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Como se livrar da maldição da Torah?

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Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Camilo em Dom Fev 20, 2011 3:54 pm

(Gálatas 3:8) - Ora, tendo a Escritura previsto que YHWH havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
(Gálatas 3:9) - De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
(Gálatas 3:10) - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

(Tiago 3:9) - Com ela bendizemos a YHWH e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de YHWH.
(Tiago 3:10) - De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Xan Berg em Dom Fev 20, 2011 6:26 pm

Camilão,

Cê tá bem atrapaiadin né meu fiiiiu!!!!

O contexto geral da carta de Paulo enviada aos gálatas nos revela que o problema daquele povo era justamente estarem entranado na onda do "legalismo", ou seja, estavam deixando a fé em Yeshua de lado e se apegando nas observancias dos mandamentos por mera religiosidade, o inicio do próprio capitulo que você citou é um dos exemplos do que estou dizendo.

Para ter uma noção melhor sobre justificação, recomendo que leia a carta de Tiago, capitulo 2 à partir do versiculo 14 até o 26 e depois confira o capitulo 11 de Hebreus para ver que obras e fé devem andar juntas, caso contrário teremos um bando de religiosos legalistas.

Os versiculos 9 e 10 do capitulo 3 de Tiago (que você citou) não tem nada a ver com os textos de Gálatas, mas com nossos procedimentos em relação a palavras que proferimos.

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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Camilo em Dom Fev 20, 2011 9:36 pm

Pois é Xã atrapalhado ou não a Torah me diz para não tropeçar em nada sob pena de maldiçaõ ou não???


(Deuteronômio 11:26) - Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;

(Deuteronômio 11:27) - A bênção, quando cumprirdes todos os mandamentos do SENHOR vosso YHWH, que hoje vos mando;

(Deuteronômio 11:28) - Porém a maldição, se não cumprirdes todos os mandamentos do SENHOR vosso YHWH, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.



Abaixo vemos que Josué após ler toda a Lei faz também leitura das bênçãos e Maldições:

(Josué 8:34) - E depois leu em alta voz todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, conforme a tudo o que está escrito no livro da lei.



Concluímos, pois então que estar debaixo de maldição é estar debaixo da lei de Moisés pelo fato de não cumprir com a lei, pois todos os profetas ao afirmarem a lei e o não cumprimento de todos os mandamentos da lei afirmam também a sua maldição:



(Salmos 109:17) - Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha, e assim como não desejou a bênção, ela se afaste dele.



Todo aquele que volta para a Torah Judaica naturalmente volta para a maldição!



(Provérbios 26:2) - Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá.



Segundo Isaías a causa pela qual viria a maldição seria a quebra da Lei:



(Isaías 24:5) - Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna.

(Isaías 24:6) - Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam.



Pois bem estamos falando do não cumprimento de todos os mandamentos da Lei como também disse Tiago:

(Tiago 2:10) - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Camilo em Ter Fev 22, 2011 1:35 am

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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Marcos Grano em Ter Fev 22, 2011 3:50 am

, Xan, se tiveres estômago para continuar com esta infrutífera e interminável discussão com quem não dá ouvidos, e ainda é pegajoso, não larga enquanto não aborrecer!
!
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Camilo em Qua Fev 23, 2011 1:02 am

Quem tem ouvidos para ouvir ouça!
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Marcos Grano em Qua Fev 23, 2011 1:27 am

Quem tem olhos leia o que o Camilo postou:

Concluímos, pois então que estar debaixo de maldição é estar debaixo da lei de Moisés pelo fato de não cumprir com a lei, pois todos os profetas ao afirmarem a lei e o não cumprimento de todos os mandamentos da lei afirmam também a sua maldição:
Todo aquele que volta para a Torah Judaica naturalmente volta para a maldição!

Estar debaixo da maldição é estar debaixo da Torah!
Onde vamos parar com isto?
Se somente minha voz fizer côro aqui fica difícil.
!


Última edição por Marcos Grano em Qua Fev 23, 2011 1:30 am, editado 1 vez(es) (Razão : adicionar texto.)
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Camilo em Qui Fev 24, 2011 12:38 am

Segundo a Torah judaica nada poderia ser tirado ou acrescentado a lei sob pena de morte:

(Hebreus 10:28) - Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.

(Deuteronômio 4:2) - Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso YHWH, que eu vos mando.

Tudo que ordeno significa guardar toda a Torah! Sem acrescentar ou diminuir, será qu em nossos dias os que estão debaixo da Lei a cumpprem em sua totalidade sem excluir ponto algum???? É evidente que não!

(Deuteronômio 12:32) - Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.

Notemos conforme as citações acima que é impossível para alguém permanecer debaixo da lei e cumpri-la integralmente sem acrescentar ou retirar e daí se livrar das Maldições nela impostas, pois a transgressão de um item por menor que fosse era profanar a Lei, quem se circuncidava tinha que pagar dízimos, quem pagava dízimos tinha que guardar o sábado, quem guardava o sábado tinha que guardar as festas religiosas e não havia liberdade no Antigo Testamento para se guardar uma ordenança e outra não, era tudo ou nada a benção ou a maldição.



No Novo Pacto o fardo e o jugo de haMashiach são fáceis de suportar!



(Mateus 23:4) - Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens;



(Mateus 11:29) - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.



(Atos 15:10) - Agora, pois, por que tentais a YHWH, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?



Vejamos que em haMashiach não há nem Lei nem maldição tanto que um verdadeiro Cristão não pode lançar juízo de maldição nem sobre o inimigo!

Yeshua não ensinou a Maldição:

(Mateus 5:44) - Eu Yeshua, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos abençoei os que vos maldizem...



Paulo da mesma forma:

(Romanos 12:14) - Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.



E Tiago diz que em nossas bocas não pode haver a palavra Maldição:

(Tiago 3:9) - Com ela bendizemos a YHWH e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de YHWH.

(Tiago 3:10) - De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

(Judas 1:9) - Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o Satan, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.



Com a transição ou mudança do sacerdócio Levítico para a ordem de Melquisedeque houve a mudança da Lei ou Toráh Judaica para as ordens de haMashiach.



(Hebreus 7:11) - De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?

(Hebreus 7:12) - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.



Com a mudança da lei Judaica para os ensinos de haMashiach nos livramos da lei e de sua maldição:

(Gálatas 2:18) - Porque, se torno a edificar aquilo que destruí (A lei), constituo-me a mim mesmo transgressor.

(Gálatas 2:19) - Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para YHWH.



Quem está morto para a lei evidentemente está liberto da Maldição!

(Gálatas 3:13) - haMashiach nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós;

(Gálatas 3:14) - Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Yeshua haMashiach, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.



As grandes maiorias dos crentes evangélicos buscam a Benção através da obediência a Torah e ficam aprisionados na Maldição por não poderem cumpri-la em sua totalidade, quem está em haMashiach é abençoado em haMashiach sem as obras da lei e se livra da sua maldição não sendo obrigado a cumpri-la em sua totalidade!



(II Corintios 3:14) - Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na leitura do velho testamento, o qual foi por haMashiach abolido;

(II Corintios 3:15) - E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.



E daí vem a pergunta, pecaremos porque estamos sem a lei Judaica???

E Paulo responde! NÃO.



(Romanos 6:15) - Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

(Romanos 6:16) - Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?



Obediência a doutrina de haMashiach.

(Romanos 6:17) - Mas graças a YHWH que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula (Lei de Moisés) que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

(Colossenses 2:16) - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

(Colossenses 2:17) - Que são sombras das coisas futuras.



Estas ordenanças que estavam contidas na Lei (cédula) eram contrárias a nós pelo fato de (7º dia ou os dias de festas ou questões de comidas e bebidas) se caso estes itens fossem transgredidos a pena de morte teria de ser aplicado, Paulo os declara como “Sombras” sombra é algo que passou ainda que alguém observe estas ordenanças as mesmas não salvam, pois segundo Paulo aos Romanos cap:14 quem não come não pode condenar ao que come e o que faz caso da guarda de dias não pode condenar a quem não guarda dia nenhum!



Portanto havendo riscado a Lei a tirou do meio de nós e a cravou na cruz a matando e estabelecendo um Novo Pacto!

(II Corintios 3:6) - O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra (Lei).

(II Coríntios 5:17) - Assim que, se alguém está em haMashiach, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

(Hebreus 8:13) - Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

(Gálatas 5:1) - Estai, pois, firmes na liberdade com que haMashiach nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.



Yeshua nos libertou da maldição da lei, portanto estamos livres de condenação:

(Romanos 8:1) - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em haMashiach Yeshua, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

(Romanos 8:2) - Porque a lei do Espírito de vida, em haMashiach Yeshua, me livrou da lei do pecado e da morte.



O homem é salvo em haMashiach sem as obras da Lei.



(Romanos 9:30) - Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.

(Romanos 9:31) - Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.

(Romanos 9:32) - Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;



(João 1:17) - Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Yeshua haMashiach.

(Lucas 16:16) - A lei e os profetas duraram até João;



Ou é pela Graça ou é pela Lei:

(Romanos 11:6) - Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.

(Efésios 2:8) - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de YHWH.

(Efésios 2:9) - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;



(Gálatas 2:21) - Não aniquilo a graça de YHWH; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que haMashiach morreu debalde.

(Gálatas 5:4) - Separados estais de haMashiach, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.



A salvação é somente em Yeshua:

(Atos 4:12) - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.



Eis ai a libertação de toda a maldição, Yeshua haMashiach.

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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Convidad em Qui Fev 24, 2011 1:37 am

OK Entao Invalidamos ou que nosso Mashiaj Yeshua disse ( e Resumindo de uma ves por Tudas):

O Senhor Yeshua ha Mashiach veio, e completar a lei, Que Nos deu a graça da salvação! Yeshua foi um passo além, dizendo: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir." (Mateus 5:17).

É muito importante compreender a verdadeira natureza e extensão da lei moral. Há uma tendência do homem para confundir os princípios da lei com graça, de modo que nem a lei nem a graça pode ser perfeitamente entendido. A lei é privado de sua majestade austera e inflexível, e de graça estão privados de todas as atrações divina. As demandas dos santos de YHVH, nenhuma resposta, e precisa de múltiplas e profundas dos pecadores continuam sem solução pelo sistema anômalo criado por aqueles que procuram confundir a lei (Torah) com a graça (Novo Pacto ou Aliança).

Nunca pode ser confusa, já que eles são tão diferentes quanto podem ser duas coisas. A lei nos mostra o que um homem deve ser, ao mesmo tempo mostrando que a graça de YHVH. Como poderia, portanto, estar unidos no mesmo sistema? Como pode o pecador ser salvo por meio de um sistema formado em parte por lei e, em parte, pela graça? Impossível: ele tem que ser salvo por alguém.

Resumindo: Para Falar da Lei tem que vivir junto a ela e comprender a mesma , nao adianta querer discernir e fazer uma Diatribe para comparar que somos malditos baixo a Torah quando Yeshua chegou a Faze-la cumplir.
mais como pretendeis comprender o pensamento semita e hebraico com uma mente europeia e latinoamericana?

Antes de Falar da Torah e Preciso conhece-la como A Torah é ,e nao como
o Velho Testamento.!

Banalidades de Mente europeia e latina q pensa hereditariamente do mesmo jeito!. u Vrachá (Paz e Benção)
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Camilo em Qui Fev 24, 2011 3:10 am

Roberts ben Yeshua shalom.

Me responda com sinceridade de coração, vc consegue cumprir todos os mandamentos da torah????


Segundo a Torah judaica nada poderia ser tirado ou acrescentado a lei sob pena de morte:



(Hebreus 10:28) - Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.

(Deuteronômio 4:2) - Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso YHWH, que eu vos mando.



(Deuteronômio 12:32) - Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Tatiana em Qui Fev 24, 2011 4:24 am

, Camilo!


Mais um vez volto a dizer, D'us não daria nenhum mandamento que não pudéssemos cumprir. Ele deu mandamentos que estão ao nosso alcance!

Camilo, sinceramente, faz um esforço para compreender o que diz o próprio D'us e veja que o único mandamento que ninguém podia cumprir, e por isso mesmo era feito através do sacrifício era o mandamento relacionado ao perdão de pecados para salvação. Ninguém pode salvar a si mesmo ou a outrem. Então, havíamos de sacrificar, até que a promessa feita ao homem lá no Éden se cumpriu e o Mashiach veio e fez este sacrifício em nosso lugar, visto nunca ter pecado, teve autoridade do Pai para nos reconsciliar com Ele através de seu sangue.

Leia com atenção:

"Porque este mandamento que eu hoje te ordeno, não te é encoberto nem está longe de ti. Não está nos céus para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que o traga a nós e nos faça ouvi-lo, para que o observemos? Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que o traga a nós e nos faça ouvi-lo,para que o observemos? Pois a coisa está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para que a observes." Devarim 30.11-14

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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Convidad em Qui Fev 24, 2011 4:30 am

Haber se dessa Vez VC Compreende em Definitivo Amado e Abençoado !

Yeshua diz (Matityahu 5:17): “Não pensem que vim abolir a Torá ou os Profetas; não vim abolir, mas completar (πληρώσαι – Plerósai – no grego)”.


No tempo da lei de Moisés era muito fácil se arrepender do pecado, era só sacrificar um carneiro sem mácula, mas com a morte de Yeshua, Ele foi o nosso cordeiro sem mácula, pra aceitar a Ele tem que realmente se arrepender do erros.

Ele veio para cumprir em nosso favor a lei de Moisés, para que haja efeito isto, temos que cumprir a sua lei (graça) ou seja eu creio que asim e é será.
Por isso Ele disse: "um novo mandamento vos dou..."


quando alguém cumpre algo quer dizer que seguiu uma orientação , regra. E ao cumprir algo não sinonimo de cumprido e não necessário seguir tal orientação.A Lei de YHWH é única parte da Biblia que escrita pela mãos do Criador. Veja em Êxodo 31:18 . A Lei Yeshua é a mesma que a Lei de YHWH e YHWH não muda . Acompanhe na sequência os versículos: Malaquias 3:6 - O senhor não muda, Tiago 1:17. Em João 14:21 -Podemos perceber claramente que aquele que ama a Yeshua guarda os mandamentos do PAi . A graça, o perdão imerecido sempre houve através dos tempos. Yeshua ao dar usa vida por nós , foi para todos antes e depois da morte d`Ele. Seria meio estranho julgar alguns pela Lei e outros pela Graça e para finalizar descrevo abaixo 10 razões para evidenciar que a Lei de YHWH é a mesma que a Lei de Yeshua haMashiach:

10 RAZÕES POR QUE A “Lei de Yeshúa ha Mashiaj” E A “LEI DE YHWH” SÃO UMA SÓ E A MESMA

Disse Yeshua: “Eu o Pai somos um” (Yochanan / João 10:30)

1 – Porque não há qualquer evidência bíblica de que haja uma “lei de haMashiach” que tenha tomado o lugar da “lei de YHWH” e os que fazem essa interpretação simplesmente partem de inferências e hipóteses indemonstráveis.
[Obs.]: Uma interpretação popular e comum é de que agora o cristão seria regido por uma “lei de amor”, segundo haMashiach ensinou como “novos mandamentos” (Mat. 22:36-40). Só que basta comparar tais textos com Deuteronômio 6:5 Levítico 19:18 para ver que Ele apenas reitera o que Moisés já havia dito. Claro, as leis de YHWH SEMPRE tiveram por base o duplo princípio de “amor a YHWH” e “amor ao próximo”.
2 – Porque Paulo se refere à “lei de YHWH” de forma normal, dizendo que com a mente a servia e que tem prazer nela, e a conserva na mente, e que a “inclinação da carne” não está sujeita à lei de YHWH, etc. (Rom. 7:22, 25; 8:7 e 8). Ele ainda fala em “lei de YHWH”, “mandamentos de YHWH”, coisas que já teriam sido ultrapassadas na interpretação antinomista e neo-antinomista, e emprega o tempo verbal presente o tempo todo nas passagens citadas.
[Obs.]: Pela tortuosa interpretação dos antinomistas e neo-antinomistas, ele devia concentrar-se em falar somente em “lei de haMashiach”daí em diante, e ao falar em “lei de YHWH” devia indicar isso pelo uso do pretérito, não do tempo verbal presente.
3 – Porque Paulo enumera normalmente os mandamentos do Decálogo (“lei de YHWH”) indicando-os aos cristãos de Roma como devendo ser obedecidos segundo o princípio do “amor”, em vez de falar em mandamentos da “lei de haMashiach” (Rom. 13:8-10). No vs. 9 ele mostra que está tomando a parte pelo todo ao dizer que “se houver qualquer outro mandamento. . .” Ele sabia haver não “outro”, mas “outros”.
[Obs.]: Paulo certamente não julgou necessário citar um por um dos mandamentos, pois o seu objetivo nessa passagem não é “revalidar” mandamentos, tornando-os vigentes aos cristãos.
4 – Porque Paulo lembra aos crentes de Éfeso mandamentos do Decálogo (citando especificamente o 5o., 8o., 9o. e 10o. mandamentos— Efé. 6:1-3; 4:25-31) como sendo ainda válidos e vigentes.
[Obs.]: Ele devia apelar-lhes para respeitarem os mesmos princípios segundo um código diferente, que seria a “lei de haMashiach”, caso as interpretações erradas referidas tivessem fundamento.
5 – Porque Paulo fala que importa agora obedecer os “mandamentos de YHWH”, e não “os mandamentos de haMashiach” (1 Cor. 7:19).
[Obs.]: Para ver o que os leitores contemporâneos de Paulo entendiam com esta linguagem de “mandamentos de YHWH” basta ler Romanos 7:7-13 e claramente se percebe que são os mandamentos do Decálogo TAMBÉM. Claro que isso ainda inclui outros deveres, como “pregar o evangelho a todo o mundo”.
6 – Porque João fala da “lei de YHWH” e da “lei de haMashiach” intercambiavelmente em suas várias epístolas (ver 1 João 2:7; 3:21-24; 4:7-12, 21).
[Obs.]: Ele não deixa a mínima pista de que haja qualquer contraste entre ambas.

7 - Porque João no Apocalipse diz claramente que os fiéis filhos de YHWH se caracterizam como aqueles que “guardam os mandamentos de YHWH e têm a fé de Yeshua” (Apo. 14:12), em vez de falar dos que “guardam os mandamentos de haMashiach”.
[Obs.]: Claro, são os mesmos, não havendo essa dicotomia artificial que se quer criar entre “mandamentos de haMashiach” e “mandamentos de YHWH” (ou “lei de haMashiach/lei de YHWH”).
8 – Porque em Hebreus 8:6-10, ao falar da passagem do Velho para o Novo Concerto, esta importante passagem trata das “Minhas leis” (de YHWH), que são escritas nos corações e mentes dos que aceitam esse Novo Concerto [Novo Testamento], e não “leis de haMashiach”.
[Obs.]: Este tópico é importantíssimo pois mostra como no Novo Testamento o cristão terá a “lei de YHWH” escrita nos seus corações e mentes, e é aquela que Paulo mesmo ilustrou como estando nos corações de carne dos que são de haMashiach (2a. Cor. 3:2-6). Ele usa a mesma ilustração de Ezequiel 36:26, 27, e certamente ao tratar de “tábuas de pedra/tábuas de carne” tinha em mente o CONTEÚDO TODO das tábuas de pedra transferido para as tábuas de carne dos corações.
Tanto que em alguns momento quando ele é questionado, os homens diziam assim: Mestre a Lei de Moisés diz isto e isto... e ele respondia: É por causa da dureza de vossos corações.


Última edição por Roberts ben Yeshua em Qui Fev 24, 2011 4:43 am, editado 2 vez(es)
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Tatiana em Qui Fev 24, 2011 4:38 am

Camilo,

Já está com muitas referências neste tópico para meditar sobre a Torah, por isso não postarei mais referências, porém te convido a refletir nisto:

A Torah é boa, pense! Ela é a mensagem de D'us para a humanidade viver regrada, sem desordem! Imagine se aqui no Brasil não houvesse lei? Seria um caos! Cada um faria o que quisesse segundo o seu próprio entendimento! Mas as leis de nossa nação servem para colocar limites e ordem no país, nos espaços sociais, nos relacionamentos.

A Torah é um bênção!!! Baruch HaShem!

Antes de postar, Camilo, ore e reflita nisto, por favor.



Última edição por Tatiana em Sex Fev 25, 2011 2:55 am, editado 1 vez(es)
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Camilo em Sex Fev 25, 2011 1:32 am

Então parabens para todos vcs que consequirem cumprir os 613 itens da Torah e estão livres da maldição da Lei!

(Gálatas 3:12) - Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas (Obras da lei), por elas viverá.

Como a Lei não é da Fé, eu vivo e viverei por Fé e não por Obras!

Pois o justo viverá da fé.
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Marcos Grano em Sex Fev 25, 2011 3:22 am

! Estávamos fazendo uma leitura na Brit Chadasha, encontramos um versículo que contradiz àqueles que dizem que o Mashiach já cumpriu, portanto não precisa mais cumprir. Vejam o Mashiach falando a respeito do que Ele veio cumprir:

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Lucas 24:44

Vejam, Ele cumpriu tudo!!! Este é nosso Mashiach, não veio para abolir, veio para cumprir, e cumpriu!!!!
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Tatiana em Sex Fev 25, 2011 4:46 am

, Camilo!

Eu postei:
Camilo,

Já está com muitas referências neste tópico para meditar sobre a Torah, por isso não postarei mais referências, porém te convido a refletir nisto:

A Torah é boa, pense! Ela é a mensagem de D'us para a humanidade viver regrada, sem desordem! Imagine se aqui no Brasil não houvesse lei? Seria um caos! Cada um faria o que quisesse segundo o seu próprio entendimento! Mas as leis de nossa nação servem para colocar limites e ordem no país, nos espaços sociais, nos relacionamentos.

A Torah é um bênção!!! Baruch HaShem!

Veja, é necessário refletir. Não aconselho a responder os tópicos sem uma reflexão no que foi postado, com base nas Escrituras, pois elas não entram em contradição, sendo assim, os homens é que devem ter cautela para entender, e isto não é tão simples assim.

Sabe, Camilo, as Escrituras devem ser muuuuuuito bem estudadas. Digo isto porque envolve uma série de coisas para desfazer má interpretações, até porque, como a própria história milenar nos mostra, a Igreja romana incutiu muitos falsos ensinamentos que, infelizmente, às vezes, ainda estão enraizados na mente de muitos e para desfazer todo esse ensinamento errôneo que Roma propagou, devemos ter paciência de estudar, não somente ler, mas estudar as Escrituras, sem reservas.

O estudo leva tempo. Não é aconselhável estudos relâmpagos. Por isso Yehoshua (Josué) ouviu: "... medita nela de dia e de noite..."

Uma boa tradução é a que mais se aproxima dos escritos da língua original e contexto, pois uma palavra distanciada do que originalmente se escreveu dá margem para "N" interpretações, portanto nos cheguemos o mais perto possível do real contexto original para melhor compreensão! Se bem que há quem entenda logo de "cara", em qualquer tradução, pois os mistérios de D'us são revelados quando abrimos mais e mais o coração. Cada realidade é uma em particular! Para Ele não há barreiras, não há tradução, o que há é a verdade imutável, mas precisamos estar despojados de resitências, aí D'us opera mais profundamente em nosso entendimento.

Camilo, eu creio que um analfabeto possa entender as Escrituras e que um "doutor" possa não entender as Mesmas. Isso vai depender muuuito de muita coisa. Uma delas é o que acabei de dizer sobre estar sem reservas!

Conheço um casal, que com "pouco" estudo humano, isto é, não sabem o hebraico, não possuem as melhores traduções, não concluíram nem os estudos regulares, mas entendem pelo Ruach HaCodesh as Escrituras tão claramente enquanto outros com estudos "teológicos", e noções de hebraico passam de largo neste mesmo entendimento!!!

Isto é um fato real que estou te contando. Conheço-os. E tem mais, nisto se cumpre a palavra que diz que o Eterno ocultou coisas aos sábios e entendidos e as revelou aos "pequeninos". Pequeninos para o homem, mas não para D'us! O Eterno confunde a sabedoria dos sábios, pois Dele vem toda a sabedoria, e precisamos beber da Fonte!! Baruch HaShem! Glória pois ao Eterno para sempre!

Veja:


"Gálatas estúpidos! Quem os enfeitiçou? Diante dos seus olhos, Yeshua, o Mashiach, foi claramente apresentado como criminoso condenado à morte! Gostaria de saber de vocês apenas uma coisa: acaso receberam o Espírito com base na guarda legalista dos mandamentos da Torah ou pela confiança no que ouviram e ao que eram fieis? Vocês são tão lentos de raciocínio? Tendo começado pelo poder do Espítrito, imaginam alcançar o alvo por seu próprio poder? Vocês sofreram tanto por nada? Se pensam dessa forma, seu sofrimento certamente não terá utilidade! O que pensam sobre D'us, que lhes supre com o Espírito e realiza milagres entre vocês - será que ele faz isso por causa da guarda legalista dos mandamentos da Torah ou por que confiam no que ouviram e são fieis a isso?
O mesmo aconteceu com Avraham: Ele confiou em D'us e lhe foi fiel, e isso foi creditado em sua conta como justiça. Estejam certos, então, de que os que vivem pela confiança e fidelidade, contou são abençoados com Avraham, que confiou e foi fiel.

Pois todo aquele que confia na guarda legalista dos mandamentos da Torah vive sob maldição, porque está escrito: 'Maldito quem não persistir em praticar todas as coisas escritas no rolo da Torah.' É evidente que ninguém será declarado justo por D'us mediante o legalismo, porque 'a pessoa justa obterá a vida mediante a confiança e a fidelidade.' Além do mais, o legalismo não se baseia na confiança e na fidelidade, mas no uso equivocado do texto que diz: 'Quem realizar estas coisas obterá vida por meio delas.'

O Mashaich nos redimiu da maldição pronunciada na Torah ao se tornar maldição em nosso lugar; porque o Tanach diz: Quem pender na estaca jaz sob maldição.' Yeshua, o Mashiach, fez isto para que, em união com ele, os gentios pudessem receber a bênção anunciada a Avraham, a fim de que mediante a confiança e a fidelidade, recebêssemos o que fora prometido, isto é: o Espírito."
Gálatas 3.1-14

Sha`ul (Paulo) está falando a respeito de salvação. A Torah não é maldita, ela apenas explica a respeito da maldição, mas ela também fala da bênção, porém Sha'ul aqui está se referindo apenas da questão da maldição pronunciada e da observância legalista que alguns praticavam. Precisamos entender isso: Guarda legalista! É o legalismo que Sha'ul está combatendo. Note que mais adiante ele vai dizer:


"Isso significa que a parte legal da Torah se opõe às promessas de D'us? De maneira nenhuma! Pois, se a parte legal da Torah, dada por D'us, tivesse em si mesma o poder de conceder vida, então a justiça verdadeiramente procederia da obediência legalista dessa Torah. Em vez disso, o Tanach encerra todas as coisas sob o pecado. Dessa forma, todas as promessas serão cumpridas com base na fidelidade decorrente da confiança de Yeshua, o Mashiach, a todos os que se matém fieis e confiantes.

Antes de vir o tempo dessa fidelidade decorrente da confiança, estávamos aprisonados, em sujeição ao sistema resultante da perversão da Torah em legalismo, mantidos sob guarda até que a fidelidade 'vindoura' decorrente da confiança, fosse revelada. Assim, a Torah serviu de tutor até a vinda do Mashiach, para que pudéssemos ser declarados justos com base na confiança e na fidelidade. Agora, porém, tendo chegado o tempo dessa fidelidade decorrente da confiança, já não estamos mais sob o controle do tutor. Porque, em união com o Mashiach, todos vocês são filhos de D'us por meio dessa fidelidade decorrente da confiança; tantos de vocês quantos foram imersos no Mashiach, do Mashiach se revestiram. Nele não há judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher; porque em união com o Mashaich Yeshua todos vocês são um. E, se vocês pertencem ao Mashiach, são descendentes de Avraham e herdeiros segundo a promessa."
Gl 3.21-29

Sha'ul está falando a respeito de salvação que é por Yeshua. Lembre-se que antes do Mashiach, precisávamos obedecer a lei dos sacrifícios para perdão de pecados, mas vindo o Mashiach esta observância foi por ele concretizada de maneira perfeita e eficaz! Este é o "X" da questão, Camilo, para se entender aqui! Ele não diz que a Torah foi abolida! Ele diz que a observância legalista da Torah é que não procede. Nem deve-se pensar que a circuncisão salva, mas o Mashiach veio para isto - para salvar. Lá no capítulo 5, Sha'ull vai falar sobre a circuncisão, que muitos estavam entendendo que sem ela estávam perdidos, mas Sha'ul vai dizer que o Mashiach veio para salvar. Sha'ul está o tempo todo tentando fazer o povo entender sobre a salvação e a guarda legalista.

Veja o que ele também diz:

"Quanto a mim, irmãos, se ainda prego a necessidade da circuncisão, por que sou perseguido? Se fosse o caso, minha pregação acerca da estaca de execução não ofenderia ninguém. (...) Porque, irmãos, vocês foram chamados para serem livres. Apenas não permitam que a liberdade se transforme em desculpa para darem margem à sua velha natureza. Ao contrário, sirvam uns aos outros em amor. Porque a Torah toda é resumida em uma frase: 'Ame o próximo com a si mesmo.'" Gl 5.11-14

Vayicrá (Levítico) 19.18, 19a - "Não te vingarás e nem guardarás ódio contra os filhos de teu povo, e amarás o teu próximo com a ti mesmo; Eu sou o Eterno. Meus estatutos guardareis.(...)"


Veja, Camilo, Sha'ul citou a Torah para dizer que ela se resume no amor, pois quem ama obedece! Obedece a quem? a D'us! Não confunda obediência aos mandamentos da Torah com a guarda legalista, nem que a obediência esteja desprezando o sacrifício do Mashaich, porque não está. Pelo contrário. A Torah afirma sobre o Mashiach e seu sacrifício para a salvação, para perdão de pecados.

Resumindo... Pense! Pense! Reflita nisto tudo. Agora veja como é claro: Quem ama faz o bem, quam ama obedece, por isso é que quem ama guarda a Torah porque faz o que nela está escrito, obedece a D'us e não anda desordenadamente, mas anda conforme D'us ordenou. Quem ama, crê na promessa de D'us escrita na Torah sobre o sacrifício do Mashiach para perdão dos pecados - salvação. Uma coisa não anula a outra. Entende?!




Última edição por Tatiana em Seg Fev 28, 2011 4:57 am, editado 1 vez(es) (Razão : digitação)
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Leite de Oliveira em Sex Fev 25, 2011 3:01 pm

Muita paz Camilo
creio que YHWH se aborreceu foi da religiosidade dos homens
por isso Ele mesmo disse:

Isaías
1:14 As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.

Essa religiosidade ainda existe agora na dispensação da graça
existem homens fazendo coisas que nem vale a pena comentar irmão

Não podemos seguir uma formula ou ritual para adoração
só tem um modo:

Salmos
34:18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
Salmos
51:17 Os sacrifícios para YHWH são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó YHWH.
Isaías
57:15 Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.
Isaías
66:2 Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.

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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Marcos Grano em Sex Fev 25, 2011 3:22 pm

Tremer e temer, com sabedoria, não com medo das conseqüências.
Então:

Melhor obedecer do que sacrificar, diz o último juiz, o último juiz profeta, o último juiz profeta sacerdote, diz em nome de YHWH.

Yirmiyahu 44 " Sobre tudo que nos disseste em nome de YHWH, não te obedeceremos, nem te daremos ouvidos, antes cumpriremos nossos votos e faremos libações à rainha dos céus".
Yeshayahu diz: "O que sacrifica um cordeiro é igual ao que degola um cão"

....(sig)...mas o povo queria fazer como Manassés, filho de Ezequiyah, sacrificavam nos bosques, outeiros, nos postes-ídolos e queria também sacrificar a YHWH, queriam fazer as festas dedicadas a YHWH, misturando abominações, o profano junto com o sagrado,
Então YHWH se aborrece e diz: Não tenho prazer em suas festas, nas suas luas novas, nos seus shabat. Traduzindo: Vocês adoram os ídolos demônios e querem dedicar suas festas a Mim? Querem celebrar a lua nova deste jeito, trazendo o profano para o sagrado? Querem praticar o shabat com o coração voltado para outros elohim? Isto me abomina.
Mas àqueles que abominam estas coisas, que tem o coração contrito, que sofre com estas coisas, que rejeita o mal e se apega ao bem, para este, diz YHWH, para o manso, para o que olha para Mim com humildade, que não tem prazer nas obras da iniquidade, que anda na Minha Lei, para este jamais haverá desprezo.
!
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Camilo em Sab Fev 26, 2011 11:43 pm

Gente são dois testamentos um antigo e outro novo, o 1º obras da lei e o 2º fé na Graça.
Jefté vc está irrepreensivelmente corretissimo
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Marcos Grano em Dom Fev 27, 2011 1:11 am

De qual lei temos sido libertados?

"Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." (Rom. 7:6)

Por favor, dê exemplos, temos muitas leis.
!
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Leite de Oliveira em Dom Fev 27, 2011 3:40 pm

Muitas vezes Yeshua perguntou:
O que diz a lei e os profetas?
tudo que Yeshua combateu foi a hipocrisia dos sacerdotes
ele não combateu o sacerdocio
Ele cumpriu toda a lei
e Paulo disse sede meus imitadores como sou de haMashiach
voce quer ser um imitador de haMashiach?
siga as ordens de YHWH
pois o proprio disse
sereis meus amigos se seguirdes os mandamentos de meu Pai
os mandamentos de YHWH foram escritos por sua propria mão
e cravado no coração de alguns Judeus

Yeshua disse que faria um povo novo e causaria ciumes a Israel
mas parece que esse ciume é reciproco
muitas pessoas não se conformam em ver um judeu seguir os
mandamentos

ora, se tivesse fazendo o mal, até ai eu deveria concordar

mas...

por exesso de zelo, nunca vi ninguém se perder
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Leite de Oliveira em Dom Fev 27, 2011 3:46 pm

Camilo escreveu:Gente são dois testamentos um antigo e outro novo, o 1º obras da lei e o 2º fé na Graça.
Jefté vc está irrepreensivelmente corretissimo

Camilo muita paz irmão

Quando a pessoa morre e deixa um testamento, o testamenteiro abre na presença dos familiares

no caso de Yeshua, quando o testamento foi aberto, a herança é a vida eterna

mas a Biblia é uma só
não existem duas palavras de YHWH
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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

Mensagem por Xan Berg em Dom Fev 27, 2011 5:51 pm

pessoal

Existe apenas um unico testamento confirmado 430 anos (Galatas 3:17) antes da Torah ser entregue, isto é, quando Avraham levou Itzrak para ser imolado e o mesmo foi substituido pelo cordeiro que YHWH proveu.

Este unico testamento confirmado anteriormente pelo sangue de um cordeiro nos permitiu receber a herança após a morte do verdadeiro testador na qual aquele cordeirinho representava, isto é, o Messias.

Se existisse dois testamentos, este novo somente entraria em vigor depois que seu testador morresse, agora, o messias não morreu para validar um "novo" testamento segundo o catolicismo e marcionismo, mas sim o unico testamento biblico existente da qual ele é o testador. Hebreus capitulo 9 deixa claro este assunto.

Para melhor compreender este assunto iremos dar um exemplo:

Uma vez que alguém faz um testamento e assina-o, ele terá sua validade confirmada, porém, a herança somente será entregue ao herdeiro após a morte do testador.

O unico testamento biblico foi assinado quando o cordeiro (animal) foi morto no lugar de Isaque apontando para o fato de que um homem deveria morrer, porém não tinhamos direito a herança por não ter morrido o verdadeiro testador. Quando Yeshua foi sacrificado então este testamento nos possibilitou receber a herança.


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Re: Como se livrar da maldição da Torah?

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