Torah Web
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Os cinco pastores mais rico do Brasil
Esclarecimento -  Matheus Z. Guimarães  EmptyTer Ago 21, 2018 11:45 pm por Leite de Oliveira

» 666
Esclarecimento -  Matheus Z. Guimarães  EmptySeg Ago 20, 2018 8:48 pm por Leite de Oliveira

» Pena de morte para bandidos
Esclarecimento -  Matheus Z. Guimarães  EmptySeg Jun 19, 2017 6:50 am por Isaque palazon

» Os 7 (sete) Espíritos de YHWH
Esclarecimento -  Matheus Z. Guimarães  EmptyQua Fev 22, 2017 12:16 am por azzi

» Apresente-se aqui
Esclarecimento -  Matheus Z. Guimarães  EmptyQua Nov 23, 2016 2:40 pm por Paulo Henrique Gasparino

» Viver em Israel - Imigração
Esclarecimento -  Matheus Z. Guimarães  EmptyDom Nov 20, 2016 1:43 pm por Oziel rodrigues

» Judeus Messiânicos e suas heresias.
Esclarecimento -  Matheus Z. Guimarães  EmptySex Out 21, 2016 6:59 am por EderTe

» A "Fé Evangélica" é genuinamente bíblica?
Esclarecimento -  Matheus Z. Guimarães  EmptyTer Out 18, 2016 9:35 pm por Roberto Gavazza

» 2 samuel 24:1 x 1 cronicas 21:1
Esclarecimento -  Matheus Z. Guimarães  EmptyTer Out 18, 2016 7:17 pm por Roberto Gavazza

» Bnei Noach
Esclarecimento -  Matheus Z. Guimarães  EmptyTer Out 18, 2016 3:27 pm por Roberto Gavazza

Menu
  Add a Favoritos

  Home Page

  Regras do fórum

  Portal

  Fórum

  Registre-se

  Quem somos

  Normas e Dicas

  Estudos biblico

  Mapa de Israel

  História de Israel

  Aula de Hebraico

  Dicionário biblico

  Biblia em Hebraico


Calendário biblico
Estatísticas
Temos 4255 usuários registrados
O último membro registrado é Diesulludar

Os nossos membros postaram um total de 16984 mensagens em 1198 assuntos

Esclarecimento - Matheus Z. Guimarães

Ir para baixo

Esclarecimento -  Matheus Z. Guimarães  Empty Esclarecimento - Matheus Z. Guimarães

Mensagem por Xan Berg Sex Out 14, 2011 12:42 pm

Matheus Z. Guimarães

Esclarecimento -  Matheus Z. Guimarães  3708 queridos irmãos e irmãs no Messias,

É com este desejo de paz e unidade entre os discípulos do Messias de ISRAEL que componho esta mensagem endereçada a todos os que acompanham o trabalho do Ensinando de Sião e a visão da Restauração do Corpo do Messias nos quatro cantos do planeta, os quais, assim como eu, foram lavados e remidos pelo Filho de Deus, Yeshua (J e s u s ) nosso Rei e Senhor, Deus conosco.

Como vice-presidente do Ministério Ensinando de Sião e um dos presbíteros da Congregação Har Tzion, compartilho do chamado principal desta casa o qual é a Restauração da IGREJA e a Salvação de Israel. Com zelo e muito temor tenho buscado expressar esses objetivos através de meus últimos estudos durante os cultos na Congregação Har Tzion, estudos estes que são sempre disponibilizados para exibição pública através do site YOUTUBE (https://www.youtube.com/user/tvsiaobrasil) e retransmitidos a milhares de pessoas o redor do mundo. É sobre uma revelação que julgo de fundamental importância para a UNIDADE do CORPO de C RISTO que desejo compartilhar nesta mensagem. Não sou detentor de nenhuma verdade absoluta nem julgo ser melhor do que ninguém. Sou apenas um simples servo que busca viver o Evangelho de forma simples porém original, a exemplo do que lemos no Livro de Atos. Assim, apresento-lhe esta mensagem com um pequeno estudo sobre um importante elo de ligação presente na Igreja do 1º século o qual julgo necessário ser restaurado em nossos dias.

Em minha ministração do dia 27/08/2011, durante a Parashá Reê, esbocei um pensamento com o tema: “Uma proposta de Ruptura Identitária”. Neste estudo, propus basicamente que se NÓS, como membros do Corpo de C risto, não restaurarmos o ensino apostólico de IDENTIDADE ECLESIÁSTICA como “aproximados a Israel” e “co-herdeiros e co-participantes” com os Judeus nas promessas feitas entre Israel e Deus, não alcançaremos a tão sonhada união entre os membros do Corpo. Expliquei que este ensino (doutrina) era e é um dos elementos que promove a unidade entre os membros do Corpo, uma vez que a seiva da raiz deve estar presente em todos os ramos ligados a ela. Se um ramo (membro) não compartilha da seiva da raiz, não pode se sentir parte da mesma árvore. Se todos os membros não são alimentados pelos mesmos nutrientes, eles jamais se sentirão parte de um mesmo corpo. Pois bem, segundo os argumentos do apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos nos capítulos 09, 10 e 11, a raiz representa as promessas, heranças e alianças feitas por Deus a Israel. O próprio C r i s t o, para quem o recebe, faz parte desta seiva (Rm 9:4-5). A raiz compartilha desses elementos com todos os ramos (naturais ou enxertados) através da seiva. Se todos os ramos não recebem a mesma seiva (estando ligados à mesma raiz), não se sentirão parte da mesma árvore.

Esta seiva comum (as promessas e alianças feitas entre Deus e Israel) representa a doutrina que nos esboça um entendimento correto sobre quem é C risto e sua missão em “quebrar o muro de separação” e nos “aproximar a Israel” (Ef cap. 2). Esta doutrina também nos ensina quem somos nos planos de Deus. Além de perdoar nossos pecados e nos garantir o dom gratuito da Salvação, C risto também possui esta missão, segundo o Apóstolo Paulo em Ef 2:2-9, a saber, nos enxertar através de Seu próprio sangue nas promessas, nas alianças e nas heranças dadas a Israel. Ele nos faz cidadãos do Reino com uma nova identidade Nele: somos agora Família de Deus (Judeus e não-judeus, juntos em C risto). Se nossa compreensão da Obra de C risto se resumir apenas em sua missão redentora e perdoadora (e nos esquecermos de sua missão como aquele que nos “aproxima de Israel” – Ef 2:13) - teremos uma visão incompleta de sua missão como Messias. Basta ver que nos discursos evangelistas de Pedro e do Apóstolo Paulo para comunidades de não-judeus, a mensagem da cruz sempre era precedida pela explicação das promessas dadas aos patriarcas e profetas de Israel. Isto quer dizer que Israel para Paulo e Pedro era mais importante do que a Cruz? Logicamente que não! Mas esta contextualização histórica da mensagem do evangelho era fundamental para uma compreensão correta de C risto, Sua obra redentora e da nova identidade que os que receberiam a C risto estavam prestes a adquirir. (At 13:16-41).

Acho inadmissível algumas pessoas usarem um aspecto da obra de C risto para se distanciarem de outro igualmente importante. Usam C risto para dividir e anular Sua própria missão. Querem apagar a missão do Messias como “aproximador a Israel”, para tê-lo apenas como o Deus encarnado e “sem pátria” que levou nossos pecados na cruz. É claro que a missão redentora de o Messias é sine qua non para que alguém possa ter acesso às promessas e ao dom da salvação, e não estou de forma alguma diminuindo esta importância. Porém, é fundamental entendermos a obra do Messias em sua plenitude, e não apenas uma faceta ou um aspecto da mesma. Se separarmos C risto de seu vínculo histórico, profético e identitário com Israel, não compreenderemos plenamente quem Ele é. O fato de todos terem sido lavados por Seu sangue e terem experenciado através Dele o novo nascimento, não automaticamente garante uma unidade funcional com outros grupos ou indivíduos que passaram pela mesma experiência. O exemplo histórico relatado nos livros do Novo Testamento e a atual fragmentação do cristianismo são provas incontestáveis do que acabei de afirmar. É exatamente nesta lacuna que entra o elemento “ensino” ou “doutrina”. É ela que também mantém os ramos (membros) do Corpo unidos em um mesmo ideal. Basta ler as palavras de Lucas em At 2:42-47:

“E perseveravam na DOUTRINA dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.

Notemos que seria irrelevante para Lucas dizer que eles “perseveram em C risto”, pois isto já era a base do status quo da comunidade como Igreja. Todos estavam em o Messias, pois ele é a base, o cabeça! Porém, Lucas deixa claro que a perseverança na doutrina (ensino) dos Apóstolos era uma das condições fundamentais e primordiais para se alcançar as demais expressões de comunhão mencionadas no texto. Tal doutrina (ensino) era necessária para que os participantes da Igreja em Atos tivessem a mesma interpretação do Evangelho e da obra de C risto. Como fato comprobatório, vemos que 90% do Novo Testamento (Evangelhos e cartas pastorais), são ensinos (doutrinas) e/ou combate a falsas doutrinas.

Paulo, Pedro, Tiago e João combatiam heresias (falsos ensinos) presentes nas várias comunidades do 1º século, utilizando para isso a Doutrina dos Apóstolos. Era o ensino comum com base no presbitério da Igreja em Jerusalém que assegurava uma unidade doutrinária, funcional e até mesmo espiritual entre os vários membros do Corpo de C risto. O próprio Paulo é categórico ao afirmar que Judeus e não-judeus em o Messias existem como família de Deus sobre o FUNDAMENTO dos Apóstolos e dos profetas, sendo este fundamento apoiado sobre o próprio o Messias, a PEDRA ANGULAR (Ef 2:20). Ou seja, o Messias é a base, o ponto inicial da construção que deve vir a seguir, a saber, o ENSINO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS. Sem a base (C risto), não há Igreja, mas também sem o restante do FUNDAMENTO ela não pode manter-se unida. C risto é o alicerce sobre o qual a fundação doutrinária existe. Não podemos achar que esta afirmação “diminui” a importância de C risto na vida do discípulo, pois sem Ele não haveria sequer um organismo denominado Igreja. C risto é o cabeça da Igreja, seu Senhor, Rei e sustentador. Ele é o noivo, o próprio motivo de existência da Igreja. O fato de reconhecermos que ensinos corretos asseguravam a unidade do Corpo de C risto não é contrário à soberania de C risto sobre a Sua Igreja. Ao contrário, o compartilhamento de uma mesma doutrina assegurava que todos os membros do Corpo teriam a mesma compreensão da Identidade de o Messias e de sua própria identidade como Igreja, confirmando a absoluta soberania do Messias sobre a sua Assembléia. A união fundamentada em uma mesma doutrina é o exemplo Bíblico que temos da Igreja do primeiro século e deve ser o exemplo a ser seguido em nossos dias. Vejamos alguns textos:

“Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça”. (Rm 6:17-18)

“Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de C risto Yeshua, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido”. (1Tm 4:6)

“Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Yeshua o Messias e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende (...)” (1Tm 6:3-4)

Neste aspecto, baseado nos exemplos bíblicos que foram citados, volto a afirmar que apenas a crença em C risto não garantia a união da comunidade dos Santos. C risto era a base, o ponto de apoio, a pedra angular, mas o que também mantinha a estrutura unida era a DOUTRINA, o FUNDAMENTO como um todo. Ou seja, o ELO de LIGAÇÃO entre os membros do corpo era também a doutrina dos Apóstolos. Mais uma vez, isso não diminui em nada a importância e a posição de o Messias como Rei e Senhor da Sua Igreja. Não podemos manipular os textos motivados por uma falsa humildade e aparente sabedoria, visando colocar pessoas que defendem os argumentos acima como “inimigas de C risto” ou “diminuidoras” do Seu Poder.

[Permitam-me abrir um parêntese - Em relação a última frase do parágrafo anterior, eu pergunto: O que alguns incautos teólogos que se julgam os guardiões da IGREJA e da Sã doutrina cristã (mas que só sabem dividir e ferir o Corpo de C risto com sua rebeldia, carnalidade e ingratidão), falariam de um judeu cristão que escrevesse a seguinte frase: “...estou disposto a me SEPARAR DE C RISTO se isto for contribuir de alguma forma para a salvação de meus irmãos judeus!”? Eles com certeza usariam essas palavras para condenar seu autor como herege, conclamando demais cristãos a isolarem tal pessoa pois “colocou ISRAEL acima de C risto”, ou ainda que o sujeito em questão não é mais “cristocêntrico”! Pois bem, este judeu cristão era o Apóstolo Paulo que escreveu esta frase para gentios arrogantes e ingratos que odiavam Israel e o povo Judeu e que usavam falsamente “C risto” para se DESCONECTAREM de suas raízes no povo Judeu (Leiam Rm 9:3). Se Paulo escrevesse em nossos dias ele seria considerado “apóstata” e “herege” por 99% dos teólogos cristãos. Se ele tivesse escrito na Idade média, seria queimado como herege na fogueira da inquisição como foram meus antepassados. Dou graças a Deus pois tais teólogos não são os “guardiões” da fé nem da “sã doutrina”, pois de outra forma eu e o Apóstolo dos Gentios teríamos nos tornado “cripto-cristãos”!!! Como vocês vêem, é possível usar falsamente um “cristocentrismo” para desviar as pessoas de um dos pilares da Fé de C risto – ISRAEL e o POVO JUDEU! Não caiamos na astúcia dos falsos mestres, que distorcem e manipulam as Escrituras para alimentarem sua própria vaidade, seu próprio ego, sua própria carne. Os verdadeiros “hereges” são conhecidos por seus frutos, e não apenas por sua teologia – Mt 7:20]

Atualmente, devido aos séculos de influências anti-semitas e anti-judaicas nas bases e nos vários desenvolvimentos da Teologia Cristã, o ensino (doutrina) Apostólico sobre a identidade do discípulo de C risto em relação a Israel (Rm 9:4-5, 11:7-32; Ef 2:13, 3:6) é praticamente AUSENTE e/ou DISTORCIDO entre os vários grupos e indivíduos que hoje se identificam como “cristãos”. Este é um dos ensinos que mais carecem de restauração conceitual nos meios eclesiásticos de hoje, em minha humilde opinião. Não apenas isso, mas esta carência e ignorância sobre a identidade do Cristão em relação à nação de ISRAEL fez com que um poderoso ELO DE LIGAÇÃO (doutrina) existente nos primeiros séculos da era Cristã desaparecesse por completo do seio da Igreja. Como conseqüência, temos o excesso de vertentes, denominações, grupos, religiões e seitas que se denominam “Cristãs” e que não exercem nenhum tipo de comunhão neo-testamentária entre elas, além de se posicionarem contrariamente às Escrituras em assuntos relacionados a Israel e sua posição nos planos de Deus. Todas se dizem “seguidoras de C risto”, mas continuam divididas e até mesmo inimigas. Isso é a prova irrefutável que no aspecto e contexto aqui apresentados, apenas a crença comum em C risto não representou historicamente o elemento catalisador da união do Corpo de salvos como exemplificado em At 2:42-47. A exemplo do próprio texto de Atos, um elemento doutrinário comum e verdadeiro mantinha as comunidades unidas em C RISTO e em cooperação mútua, apesar dos serviços (ministérios) serem diversificados.

Como a doutrina apostólica sobre a IDENTIDADE do Cristão em relação a Israel é uma das mais ausentes na atualidade (Rm 9:4-5, 11:7-32; Ef 2:13, 3:6), deduz-se sem muito esforço que o seu REAPARECIMENTO nos meios teológicos cristãos contribuirá em muito para a RESTAURAÇÃO da tão sonhada UNIDADE da Igreja lida em Atos dos Apóstolos. Isso porque tal doutrina promove as bases para a identidade do Cristão, um fator fundamental para todo o desenvolver da vida do discípulo de C risto, além é claro de seu novo nascimento verdadeiro. Sua visão de mundo, seu conceito pleno sobre o Messias e sobre o evangelho são diretamente afetados por seu conceito de identidade. A leitura que faço a meu respeito dita a leitura que farei do mundo ao meu redor. DOUTRINAS que tratam da IDENTIDADE do CRISTÃO em relação a ISRAEL são elementos da FUNDAÇÃO (Ef 2:20), e sua RESTAURAÇÃO certamente será um dos elementos que produzirá a tão sonhada unidade verdadeira do Corpo de o Messias. Esse é o meu objetivo como ministro da Palavra de Deus e para isso tenho apresentado a minha vida diante do Deus de ISRAEL, com frutos os quais coloco à disposição de todos para julgamento. Verei em meus dias a IGREJA de C RISTO mais uma vez UNIDA e RESTAURADA, co-herdeira e co-participante com ISRAEL nas ALIANÇAS e PROMESSAS, sendo conhecida por seu amor a o Messias e amor uns aos outros, unânimes na “DOUTRINA dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”!

“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, DOUNTRINANDO-NOS que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador o Messias Yeshua, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de REDIMIR-NOS de toda iniqüidade e PURIFICAR, PARA SI MESMO, UM POVO exclusivamente seu, ZELOSO DE BOAS OBRAS. (Tt 2:11-14)

Na graça de Yeshua (Yeshua) meu Rei, Deus e Messias,

Matheus Z. Guimarães

Vice-presidente do Ministério Ensinando de Sião – http://www.siaobr.com

Diretor do CATES (Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião) – http://www.cates.com.br

Judeu segundo a carne e apaixonado por o Messias segundo as promessas feitas aos meus patriarcas
Xan Berg
Xan Berg
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 2636

Idade Idade : 47

Cidade Cidade : Israel

País País : Israel

Inscrição Inscrição : 18/12/2008

Religião Religião :
  • Judeu messiânico


http://www.torahweb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos