga Deus nunca quis (vontade) que essa fosse uma realidade para o homem...
Uma Dúvida,, como foi a ressurreiçaõ de Yeshua? foi apenas espiritual ? ou foi no seu próprio corpo só que agora glorificado (espiritual)?? tudo se resolve com a resposta dessa pergunta...
Espíritos dos mortos 3708.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Leite de Oliveira Qui Out 01, 2009 8:19 pm

Ele
depois de ressureto foi tocado
comeu e atravessou a parede
mas antes de morrer tabém andou sobre o mar
parecia tudo normal (parecia)
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Darley Avshalom Sex Out 02, 2009 5:21 am

Andréx escreveu:



A paz Darley

Eu estou de camarote vendo os comentários de todos e agora me surgiu uma dúvida.

Alguém comentou num destes tópicos que na ressureição não precisaremos mais do corpo mortal, pois ele voltou para o pó, e conforme o dito, de lá ele não sairá mais. Isso parece lógico, eu pelo menos não achei nenhum texto dizendo que os mortos ressuscitarão no corpo fisico para ser substituido em fração de segundos para um corpo espiritual, sendo assim acabei concordando com o Xan neste ponto.
Espíritos dos mortos 3708 Andex, u'alekhem!
Bem, não estamos falando de Ressureição, mas de quem é o homem, na sua Criação e Formação. O corpo é quem dá o mover à Ruach, que nos foi dada. Mas este movimento do corpo é pela vontade da Ruach. Um não pode ser sem o outro. A separação, na morte natural como a conhecemos, dá então o entendimento que Qohelet (Eclesiastes) tem acerca do, digamos assim, DESTINO, CAMINHO, que se debandam as duas essências do homem:
"e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Elohim, que o deu." Qohelet 12:7
Vejam, somos formados por duas naturezas, uma terrena o pó da terra, outra celestial, quem vem do PAI ruach(espírito, sopro)

Quando o Eterno criou o homem, e demostrei a vós no 1º post, ele ainda não era formado na terra, não era Adam (vermelho). Ele era real e unicamente Tselem, IMAGEM, e Demut, SEMELHANÇA, do seu Criador. Ele era apenas algo, como diriamos, celestial, espiritual. ADON-Y não tem corpo. Ele é Ruach. O homem criado por ADON-Y, não tinha corpo , era espírito.
Quando, aí sim, de sua formação na Terra, do pó desta mesma terra que daria seu nome ADAM, que tem como significados vermelho, terra, sangue, ele se torna então uma criatura completa. Aí sim, ela ganha VIDA. O Homem em seu 'habitat', sem a Ruach era apenas um boneco formado, porém, quando ele recebe sua essência, chamada no judaísmo de FAÍSCA ELOHUT (divina),torna NEFESH CHAY, Alma Viva. O corpo se torna VIVO. Sem a Ruach, ele era morto, com a Ruach torna-se Vivo.
Pois bem, a noção de ser uma criatura, ele só teve quando viveu, através de seu corpo, pois assim foi criado. Não teve consciência de que estava vivo antes, pois, no Eterno estava em dormência. Por isso, nossos sábios, e profetas atestam que a morte é um sono. Não existe morte para H'Shem:
""Ora, ADON-Y não é Elohim de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem Luke 20:37

O sono da morte é para a Ruach, que retorna no seu principio, junto com o PAI, por isso não está ciente do que se passa. Compare o sono físico de um dia de trabalho: Você dorme porque seu corpo precisa de descanso, seu corpo está exausto. Fadiga, tráz o sono, e com isso você entra como que numa morte. Para o que dorme, o mundo parou, não há mais relação alguma com aquilo que passa ao redor. No entanto, seu intelecto se mantêm vivo, mas sem contudo ter interação com o mundo exterior. Não pode funcionar nada de sua vida, pois está em sono, sua mente não está de acordo com o mundo ali fora.
Assim, a morte natural, trará à alma um descanso, um sono:
"Atenta para mim, responde-me, ó ADON-Y, Supremo meu! Restaura a luz de meus olhos, para que eu não durma o sono da morte."Tehilá 13:3 (Salmo)
Este sono, não significa que a Alma, a NESHAMÁ está em total desalento, ela não está morta, e é isso que devemos entender por IMORTALIDADE. Ela está N'Aquele qua a criou, Bendito seja. Ora, mais uma vez repito: ELE VIVE, e tudo que há N'Ele é VIDA.
Por que na ressurreição o corpo voltará a ter vida? Porque a vida será nele novamente. Quem é a VIDA do homem, se não seu sopro de VIDA, seu espírito, sua RUACH? Ela é vida para o Homem. Sem ela o homem é morto, a matéria.
A morte sempre esteve juntamente com a matéria, sempre, mas nunca com a Ruach, que só tem uma entrada para este mundo: Ela vem do ETERNO que a insuflou no Adam.



Andrex escreveu:Agora entra a questão: Se o corpo fisico morre e passamos a viver espiritualmente, como você tambem disse, então não tem lógica o corpo fisíco interferir no corpo espiritual dando sono a ele, até aprendemos com seus comentários (e do Xan também) que é o corpo espiritual quem dá sentidos ao corpo material, e não vice-versa, e se o corpo material não vai mais ser usado, logo, ele não pode influenciar o corpo espiritual, certo?

Então, como tenho colocado, não passamos a viver espiritualmente, mas no descanso do sono da morte, continuamos a viver, no PAI, porque é a ele que voltamos. Só seremos acordados no dia da Ressurreição, quando então, se merecermos, voltaremos ao nosso corpo. O corpo físico morre. A essência que dava vida a este corpo dorme o sono. Não há evidências de influência, mesmo porque sem a Ruach, o corpo de nada vale, e acaba por deteriorar, se corromper.
Agora, certamente a Ruach, Neshamá, ela sim interfere nos movimentos do corpo, porém, quando o corpo tem deficiências, ela nada pode fazer, não há comando sensível, ela não pode dar sua contribuição, pois sua parte física é defeituosa. Amados, temos de entender que o homem não é um ser simples. Ele é criado no mundo imaterial, e veio habitar o mundo físico. Como já disse, SOMOS UM ESPÍRITO QUE TEMOS CORPO, e não o contrário.
Agora, quem disse que o corpo físico não mais será usado? Se hão de morrar aqui na terra restaurada, com que corpo há de ser? Somente não será um corpo corruptível e mortal, porém será um corpo plenificado pela ação do ETERNO.Aquilo que era corruptível, não mais se corromperá, não putrefará, e o que era mortal, será imortalizado, não morrerá. Porém a Ruach é aquela da Criação: Tselem veDemut haADON-Y. Imagem e semelhança do ETERNO.

Espíritos dos mortos 3708 Alekhem!12 de Tishrei.

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Xan Berg Sex Out 02, 2009 8:08 am

Darley Avshalom escreveu:

Andrex escreveu:Agora entra a questão: Se o corpo fisico morre e passamos a viver espiritualmente, como você tambem disse, então não tem lógica o corpo fisíco interferir no corpo espiritual dando sono a ele, até aprendemos com seus comentários (e do Xan também) que é o corpo espiritual quem dá sentidos ao corpo material, e não vice-versa, e se o corpo material não vai mais ser usado, logo, ele não pode influenciar o corpo espiritual, certo?
...
Agora, quem disse que o corpo físico não mais será usado? Se hão de morrar aqui na terra restaurada, com que corpo há de ser? Somente não será um corpo corruptível e mortal, porém será um corpo plenificado pela ação do ETERNO.Aquilo que era corruptível, não mais se corromperá, não putrefará, e o que era mortal, será imortalizado, não morrerá. Porém a Ruach é aquela da Criação: Tselem veDemut haADON-Y. Imagem e semelhança do ETERNO.

Espíritos dos mortos 3708 Alekhem!12 de Tishrei.


Espíritos dos mortos 3708 achym (irmãos)

Em I Corintios capítulo 15: 35 a 54 vemos o apostolo Sha'ul (Paulo) explicando o fato de não ser mais preciso o corpo físico na ressureição, vejam, por exemplo, os versículos 44 e 49.

Yeshua não foi ressuscitado num corpo físico em estado superior, mas ressurgiu no corpo espiritual e original segundo a imagem e semelhança do Altíssimo, que possui características do corpo físico (João 20: 26, 27 / Genesis 19 / Mateus 22:30). Ver também como se apesentou o arcanjo Miguel a Yoshua (Josué 5: 13 -15)

Conclusão

O homem é ressuscitado em seu corpo verdadeiro, o espiritual, que é semelhante ao dos anjos e possui características do corpo físico.

O corpo físico corruptivel voltará ao pó, e não há textos que demonstre o retorno dele de lá para ser transformado em corpo espiritual, pois cada um possui sua "glória".

Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, é ressuscitado em incorrupção ... Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual. ( I Coríntios 15: 42; 44).




Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Diego Yo'ets Sex Out 02, 2009 3:49 pm

Espíritos dos mortos 3708 Darley.

Darley Avshalom escreveu:
Andréx escreveu:



A paz Darley

Eu estou de camarote vendo os comentários de todos e agora me surgiu uma dúvida.

Alguém comentou num destes tópicos que na ressureição não precisaremos mais do corpo mortal, pois ele voltou para o pó, e conforme o dito, de lá ele não sairá mais. Isso parece lógico, eu pelo menos não achei nenhum texto dizendo que os mortos ressuscitarão no corpo fisico para ser substituido em fração de segundos para um corpo espiritual, sendo assim acabei concordando com o Xan neste ponto.
Espíritos dos mortos 3708 Andex, u'alekhem!
Bem, não estamos falando de Ressureição, mas de quem é o homem, na sua Criação e Formação. O corpo é quem dá o mover à Ruach, que nos foi dada. Mas este movimento do corpo é pela vontade da Ruach. Um não pode ser sem o outro. A separação, na morte natural como a conhecemos, dá então o entendimento que Qohelet (Eclesiastes) tem acerca do, digamos assim, DESTINO, CAMINHO, que se debandam as duas essências do homem:
"e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Elohim, que o deu." Qohelet 12:7
Vejam, somos formados por duas naturezas, uma terrena o pó da terra, outra celestial, quem vem do PAI ruach(espírito, sopro)

Quando o Eterno criou o homem, e demostrei a vós no 1º post, ele ainda não era formado na terra, não era Adam (vermelho). Ele era real e unicamente Tselem, IMAGEM, e Demut, SEMELHANÇA, do seu Criador. Ele era apenas algo, como diriamos, celestial, espiritual. ADON-Y não tem corpo. Ele é Ruach. O homem criado por ADON-Y, não tinha corpo , era espírito.
Quando, aí sim, de sua formação na Terra, do pó desta mesma terra que daria seu nome ADAM, que tem como significados vermelho, terra, sangue, ele se torna então uma criatura completa. Aí sim, ela ganha VIDA. O Homem em seu 'habitat', sem a Ruach era apenas um boneco formado, porém, quando ele recebe sua essência, chamada no judaísmo de FAÍSCA ELOHUT (divina),torna NEFESH CHAY, Alma Viva. O corpo se torna VIVO. Sem a Ruach, ele era morto, com a Ruach torna-se Vivo.
Pois bem, a noção de ser uma criatura, ele só teve quando viveu, através de seu corpo, pois assim foi criado. Não teve consciência de que estava vivo antes, pois, no Eterno estava em dormência. Por isso, nossos sábios, e profetas atestam que a morte é um sono. Não existe morte para H'Shem:
""Ora, ADON-Y não é Elohim de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem Luke 20:37

O sono da morte é para a Ruach, que retorna no seu principio, junto com o PAI, por isso não está ciente do que se passa. Compare o sono físico de um dia de trabalho: Você dorme porque seu corpo precisa de descanso, seu corpo está exausto. Fadiga, tráz o sono, e com isso você entra como que numa morte. Para o que dorme, o mundo parou, não há mais relação alguma com aquilo que passa ao redor. No entanto, seu intelecto se mantêm vivo, mas sem contudo ter interação com o mundo exterior. Não pode funcionar nada de sua vida, pois está em sono, sua mente não está de acordo com o mundo ali fora.
Assim, a morte natural, trará à alma um descanso, um sono:
"Atenta para mim, responde-me, ó ADON-Y, Supremo meu! Restaura a luz de meus olhos, para que eu não durma o sono da morte."Tehilá 13:3 (Salmo)
Este sono, não significa que a Alma, a NESHAMÁ está em total desalento, ela não está morta, e é isso que devemos entender por IMORTALIDADE. Ela está N'Aquele qua a criou, Bendito seja. Ora, mais uma vez repito: ELE VIVE, e tudo que há N'Ele é VIDA.
Por que na ressurreição o corpo voltará a ter vida? Porque a vida será nele novamente. Quem é a VIDA do homem, se não seu sopro de VIDA, seu espírito, sua RUACH? Ela é vida para o Homem. Sem ela o homem é morto, a matéria.
A morte sempre esteve juntamente com a matéria, sempre, mas nunca com a Ruach, que só tem uma entrada para este mundo: Ela vem do ETERNO que a insuflou no Adam.



Andrex escreveu:Agora entra a questão: Se o corpo fisico morre e passamos a viver espiritualmente, como você tambem disse, então não tem lógica o corpo fisíco interferir no corpo espiritual dando sono a ele, até aprendemos com seus comentários (e do Xan também) que é o corpo espiritual quem dá sentidos ao corpo material, e não vice-versa, e se o corpo material não vai mais ser usado, logo, ele não pode influenciar o corpo espiritual, certo?

Então, como tenho colocado, não passamos a viver espiritualmente, mas no descanso do sono da morte, continuamos a viver, no PAI, porque é a ele que voltamos. Só seremos acordados no dia da Ressurreição, quando então, se merecermos, voltaremos ao nosso corpo. O corpo físico morre. A essência que dava vida a este corpo dorme o sono. Não há evidências de influência, mesmo porque sem a Ruach, o corpo de nada vale, e acaba por deteriorar, se corromper.
Agora, certamente a Ruach, Neshamá, ela sim interfere nos movimentos do corpo, porém, quando o corpo tem deficiências, ela nada pode fazer, não há comando sensível, ela não pode dar sua contribuição, pois sua parte física é defeituosa. Amados, temos de entender que o homem não é um ser simples. Ele é criado no mundo imaterial, e veio habitar o mundo físico. Como já disse, SOMOS UM ESPÍRITO QUE TEMOS CORPO, e não o contrário.
Agora, quem disse que o corpo físico não mais será usado? Se hão de morrar aqui na terra restaurada, com que corpo há de ser? Somente não será um corpo corruptível e mortal, porém será um corpo plenificado pela ação do ETERNO.Aquilo que era corruptível, não mais se corromperá, não putrefará, e o que era mortal, será imortalizado, não morrerá. Porém a Ruach é aquela da Criação: Tselem veDemut haADON-Y. Imagem e semelhança do ETERNO.

Espíritos dos mortos 3708 Alekhem!12 de Tishrei.


Sem comentários ... muito bom continue crescendo no Senhor!
Espíritos dos mortos 103451 Espíritos dos mortos 5587 :amen:
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Darley Avshalom Sáb Out 03, 2009 8:57 pm

Xan escreveu:


Espíritos dos mortos 3708 achym (irmãos)

Em I Corintios capítulo 15: 35 a 54 vemos o apostolo Sha'ul (Paulo) explicando o fato de não ser mais preciso o corpo físico na ressureição, vejam, por exemplo, os versículos 44 e 49.


" Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?
Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer;" (35.36)

Que corpo morreu? Um corpo transgressor, sujeito ao pecado. Este é semeado.
Que nasce? Um corpo sem estes delitos. É um corpo GLORIFICADO, pela ausência daquilo a que foi semeado, porque o salário do pecado é a morte. Semeado foi o pecado, e não a essência terrena do homem.

e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente. Mas Elohim lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado. Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes.Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres. Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor." (37-41)
Está mostrando as diferenças entre os corpos animalescos terrestres, e os corpos cósmicos celestes, ainda nada da realidade da Ressurreição, apenas uma comparação.

"Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder." (42.43)
Como se semais uma semente, seu fruto será diferente daquilo que foi semeado, ou seja, a semente. Assim, ele descreve a ressurreição dos mortos(corpos, bem entendido). O que era em pecado, será em OBEDIÊNCIA, o que era desonrado, será HONRADO pelo Criador. Fraco pelo pecado, FORTE pela ressurreição, que venceu a MORTE.

"Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adam, foi feito alma vivente. O último Adam, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu." (45-47)
Está falando justamente da condição em que vivera o homem, e depois ressuscitado diferente, em oposição às coisas do mundo, um ser 'espiritual', na sua condição humana. Adam foi feito terreno por comer da árvore do conhecimento entre o Bem e o Mal, porém nós ressuscitados seremos como ele antes de comer desta árvore. Aquele que foi CRiado primeiramente, no Shamayim (céus) de H'Shem. Nada relacionado com o corpo, mas com a índole dos homens ressuscitados em relação com aquele que morre, pecador.

"Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial." (48-49)
Como foi o pecador, fomos todos nós, porém como é o que Adonay CRIOU, assim seremos nós, ao ressuscitar. Assim, seremos, livres do pecado, como foi o 1º homem, CRIADO nos Shamayim.Tselem v'Demut H'Shem, IMAGEM e SEMELHANÇA do Criador.

Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.(50.53-55)
Que carne? Que sangue? Do pecado.
Quem era corruptível e mortal? O corpo.
Quando este se revestir do incorruptível e do imortal, estaremos RESSUSCITADOS, e a morte estará vencida pela RESURREIÇÃO DOS MORTOS. Barukh ata H'Shem!
Não está falando que não haverá mais morte? Por que? Porque ressuscitaremos num estado 'Edênico', onde já o pecado estará vencido, pela bondade (chesed) de h'Shem. Seremos novas criaturas, não como o velho homem, mas em Espirito Vivificado pela Ressurreição.



Espíritos dos mortos 3708 u'brachot alekhem!
13 de Thisrei!

Darley Avshalom
Desativado
Desativado

Mensagens Mensagens : 368

Cidade Cidade : Primavera do Leste

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Diego Yo'ets Sáb Out 03, 2009 10:05 pm

Darley Avshalom escreveu:
Xan escreveu:


Espíritos dos mortos 3708 achym (irmãos)

Em I Corintios capítulo 15: 35 a 54 vemos o apostolo Sha'ul (Paulo) explicando o fato de não ser mais preciso o corpo físico na ressureição, vejam, por exemplo, os versículos 44 e 49.


" Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?
Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer;" (35.36)

Que corpo morreu? Um corpo transgressor, sujeito ao pecado. Este é semeado.
Que nasce? Um corpo sem estes delitos. É um corpo GLORIFICADO, pela ausência daquilo a que foi semeado, porque o salário do pecado é a morte. Semeado foi o pecado, e não a essência terrena do homem.

e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente. Mas Elohim lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado. Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes.Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres. Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor." (37-41)
Está mostrando as diferenças entre os corpos animalescos terrestres, e os corpos cósmicos celestes, ainda nada da realidade da Ressurreição, apenas uma comparação.

"Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder." (42.43)
Como se semais uma semente, seu fruto será diferente daquilo que foi semeado, ou seja, a semente. Assim, ele descreve a ressurreição dos mortos(corpos, bem entendido). O que era em pecado, será em OBEDIÊNCIA, o que era desonrado, será HONRADO pelo Criador. Fraco pelo pecado, FORTE pela ressurreição, que venceu a MORTE.

"Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adam, foi feito alma vivente. O último Adam, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu." (45-47)
Está falando justamente da condição em que vivera o homem, e depois ressuscitado diferente, em oposição às coisas do mundo, um ser 'espiritual', na sua condição humana. Adam foi feito terreno por comer da árvore do conhecimento entre o Bem e o Mal, porém nós ressuscitados seremos como ele antes de comer desta árvore. Aquele que foi CRiado primeiramente, no Shamayim (céus) de H'Shem. Nada relacionado com o corpo, mas com a índole dos homens ressuscitados em relação com aquele que morre, pecador.

"Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial." (48-49)
Como foi o pecador, fomos todos nós, porém como é o que Adonay CRIOU, assim seremos nós, ao ressuscitar. Assim, seremos, livres do pecado, como foi o 1º homem, CRIADO nos Shamayim.Tselem v'Demut H'Shem, IMAGEM e SEMELHANÇA do Criador.

Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.(50.53-55)
Que carne? Que sangue? Do pecado.
Quem era corruptível e mortal? O corpo.
Quando este se revestir do incorruptível e do imortal, estaremos RESSUSCITADOS, e a morte estará vencida pela RESURREIÇÃO DOS MORTOS. Barukh ata H'Shem!
Não está falando que não haverá mais morte? Por que? Porque ressuscitaremos num estado 'Edênico', onde já o pecado estará vencido, pela bondade (chesed) de h'Shem. Seremos novas criaturas, não como o velho homem, mas em Espirito Vivificado pela Ressurreição.



Espíritos dos mortos 3708 u'brachot alekhem!
13 de Thisrei!

Espíritos dos mortos 3708 Darley... Yhvh é contigo!
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Diego Yo'ets Qui Nov 05, 2009 8:13 pm

Yeshua disse:
"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia."

João 6:44
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 2106

Idade Idade : 41

Cidade Cidade : Fortaleza-Ce

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 13/08/2009

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://adonayechad.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Leite de Oliveira Qui Nov 05, 2009 10:43 pm

Esse negocio de espirito parece que é real

Então, um espírito passou por diante de mim; fez-me
arrepiar os cabelos do meu corpo;Jó 4:15

Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.Salmo 104:30

Depois que morre o espirito volta pra
YHWH
ou fica vagando por ai?
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Leite de Oliveira Qui Nov 05, 2009 11:13 pm

Sempre houve espiritos perambulando pela
terra, mas são discernidos espiritualmente
O espirito de YHWH
e os espiritos imundos de engano, de medo, etc
que podem entrar e fazer moradia no homem
só com uma resalva.
Nunca um espirito maligno vai habitar numa casa
(corpo) que possua o
Espirito de YHWH
mas, o homem é formado por corpo, alma e espirito
e o nosso espirito testifica com o
Espirito de YHWH
que somos seus filhos
e após a morte o que ocorre:
o corpo vira pó (mas um dia será transformado)
a alma, segundo até mesmo ideia de Diego e que em
parte concordo fica adormecida até aquele dia
e o espirito? que para mim é a parte pensante
do nosso ser. Volta para
YHWH
pois a
Ele
pertence. Agora dizer que o nosso espirito ao voltar
para
YHWH
vá ficar inerte ou alheio a tudo isso é outros 500

O mesmo YHWH da paz vos santifique em tudo; e o vosso
espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e
irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Yeshua Ha Mashiach ( O Messias).

Fiquem na paz
Leite de Oliveira
Leite de Oliveira
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1457

Idade Idade : 58

Cidade Cidade : Natal RN

País País : Brasil

Inscrição Inscrição : 01/09/2009


Ir para o topo Ir para baixo

Espíritos dos mortos Empty Re: Espíritos dos mortos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos